.
.

domingo, 1 de fevereiro de 2015

Indigno aos homens, valoroso para Deus

"Era então Jefté, o gileadita, homem valoroso, porém filho duma prostituta; Gileade era o pai dele. Também a mulher de Gileade lhe deu filhos; quando os filhos desta eram já grandes, expulsaram a Jefté, e lhe disseram: Não herdarás na casa de nosso pai, porque és filho de outra mulher. Então Jefté fugiu de diante de seus irmãos, e habitou na terra de Tobe; e homens levianos juntaram-se a Jefté, e saiam com ele." 
Juízes 11:1-3 


Filho de outra mãe, mulher prostituta, foi rejeitado e expulso da casa do seu pai, por seus irmãos. Viu-se obrigado a viver com foragidos. Ainda assim, ele era um homem valoroso perante o Senhor e consta da lista dos "heróis da fé" citados na "Carta aos Hebreus", na Bíblia. 

"Então tornaram os filhos de Israel a fazer e que era mau aos olhos do Senhor, e serviram aos baalins, e às astarotes, e aos deuses da Síria, e aos de Sidom, e de Moabe, e dos amonitas, e dos filisteus; e abandonaram o Senhor, e não o serviram. Pelo que a ira do Senhor se acendeu contra Israel, e ele os vendeu na mão dos filisteus e na mão dos amonitas, os quais naquele mesmo ano começaram a vexá-los e oprimi-los. Por dezoito anos oprimiram a todos os filhos de Israel que estavam dalém do Jordão, na terra dos amorreus, que é em Gileade." 
Juízes 10:6-8 

"Então os filhos de Israel clamaram ao Senhor, dizendo: Pecamos contra ti, pois abandonamos o nosso Deus, e servimos aos baalins. O Senhor, porém, respondeu aos filhos de Israel: Porventura não vos livrei eu dos egipcios, dos amorreus, dos amonitas e dos filisteus? Também os sidônios, os amalequitas e os maonitas vos oprimiram; e, quando clamastes a mim, não vos livrei da sua mão? Contudo vós me deixastes a mim e servistes a outros deuses, pelo que não vos livrarei mais. Ide e clamai aos deuses que escolhestes; que eles vos livrem no tempo da vossa angústia. Mas os filhos de Israel disseram ao Senhor: Pecamos; fazes-nos conforme tudo quanto te parecer bem; tão-somente te rogamos que nos livres hoje. E tiraram os deuses alheios do meio de si, e serviram ao Senhor, que se moveu de compaixão por causa da desgraça de Israel. Depois os amonitas se reuniram e acamparam em Gileade; também os filhos de Israel, reunindo-se, acamparam em Mizpá. Então o povo, isto é, os príncipes de Gileade disseram uns aos outros: Quem será o varão que começará a peleja contra os amonitas? esse será o chefe de todos os habitantes de Gileade." 
Juízes 10:10-18 


Deus levanta os abatidos, os humildes, os que foram repudiados e levanta-os, transforma-os e usa-os como ele quer. Jefté foi o escolhido para ir à frente da batalha. 

"Passado algum tempo, os amonitas fizeram guerra a Israel. E, estando eles a guerrear contra Israel, foram os anciãos de Gileade para trazer Jefté da terra de Tobe, e lhe disseram: Vem, sê o nosso chefe, para que combatamos contra os amonitas. Jefté, porém, perguntou aos anciãos de Gileade: Porventura não me odiastes, e não me expulsastes da casa de meu pai? por que, pois, agora viestes a mim, quando estais em aperto? Responderam-lhe os anciãos de Gileade: É por isso que tornamos a ti agora, para que venhas conosco, e combatas contra os amonitas, e nos sejas por chefe sobre todos os habitantes de Gileade. Então Jefté disse aos anciãos de Gileade: Se me fizerdes voltar para combater contra os amonitas, e o Senhor mos entregar diante de mim, então serei eu o vosso chefe. Responderam os anciãos de Gileade a Jefté: O Senhor será testemunha entre nós de que faremos conforme a tua palavra. Assim Jefté foi com os anciãos de Gileade, e o povo o pôs por cabeça e chefe sobre si; e Jefté falou todas as suas palavras perante o Senhor em Mizpá." 
Juízes 11:4-11 

"Então o Espírito do Senhor veio sobre Jefté, de modo que ele passou por Gileade e Manassés, e chegando a Mizpá de Gileade, dali foi ao encontro dos amonitas." 
Juízes 11:29 


É incrível como aqueles a quem Deus escolhe sofrem perseguições, são mal compreendido por muitos e, algumas vezes, até rejeitados, humilhados e forçados a sair do lugar onde receberam a sua chamada...
Muitos temem pelo seu estatuto na igreja, afastando aqueles que Deus levanta nesse lugar. Mas quando Deus quer, ninguém pode impedir... E assim, Ele vai criando as condições para que o Seu plano aconteça. 
Hoje, podemos chorar mas, no tempo de Deus, iremo-nos alegrar. Deus levanta do vale da aparente derrota e do pó do esquecimento, aqueles a quem decide usar, para que se cumpra tudo o que tem prometido. Ele vela pela Sua Palavra. Ninguém lhe faz frente, ou poderá jamais impedir o Seu propósito de acontecer. 
Enquanto prostrados, somos humilhados e questionados, mas quando Deus nos levanta à Sua vontade, os falsos e hipócritas tornam a rodear-nos, buscando protagonismo. Com palavras mansas e risadas fingidas tentarão enganar-nos novamente. Mas não esqueçamos quem está por detrás deles, e quais são os seus objetivos. 


Apesar de ainda haverem servos fiéis a Deus, porque o temor a Deus já é coisa rara, muitos líderes têm vivido pela carne e liderado a sua congregação pela direção da sua mente humana e não segundo a vontade do nosso Senhor.
Mas a vontade de Deus é soberana. Por rejeitarem a Sua direção alguns são retirados da obra, outros são levados e outros levantados, pelo grandioso Poder e Graça do nosso bendito Deus.

Bendito é o Senhor que reina para todo o sempre!




Deus vos abençoe. 

0 comentários:

Enviar um comentário

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...