.
.

segunda-feira, 16 de janeiro de 2017

A sós com Deus, Ele nos prepara

É a sós com Deus que Ele nos prepara para o Seu querer.

O tempo que passamos aos Seus pés em oração são os momentos mais altos do nosso dia. Derramando todo o nosso coração, entre louvor e exaltação ao Seu nome, entre clamor e choro pelo Seu povo, dando graças por Quem Ele é, e pelos Seus feitos, recebemos conforto e ânimo para continuarmos confiando, esperando e enfrentando mais um dia. 

Deus, que vê o nosso interior, conhece o nosso coração. A oração sincera de um coração humilde e contrito fala mais alto a Deus que os lábios que proferem discursos complexos, cheios de palavras elaboradas! 

Quanto mais investirmos na oração a sós com Deus, pagando o preço da intercessão, mais o inimigo se irritará contra nós. As tentações virão mais fortes, mas estando nas mãos de Deus, o inimigo poderá apenas levantar pessoas contra nós, mas não nos poderá destruir. 


Deus levanta servos para Si de modos totalmente diferentes, chamando-os dentre as pessoas que menos se destacam, vindas dos lugares mais improváveis, ou mesmos transformando os de temperamento mais difícil ou rebelde:

- Moisés cresceu entre toda a idolatria do Egipto. 
- Gideão era um homem tímido e com baixa auto-estima. 
- José era um filho mimado pelo seu pai. 
- Davi era um simples jovem pastor de ovelhas. 
- Elias era de uma terrinha remota e desconhecida chamada Tisbe. 
- Eliseu era um simples agricultor. 
- Mateus era um dos odiados cobradores de impostos. 
- Pedro era um pescador de feitio forte e rude. 
- Paulo era um terrível inimigo da igreja. 

Deus chamou Paulo, enquanto Saulo, inimigo de Deus, zeloso perseguidor da igreja. Mas todos nós, enquanto estivemos longe d'Ele também o fomos. Mas Jesus morreu por todos nós, quando ainda éramos Seus inimigos. 

Da mesma forma que é Deus quem chama a quem quer e da forma que quiser, para a Sua obra, também é Ele Quem derrama o aviamento sobre o Seu povo, O Espírito Santo em poder para nos avivar e usar, mas quando assim o decidir e, do modo que o desejar. É nossa obrigação buscar A Deus e mantermo-nos preparados.

O avivamento não é uma campanha evangelística, não é um culto carismático, nem mesmo estratégias e esforço humano. A nós cabe-nos buscar a presença de Deus na nossa vida e Deus se manifestará no nosso meio. A Presença do Espírito Santo no meio do Seu povo não passa despercebido...

Do mesmo modo, se Deus não estiver presente entre nós, de nada aproveita o nosso muito esforço as muitas actividades e estratégias várias para conquistar e fixar aderentes. 
Vejamos os nossos irmãos na igreja primitiva  que, sob perseguição e constante ameaça de morte, nem as frias rochas das catacumbas romanas acalmavam os seus corações incendiados pelo fogo do Espírito Santo. E na convicção da fé e poder de Deus eles enfrentavam tortura até à morte, com ousadia, suportando tudo com alegria, por amor ao nosso grandioso Deus. 



O pensamento humanista mudou terrivelmente a nossa percepção de nós mesmos, enquanto ser humano. Longe vão os tempos em que os cristãos viviam inteiramente em função da vida eterna.
A melhoria das nossas condições de vida, os sistemas políticos democráticos, sendo coisas boas, levaram o homem "natural" a achar-se auto-suficiente e capaz por si mesmo, não procurando tão facilmente por Deus. 

Mas Deus permanece o mesmo. Ele é ainda o mesmo dos antigos tempos. Ainda é o mesmo da antiga aliança, pois não muda, permanece para sempre. Mas com a nova aliança, o preço dos nossos pecados já foi pago por Jesus e a ira de Deus Pai foi aplacada.
Deus, que é Misericordioso e Bom, continua sendo Fiel à Sua Palavra, e Justo. Continua sendo longânimo para connosco, mas não contenderá para sempre para com o homem. 

Enquanto não virarmos costas ao que alimenta o nosso ego e reconhecermos a nossa pobreza, fragilidade e fraqueza, diante do grandioso Deus, não poderemos ser cheios do Seu Espírito que enriquece a nossa alma, faz-nos enfrentar as tempestades e fortalece-nos no Seu Poder sem fim! 



Algumas afirmações de pregadores contemporâneos de "sucesso" não poderiam estar mais longe da Verdade bíblica: 

- "Fomos feitos para reinar..." 
Reinar, mas com Deus, lá no Céu. Quantos morreram em Cristo e foram escravos durante toda a sua vida aqui

"Bem-aventurados os pobres de espírito, porque deles é o reino dos céus;
Mateus 5:3 


- "Deus quer curar a todos..." 
Alguns servos de Deus foram acometidos de vários problemas de saúde que permaneceram com eles, apesar de serem homens cheios do poder do Espírito Santo. 

"Não bebas mais água só, mas usa de um pouco de vinho, por causa do teu estômago e das tuas frequentes enfermidades." 
1 Timóteo 5:23 

"Erasto ficou em Corinto, e deixei Trófimo doente em Mileto." 
2 Timóteo 4:20 


- "Um filho de Deus tem que ser próspero financeiramente..." 
Deus promete dar-nos o suficiente, mas nunca prometeu dar grande riqueza material à sua igreja. 

"E aconteceu que o mendigo morreu, e foi levado pelos anjos para o seio de Abraão; e morreu também o rico, e foi sepultado. E no inferno, ergueu os olhos, estando em tormentos, e viu ao longe Abraão, e Lázaro no seu seio." 
Lucas 16:22-23 


"Então Jesus, olhando em redor, disse aos seus discípulos: Quão dificilmente entrarão no reino de Deus os que têm riquezas! E os discípulos se admiraram destas suas palavras; mas Jesus, tornando a falar, disse-lhes: Filhos, quão difícil é, para os que confiam nas riquezas, entrar no reino de Deus! É mais fácil passar um camelo pelo fundo de uma agulha, do que entrar um rico no reino de Deus." 
Marcos 10:23-25 



- "Tudo o que pedirmos a Deus, Ele dará..." 
Tudo aquilo que perseverando pedirmos em oração Ele nos dará, desde que seja de acordo com a Sua Palavra e para o nosso real bem. 

"E os discípulos, vendo isto, maravilharam-se, dizendo: Como secou imediatamente a figueira? Jesus, porém, respondendo, disse-lhes: Em verdade vos digo que, se tiverdes fé e não duvidardes, não só fareis o que foi feito à figueira, mas até se a este monte disserdes: Ergue-te, e precipita-te no mar, assim será feito; E, tudo o que pedirdes em oração, crendo, o recebereis." 
Mateus 21:20-22 


"Abomináveis são para o Senhor os pensamentos do mau, mas as palavras dos puros são aprazíveis." 
"O Senhor está longe dos ímpios, mas a oração dos justos escutará." 

Provérbios 15:26/29 



- "Quem sofre está em falta para com o reino..." 
A culpa dos problemas, das doenças, das dificuldades nem sempre está no nosso pecado, mas é a forma de Deus ser glorificado na nossa vida. 

"E os seus discípulos lhe perguntaram, dizendo: Rabi, quem pecou, este ou seus pais, para que nascesse cego? Jesus respondeu: Nem ele pecou nem seus pais; mas foi assim para que se manifestem nele as obras de Deus." 
João 9:2-3 


Vamos esquecer aquilo que o homem "natural" dá mais valor: as riquezas materiais, as posições de destaque, a sabedoria humana, os círculos de influências, as aparências, as capacidades humanas... 
...e vamos voltar a dar a maior importância ao tempo que estamos a sós com Deus, aos Seus pés, derramando o nosso coração, louvando e engrandecendo o nosso Salvador, intercedendo pelos nossos pastores e líderes, batalhando contra as investidas do inimigo e, recebendo a força, a paz e a alegria do Senhor!
E é Ele Quem nos faz atravessar o vale da sombra da morte sem temer mal algum, pois sabemos que Deus é o nosso Pai e confiamos plenamente na Sua Palavra, tendo a absoluta certeza de que Ele nos fará ultrapassar as adversidades, pois Jesus já as venceu por nós!!!


O temor e respeito ao Todo-poderoso Deus é necessário para que possamos dar o devido valor à maravilhosa Graça deste grandioso Deus de amor!!

"E disse-lhes Pedro: Arrependei-vos, e cada um de vós seja baptizado em nome de Jesus Cristo, para perdão dos pecados; e recebereis o dom do Espírito Santo; Porque a promessa vos diz respeito a vós, a vossos filhos, e a todos os que estão longe, a tantos quantos Deus nosso Senhor chamar. E com muitas outras palavras isto testificava, e os exortava, dizendo: Salvai-vos desta geração perversa. De sorte que foram baptizados os que de bom grado receberam a sua palavra; e naquele dia agregaram-se quase três mil almas, E perseveravam na doutrina dos apóstolos, e na comunhão, e no partir do pão, e nas orações. E em toda a alma havia temor, e muitas maravilhas e sinais se faziam pelos apóstolos. E todos os que criam estavam juntos, e tinham tudo em comum. E vendiam suas propriedades e bens, e repartiam com todos, segundo cada um havia de mister. E, perseverando unânimes todos os dias no templo, e partindo o pão em casa, comiam juntos com alegria e singeleza de coração, Louvando a Deus, e caindo na graça de todo o povo. E todos os dias acrescentava o Senhor à igreja aqueles que se haviam de salvar." 
Atos 2:38-47


Deus já nos fez vencer o inimigo e todas as suas flechas inflamadas contra a igreja do Senhor. Mas não vamos ser ingénuos - provando as águas e discernindo pela Palavra de Deus, o que é verdadeiramente d'Ele e o que é do mundo.

"Amados, não creiais a todo o espírito, mas provai se os espíritos são de Deus, porque já muitos falsos profetas se têm levantado no mundo. Nisto conhecereis o Espírito de Deus: Todo o espírito que confessa que Jesus Cristo veio em carne é de Deus; E todo o espírito que não confessa que Jesus Cristo veio em carne não é de Deus; mas este é o espírito do anticristo, do qual já ouvistes que há de vir, e eis que já agora está no mundo. Filhinhos, sois de Deus, e já os tendes vencido; porque maior é o que está em vós do que o que está no mundo. Do mundo são, por isso falam do mundo, e o mundo os ouve. Nós somos de Deus; aquele que conhece a Deus ouve-nos; aquele que não é de Deus não nos ouve. Nisto conhecemos nós o espírito da verdade e o espírito do erro. Amados, amemo-nos uns aos outros; porque o amor é de Deus; e qualquer que ama é nascido de Deus e conhece a Deus."
1João 4:1-7


Já não tememos a condenação, uma vez que sabemos Quem nos amou primeiro. E é nossa obrigação amar também aos nossos irmãos. Ele já não nos vê como Seus servos apenas, mas como amigos...

"No amor não há temor, antes o perfeito amor lança fora o temor; porque o temor tem consigo a pena, e o que teme não é perfeito em amor. Nós o amamos a ele porque ele nos amou primeiro. Se alguém diz: Eu amo a Deus, e odeia a seu irmão, é mentiroso. Pois quem não ama a seu irmão, ao qual viu, como pode amar a Deus, a quem não viu?E dele temos este mandamento: que quem ama a Deus, ame também a seu irmão."
Nós o amamos a ele porque ele nos amou primeiro.
Se alguém diz: Eu amo a Deus, e odeia a seu irmão, é mentiroso. Pois quem não ama a seu irmão, ao qual viu, como pode amar a Deus, a quem não viu?
E dele temos este mandamento: que quem ama a Deus, ame também a seu irmão.
1 João 4:19-21
1João 4:18-21


No entanto, o temor do Senhor, o respeito por Quem Ele é, a consciência de que Ele é Santo, Grande e Omnipotente, é ainda o princípio da sabedoria. O temor do Senhor faz-nos afastar do mal, não por medo das consequências, mas por respeito e amor ao nosso bendito Salvador! E Deus honrará o coração de um povo contrito e humilde que ama e respeita ao Seu Senhor!!






Deus vos abençoe.

0 comentários:

Enviar um comentário

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...