.
.

sexta-feira, 2 de janeiro de 2015

Deus dá-nos a vitória pela angústia


"Mas o homem de Deus enviou ao rei de Israel, dizendo: Guarda-te de passares por tal lugar; porque os sírios desceram ali. Por isso o rei de Israel enviou àquele lugar, de que o homem de Deus lhe dissera, e de que o tinha avisado, e se guardou ali, não uma nem duas vezes. Então se turbou com este incidente o coração do rei da Síria, chamou os seus servos, e lhes disse: Não me fareis saber quem dos nossos é pelo rei de Israel? E disse um dos servos: Não, ó rei meu senhor; mas o profeta Eliseu, que está em Israel, faz saber ao rei de Israel as palavras que tu falas no teu quarto de dormir."
"E ele disse: Vai, e vê onde ele está, para que envie, e mande trazê-lo. E fizeram-lhe saber, dizendo: Eis que está em Dotã. Então enviou para lá cavalos, e carros, e um grande exército, os quais chegaram de noite, e cercaram a cidade. E o servo do homem de Deus se levantou muito cedo e saiu, e eis que um exército tinha cercado a cidade com cavalos e carros; então o seu servo lhe disse: Ai, meu senhor! Que faremos? E ele disse: Não temas; porque mais são os que estão conosco do que os que estão com eles. E orou Eliseu, e disse: Senhor, peço-te que lhe abras os olhos, para que veja. E o Senhor abriu os olhos do moço, e viu; e eis que o monte estava cheio de cavalos e carros de fogo, em redor de Eliseu." 

2 Reis 6:9-17

Todos nós sabemos que não lutamos contra a carne, mas contra as hostes da maldade, as forças do inimigo das nossas almas.
Sabemos que não é pelas nossas forças que vencemos o nosso adversário, mas pelo poder de Deus. Mas devemos fazer a nossa parte. Deus mostra-nos que devemos buscar a Sua face e a Sua direção para a nossa vida, humilhando-nos aos Seus pés e Ele nos livrará.



No ano terceiro de Ciro, rei da Pérsia, Daniel (cujo nome se chama Beltessazar), que tinha terminado a sua carreira de conselheiro oficial do reino quando Ciro começara a reinar, predispôs-se a jejuaria durante três semanas inteiras. 
Dois anos tinham-se passado desde a primeira volta dos judeus da Babilônia a Jerusalém e o templo já estava sendo reconstruído, mas Daniel ainda permanecia na Babilónia, talvez por ter agora mais de oitenta anos de idade. 
O seu jejum foi praticamente total... 


"Naqueles dias eu, Daniel, estava pranteando por três semanas inteiras. Nenhuma coisa desejável comi, nem carne nem vinho entraram na minha boca, nem me ungi com unguento, até que se cumpriram as três semanas completas." 
Daniel 10:2-3 


Por 21 dias, Daniel decidiu jejuar para buscar favor, sabedoria, e entendimento da parte de Deus. E foi então que teve uma visão da parte de Deus em resposta à sua busca. 


"No dia vinte e quatro do primeiro mês, estava eu à borda do grande rio, o Tigre; levantei os meus olhos, e olhei, e eis um homem vestido de linho e os seus lombos cingidos com ouro fino de Ufaz; o seu corpo era como o berilo, e o seu rosto como um relâmpago; os seus olhos eram como tochas de fogo, e os seus braços e os seus pés como o brilho de bronze polido; e a voz das suas palavras como a voz duma multidão. Ora, só eu, Daniel, vi aquela visão; pois os homens que estavam comigo não a viram: não obstante, caiu sobre eles um grande temor, e fugiram para se esconder. Fiquei pois eu só a contemplar a grande visão, e não ficou força em mim; desfigurou-se a feição do meu rosto, e não retive força alguma. Contudo, ouvi a voz das suas palavras; e, ouvindo o som das suas palavras, eu caí num profundo sono, com o rosto em terra. E eis que uma mão me tocou, e fez com que me levantasse, tremendo, sobre os meus joelhos e sobre as palmas das minhas mãos. E me disse: Daniel, homem muito amado, entende as palavras que te vou dizer, e levanta-te sobre os teus pés; pois agora te sou enviado. Ao falar ele comigo esta palavra, pus-me em pé tremendo."
Daniel 10:4-11 



Após os 21 dias de jejum Daniel recebe a visita de um enviado do Senhor. Esta visão foi apenas destinada a Daniel, pelo que aqueles que estavam com ele não viram e até foram afastados pelo temor que caiu sobre leves. 
As suas primeiras palavras foram de ânimo e de confirmação de que Deus o ouvira desde que se propusera a se humilhar diante d'Ele.


"Então me disse: Não temas, Daniel; porque desde o primeiro dia em que aplicaste o teu coração a compreender e a humilhar-te perante o teu Deus, são ouvidas as tuas palavras, e por causa das tuas palavras eu vim." 
Daniel 10:12


Ele disse-lhe a razão pela qual demorara 21 dias para lhe aparecer e falar. Os principados das trevas que estavam sobre a região da Pérsia tinham-no bloqueado.
Pela determinação que Daniel mostrou em orar e jejuar, Deus enviou Miguel, um dos seus anjos mais poderosos do principado dos seus anjos, a lutar contra as terríveis potestades das trevas, para que furasse o bloqueio e deixasse que o enviado chegasse até Daniel. 

"Mas o príncipe do reino da Pérsia me resistiu por vinte e um dias; e eis que Miguel, um dos primeiros príncipes, veio para ajudar- me, e eu o deixei ali com os reis da Pérsia." 
Daniel 10:13



"Agora vim, para fazer-te entender o que há de suceder ao teu povo nos derradeiros dias; pois a visão se refere a dias ainda distantes. Ao falar ele comigo estas palavras, abaixei o rosto para a terra e emudeci. E eis que um que tinha a semelhança dos filhos dos homens me tocou os lábios; então abri a boca e falei, e disse àquele que estava em pé diante de mim: Senhor meu, por causa da visão sobrevieram-me dores, e não retenho força alguma. Como, pois, pode o servo do meu Senhor falar com o meu Senhor? pois, quanto a mim, desde agora não resta força em mim, nem fôlego ficou em mim. Então tornou a tocar-me um que tinha a semelhança dum homem, e me consolou. E disse: Não temas, homem muito amado; paz seja contigo; sê forte, e tem bom ânimo. E quando ele falou comigo, fiquei fortalecido, e disse: Fala, meu senhor, pois me fortaleceste. Ainda disse ele: Sabes por que eu vim a ti?" 
Daniel 10:14-19 


O enviado de Deus, após dar ânimo e confirmar que Deus ainda estava com Daniel, tornou a mencionar o quão forte era o cerco espiritual das trevas contra o mover de Deus naquele lugar. Ele teria de voltar a lutar contra os principados do poder de satanás que estavam sobre a Pérsia para poder regressar, mas agora também, contra os principados das trevas que já estavam trabalhando no ministério da iniquidade para conduzir o futuro império grego, que só se levantaria apenas dali a cerca de dois séculos depois, para espalhar as suas filosofias humanistas e anticristãs. 


"Agora tornarei a pelejar contra o príncipe dos persas; e, saindo eu, eis que virá o príncipe da Grécia. Contudo eu te declararei o que está gravado na escritura da verdade; e ninguém há que se esforce comigo contra aqueles, senão Miguel, vosso príncipe." 
Daniel 10:20-21 


O propósito do Jejum de Daniel foi abrir os seus ouvidos para a voz de Deus. Foi a sua atitude de humildade e busca diante de Deus que permitiu que Ele enviasse e desse a vitória aos seus anjos numa feroz guerra espiritual. 

Hoje em dia, entre as coisas que mais atrapalham a nossa comunhão com Deus estão as distrações, toda forma de entretenimento e informações seculares que nos bombardeiam o tempo todo. O Senhor Jesus disse:

"Quem tem ouvidos para ouvir, ouça." 
Mateus 13:9 


Um outro exemplo da forma como a contrição do coração humano, a sua humilhação perante Deus, a busca da Sua direção, a oração constante e o jejum em angústia levam a que Deus afaste o cerco espiritual do mal e abra caminho para usá-lo nas Suas mãos, é Neemias. 

"Palavras de Neemias, filho de Hacalias. Ora, sucedeu no mês de quisleu, no ano vigésimo, estando eu em Susã, a capital, que veio Hanâni, um de meus irmãos, com alguns de Judá; e perguntei-lhes pelos judeus que tinham escapado e que restaram do cativeiro, e acerca de Jerusalém. Eles me responderam: Os restantes que ficaram do cativeiro, lá na província estão em grande aflição e opróbrio; também está derribado o muro de Jerusalém, e as suas portas queimadas a fogo. Tendo eu ouvido estas palavras, sentei-me e chorei, e lamentei por alguns dias; e continuei a jejuar e orar perante o Deus do céu, Ó Senhor, que estejam atentos os teus ouvidos à oração do teu servo, e à oração dos teus servos que se deleitam em temer o teu nome; e faze prosperar hoje o teu servo, e dá-lhe graça perante este homem. (Era eu então copeiro do rei.)"
Neemias 1:1-11


"Então o rei me perguntou: Que me pedes agora? Orei, pois, ao Deus do céu, e disse ao rei: Se for do agrado do rei, e se teu servo tiver achado graça diante de ti, peço-te que me envies a Judá, à cidade dos sepulcros de meus pais, para que eu a reedifique. Então o rei, estando a rainha assentada junto a ele, me disse: Quanto durará a tua viagem, e quando voltarás? E aprouve ao rei enviar-me, apontando-lhe eu certo prazo." 
Neemias 2:4-6 


Quebrantamento, oração e jejum abrem as barreiras das trevas e permitem que Deus tenha a oportunidade de nos livrar do inimigo e usar livremente nas Suas mãos. 


Todos nós, os que de todo o coração seguimos ao nosso Senhor e Salvador Jesus, experimentamos o que alguns chamam de "batismo de angústia". Após nos entregarmos ao serviço do nosso Deus, Ele coloca, durante algum tempo, um peso no nosso coração que quase parecemos não suportar. O amor que sentimos pelos perdidos aumenta grandemente e passamos a viver para serví-l'O com todas as nossas forças, avançando pela fé no Senhor.

Quando não há um quebrantamento, um humilhar diante de Deus, um despojar no nosso ego em favor do único e maravilhoso Deus, uma busca real da Sua face e direção, nada podemos no poder de Deus, e não apenas obras da carne... ocas e vazias, sem préstimo algum.




Vamos derramar-nos aos pés de Deus. Interceder pela nossa igreja, pelos nossos jovens e famílias, para que Deus nos dê um verdadeiro retorno à Palavra de Deus, voltemos a chorar e clamar aos pés do nosso Senhor por poder, para que possamos cumprir o nosso dever: espalhar as boas-novas pelos perdidos e levá-los a Jesus.


Deus vos abençoe.

0 comentários:

Enviar um comentário

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...