.
.

domingo, 9 de dezembro de 2018

Aprendendo a esperar em Deus

"Somente em Deus espera silenciosa a minha alma; dele vem a minha salvação. Só ele é a minha rocha e a minha salvação; é ele a minha fortaleza; não serei grandemente abalado. Até quando acometereis um homem, todos vós, para o derrubardes, como a um muro pendido, uma cerca prestes a cair? Eles somente consultam como derrubá-lo da sua alta posição; deleitam-se em mentiras; com a boca bendizem, mas no íntimo maldizem. Ó minha alma, espera silenciosa somente em Deus, porque dele vem a minha esperança. Só ele é a minha rocha e a minha salvação; é a minha fortaleza; não serei abalado. Em Deus está a minha salvação e a minha glória; Deus é o meu forte rochedo e o meu refúgio. Confiai nele, ó povo, em todo o tempo; derramai perante ele o vosso coração; Deus é o nosso refúgio. Certamente que os filhos de Adão são vaidade, e os filhos dos homens são desilusão; postos na balança, subiriam; todos juntos são mais leves do que um sopro. Não confieis na opressão, nem vos vanglorieis na rapina; se as vossas riquezas aumentarem, não ponhais nelas o coração. Uma vez falou Deus, duas vezes tenho ouvido isto: que o poder pertence a Deus. A ti também, Senhor, pertence a benignidade; pois retribuis a cada um segundo a sua obra."  
Salmos 62:1-12 


Como é bom servir a Deus e poder confiar na Sua Palavra! Ele é a Rocha da nossa salvação! Constante e Fiel, n'Ele podemos confiar! 
A Sua Palavra é a Verdade, as Suas promessas são reais e assim como Jesus cumpriu a Lei e as antigas profecias dos profetas, Deus vela para cumprir toda a Sua Palavra! 

Quão maravilhoso é ter a firme confiança de que Deus é real e vela pelos seus, guardando-nos, protegendo-nos e ajudando-nos a cada dia do nosso viver! 



"Só ele é a minha rocha e a minha salvação; é ele a minha fortaleza; não serei grandemente abalado." 

Ainda que os ventos possam soprar e a tempestade se instalar, não seremos grandemente abalados, pois confiamos n'Ele de todo o nosso coração e a nossa alma descansa n'Ele, mesmo na difículdade e tribulação. 


"Confiai nele, ó povo, em todo o tempo; derramai perante ele o vosso coração; Deus é o nosso refúgio." 

Sabemos pela nossa experiência com Deus que n'Ele podemos confiar totalmente. 
Ainda que nem sempre entendamos o Seu agir, mesmo que pareça não fazer sentido ou não consigamos ver como tudo coopera para o nosso bem, sabemos que Ele é soberano, que nada acontece conosco sem a Sua permissão, e que em tudo tem um propósito claro e definido, seja para nosso ensino ou repreensão, para aumentar a nossa fé ou dependência d'Ele, ou para nos mostrar o Seu Poder, majestade e Glória. 
Por essa razão derramamos o nosso coração perante a Sua face, pois sabemos que não somos dignos do Seu perdão e da grandiosa Salvação que o nosso Senhor Jesus Cristo pagou com o Seu precioso sangue na cruz do Calvário. Somos gratos a Deus porque o Seu amor é sem igual e as Suas misericórdias renovam-se a cada manhã. 


"...os filhos de Adão são vaidade, e os filhos dos homens são desilusão;" 

Quando colocamos a nossa confiança nos nossos semelhantes, nos amigos ou mesmo na nossa família, somos frequentemente magoados porque os amamos mas, como pessoas que são, assim como nós, ainda que sejam fiéis ao Senhor, são falíveis, propensas a errar e a julgar erradamente. 
Grandes são as desilusões que advêm sobre nós quando confiamos no homem.
Mas em Deus nós podemos confiar! Ele é O único que não pode errar, negar-se a Si mesmo e mentir, nem agir contra os que O amam, temem e seguem. 

"Assim diz o Senhor: Maldito o varão que confia no homem, e faz da carne o seu braço, e aparta o seu coração do Senhor!"
"Bendito o varão que confia no Senhor, e cuja esperança é o Senhor. Porque é como a árvore plantada junto às águas, que estende as suas raízes para o ribeiro, e não receia quando vem o calor, mas a sua folha fica verde; e no ano de sequidão não se afadiga, nem deixa de dar fruto." 
Jeremias 17:5/7-8 


"Não confieis na opressão, nem vos vanglorieis na rapina; se as vossas riquezas aumentarem, não ponhais nelas o coração." 

Realmente, como disse Jesus, difícil é entrarmos no Céu quando temos riqueza e poder em abundância. Deus conhece o coração do homem e sabe que a opressão e a rapina são consequência de quem tem o seu coração nas riquezas. O poder, seja económico, político ou religioso, conspira para corromper o homem. Quem tem muita riqueza e poder espera sempre conseguir que os seus desejos materiais se concretizem, tornando-se geralmente austero e ditador, considerando os seus semelhantes como inferiores a si mesmo e sem qualquer valor. 


"...o poder pertence a Deus. A ti também, Senhor, pertence a benignidade;" 

Deus é misericordioso e bom para conosco. Ele trabalha nas nossas vidas de um modo que muitas vezes não entendemos, mas sempre para o nosso bem. 
Grandes são os momentos de luta, de dificuldade, de aperto, de angústia... Mas em todos esses momentos, Deus está ao nosso lado, trabalhando em nós, moldando-nos, preparando-nos e equipando-nos para o Seu serviço. 
O Senhor Deus ensina-nos a ser agradecido por tudo o que Ele traz à nossa vida, tanto as coisas boas como as coisas más. Só Ele nos pode fazer entender que não somos ninguém sem a Sua presença em nós, que não somos dignos nem merecedores de nada senão pela Sua misericórdia e Graça sobre nós, nem somos ninguém para que questionemos o Seu agir, os Seus meios de operar, a Sua acção ou aparente inoperância, ou a razão pela qual Ele nos permite sofrer, atravessando desertos e vales profundos, mas onde sempre Ele vela por nós e, ainda que pareça estarmos sozinhos, sempre nos guarda e protege do verdadeiro mal. 


"...pois retribuis a cada um segundo a sua obra." 

Ficamos surpreendidos ao compreender que àqueles a quem Deus mais usa, ou irá usar, mais as suas vidas são trabalhadas. Como o ferro que é colocado por várias vezes na fornalha ardente e, depois de estar em brasa, é martelado até chegar à forma desejada, assim faz Deus conosco. 
Isto leva a que muitos, especialmente crentes, se escandalizem da vida dos que Deus quer usar, pois elas são bem diferentes da que os falsos mestres pregam. Longe de terem uma vida de facilidades e bênçãos materiais, eles vivem na total dependência do Senhor, zelam pela santidade e, como consequência disso, são rejeitados pela igreja de Láodiceia, morna, vazia de amor e sem temor ao Senhor. 
A retribuição de Deus aos Seus filhos, aos que O amam e obedecem ao Seu mandar, é muito mais excelente que benção material apenas, passando por uma comunhão intensa e constante com O Senhor e desfrutando da Sua presença real no coração, do Seu consolo e da Sua direcção explícita e de uma forma constante. 

Muitas vezes, a prosperidade material de muitos percutores dos ventos de doutrina não é benção de Deus sobre as suas vidas, nem é resultante da sua suposta maturidade ou excelência em detrimento dos outros, mas é o juízo que Deus lança sobre os que os seguem. Por não amar realmente a Deus, aqueles que apenas buscam bênçãos materiais, são levados a crer que estão bem e seguros seguindo os seus ídolos, mas o seu fim é a condenação eterna. 

Assim como Deus é soberano sobre tudo e todos, mesmo sobre o diabo e os seus anjos, também o é sobre os falsos mestres, usando-os para provar os corações dos que se dizem Seus filhos, mas vivem na carne, debaixo do jugo do pecado e não guardaram a salvação. 

Deus tem misericórdia de todos quantos se chegarem a Ele. 



Não esqueçamos que não fomos chamados para "prosperar" materialmente neste mundo, mas para servir a Deus e viver segundo a sua vontade.




Deus vos abençoe.

0 comentários:

Enviar um comentário

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...