.
.

segunda-feira, 26 de janeiro de 2015

Guardando a fé em Cristo Jesus

Quantas vezes, ao ouvir as mensagens dos atuais pregadores da "pós-modernidade", estremecemos de horror pela falta de respeito que demonstram para com a Palavra de Deus e seus ensinos, pela desconsideração da verdadeira igreja universal de Jesus e da forma como envergonham a memória dos irmãos que foram (e são) mortos pela sua fé em Deus... 


"E ele lhes disse: Mas vós, quem dizeis que eu sou? E, respondendo Pedro, lhe disse: Tu és o Cristo. E admoestou-os, para que a ninguém dissessem aquilo dele. E começou a ensinar-lhes que importava que o Filho do homem padecesse muito, e que fosse rejeitado pelos anciãos e príncipes dos sacerdotes, e pelos escribas, e que fosse morto, mas que depois de três dias ressuscitaria. E dizia abertamente estas palavras. E Pedro o tomou à parte, e começou a repreendê-lo. Mas ele, virando-se, e olhando para os seus discípulos, repreendeu a Pedro, dizendo: Retira-te de diante de mim, Satanás; porque não compreendes as coisas que são de Deus, mas as que são dos homens. E chamando a si a multidão, com os seus discípulos, disse-lhes: Se alguém quiser vir após mim, negue-se a si mesmo, e tome a sua cruz, e siga-me. Porque qualquer que quiser salvar a sua vida, perdê-la-á, mas, qualquer que perder a sua vida por amor de mim e do evangelho, esse a salvará. Pois, que aproveitaria ao homem ganhar todo o mundo e perder a sua alma? Ou, que daria o homem pelo resgate da sua alma? Porquanto, qualquer que, entre esta geração adúltera e pecadora, se envergonhar de mim e das minhas palavras, também o Filho do homem se envergonhará dele, quando vier na glória de seu Pai, com os santos anjos." 

Marcos 8:29-38


Na primeira vez que Jesus multiplicou alimentos, na Sua compaixão pelas pessoas que O seguiam, saciou uma multidão de 5 mil pessoas com cinco pães e dois peixes, sobrando ainda doze cestas de restos (João 6:1-13).
Jesus realizou então, pela segunda vez registada na Bíblia, o tremendo milagre da multiplicação diante dos olhos de uma grande multidão (quase 4 mil). Com cinco pães e alguns peixes apenas, alimentou todos os que O seguiam, ficando ainda sete cestos cheios de sobras (Marcos 8:5-9).


E logo após este grande milagre, os fariseus encontrando-O,  tentaram-n'O assim como satanás fizera a Jesus no deserto.


"E disse-lhe o diabo: Se tu és o Filho de Deus, dize a esta pedra que se transforme em pão." 

"Levou-o também a Jerusalém, e pô-lo sobre o pináculo do templo, e disse-lhe: Se tu és o Filho de Deus, lança-te daqui abaixo;" 
Lucas 4:3-9 


"E os que comeram eram quase quatro mil; e despediu-os." 

"E, entrando logo no barco, com os seus discípulos, foi para as partes de Dalmanuta. E saíram os fariseus, e começaram a disputar com ele, pedindo-lhe, para o tentarem, um sinal do céu. E, suspirando profundamente em seu espírito, disse: Por que pede esta geração um sinal? Em verdade vos digo que a esta geração não se dará sinal algum. E, deixando-os, tornou a entrar no barco, e foi para o outro lado."
Marcos 8:9-13 


Enquanto houve perseguição à igreja, ninguém se convertia a Jesus que não fosse sincero. Ninguém seguia a Cristo em busca de riquezas, glória e protagonismo, como nos nossos dias. 
Era impensável, para um cristão, centrar a sua vida na prosperidade material e no seu sucesso financeiro e social. Cristo era o Senhor absoluto das suas vidas

Abraçar a cultura pagã, trazendo-a para o seio da igreja ou participando ativamente nela, era considerado ultraje e profanação. Por essa razão, os cristãos da chamada "igreja primitiva" eram considerados ateus (aos olhos pagãos dos povos da altura) e anti-sociais pois não participavam dos rituais e das celebrações do povo. 



"Dizendo: É necessário que o Filho do homem padeça muitas coisas, e seja rejeitado dos anciãos e dos escribas, e seja morto, e ressuscite ao terceiro dia. E dizia a todos: Se alguém quer vir após mim, negue-se a si mesmo, e tome cada dia a sua cruz, e siga-mePorque, qualquer que quiser salvar a sua vida, perdê-la-á; mas qualquer que, por amor de mim, perder a sua vida, a salvará. Porque, que aproveita ao homem granjear o mundo todo, perdendo-se ou prejudicando-se a si mesmo? Porque, qualquer que de mim e das minhas palavras se envergonhar, dele se envergonhará o Filho do homem, quando vier na sua glória, e na do Pai e dos santos anjos." 
Lucas 9:22-26



"Eis que vos envio como ovelhas ao meio de lobos; portanto, sede prudentes como as serpentes e inofensivos como as pombas. Acautelai-vos, porém, dos homens; porque eles vos entregarão aos sinédrios, e vos açoitarão nas suas sinagogas; E sereis até conduzidos à presença dos governadores, e dos reis, por causa de mim, para lhes servir de testemunho a eles, e aos gentios. Mas, quando vos entregarem, não vos dê cuidado como, ou o que haveis de falar, porque naquela mesma hora vos será ministrado o que haveis de dizer. Porque não sois vós quem falará, mas o Espírito de vosso Pai é que fala em vós. E o irmão entregará à morte o irmão, e o pai o filho; e os filhos se levantarão contra os pais, e os matarão. E odiados de todos sereis por causa do meu nome; mas aquele que perseverar até ao fim, esse será salvo." 

Mateus 10:16-22 



"Mas qualquer que me negar diante dos homens, eu o negarei também diante de meu Pai, que está nos céus. Não cuideis que vim trazer a paz à terra; não vim trazer paz, mas espada; Porque eu vim pôr em dissensão o homem contra seu pai, e a filha contra sua mãe, e a nora contra sua sogra; E assim os inimigos do homem serão os seus familiaresQuem ama o pai ou a mãe mais do que a mim não é digno de mim; e quem ama o filho ou a filha mais do que a mim não é digno de mim. E quem não toma a sua cruz, e não segue após mim, não é digno de mimQuem achar a sua vida perdê-la-á; e quem perder a sua vida, por amor de mim, achá-la-á." 
Mateus 10:33-39 


Deus não nos chamou para sermos aceites e amados pelo mundo, mas para demonstrarmos ao mundo o amor de Deus que está em nós.
Com exceção de João, que foi exilado em Patmos, onde escreveu o livro de Apocalipse, sabemos pelos livros de historiadores que, certamente, todos os outros apóstolos foram perseguidos e martirizados por não negarem a Cristo Jesus

Conta-se que algumas pessoas, ao assistirem ao martírio de alguns cristãos na antiga Roma, converteram-se pela demonstração de fé dos cristãos, pela confiança que tinham em Deus que os levava a preferir sofrer até à morte e não negar a Jesus.

O exemplo de amor fraternal entre os irmãos na "igreja primitiva" era o maior testemunho do poder de Deus na vida dos cristãos.

"Um novo mandamento vos dou: Que vos ameis uns aos outros; como eu vos amei a vós, que também vós uns aos outros vos ameis. Nisto todos conhecerão que sois meus discípulos, se vos amardes uns aos outros." 

João 13:34-35 


Se alguém não tem o Evangelho como o centro da sua vida, e mesmo como base na interpretação das Escrituras, pode pôr em causa a inerrância da Bíblia e, até mesmo usá-la, distorcendo-a para defender qualquer heresia ou engano.
Até o próprio Satanás usou trechos das Escrituras, fora do contexto, para tentar enganar Jesus.

Atualmente existem demasiados pregadores com variadíssimas teologias sistemáticas, todas elas com suposta “base bíblica” (até mesmo a conhecida "teologia da prosperidade"). Pretendendo convencer-nos de que a razão está do seu lado, estes manipuladores talentosos usam textos bíblicos fora de contexto, distorcendo o verdadeiro significado dessas passagens, para tentar enganar-nos e desviar-nos dos ensinos de Jesus e do Seu maravilhoso Evangelho da Salvação.



Precisamos estudar as Escrituras Sagradas para que conheçamos a Palavra de Deus e possamos estar conscientes do Evangelho genuíno, para que não sejamos enganados.








Deus vos abençoe.

0 comentários:

Enviar um comentário

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...