.
.

terça-feira, 31 de janeiro de 2017

Vale a pena não seguir o caminho fácil

Muitas vezes somos tentados a seguir pelo caminho mais rápido para alcançar alívio da nossa situação no momento... 

Por experiência própria, Deus leva-nos perto do limite, testando o nosso coração dando-nos a escolher entre um atalho verdadeiramente errado, um outro com escape imediato - aparentemente certo aos nossos olhos, e algo penoso e difícil mas na Sua absoluta vontade. 




Há sempre um caminho mais fácil, uma solução mais rápida, uma via menos dolorosa. 
Sabemos que nem todos os caminhos fáceis são totalmente "errados", nem são diretamente contrários à Palavra de Deus... Mas isso não significa que sejam a Sua vontade para nós!

Sob represálias do inimigo, sofrendo grandemente pela nossa fidelidade para com Deus e, chegando quase ao ponto da indignação (como quando Jó questionava-se por sofrer sem saber a razão porquê), um caminho mais fácil para um rápido escape quase se torna apetecível... 

Mas precisamos confiar em Deus e não no nosso próprio coração. Não vamos depender das nossas capacidades mentais ou aptidões profissionais, mas buscar a face de Deus para que seja Ele a nos dirigir em toda a Sua vontade, e não sejamos enganados... 



Se o principal desejo do povo, não for servir o nosso Senhor de todo o coração, mas servir-se d'Ele, é o próprio Deus Quem envia o espírito do engano sobre a congregação, pois esta honra-O com os seus lábios, mas rejeita-O, negando-O com o seu coração, com as suas escolhas e acções diárias. 
E esta é a razão pela qual Deus tem permitido que, através dos tempos, a Sua igreja seja atacada por tantos falsos mestres, beba de fontes estagnadas, seja assolada por ventos contínuos de falsas doutrinas e seduzida por "manifestações" absurdas de espíritos imundos. 

"...Saul tinha Davi em suspeita. E aconteceu no outro dia, que o mau espírito da parte de Deus se apoderou de Saul, e profetizava no meio da casa; e Davi tocava a harpa com a sua mão, como nos outros dias; Saul, porém, tinha na mão uma lança. E Saul atirou com a lança, dizendo: Encravarei a Davi na parede. Porém Davi se desviou dele por duas vezes. E temia Saul a Davi, porque o Senhor era com ele e se tinha retirado de Saul." 
1 Samuel 18:9-12 

"E disse o Senhor: Quem induzirá Acabe, para que suba, e caia em Ramote de Gileade? E um dizia desta maneira e outro de outra. Então saiu um espírito, e se apresentou diante do Senhor, e disse: Eu o induzirei. E o Senhor lhe disse: Com quê? E disse ele: Eu sairei, e serei um espírito de mentira na boca de todos os seus profetas. E ele disse: Tu o induzirás, e ainda prevalecerás; sai e faze assim. Agora, pois, eis que o Senhor pôs o espírito de mentira na boca de todos estes teus profetas, e o Senhor falou o mal contra ti." 
1 Reis 22:20-23 

"E, como Janes e Jambres resistiram a Moisés, assim também estes resistem à verdade, sendo homens corruptos de entendimento e réprobos quanto à fé. Não irão, porém, avante; porque a todos será manifesto o seu desvario, como também o foi o daqueles. Tu, porém, tens seguido a minha doutrina, modo de viver, intenção, fé, longanimidade, amor, paciência, Perseguições e aflições tais quais me aconteceram em Antioquia, em Icônico, e em Listra; quantas perseguições sofri, e o Senhor de todas me livrou; E também todos os que piamente querem viver em Cristo Jesus padecerão perseguições. Mas os homens maus e enganadores irão de mal para pior, enganando e sendo enganados." 
2 Timóteo 3:8-13 




- Quando a busca de "experiências espirituais" é o que nos move, estas são elevadas e exaltadas acima de tudo o resto na nossa vida, passando O Senhor da Palavra para segundo plano... 
Temos disto o exemplo flagrante do "mover do espírito" que surgiu em Toronto, na América em 1994 e que ainda hoje, infelizmente, permanece em muitas congregações "neo-pentecostais". Este conhecido "modismo" de cair "no espírito" foi, e ainda é, responsável pela destruição de igrejas, pois permite a entrada de demónios entre a congregação. São eles que estando por trás destas "manifestações" incitam os membros à dissensão e desunião e, se Deus não encontrar intercessores para que possa intervir, leva à divisão do povo, o que infelizmente aconteceu na sede e congregações da igreja da minha área, na altura da minha infância... 

"Amados,
não creiais a todo o espírito, mas provai se os espíritos são de Deus, porque já muitos falsos profetas se têm levantado no mundo." 

1 João 4:1 

"E busquei dentre eles um homem que estivesse tapando o muro, e estivesse na brecha perante mim por esta terra, para que eu não a destruísse; porém a ninguém achei. Por isso eu derramei sobre eles a minha indignação; com o fogo do meu furor os consumi; fiz que o seu caminho recaísse sobre a sua cabeça, diz o Senhor DEUS." 
Ezequiel 22:30-31 


- Quando o desfrutar dos "prazeres da vida" são o principal desejo do coração do crente, Deus não está em primeiro lugar, logo não buscamos agradar ao Senhor acima de tudo, e esquecemos a santificação, sem a qual ninguém O verá... 
Nunca tanto, como nos dias de hoje, houve tantos que se levantam pregando caminhos mais fáceis, supostos evangelhos de "amor" onde o homem é a "estrela" e uma "graça" mística permite crentes que são escravos do pecado. Estes pregam um diferente "Jesus". Afirmam que uma vez feita uma "oração", salvos estamos para sempre. Ensinam ser lícito misturar o santo com o profano, negando a necessidade da santidade da igreja. Defendem o mundanismo na congregação como sendo o modo de "atrair o mundo" à igreja. Seguir estes falsos mestres, bebendo destas águas misturadas, leva à total extinção da intercessão, à frieza espiritual e à passividade do povo de Deus em relação aos pecadores (uma vez que acreditam que Deus salvará a todos de qualquer modo), procurando não a face de Deus, mas o seu próprio conforto... 

"Mas, se sois guiados pelo Espírito, não estais debaixo da lei. Porque as obras da carne são manifestas, as quais são: adultério, fornicação, impureza, lascívia, Idolatria, feitiçaria, inimizades, porfias, emulações, iras, pelejas, dissensões, heresias, Invejas, homicídios, bebedices, glutonarias, e coisas semelhantes a estas, acerca das quais vos declaro, como já antes vos disse, que os que cometem tais coisas não herdarão o reino de Deus."
"Mas o fruto do Espírito é: amor, gozo, paz, longanimidade, benignidade, bondade, fé, mansidão, temperança. Contra estas coisas não há lei. 
E os que são de Cristo crucificaram a carne com as suas paixões e concupiscências." 

Gálatas 5:18-24

"Antes digo que as coisas que os gentios sacrificam, as sacrificam aos demónios, e não a Deus. E não quero que sejais participantes com os demónios. Não podeis beber o cálice do Senhor e o cálice dos demónios; não podeis ser participantes da mesa do Senhor e da mesa dos demónios. Ou irritaremos o Senhor? Somos nós mais fortes do que ele? Todas as coisas me são lícitas, mas nem todas as coisas convêm; todas as coisas me são lícitas, mas nem todas as coisas edificam." 
1 Coríntios 10:20-23 


- Quando as riquezas, as bênçãos materiais, a nossa posição e os bens terrenos, são o principal objectivo vida do cristão, a real causa de "seguirmos" a Deus, Ele não é realmente o Senhor das nossa vidas e não está verdadeiramente entronado no nosso coração. Em vez de O adorarmos por Quem Ele é, e O servirmos em sinceridade, de todo o nosso coração, apenas amamos os benefícios que exigimos que Ele nos traga, seguindo o nosso próprio desejo ímpio e servindo o "deus do ventre", o nosso próprio ego... 

"Se vivemos em Espírito, andemos também em Espírito. Não sejamos cobiçosos de vanglórias, irritando-nos uns aos outros, invejando-nos uns aos outros." 
Gálatas 5:25-26 



"Aquele que tem os meus mandamentos e os guarda, esse é o que me ama; e aquele que me ama será amado de meu Pai, e eu o amarei, e me manifestarei a ele." 
João 14:21 





Oremos para que Deus se revele pela Sua Palavra aos que se chamam pelo Seu nome, mas estão longe da Sua vontade, para que possam entender que: 


. prosperidade material não é o bem supremo da vida do crente e, certamente, não pode ser o alvo final da nossa vida. Aquele que é dono de tudo, deixou a Sua glória, fez-se homem e, em obediência ao Pai, por amor a nós, sofreu, padeceu e morreu em nosso lugar! Mas ressuscitou para nos dar a vida eterna com Ele no Céu! 
Como podemos nós colocar o nosso bem estar acima do próprio Deus? Mais importante é seguí-l'O, apesar das muitas lutas e dificuldades, mas estar sempre com Ele!  

O diabo tentou Jesus com o desejo humano de ter controlo sobre o material, de não querer subjugar-se e esperar em Deus, de querer tudo já, aqui e agora. O caminho mais fácil para Jesus seria não sofrer com o jejum e comer imediatamente... 

"E quarenta dias foi tentado pelo diabo, e naqueles dias não comeu coisa alguma; e, terminados eles, teve fome. E disse-lhe o diabo: Se tu és o Filho de Deus, dize a esta pedra que se transforme em pão. E Jesus lhe respondeu, dizendo: Está escrito que nem só de pão viverá o homem, mas de toda a palavra de Deus." 
Lucas 4:2-4 


. A vida cristã não deve confundir-se com a do mundo pagão e ateu. Não podemos desejar beber das mesmas fontes de falsa "alegria" que o mundo bebe, nem podemos seguir a sua forma de pensar ou de agir. A nossa vida, o nosso agir, falar e decidir deverão sempre refletir Jesus em nós, para que o mundo veja, não mais o mundo, mas o próprio Deus em nós! O nosso desejo não é poder e glória para nós mesmos, senão para o nosso grandioso Senhor e Salvador Jesus! 
O nosso exemplo em tudo é, e sempre será, o nosso Senhor Jesus! A Ele servimos, adoramos, seguimos e imitamos. 

O diabo tentou Jesus pelo desejo humano de ser popular, de ser uma "estrela" e controlar a sua própria vida, de decidir o seu próprio caminho. O caminho mais fácil seria dar um espetáculo, "fabricando" um milagre tremendo para que imediatamente uma legião de seguidores se formasse ao Seu redor. Mas obedecer ao inimigo, ainda que seja em algo aparentemente bom, implica ir contra a vontade de Deus para a nossa vida...

"E o diabo, levando-o a um alto monte, mostrou-lhe num momento de tempo todos os reinos do mundo. E disse-lhe o diabo: Dar-te-ei a ti todo este poder e a sua glória; porque a mim me foi entregue, e dou-o a quem quero. Portanto, se tu me adorares, tudo será teu. E Jesus, respondendo, disse-lheVai-te para trás de mim, Satanás; porque está escrito: Adorarás o Senhor teu Deus, e só a ele servirás." 
Lucas 4:5-8  


. Mais importante que ter experiências, é conhecer a Palavra de Deus e cumprir os Seus mandamentos! Mas mais importa mais conhecer o Deus da Palavra que ter conhecimentos bíblicos (ainda que muitos). Seguir modismos, imitar homens (líderes de movimentos), usar estratégias humanas, técnicas ou habilidades para cativar o mundo, é não confiar na direção do nosso Senhor e Mestre. Da mesma forma, não discernir as experiências que ignoram ou transcendem a Palavra de Deus é rejeitar ao próprio Deus

O diabo tentou Jesus pelo desejo humano de ele mesmo controlar as circunstâncias, de não depender nem se sujeitar a Deus, tornando-se ele mesmo, o seu próprio "deus". 

"Levou-o também a Jerusalém, e pô-lo sobre o pináculo do templo, e disse-lhe: Se tu és o Filho de Deus, lança-te daqui abaixoPorque está escrito: Mandará aos seus anjos, acerca de ti, que te guardem, E que te sustenham nas mãos, Para que nunca tropeces com o teu pé em alguma pedra. E Jesus, respondendo, disse-lheDito está: Não tentarás ao Senhor teu Deus." 
Lucas 4:9-12





Este espírito enganador que eleva o amor pelas riquezas, pelos prazeres da carne e pelo nosso próprio ego, é um espírito de rebelião contra o próprio criador. A rebeldia contra Deus é igual ao pecado de feitiçaria. Possamos nós estar bem firmados na Rocha que é Jesus para que não caiamos no erro. 

"Aquele, pois, que cuida estar em pé, olhe não caia. Não veio sobre vós tentação, senão humana; mas fiel é Deus, que não vos deixará tentar acima do que podeis, antes com a tentação dará também o escape, para que a possais suportar." 
1 Coríntios 10:12-13 



A igreja, corpo dos salvos do Senhor, está sob constante ataque das forças das trevas, mas Deus tem a Sua mão poderosa protegendo os Seus!
Muitos são os enviados por satanás para se infiltrarem entre o trigo, abrindo caminho com lisonja e falsa modéstia até junto da liderança, para tentar levar as congregações ao engano, tornando-as mornas diante do Senhor e mortas pelo espírito de rebelião contra Deus. 

"Conheço as tuas obras, que nem és frio nem quente; quem dera foras frio ou quente! Assim, porque és morno, e não és frio nem quente, vomitar-te-ei da minha boca. Como dizes: Rico sou, e estou enriquecido, e de nada tenho falta; e não sabes que és um desgraçado, e miserável, e pobre, e cego, e nu; Aconselho-te que de mim compres ouro provado no fogo, para que te enriqueças; e roupas brancas, para que te vistas, e não apareça a vergonha da tua nudez; e que unjas os teus olhos com colírio, para que vejas. Eu repreendo e castigo a todos quantos amo; sê pois zeloso, e arrepende-te.
Eis que estou à porta, e bato; se alguém ouvir a minha voz, e abrir a porta, entrarei em sua casa, e com ele cearei, e ele comigo." 

Apocalipse 3:15-20 

"Se me amais, guardai os meus mandamentos." 
João 14:15

"Não ameis o mundo, nem o que no mundo há. Se alguém ama o mundo, o amor do Pai não está nele." 
1 João 2:15

"Adúlteros e adúlteras, não sabeis vós que a amizade do mundo é inimizade contra Deus? Portanto, qualquer que quiser ser amigo do mundo constitui-se inimigo de Deus." 
Tiago 4:4 

"Ensinando-os a guardar todas as coisas que eu vos tenho mandado; e eis que eu estou convosco todos os dias, até a consumação dos séculos. Amém." 
Mateus 28:20 



Oremos para que os nossos líderes não procurem o caminho mais fácil para tentar conseguir encher a congregação. Possam os seus olhos espirituais ser abertos pelo Santo Espírito de Deus, para que vejam além da prosperidade material, experiências "espirituais e conhecimentos dos que lhes são influências. Que Deus faça luz sobre a Sua Palavra aos seus corações para que os enviados do inimigo sejam desmascarados, as correntes que têm colocado sobre muitos corações sejam quebradas, e todos os impedimentos que têm levantado entre os santos, para impedir o mover de Deus, sejam totalmente destruídos, em nome de Jesus!

"E, havendo atravessado a ilha até Pafos, acharam um certo judeu mágico, falso profeta, chamado Barjesus, O qual estava com o procônsul Sérgio Paulo, homem prudente. Este, chamando a si Barnabé e Saulo, procurava muito ouvir a palavra de Deus. Mas resistia-lhes Elimas, o encantador (porque assim se interpreta o seu nome), procurando apartar da fé o procônsul. Todavia Saulo, que também se chama Paulo, cheio do Espírito Santo, e fixando os olhos nele, Disse: Ó filho do diabo, cheio de todo o engano e de toda a malícia, inimigo de toda a justiça, não cessarás de perturbar os retos caminhos do Senhor?" 
Atos 13:6-10 




Não vamos escolher o caminho mais fácil!
O caminho largo leva à perdição. O caminho para o Céu é apertado e a cruz que precisamos carregar é pesada. Mas é o peso da cruz que nos faz ser gratos pelo sacrifício de Jesus por nós, e também que nos leva até Ele em todos os momentos, tanto nos agradáveis quanto nos mais difíceis.
Caminhando pelo caminho estreito, carregando a nossa cruz, alimentando-nos da pura e santa Palavra de Deus, perdemos o apetite pelo que o mundo tem para oferecer e, desta forma, poderemos entrar pela porta estreita que é Jesus.

"Ele te declarou, ó homem, o que é bom; e que é o que o Senhor requer de ti, senão que pratiques a justiça, e ames a benevolência, e andes humildemente com o teu Deus?" 
Miquéias 6:8 

"Um novo mandamento vos dou: Que vos ameis uns aos outros; como eu vos amei a vós, que também vós uns aos outros vos ameis. Nisto todos conhecerão que sois meus discípulos, se vos amardes uns aos outros." 
João 13:34-35 

"Porventura não é este o jejum que escolhi, que soltes as ligaduras da impiedade, que desfaças as ataduras do jugo e que deixes livres os oprimidos, e despedaces todo o jugo? Porventura não é também que repartas o teu pão com o faminto, e recolhas em casa os pobres abandonados; e, quando vires o nu, o cubras, e não te escondas da tua carneEntão romperá a tua luz como a alva, e a tua cura apressadamente brotará, e a tua justiça irá adiante de ti, e a glória do Senhor será a tua retaguardaEntão clamarás, e o Senhor te responderá; gritarás, e ele dirá: Eis-me aqui. Se tirares do meio de ti o jugo, o estender do dedo, e o falar iniquamente; E se abrires a tua alma ao faminto, e fartares a alma aflita; então a tua luz nascerá nas trevas, e a tua escuridão será como o meio-dia. E o Senhor te guiará continuamente, e fartará a tua alma em lugares áridos, e fortificará os teus ossos; e serás como um jardim regado, e como um manancial, cujas águas nunca faltam. E os que de ti procederem edificarão as antigas ruínas; e levantarás os fundamentos de geração em geração; e chamar-te-ão reparador das roturas, e restaurador de veredas para morar." 
Isaías 58:6-12 







Deus vos abençoe.

0 comentários:

Enviar um comentário

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...