.
.

sábado, 14 de janeiro de 2017

Usar redes rotas ou pagar o preço

"Pelo que Deus me enviou adiante de vós, para conservar vossa sucessão na terra, e para guardar-vos em vida por um grande livramento. Assim não fostes vós que me enviastes para cá, senão Deus, que me tem posto por pai de Faraó, e por senhor de toda a sua casa, e como regente em toda a terra do Egito." 
Gênesis 45:7-8 


No momento em que José revelou-se aos seus irmãos, ele declara-lhes entender que fora o propósito de Deus que ele fosse enviado para o Egipto, percorrendo todas as diferentes etapas necessárias para que Ele o pudesse usar para salvar, não só aqueles que o perseguiram e maltrataram por ciúmes - os seus irmãos, mas assim como ao Egipto e a todos os povos que viviam naquela enorme região em redor daquele país.


José era o filho especial, filho da mulher amada do seu pai, instruído nas letras desde pequeno, preparado para um futuro mais elevado. Mas quis Deus que ele fosse extirpado do seu lar, do conforto e proteção que o seu pai lhe dava, das mordomias e privilégios que recebia, para ser vendido como escravo.
José foi enviado para o deserto para que Deus trabalhasse na sua vida e o preparasse para os desígnios que tinha para a sua vida.


Falando acerca da minha experiência pessoal, como adulto da geração dos anos 70, numa altura em que, em Portugal, os computadores eram uma espécie de ficção científica e a internet ainda não existia, longe estávamos da possibilidade de que, décadas depois, surgissem os telemóveis inteligentes e as famosas redes sociais.

Hoje temos ao nosso alcance recursos que nunca antes imaginámos. Foi em 2007 que senti, da parte de Deus, o impulso em começar um canal do youtube, e mais tarde este blog em 2010, com a intenção de partilhar a Palavra de Deus e despertar a igreja adormecida.

Mas o advento das redes sociais como o facebook mudaram a forma como as pessoas, especialmente os mais jovens, se relacionam.

Não sendo defensor, nem actual utilizador, procurei saber como foram concebidas as redes sociais e qual o verdadeiro intento por trás de algo que é gratuito e, aparentemente, muito útil e com tão um grande alcance.
Encontrei então, um video no conhecido canal do youtube TED-Talk, em que o Dr. Cal Newport, cientista informático, com grande conhecimento de causa, deu uma palestra acerca das razões pela qual não usa nenhuma rede social e defende o não uso das mesmas (https://youtu.be/3E7hkPZ-HTk). 
Nesse video, o orador desmonta o que aparentemente é algo inofensivo e mostra-nos que estas redes foram criadas com o único objectivo de serem viciantes, para nos manter ligado dia e noite. Não admira que os seus fundadores sejam os homens mais ricos do mundo pois têm em suas mãos as preciosas informações das vidas de todo um mundo de utilizadores, que vendem a peso de ouro.

Este novo vício não difere dos demais e tem como consequência o isolamento, o sentimento de inadequação, o desperdício do nosso precioso tempo, o aumento dos níveis de ansiedade, a depressão e chega até a fomentar várias desordens mentais. 


A triste realidade é que muitos cristãos estão perdendo o seu tempo "lançando" estas redes rotas, com postagens tolas e infantis que para nada aproveitam, perdendo a oportunidade de lançar a verdadeira rede da salvação aos que os rodeiam.

Mas Deus está falando ao coração do Seu povo...
Deixemos tudo o que nos rouba o tempo e a nossa atenção e voltemos ao deserto, apenas com a Palavra de Deus.
Deus levou João Batista ao deserto, onde se fez homem, crescendo longe de todas as comodidades de uma vida comum e, segundo Jesus, ele foi o maior homem nascido de mulher que já andou sobre a terra.

"E, naqueles dias, apareceu João o Batista pregando no deserto da Judéia, E dizendo: Arrependei-vos, porque é chegado o reino dos céus. Porque este é o anunciado pelo profeta Isaías, que disse:Voz do que clama no deserto:Preparai o caminho do Senhor,Endireitai as suas veredas. E este João tinha as suas vestes de pelos de camelo, e um cinto de couro em torno de seus lombos; e alimentava-se de gafanhotos e de mel silvestre." 
Mateus 3:1-4 


João Batista não se vendeu a nenhum ideal, a nenhum partido religioso, ramo teológico ou a quaisquer "patrocínios". Não havia ninguém a quem ele precisasse agradar senão ao próprio Deus. Por essa razão, ele não temia os homens e foi assim, alguém completamente usado nas Suas gloriosas mãos.

"Então ia ter com ele Jerusalém, e toda a Judéia, e toda a província adjacente ao Jordão; E eram por ele batizados no rio Jordão, confessando os seus pecados." 
Mateus 3:5-6 


Para Deus, um homem com aspeto selvagem vestido de peles de animais, que se alimentava de insectos e que tinha um discurso duro foi o maior homem que Ele já chamou e usou.

"E, vendo ele muitos dos fariseus e dos saduceus, que vinham ao seu batismo, dizia-lhes: Raça de víboras, quem vos ensinou a fugir da ira futura? Produzi, pois, frutos dignos de arrependimento; E não presumais, de vós mesmos, dizendo: Temos por pai a Abraão; porque eu vos digo que, mesmo destas pedras, Deus pode suscitar filhos a Abraão. E também agora está posto o machado à raiz das árvores; toda a árvore, pois, que não produz bom fruto, é cortada e lançada no fogo." 
Mateus 3:7-10 



Há um remanescente verdadeiramente fiel a Deus em cada congregação. Aqueles que estão dispostos a enfrentarem o descrédito, a afronta, a perseguição e a luta espiritual constante, por amor a Deus. Aqueles que não procuram ser conhecidos, que não desejam fama ou protagonismo, mas que anseiam pelo mover do espírito de Deus entre o povo e pelo despertar dos que se chamam pelo Seu nome, mas que ainda dormem...

Possamos todos nós fazer parte desse remanescente fiel!






Deus vos abençoe.

0 comentários:

Enviar um comentário

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...