.
.

domingo, 31 de janeiro de 2016

Deus escolhe de modo diferente

"Depois disso saiu e, vendo um publicano chamado Levi, sentado na coletoria, disse-lhe: Segue-me. Este, deixando tudo, levantou-se e o seguiu. Deu-lhe então Levi um banquete em sua casa; havia ali grande número de publicanos e outros que estavam com eles à mesa. Murmuravam, pois, os fariseus e seus escribas contra os discípulos, perguntando: Por que comeis e bebeis com publicanos e pecadores? Respondeu-lhes Jesus: Não necessitam de médico os sãos, mas sim os enfermos; eu não vim chamar justos, mas pecadores, ao arrependimento."
Lucas 5:27-32 

Deus dá oportunidade aos que não têm a capacidade, a credibilidade ou a aparência de serem capazes para o serviço. 
Jesus escolheu pessoas muito diferentes entre si, para preparar e acolher a Sua chegada, para Lhe serem testemunhas, Seus discípulos e fundadores da Sua igreja. Um casal idoso e estéril, dois jovens prometidos em casamento, pastores de rebanhos, magos vindos do oriente, pescadores vários, um cobrador de impostos, um médico, entre outros mais... 


Quando Jesus deu a oportunidade a Mateus de O servir, Ele agarrou-a e, por essa razão foi muito usado nas mãos do Senhor. 


Haviam dois tipos de cobradores de impostos na época: 

- diretos (cobrando impostos sobre terras, casas e animais às próprias casas das pessoas), como Zaqueu, certamente
- de alfândega (tendo um lugar específico onde ficar e receber o imposto dos que por aí passavam), como Mateus

Os discípulos que tinham sido pescadores e que deixaram as artes da pesca para seguir Jesus, caso quisessem poderiam voltar à sua antiga profissão, (assim fez Pedro, por algum tempo, após a morte do Senhor Jesus), mas Mateus, sendo um cobrador de impostos com a sua posição, sabia perfeitamente que jamais poderia voltar à carreira que construira durante toda a sua vida  . 

Jesus conhecia o coração de Mateus. Mais do que ter a segurança de um bom trabalho, mais do que possuir uma boa habitação ou o reconhecimento de um estatuto adquirido, melhor é obedecer à vontade de Deus para a nossa vida e ser aquilo que Ele quer que sejamos. Ele avançou na Sua vontade e deixou para trás tudo o que o prendia àquele lugar. 

Mateus, agradecido pelo convite de Jesus, oferece-lhe então um banquete, com a companhia dos seus amigos, uma multidão de publicanos, seus conhecidos do trabalho. 

Comer com alguém, naqueles tempo, era um sinal de amizade e de identificação para com o convidado, chamado de "amigo de mesa". Quando Jesus aceitou o convite de Mateus, não estava negando as escrituras, desvalorizando o pecado e abraçando a imoralidade, mas por amor aos perdidos, aceitou de forma a levá-los ao arrependimento, transformando a vida dos que estavam longe de Deus. Jesus não veio chamar aqueles que se achavam justos aos seus próprios olhos, mas aqueles que todos os tinham por pecadores e maus. 

Os fariseus acreditavam que a redenção viria apenas quando se separassem de todos os que eram religiosamente impuros, isto era, dos publicanos e dos pecadores. Mas Jesus sempre procurava estar perto de todos, até mesmo dos considerados impuros, para os ensinar acerca da Salvação que Ele nos trouxe, mostrando O Seu grandioso amor sem igual.

Jesus indignou muitos por se aproximar e falar com mulheres de má fama, com gente indigna socialmente, com pecadores apanhados em adultério, com aqueles a quem ninguém daria crédito ou prestava atenção. Ele ama a todos e a todos dá sempre uma oportunidade para serem salvos, transformados e usados por Ele. 


Todos somos importantes para Ele. Mas não somos nós que mais importamos, mas o Deus que nos formou e resgatou.
Nós não somos perfeitos, nem podemos grande coisas nas nossas forças. Mas Deus deu-nos fraquezas para que possamos depender d'Ele e ser usados por Ele, segundo a Sua bendita e gloriosa vontade.
Deus é a Verdadeira videira e nós as varas ligadas a ela.






Deus vos abençoe.

Aprouve a Deus agir pela Igreja

Lucas, que era médico, dirigiu-se a Teófilo, um comerciante rico e de boas intenções, relatando todas as coisas que Jesus fez num "tratado" em dois volumes, historicamente correto e bem redigido. Atos é o segundo volume da obra que Lucas escreveu, relatando essencialmente o surgir da igreja e o seu crescimento, pela vida de oração e interceção dos santos. 

"Fiz o primeiro tratado, ó Teófilo, acerca de tudo quanto Jesus começou a fazer e ensinar, até o dia em que foi levado para cima, depois de haver dado mandamento, pelo Espírito Santo, aos apóstolos que escolhera; aos quais também, depois de haver padecido, se apresentou vivo, com muitas provas infalíveis, aparecendo-lhes por espaço de quarenta dias, e lhes falando das coisas concernentes ao reino de Deus. Estando com eles, ordenou-lhes que não se ausentassem de Jerusalém, mas que esperassem a promessa do Pai, a qual (disse ele) de mim ouvistes. Porque, na verdade, João batizou em água, mas vós sereis batizados no Espírito Santo, dentro de poucos dias. Aqueles, pois, que se haviam reunido perguntavam-lhe, dizendo: Senhor, é nesse tempo que restauras o reino a Israel? Respondeu-lhes: A vós não vos compete saber os tempos ou as épocas, que o Pai reservou à sua própria autoridade. Mas recebereis poder, ao descer sobre vós o Espírito Santo, e ser-me-eis testemunhas, tanto em Jerusalém, como em toda a Judéia e Samária, e até os confins da terra. Tendo ele dito estas coisas, foi levado para cima, enquanto eles olhavam, e uma nuvem o recebeu, ocultando-o a seus olhos. Estando eles com os olhos fitos no céu, enquanto ele subia, eis que junto deles apareceram dois varões vestidos de branco, os quais lhes disseram: Varões galileus, por que ficais aí olhando para o céu? Esse Jesus, que dentre vós foi elevado para o céu, há de vir assim como para o céu o vistes ir. Então voltaram para Jerusalém, do monte chamado das Oliveiras, que está perto de Jerusalém, à distância da jornada de um sábado. E, entrando, subiram ao cenáculo, onde permaneciam Pedro e João, Tiago e André, Felipe e Tomé, Bartolomeu e Mateus; Tiago, filho de Alfeu, Simão o Zelote, e Judas, filho de Tiago. Todos estes perseveravam unanimemente em oração, com as mulheres, e Maria, mãe de Jesus, e com os irmãos dele."
Atos dos Apóstolos 1:1-14


Pentecostes é a festa que os judeus celebram 50 dias após a Páscoa, em que dedicam a Deus as primícias das suas colheitas. 
Jesus morreu na Páscoa, ressuscitou ao fim de três dias, esteve com os discípulos 40 dias e, oito ou dez dias depois deu-se o derramamento do Espírito Santo no dia de Pentecostes. 

Jesus ordenou aos Seus seguidores aguardassem pelo derramamento do  Espírito Santo, para que fossem revestidos de poder e ousadia e se tornassem testemunhas "vivas" por todo o mundo. 

"Mas recebereis poder, ao descer sobre vós o Espírito Santo, e ser-me-eis testemunhas, tanto em Jerusalém, como em toda a Judéia e Samária, e até os confins da terra."
Atos dos Apóstolos 1:8


A igreja primitiva vivia da oração, orando com muita intensidade. Por essa razão, os seus líderes eram grandemente usados pelo poder de Deus para pregar e muitos se arrependiam e juntavam a ela todos os dias. Os milagres e as maravilhas aconteciam por sistema. A presença de Deus na vida da igreja era uma certeza para todos.
Deus continua a desejar estar entre o Seu povo. Mas grandes manifestações de Deus vêm apenas sobre os sedentos, aqueles que O buscam com intensidade. As águas do Santo Espírito ainda descem sobre a terra seca, quando há verdadeira interceção da igreja do Senhor. 

A grande verdade é que Deus pode agir através de nós, mas também Deus pode agir apesar de nós não nos deixarmos usar. Mas aprouve a Deus agir por meio das orações do Seu povo. E basta a interceção de um santo para que Deus mude o curso da vida de muitos.
Basta a interceção de um humilde para que Deus poupe a vida de todo um povo.
Pelo clamor da igreja, aos pés do Senhor, Ele pode derramar do Seu poder e despertar uma nação inteira. 
Deus quer que a igreja seja o sal que conserva a Sua Palavra e a Luz que aponta para Jesus e, para tal, por vezes tem de nos forçar a fazê-lo, trazendo momentos de aperto e aflição ao Seu povo.

"Naquele dia levantou-se grande perseguição contra a igreja que estava em Jerusalém; e todos exceto os apóstolos, foram dispersos pelas regiões da Judéia e da Samária."
Atos dos Apóstolos 8:1


Após uma época de movimentos evangélicos que assentavam numa ortodoxia fiel, tendo alguns adormecido e se tornado irrelevantes perante a sociedade, novos "movimentos" têm vindo a formar-se. Agarrando-se a uma "visão" mais abrangente e "afrouxada" da Palavra de Deus, afirmam não aceitar uma "verdade" objetiva e baseiam-se na prática do "experiencialismo". Pregam a tolerância (religiosa, sexual, ao pecado) como prova de amor supremo, levantam a bandeira do humanismo ao colocar o homem no "lugar das decisões" e ensinam ser a ação social a principal função da igreja no mundo. 
Infelizmente parece que temos passado de um extremo ao outro. Agora a "verdade" é subjetiva, e é apenas a "verdade" de cada um. Já não são os princípios Bíblicos, firmes e constantes, que guiam, mas os sentimentos de um coração sincero. 

"Enganoso é o coração, mais do que todas as coisas, e perverso; quem o poderá conhecer?"
Jeremias 17:9


Não podemos fazer tudo segundo o que nós pensamos ou sentimos ser o mais correto. 
Não basta a nossa sinceridade perante Deus. Para que o Espírito Santo seja derramado sobre nós, a igreja, é necessário mudarmos a nossa vida, seguir as Escrituras, aceitando e cumprindo a vontade de Deus para nós.

Não nos compete questionar Deus acerca dos Seus meios, do Seu tempo  e objetivos. Resta-nos confiar com todo o nosso ser e esperar n'Ele.
A igreja é um só corpo. O Espírito Santo é como o sangue que flui pelo corpo e o alimenta com nutrientes essenciais. Se esse sangue não chegar a todos os membros, há morte e separação. Sem O Espírito Santo sobre a igreja não haverá comunhão completa, nem uma só visão - a visão de Deus.


Teremos ousadia para orar pelos nossos irmãos dispersos, com a sinceridade de uma criança e a ousadia de um guerreiro? 

"Depois disto ouvi a voz do Senhor, que dizia: A quem enviarei, e quem irá por nós? Então disse eu: Eis-me aqui, envia-me a mim."
Isaías 6:8





Deus vos abençoe.

sábado, 30 de janeiro de 2016

Seremos nós crentes fast-food?

Quão grande é o contraste entre os homens de Deus mencionados na Bíblia e nós, os cristãos atuais...

Que grande dor aperta o coração dos santos do Senhor, daqueles que permanecem fiéis à Sua Palavra, quando ouvimos as suas necessidades e o desespero espiritual de muitos perdidos que, tendo procurado socorro e ajuda entre o povo de Deus, receberam apenas desdém, críticas e nenhum apoio, e sentiram-se afastados do nosso meio...!

A grande maioria dos vários movimentos evangélicos atuais são enormes fábricas de crentes "fast-food", embalados na linha de montagem do "misticismo" evangélico e das heresias agradáveis aos nossos ouvidos secularizados e humanistas. 

Tornámo-nos crentes "fast-food" quando, crescendo no contexto religioso contemporâneo, fomos levados a acreditar que o propósito de Deus em nós é facilitar a nossa vida para que vivamos sem preocupação e que a "vida fácil" é sinal da Sua bênção. Ensinaram-nos que as dificuldades que vêm sobre os crentes são sintomas de derrota espiritual e do legalismo das "mentes quadradas", estando claramente fora do propósito de Deus. 

É assustadora a facilidade com que os crentes atuais são usados pelo inimigo para esbofetear e magoar os fiéis... E o quanto muitos incrédulos são usados por Deus para ajudar os santos!!

Mas, a Palavra de Deus não mudou (ainda que novas "traduções" tentem retirar e alterar partes do Seu conteúdo). E no testemunho da vida dos fiéis, narrado por toda a Biblia, denota-se uma entrega total e rendição absolutas a Deus. Ele está em primeiro lugar. 
Entregar o controlo do nosso ser e as rédeas da nossa mente a Deus, é fazer d'Ele nosso Senhor, e isso implica ser Seu escravo por gratidão, pelo resgate das trevas e salvação imerecida da nossa certa condenação eterna. 


Podemos dizer que, assim como na vida do povo de Israel, há ciclos na História da Igreja:

- Momentos de quebrantamento, arrependimento e entrega total ao Senhor, seguidos de grande avivamento e crescimento da Igreja.
- Momentos de paz, ausência de perseguição, enriquecimento material, maior auto-suficiência e consequente afastamento de Deus.
- Momentos de entrada de falsas doutrinas na Igreja, crescente humanização e arrefecimento espiritual e progressiva secularização do povo cristão.
- Momentos de afastamento para com Deus e volta à adoração dos ídolos da carne.
- Momentos de perseguição, lutas, dificuldades tremendas e dores.
- Momentos de clamor, humildade, busca e quebrantamento perante Deus.
- E novamente um grande avivamento que varre toda a Igreja. 


E então eu fico a imaginar, como agiríamos nós se fossemos visitados hoje por alguns dos santos da Palavra de Deus...

Será que aceitaríamos a Palavra por João Batista?  

"...Eis que envio ante a tua face o meu mensageiro, que há de preparar o teu caminho; voz do que clama no deserto: Preparai o caminho do Senhor, endireitai as suas veredas;" 
"...assim apareceu João, o Batista, no deserto, pregando o batismo de arrependimento para remissão dos pecados. E saíam a ter com ele... e eram por ele batizados no rio Jordão, confessando os seus pecados." 
"Eu vos batizei em água; ele, porém, vos batizará no Espírito Santo." 
Marcos 1:2- 4,8 

"...Raça de víboras, quem vos ensinou a fugir da ira vindoura? Produzi, pois, frutos dignos de arrependimento, e não queirais dizer dentro de vós mesmos: Temos por pai a Abraão; porque eu vos digo que mesmo destas pedras Deus pode suscitar filhos a Abraão. E já está posto o machado à raiz das árvores; toda árvore, pois que não produz bom fruto, é cortada e lançada no fogo. Eu, na verdade, vos batizo em água, na base do arrependimento; mas aquele que vem após mim é mais poderoso do que eu, que nem sou digno de levar-lhe as alparcas; ele vos batizará no Espírito Santo, e em fogo. A sua pá ele tem na mão, e limpará bem a sua eira; recolherá o seu trigo ao celeiro, mas queimará a palha em fogo inextinguível." 
Mateus 3:7-12 


E a Palavra pelo discípulo João?

"E esta é a mensagem que dele ouvimos, e vos anunciamos: que Deus é luz, e nele não há trevas nenhuma. Se dissermos que temos comunhão com ele, e andarmos nas trevas, mentimos, e não praticamos a verdade; mas, se andarmos na luz, como ele na luz está, temos comunhão uns com os outros, e o sangue de Jesus seu Filho nos purifica de todo pecado. Se dissermos que não temos pecado nenhum, enganamo-nos a nós mesmos, e a verdade não está em nós. Se confessarmos os nossos pecados, Ele é fiel e justo para nos perdoar os pecados e nos purificar de toda injustiça." 
1 João 1:5-9 

"Aquele que diz: Eu o conheço, e não guarda os seus mandamentos, é mentiroso, e nele não está a verdade; mas qualquer que guarda a sua palavra, nele realmente se tem aperfeiçoado o amor de Deus. E nisto sabemos que estamos nele; aquele que diz estar nele, também deve andar como ele andou. Amados, não vos escrevo mandamento novo, mas um mandamento antigo, que tendes desde o princípio. Este mandamento antigo é a palavra que ouvistes. Contudo é um novo mandamento que vos escrevo, o qual é verdadeiro nele e em vós; porque as trevas vão passando, e já brilha a verdadeira luz. Aquele que diz estar na luz, e odeia a seu irmão, até agora está nas trevas. Aquele que ama a seu irmão permanece na luz, e nele não há tropeço. Mas aquele que odeia a seu irmão está nas trevas, e anda nas trevas, e não sabe para onde vai; porque as trevas lhe cegaram os olhos. Filhinhos, eu vos escrevo, porque os vossos pecados são perdoados por amor do seu nome." 
"Não ameis o mundo, nem o que há no mundo. Se alguém ama o mundo, o amor do Pai não está nele. Porque tudo o que há no mundo, a concupiscência da carne, a concupiscência dos olhos e a soberba da vida, não vem do Pai, mas sim do mundo. Ora, o mundo passa, e a sua concupiscência; mas aquele que faz a vontade de Deus, permanece para sempre." 
1 João 2:4-12,15-17


E se fosse a Palavra por Pedro?

"Como filhos obedientes, não vos conformeis às concupiscências que antes tínheis na vossa ignorância; mas, como é santo aquele que vos chamou, sede vós também santos em todo o vosso procedimento; porquanto está escrito: Sereis santos, porque eu sou santo. E, se invocais por Pai aquele que, sem acepção de pessoas, julga segundo a obra de cada um, andai em temor durante o tempo da vossa peregrinação, sabendo que não foi com coisas corruptíveis, como prata ou ouro, que fostes resgatados da vossa vã maneira de viver, que por tradição recebestes dos vossos pais, mas com precioso sangue, como de um cordeiro sem defeito e sem mancha, o sangue de Cristo," 
"Já que tendes purificado as vossas almas na obediência à verdade, que leva ao amor fraternal não fingido, de coração amai-vos ardentemente uns aos outros," 
"...a palavra do Senhor permanece para sempre. E esta é a palavra que vos foi evangelizada." 
1 Pedro 1:14-19,22,25 


Ou pelo apóstolo Paulo?

"Por isso convém atentarmos mais diligentemente para as coisas que ouvimos, para que em tempo algum nos desviemos delas. Pois se a palavra falada pelos anjos permaneceu firme, e toda transgressão e desobediência recebeu justa retribuição, como escaparemos nós, se descuidarmos de tão grande salvação? A qual, tendo sido anunciada inicialmente pelo Senhor, foi-nos depois confirmada pelos que a ouviram: testificando Deus juntamente com eles, por sinais e prodígios, e por múltiplos milagres e dons do Espírito Santo, distribuídos segundo a sua vontade." 
"Mas em certo lugar testificou alguém dizendo: Que é o homem, para que te lembres dele? ou o filho do homem, para que o visites?
"Porque convinha que aquele, para quem são todas as coisas, e por meio de quem tudo existe, em trazendo muitos filhos à glória, aperfeiçoasse pelos sofrimentos o autor da salvação deles. Pois tanto o que santifica como os que são santificados, vêm todos de um só; por esta causa ele não se envergonha de lhes chamar irmãos, dizendo: Anunciarei o teu nome a meus irmãos, cantar-te-ei louvores no meio da congregação." 
Hebreus 2:1-4,6,10-12 



Se ouvíssemos os conselhos escritos na Bíblia, dos que Deus levantou como líderes, para levar o Seu povo de volta a Si, olharíamos com outro olhar para o povo evangélico.
De coração angustiado, ao ver o estado do povo de Deus, deveríamos chorar perante O Senhor e clamar por misericórdia aos Seus pés, para que volte a haver quebrantamento dos corações do povo, maior humildade e submissão à Sua Palavra, desejo em servi-l'O e amar aos outros, sofrendo com eles, clamando e intercedendo por eles, ajudando-os com o que Deus nos dá, alegrando-nos com as vitórias uns dos outros e, agindo com alegria em prol do próximo, partilhando o nosso testemunho e testificando do poder de Deus com a nossa própria vida.



Ouçamos o conselho de Esdras, o profeta... 

"Então proclamei um jejum ali junto ao rio Ava, para nos humilharmos diante do nosso Deus, a fim de lhe pedirmos caminho seguro para nós, para nossos pequeninos, e para toda a nossa fazenda. Pois tive vergonha de pedir ao rei uma escolta de soldados, e cavaleiros para nos defenderem do inimigo pelo caminho, porquanto havíamos dito ao rei: A mão do nosso Deus é sobre todos os que o buscam, para o bem deles; mas o seu poder e a sua ira estão contra todos os que o deixam. Nós, pois, jejuamos, e pedimos isto ao nosso Deus; e ele atendeu às nossas orações." 
Esdras 8:21-23 


E o grande exemplo de Neemias... 

"Eles me responderam: Os restantes que ficaram do cativeiro, lá na província estão em grande aflição e opróbrio; também está derribado o muro de Jerusalém, e as suas portas queimadas a fogo. Tendo eu ouvido estas palavras, sentei-me e chorei, e lamentei por alguns dias; e continuei a jejuar e orar perante o Deus do céu, e disse: Ó Senhor, Deus do céu, Deus grande e temível, que guardas o pacto e usas de misericórdia para com aqueles que te amam e guardam os teus mandamentos: Estejam atentos os teus ouvidos e abertos os teus olhos, para ouvires a oração do teu servo, que eu hoje faço perante ti, dia e noite, pelos filhos de Israel, teus servos, confessando eu os pecados dos filhos de Israel, que temos cometido contra ti; sim, eu e a casa de meu pai pecamos; na verdade temos procedido perversamente contra ti, e não temos guardado os mandamentos, nem os estatutos, nem os juízos, que ordenaste a teu servo Moisés. Lembra-te, pois, da palavra que ordenaste a teu servo Moisés, dizendo: Se vós transgredirdes, eu vos espalharei por entre os povos; mas se vos converterdes a mim, e guardardes os meus mandamentos e os cumprirdes, ainda que os vossos rejeitados estejam na extremidade do céu, de lá os ajuntarei e os trarei para o lugar que tenho escolhido para ali fazer habitar o meu nome. Eles são os teus servos e o teu povo, que resgataste com o teu grande poder e com a tua mão poderosa. Ó Senhor, que estejam atentos os teus ouvidos à oração do teu servo, e à oração dos teus servos que se deleitam em temer o teu nome; e faze prosperar hoje o teu servo, e dá-lhe graça perante este homem. (Era eu então copeiro do rei.)" 
Neemias 1:3-11 


Como vamos levar os perdidos à Salvação se os movimentos evangélicos estão mortos em pecados e rendidos ao mundo?
Como manter as pessoas nos templos, casas de oração, quando não há quem olhe por elas? Como poderão os perdidos procurar alívio entre nós quando não há verdadeiro amor de Deus entre o Seu povo?
Como vamos nós continuar tolerando os filhos do diabo que estão entre os escolhidos sem denunciar as suas falsas doutrinas? 
Precisamos de homens intercessores, que estejam na brecha, líderes cheios do poder de Deus para nos conduzir pela pura Palavra de Deus!
Precisamos de homens de oração, ungidos pelo Espírito de Deus, usados segundo a vontade do Senhor!


Se Jesus viesse até ao nosso meio evangélico atual e nos falasse assim, será que O aceitaríamos como nosso Senhor, em submissão e arrependimento...?

"Nem vos chameis mestres, porque um só é o vosso Mestre, que é o Cristo. O maior dentre vós será vosso servo. E o que a si mesmo se exaltar será humilhado; e o que a si mesmo se humilhar será exaltado. Mas ai de vós, escribas e fariseus, hipócritas! pois que fechais aos homens o reino dos céus; e nem vós entrais nem deixais entrar aos que estão entrando. Ai de vós, escribas e fariseus, hipócritas! pois que percorreis o mar e a terra para fazer um prosélito; e, depois de o terdes feito, o fazeis filho do inferno duas vezes mais do que vós."
"Ai de vós, escribas e fariseus, hipócritas! pois que dizimais a hortelã, o endro e o cominho, e desprezais o mais importante da lei, o juízo, a misericórdia e a fé; deveis, porém, fazer estas coisas, e não omitir aquelas. Condutores cegos! que coais um mosquito e engulis um camelo. Ai de vós, escribas e fariseus, hipócritas! pois que limpais o exterior do copo e do prato, mas o interior está cheio de rapina e de intemperança. Fariseu cego! limpa primeiro o interior do copo e do prato, para que também o exterior fique limpo. Ai de vós, escribas e fariseus, hipócritas! pois que sois semelhantes aos sepulcros caiados, que por fora realmente parecem formosos, mas interiormente estão cheios de ossos de mortos e de toda a imundícia. Assim também vós exteriormente pareceis justos aos homens, mas interiormente estais cheios de hipocrisia e de iniquidade."
Mateus 23:10-13,15,23-28


Lembremo-nos do que é mais importante, seguir a Deus, viver segundo a Sua Palavra, colocando toda a nossa vida aos pés do nosso Senhor, não esquecendo os que nos rodeiam.

"Fazer justiça e juízo é mais aceitável ao Senhor do que sacrifício."
Provérbios 21:3

"E não vos esqueçais da beneficência e comunicação, porque com tais sacrifícios Deus se agrada."
Hebreus 13:16






Deus vos abençoe.

quinta-feira, 28 de janeiro de 2016

Reconhecendo um falso mestre

"A morte os assalte, e vivos desçam ao Seol; porque há maldade na sua morada, no seu próprio íntimo. Mas eu invocarei a Deus, e o Senhor me salvará. De tarde, de manhã e ao meio-dia me queixarei e me lamentarei; e ele ouvirá a minha voz. Livrará em paz a minha vida, de modo que ninguém se aproxime de mim; pois há muitos que contendem contra mim."
Salmos 55:15-18


Estes são versos da Palavra de Deus que tantas vezes nos servem de consolo e alento.
Mas quando retirados do seu contexto bíblico, por um hábil agente do inimigo, é bastante fácil distorcer-se o seu verdadeiro sentido de modo a enganar o povo evangélico.

"Estejam alertas e vigiem. O Diabo, o inimigo de vocês, anda ao redor como leão, rugindo e procurando a quem possa devorar."
1 Pedro 5:8


Mas quais são os sinais visíveis dos perigosos falsos mestres que, cada vez mais, vingam entre nós?


- Uma das principais marcas dos falsos mestres é, assim como satanás fez com Jesus, a utilização de variados textos bíblicos fora do contexto de modo a usá-los como suporte para a sua doutrina deturpada.
Neste caso, usando os versículos acima escritos, indevidamente, um falso mestre dava a entender que os supostos "legalistas", ao não aceitarem as suas falsas doutrinas, mereceriam morrer repentinamente e ser lançados no inferno.

"Levou-o também a Jerusalém, e pô-lo sobre o pináculo do templo, e disse-lhe: Se tu és o Filho de Deus, lança-te daqui abaixo; Porque está escrito: Mandará aos seus anjos, acerca de ti, que te guardem, E que te sustenham nas mãos, Para que nunca tropeces com o teu pé em alguma pedra. E Jesus, respondendo, disse-lhe: Dito está: Não tentarás ao Senhor teu Deus. E, acabando o diabo toda a tentação, ausentou-se dele por algum tempo."
Lucas 4:9-13


- Um outro dos flagrantes sinais dos falsos mestres é, quando seguros de si mesmos, na sua arrogância e altivez, ao se sentirem amarrados pela interceção espiritual dos verdadeiros crentes em Jesus,  sairem ameaçando todos aqueles cujos olhos espirituais estão abertos por Deus, com terríveis "maldições" e vereditos de morte atroz e repentina, de modo a assustar-nos e demover-nos.
Como o Fariseu que altivamente orava no templo, também estes estão afirmando “...obrigado por eu não ser como os demais pecadores...” ou, poderíamos dizer, por não ser como aqueles a quem ele chama de legalistas, mas um filho do Rei, digno de herdar a sua posição celestial e exercer poder. 
A Bíblia adverte-nos para que antes de apontarmos para o cisco no olho do nosso irmão, primeiramente apliquemos a Palavra de Deus a nós mesmos.

"Pois, embora vivamos como homens, não lutamos segundo os padrões humanos. As armas com as quais lutamos não são humanas; ao contrário, são poderosas em Deus para destruir fortalezas. Destruímos argumentos e toda pretensão que se levanta contra o conhecimento de Deus e levamos cativo todo pensamento, para torná-lo obediente a Cristo."
2 Coríntios 10:3-5



- O orgulho e a soberba é um outro dos sinais que os evidenciam. Gabam-se dos seus conhecimentos e estudos, para que lhe seja dado crédito e aceite a sua falsa exposição da Palavra.
Lutero escreveu: “As pessoas que confiam e se apoiam na sua grande habilidade, na sua inteligência, no seu poder, no seu trabalho, na sua misericórdia, nas suas amizades, na sua honra... também têm deuses, mas tal deus não é o único Deus verdadeiro.”
Portanto, quando estes mestres confiam e dependem das suas próprias capacidades dadas por Deus através de uma suposta "unção especial" recebida, apenas estão mostrando ser idolatras e adoradores de si mesmos, logo filhos de satanás.

"Mas ele nos concede graça maior. Por isso diz a Escritura: "Deus se opõe aos orgulhosos,
mas concede graça aos humildes
"."

Tiago 4:6

"O orgulho vem antes da destruição; o espírito altivo, antes da queda."

Provérbios 16:18


- Em palestra, dá-se a exibição verbal da sua fortuna e prosperidade material, ostentando-a como prova da suposta bênção vinda da aprovação de Deus à sua obra
Esta é mais uma tentativa para nos levar a "baixar a guarda" e crer nas suas palavras enganosas. Filipenses 3.19 fala acerca d'“os homens cujo deus é o seu ventre”, vivendo assim para eles mesmo, adorando as bênçãos mais que a Deus, o material mais que o espiritual.

"Por que deverei temer, quando vierem dias maus, quando inimigos traiçoeiros me cercarem, aqueles que confiam em seus bens e se gabam de suas muitas riquezas? Homem algum pode redimir seu irmão ou pagar a Deus o preço de sua vida, pois o resgate de uma vida não tem preço. Não há pagamento que o livre para que viva para sempre e não sofra decomposição."
Salmos 49:5-9


- A lisonja e bajulação da liderança para defender a sua falsa doutrina, é uma incontornável marca destes lobos devoradores.
Quando afirmam que apenas o pastor pode discernir acercar do que é de Deus e o que não é, falando acerca do que iria pregar, está lisonjeando a liderança, dizendo que ele é mais espiritual que os demais, e está tentando demover o povo de Deus a de pensar por ele mesmo, e de comparar as suas falsas doutrinas à Palavra de Deus.

"Amados, não creiais a todo espírito, mas provai se os espíritos vêm de Deus; porque muitos falsos profetas têm saído pelo mundo..."
I João 4.1


- A evidência da tentativa de diminuir Jesusdesdenha pelo Seu sangue é compreensível em pequenas coisas subtis e piadas despropositadas. Quem vence o mundo por nós é Jesus, mas nós precisamos vencer as práticas mundanas.
Dizer que Deus Pai obrigara Jesus a morrer por nós e não que Jesus aceitara vir de livre vontade, retira o poder divino a Jesus, pois Ele é Deus.

“Tenho-vos dito isto, para que em mim tenhais paz; no mundo tereis aflições, mas tende bom ânimo, eu venci o mundo.”
João 16:33



"Graça e paz da parte de Deus Pai e do nosso Senhor Jesus Cristo, O qual se deu a si mesmo por nossos pecados, para nos livrar do presente século mau, segundo a vontade de Deus nosso Pai, Ao qual seja dada glória para todo o sempre. Amém."
Gálatas 1:3-5

"...e pondo-se de joelhos, orava, dizendo: Pai, se queres afasta de mim este cálice; todavia não se faça a minha vontade, mas a tua. Então lhe apareceu um anjo do céu, que o confortava. E, posto em agonia, orava mais intensamente; e o seu suor tornou-se como grandes gotas de sangue, que caíam sobre o chão."
Gálatas :42-44


- A confusão está patente em cada nova afirmação, já que não primam pela clareza e simplicidade da sua pregação, antes tentam toldar as mentes dos escolhidos com declarações estranhas e questionáveis.

"...Deus não é Deus de confusão, mas sim de paz. Como em todas as igrejas dos santos," 
1 Coríntios 14:32-33  


- O uso do pensamento racional sobrepõe-se ao entendimento espiritual. A origem das palavras no grego, hebraico e latim substituem o verdadeiro sentido das palavras usadas no tempo em que os textos bíblicos foram escritos. Afirmando que com ou sem Jesus todos somos eternos, ainda que saibamos ser verdade que viveremos para sempre (no céu com Jesus, ou no Inferno longe de Deus) não nos podemos esquecer que apenas Deus é eterno, pois não teve principio nem terá fim, enquanto todos nós tivemos um início - fomos formados por Ele. 

"E a vida eterna é esta: que te conheçam a ti, como o único Deus verdadeiro, e a Jesus Cristo, aquele que tu enviaste." 
João 17:3


- A redução e diminuição do valor do sacrifício de Jesus, ao afirmarem que Jesus não é uma "incineradora" de pecados e que o objetivo da encarnação, vida e morte de Jesus não foi o perdão dos nossos pecados, retira o poder do maravilhoso sangue de Jesus.

"Porque primeiramente vos entreguei o que também recebi: que Cristo morreu por nossos pecados, segundo as Escrituras; que foi sepultado; que foi ressuscitado ao terceiro dia, segundo as Escrituras;"
"Mas graças a Deus que nos dá a vitória por nosso Senhor Jesus Cristo. Portanto, meus amados irmãos, sede firmes e constantes, sempre abundantes na obra do Senhor, sabendo que o vosso trabalho não é vão no Senhor."  
1 Coríntios 15:3-4,57-58


- A exaltação do homem, do ego humano, quando afirmam que somos muito importantes e valiosos em nós mesmos. Dizendo ter dificuldade em entender a baixa autoestima de alguns cristãos, afirmam saber ter mais valor do que o mundo inteiro,  e ser importantes demais para não se valorizarem. Mas a Bíblia não diz que somos muito valiosos em nós mesmos, mas que é Deus quem nos dá esse valor.  

"E, como Moisés levantou a serpente no deserto, assim importa que o Filho do homem seja levantado; Para que todo aquele que nele crê não pereça, mas tenha a vida eterna. Porque Deus amou o mundo de tal maneira que deu o seu Filho unigênito, para que todo aquele que nele crê não pereça, mas tenha a vida eterna. Porque Deus enviou o seu Filho ao mundo, não para que condenasse o mundo, mas para que o mundo fosse salvo por ele."
João 3:14-17

“Pois que aproveita ao homem ganhar o mundo inteiro, se perder a sua alma? Ou que dará o homem em recompensa da sua alma?”
Mateus 16:26


"Mas, a todos quantos o receberam, aos que crêem no seu nome, deu-lhes o poder de se tornarem filhos de Deus;" 
João 1:12


- A aniquilação do peso do pecado é outro claro indício de um falso mestre. 
Apelidam os crentes verdadeiros de legalistas, vivendo debaixo do jugo da Lei, que apenas cumprem regras constantemente e que terminarão no inferno. Apelidam os que são apenas aderentes de um movimento, de filhos que têm um relacionamento com Deus, em quem não há preocupação em cumprir os mandamentos do Pai pois, como seus filhos, não têm medo nem temor do Pai. E isso é muito perigoso.
Basicamente afirmam que, se fomos "feitos" filhos de Deus, nada poderá fazer-nos perder a salvação da nossa alma. É simplesmente uma outra forma de dizer que já não há pecado para nós, já que nenhum deles nos impedirá de sermos salvos. 
Mas amados, a mesma Bíblia que diz que o homem vai para o céu se obedecer a Deus, também é a que diz que o homem vai para o inferno se for rebelde ao Senhor, ou seja, se não cumprir os Seus mandamentos.

“Então dirá o Rei aos que estiverem à sua direita: Vinde, benditos de meu Pai, possuí por herança o reino que vos está preparado desde a fundação do mundo;”
“Então dirá também aos que estiverem à sua esquerda: Apartai-vos de mim, malditos, para o fogo eterno, preparado para o diabo e seus anjos;”
Mateus 25:34,41


- Sempre há um ataque direto à Lei de Deus. Quando afirmam que Deus não nos amou para nos pôr debaixo de regras, pois enquanto filhos não somos empregados que apenas obedecem ordens, nem escravos para apenas cumprem a vontade do Seu Senhor e agradam a Deus, vai contra o que nos diz as escrituras.
Somos filhos de Deus quando Ele é o nosso Senhor, logo a nossa vida está em Suas mãos. Somos filhos pela Salvação em Jesus Cristo, servos de Deus por amor a Ele e ao próximo e, escravos por gratidão a Deus, nosso Senhor.

"Pois aquele que foi chamado no Senhor, mesmo sendo escravo, é um liberto do Senhor; e assim também o que foi chamado sendo livre, escravo é de Cristo. 23. Fostes comprados por bom preço; não vos façais servos dos homens." 
1 Coríntios 7:22-23

"Pois todos os que são guiados pelo Espírito de Deus, esses são filhos de Deus. Porque não recebestes o espírito de escravidão, para outra vez estardes com temor, mas recebestes o espírito de adoção, pelo qual clamamos: Aba, Pai! O Espírito mesmo testifica com o nosso espírito que somos filhos de Deus; e, se filhos, também herdeiros, herdeiros de Deus e co-herdeiros de Cristo; se é certo que com ele padecemos, para que também com ele sejamos glorificados. 
Romanos 8:14-17

"Jesus respondeu, e disse-lhe: Se alguém me ama, guardará a minha palavra, e meu Pai o amará, e viremos para ele, e faremos nele morada. Quem não me ama não guarda as minhas palavras; ora, a palavra que ouvistes não é minha, mas do Pai que me enviou. Tenho-vos dito isto, estando convosco."
João 14:23-25


- Dizem ter recebido uma unção especial de Deus. Profetizam dizendo "Assim diz o Senhor..." mas não vem de Deus a profecia.

"Mas houve também entre o povo falsos profetas, como entre vós haverá falsos mestres, os quais introduzirão encobertamente heresias destruidoras, negando até o Senhor que os resgatou, trazendo sobre si mesmos repentina destruição."
2 Pedro 2:1

"Mas o profeta que tiver a presunção de falar em meu nome alguma palavra que eu não tenha mandado falar, ou o que falar em nome de outros deuses, esse profeta morrerá. E, se disseres no teu coração: Como conheceremos qual seja a palavra que o Senhor falou? Quando o profeta falar em nome do Senhor e tal palavra não se cumprir, nem suceder assim, esta é a palavra que o Senhor não falou; com presunção a falou o profeta; não o temerás."
Deuteronômio 18:20-22


- Afirmam ter feito grandes milagres, curas e maravilhas. Sentindo a desconfiança do povo, logo exibem as curas que "têm realizado" e os seus "dons espirituais". Mas não nos enganemos! O próprio diabo transforma-se em anjo de luz e pode até fazer cair fogo (estranho claro) do céu.

"Muitos me dirão naquele dia: Senhor, Senhor, não profetizamos nós em teu nome? e em teu nome não expulsamos demônios? e em teu nome não fizemos muitos milagres? E então lhes direi abertamente: Nunca vos conheci; apartai-vos de mim, vós que praticais a iniquidade."
Mateus 7.22-23

"Porque surgirão falsos cristos e falsos profetas, e farão tão grandes sinais e prodígios que, se possível fora, enganariam até os escolhidos."
Mateus 24:24

“Pois os tais são falsos apóstolos, obreiros fraudulentos, transfigurando- se em apóstolos de Cristo. E não é de admirar, pois o próprio Satanás se transforma em anjo de luz. Não é muito, pois, que os seus ministros se transformem em ministros da justiça. O fim deles será conforme as suas obras...”
2 Coríntios 11: 13- 15




Paulo chamou a atenção à igreja acerca da facilidade com que estes falsos mestres, que atuam apenas através de astutas e subtis palavras, conseguem minar a mente do povo de Deus e levá-los a crer em heresias e a deixar de cumprir o propósito da igreja, quando este não tem conhecimento profundo da Palavra nem nutre uma intimidade sólida com Deus.


Antigamente os pregadores oravam "Esconde o teu servo atrás da Cruz!" para que Jesus - O Senhor, fosse exaltado através da sua exposição da Palavra, e não o servo - o pregador.
Mas estes falsos mestres oram "Esconde o Teu Filho atrás da Cruz!" para que Jesus seja esquecido, mas o pregador exaltado. Pois O Filho de Deus não é o pregador, mas sim Jesus, o Senhor.


Estas doutrinas de demónios tentam sempre elevar o homem e diminuir Deus, retirar o peso do pecado e a divindade da pessoa de Jesus, para que nos levem a descuidar no cuidado e fervor para com Deus e, até mesmo, a nos apostatar e desviar da Verdade.


"Paulo, apóstolo (não da parte dos homens, nem por homem algum, mas por Jesus Cristo, e por Deus Pai, que o ressuscitou dentre os mortos), E todos os irmãos que estão comigo, às igrejas da Galácia: Graça e paz da parte de Deus Pai e do nosso Senhor Jesus Cristo, O qual se deu a si mesmo por nossos pecados, para nos livrar do presente século mau, segundo a vontade de Deus nosso Pai, Ao qual seja dada glória para todo o sempre. Amém. Maravilho-me de que tão depressa passásseis daquele que vos chamou à graça de Cristo para outro evangelho; O qual não é outro, mas há alguns que vos inquietam e querem transtornar o evangelho de Cristo. Mas, ainda que nós mesmos ou um anjo do céu vos anuncie outro evangelho além do que já vos tenho anunciado, seja anátema. Assim, como já vo-lo dissemos, agora de novo também vo-lo digo. Se alguém vos anunciar outro evangelho além do que já recebestes, seja anátema. Porque, persuado eu agora a homens ou a Deus? ou procuro agradar a homens? Se estivesse ainda agradando aos homens, não seria servo de Cristo. Mas faço-vos saber, irmãos, que o evangelho que por mim foi anunciado não é segundo os homens. Porque não o recebi, nem aprendi de homem algum, mas pela revelação de Jesus Cristo."
Gálatas  :1-12

"Ora, irmãos, não quero que ignoreis que nossos pais estiveram todos debaixo da nuvem, e todos passaram pelo mar. E todos foram batizados em Moisés, na nuvem e no mar, E todos comeram de uma mesma comida espiritual, E beberam todos de uma mesma bebida espiritual, porque bebiam da pedra espiritual que os seguia; e a pedra era Cristo. Mas Deus não se agradou da maior parte deles, por isso foram prostrados no deserto. E estas coisas foram-nos feitas em figura, para que não cobicemos as coisas más, como eles cobiçaram. Não vos façais, pois, idólatras, como alguns deles, conforme está escrito: O povo assentou-se a comer e a beber, e levantou-se para folgar. E não nos forniquemos, como alguns deles fizeram; e caíram num dia vinte e três mil. E não tentemos a Cristo, como alguns deles também tentaram, e pereceram pelas serpentes. E não murmureis, como também alguns deles murmuraram, e pereceram pelo destruidor. Ora, tudo isto lhes sobreveio como figuras, e estão escritas para aviso nosso, para quem já são chegados os fins dos séculos. Aquele, pois, que cuida estar em pé, olhe não caia. Não veio sobre vós tentação, senão humana; mas fiel é Deus, que não vos deixará tentar acima do que podeis, antes com a tentação dará também o escape, para que a possais suportar. Portanto, meus amados, fugi da idolatria. Falo como a entendidos; julgai vós mesmos o que digo."
"Não podeis beber o cálice do Senhor e o cálice dos demônios; não podeis ser participantes da mesa do Senhor e da mesa dos demônios. Ou irritaremos o Senhor? Somos nós mais fortes do que ele. Todas as coisas me são lícitas, mas nem todas as coisas convêm; todas as coisas me são lícitas, mas nem todas as coisas edificam. Ninguém busque o proveito próprio; antes cada um o que é de outrem."
"Portanto, quer comais quer bebais, ou façais outra qualquer coisa, fazei tudo para glória de Deus. Portai-vos de modo que não deis escândalo nem aos judeus, nem aos gregos, nem à igreja de Deus. Como também eu em tudo agrado a todos, não buscando o meu próprio proveito, mas o de muitos, para que assim se possam salvar."
1 Coríntios 10:1-15,21-24,31-33








Deus vos abençoe.
Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...