.
.

domingo, 16 de dezembro de 2018

A engenharia social dos púlpitos

"E, se algum de vós tem falta de sabedoria, peça-a a Deus, que a todos dá liberalmente, e o não lança em rosto, e ser-lhe-á dada." 
Tiago 1:5


Parece algo muito moderno e culto, mas esta não é um novo curso de universidade, ou uma matéria escolar, mas apenas uma re-visitação à esperteza da maldade, uma novidade dos nossos tempos...

Engenharia Social é a habilidade de conseguir acesso a informações confidenciais importantes de instituições ou de privados através de apenas técnicas e habilidades de persuasão. 

Geralmente, métodos bem-sucedidos de engenharia social na Internet usam "phishing e "malware"". Mas esses são apenas dois dos métodos mais comuns usados por estes criminosos. Com as informações que as próprias vítimas colocam em sites como o  Twitter e Facebook, por exemplo, é possível direcionar para elas e-mails muito específicos, os quais despertam a curiosidade e fazem com que cliquem em mensagens contaminadas, instalando assim softwares maliciosos nos seus computadores.

Estas pessoas usam a sua autoconfiança, a facilidade de comunicação, a sua aptidão profissional e grande capacidade de persuasão sobre os outros para conseguir benefício próprio. 

Muitos dos que já fomos vítimas de ataques destes artistas "engenheiros sociais", aquando desse ataque, nem nos apercebemos do que nos estava acontecendo. Crédulos, de corações puros e inocentes, amando estes que se dizem "sofredores" e "necessitados", acabamos doando o nosso dinheiro, oferecendo as nossas coisas e trabalhando gratuitamente em seu favor. 

Estes casos não são tão raros, nem improváveis como podemos imaginar. Muitos vivem exclusivamente do talento em enganar os seus semelhantes, enganando-os e explorando os seus recursos financeiros.

Ao ouvir falar de "engenharia social" pensamos imediatamente nos ataques através dos e-mails e das redes sociais, pois são cada vez mais constantes, mas esta "construção emocional" (criação de histórias fictícias para nos prenderem através das emoções) vai muito mais além da acção dos hackers da internet. 


"E também houve entre o povo falsos profetas, como entre vós haverá também falsos doutores, que introduzirão encobertamente heresias de perdição, e negarão o Senhor que os resgatou, trazendo sobre si mesmos repentina perdição. E muitos seguirão as suas dissoluções, pelos quais será blasfemado o caminho da verdade. E por avareza farão de vós negócio com palavras fingidas; sobre os quais já de largo tempo não será tardia a sentença, e a sua perdição não dormita.
2 Pedro 2:1-3 



"... entre vós haverá também falsos doutores... muitos seguirão as suas dissoluções... E por avareza farão de vós negócio com palavras fingidas..." 


O engano não está limitado ao mundo virtual, nem às burlas por telefone, mas cada vez mais está presente no meio "evangélico" também. Existem muitos mais destes parasitas entre nós do que imaginamos. 
Muitos são os "pastores" que se fartaram de viver com apenas um ordenado (já nada mal para os dias de hoje) e que criaram as próprias igrejas para terem a sua própria fonte de rendimento. Estes homens e mulheres vivem exclusivamente dos dividendos dos seus fiéis, alimentando-os com as suas histórias falsas e mirabolantes, alegando ser verdadeiros "homens de Deus", ter dons especiais e ser privilegiados por Ele em relação aos "comuns mortais", de forma a os aprisionarem debaixo do seu alçado e controlarem as vidas dos seus seguidores.


Sei por experiência própria o quão fácil é ser enganado por alguns destes "artistas" do engano, quando amamos verdadeiramente a Deus. Estes pregadores hipócritas irão estudar-nos e farão as seguintes coisas: 

- Sempre dirão exatamente e apenas aquilo que acreditamos e queremos ouvir.
- Construirão inúmeras histórias comoventes, que nos tocarão, levando-nos a desejar contribuir.
- Colocar-se-ão num pedestal, atribuindo a si mesmos poderes, dons e qualidades super-humanas e únicas.
- Mostrarão ser bons, presentes, preocupados, amigos, apaparicando e lisonjeando aqueles a quem procuram enganar.
- Farão com que fiquemos convencidos de que nunca nos pediram nada, e que tudo o que fomos levados a fazer, foi da nossa inteira e exclusiva boa vontade e decisão pessoal.
- Colocar-se-ão no "lugar" de Deus, querendo ocupar o Seu lugar nas nossas vidas, sendo eles a decidir tudo por nós, controlando-nos até ao mais ínfimo pormenor.

Com o tempo conseguimos identificar com relativa facilidade e-mails de spam perigosos e outros esquemas de burlões.  No computador, alguns desses ataques vêm ao nosso conhecimento através do nosso bom, velho antivirus. Mas no meio evangélico, se o Espírito Santo de Deus não nos alertar, há o risco de que as tentativas desses parasitas sejam bem sucedidas, o pode ser desastroso na nossa vida. Mas que sejamos provados, querendo Deus, e sejamos aprovados! 


Olhemos para o exemplo dos apóstolos... Era impressionante a forma como anunciavam o evangelho ao mundo, com temor a Deus e respeito pelo próximo, nunca se aproveitando dos outros, nem exigindo, nem enganando, mas tudo fazendo por amor a Deus e ao semelhante! 


"Porque a nossa exortação não foi com engano, nem com imundícia, nem com fraudulênciaMas, como fomos aprovados de Deus para que o evangelho nos fosse confiado, assim falamos, não como para agradar aos homens, mas a Deus, que prova os nossos corações. Porque, como bem sabeis, nunca usamos de palavras lisonjeiras, nem houve um pretexto de avareza; Deus é testemunha; E não buscamos glória dos homens, nem de vós, nem de outros, ainda que podíamos, como apóstolos de Cristo, ser-vos pesados; Antes fomos brandos entre vós, como a ama que cria seus filhos." 
1 Tessalonicenses 2:3-7 




Deus vos abençoe.

0 comentários:

Enviar um comentário

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...