.
.

sexta-feira, 2 de janeiro de 2015

Apertado é o caminho para a vida

"E chamou José ao primogênito Manassés; porque disse: Deus me fez esquecer de todo o meu trabalho, e de toda a casa de meu pai. Ao segundo chamou Efraim; porque disse: Deus me fez crescer na terra da minha aflição. Acabaram-se, então, os sete anos de fartura que houve na terra do Egito; e começaram a vir os sete anos de fome, como José tinha dito; e havia fome em todas as terras; porém, em toda a terra do Egito havia pão. Depois toda a terra do Egito teve fome, e o povo clamou a Faraó por pão; e Faraó disse a todos os egípcios: Ide a José; o que ele vos disser, fazei. De modo que, havendo fome sobre toda a terra, abriu José todos os depósitos, e vendia aos egípcios; porque a fome prevaleceu na terra do Egito." 
Gênesis 41:50-56 


Quando nos esforçamos para fazer a vontade de Deus, privando-nos dos prazeres do mundo, gastando-nos para O agradar, colocando a lógica humana de parte ao confiar totalmente em Deus, vemos a mão de Deus a suportar-nos por entre todos os problemas que vêm constantemente sobre nós para nos fazer desistir. Surge então um momento em que tudo parece cair abaixo. Aos nossos olhos tudo fica destruído, aos olhos dos que nos rodeiam e especialmente aos nossos irmãos na fé. 

José passou por vários desses momentos, sendo cada um deles mais difícil de aguentar que o anterior e mais humilhante, pela nossa perspectiva humana. 


- Quando Deus revelou-se a Ele e confirmou através de sonhos que o escolhera para grandes coisas no seu futuro - ele foi odiado, maltratado, vendido a mercadores e comprado como escravo em praça pública para servir a um senhor do Egito. 

- Quando Deus o exaltou na escravatura na casa do seu senhor, dando-lhe graça em tudo o que fazia, colocando-o sobre todos os serviçais, apenas abaixo do seu dono, em tudo o que ele possuía - a mulher do seu senhor tentou adulterar com ela, mas ele mantendo-se fiel a Deus e ao seu senhor, foi escorraçado, envergonhado perante todos e lançado na prisão. 

- Quando Deus o usou para interpretar os sonhos dos seus companheiros de cela - foi esquecido e deixado durante muito tempo na prisão.


Mas, ainda assim, Deus sempre esteve com ele na cadeia, capacitando-o para suportar o sofrimento. 

Então, finalmente, Deus levou-o até ao palácio do Faraó, "rei" do Egito. Após tantos anos de humilhação, sofrimentos, incompreensão e provações, Deus então exaltou-o sobre todos os homens do Egito, ficando apenas abaixo do próprio Faraó. 

Deus também consolou o seu coração dando-lhe a mulher que ele amava, a filha do seu senhor, e dois filhos que o fizeram esquecer todos os seus muitos enfados e tribulações. 


Não nos entristeçamos pela nossas lutas diárias. Quando Deus tem grandes planos para a nossa vida, grandes dificuldades virão sobre nós.
Como José, nós os que nos deixamos usar nas mãos de Deus, também seremos invejados entre os nossos irmãos, envergonhados no meio do Seu povo, quebrados nas nossas forças físicas e levados quase até ao limite do nosso bem estar emocional.

Estas provações não servem para nos castigar, mas para nos fazer crescer profundamente em conhecimento e a aproximarmo-nos de Deus. Mas por vezes são tão difíceis de suportar, que nos podem levar a questionar Deus, pelo sofrimento da incompreensão da parte dos que nos são próximos.


Que Deus tenha misericórdia de nós e nos ajude a suportar os vales e as dificuldades. Sabemos que, se formos fiéis, um dia estaremos com Jesus, no Céu. E tudo terá valido a pena.





Deus vos abençoe. 

0 comentários:

Enviar um comentário

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...