.
.

quarta-feira, 11 de janeiro de 2017

A verdadeira igreja de Cristo

Jesus fundou a Igreja para que sejamos a Sua voz e a Sua mão na terra.
Deus salvou-nos e fez-nos parte do corpo dos Seus salvos, daqueles que foram lavados e regenerados pelo Seu sangue purificador derramado na cruz do Calvário, por amor ao Seu nome e à Sua criação, por imerecida misericórdia.

Ora, vós sois o corpo de Cristo, e seus membros em particular.
E a uns pôs Deus na igreja, primeiramente apóstolos, em segundo lugar profetas, em terceiro doutores, depois milagres, depois dons de curar, socorros, governos, variedades de línguas.
1 Coríntios 12:27,28
"Ora, vós sois o corpo de Cristo, e seus membros em particular. E a uns pôs Deus na igreja, primeiramente apóstolos, em segundo lugar profetas, em terceiro doutores, depois milagres, depois dons de curar, socorros, governos, variedades de línguas."
1 Coríntios 12:27-28
Ora, vós sois o corpo de Cristo, e seus membros em particular.
E a uns pôs Deus na igreja, primeiramente apóstolos, em segundo lugar profetas, em terceiro doutores, depois milagres, depois dons de curar, socorros, governos, variedades de línguas.
1 Coríntios 12:27,28


Deus deu-nos o poder de sermos sal e luz do mundo. E, assim foi, para que possamos atrair os perdidos à salvação ao exercer o puro amor de Deus uns para com os outros e ao conservarmos a pureza e a Verdade da Sua Palavra, viva num mundo que está moribundo e em trevas. 

Vós sois a luz do mundo; não se pode esconder uma cidade edificada sobre um monte;
Nem se acende a candeia e se coloca debaixo do alqueire, mas no velador, e dá luz a todos que estão na casa.
Assim resplandeça a vossa luz diante dos homens, para que vejam as vossas boas obras e glorifiquem a vosso Pai, que está nos céus.
Mateus 5:14-16
"Vós sois a luz do mundo; não se pode esconder uma cidade edificada sobre um monte;"
Mateus 5:14



Mas o grande poder acarreta também uma grande responsabilidade...


- Uma congregação que não convença o mundo da existência de Deus pelo amor que existe entre os seus membros, não é certamente, na sua totalidade, verdadeiramente Igreja de Deus. 

"Assim resplandeça a vossa luz diante dos homens, para que vejam as vossas boas obras e glorifiquem a vosso Pai, que está nos céus."
Mateus 5:16 

"Vós sois o sal da terra;"
Mateus 5:13(a)

- Uma congregação cujos membros não anunciam aos perdidos a Salvação, é porque não crê verdadeiramente no Poder de Deus.

"E, indo, pregai, dizendo: É chegado o reino dos céus. Curai os enfermos, limpai os leprosos, ressuscitai os mortos, expulsai os demónios; de graça recebestes, de graça dai."
Mateus 10:7-8

- Uma congregação cujos membros não mostram ser diferentes do mundo, nem exercem amor e integridade onde habitam e trabalham, não convence o mundo da presença de Deus nela.

"...se o sal for insípido, com que se há de salgar? Para nada mais presta senão para se lançar fora, e ser pisado pelos homens." 
Mateus 5:13

"Eu, porém, vos digo que não resistais ao mau; mas, se qualquer te bater na face direita, oferece-lhe também a outra;"
Mateus 5:39 

- Uma congregação que não seja um lugar de refúgio para os perdidos e para os sem esperança, mostra não ter O amor de Deus, nem a Salvação para ofertar.

"Jesus, porém, ouvindo, disse-lhes: Não necessitam de médico os sãos, mas, sim, os doentes. Ide, porém, e aprendei o que significa: Misericórdia quero, e não sacrifício. Porque eu não vim a chamar os justos, mas os pecadores, ao arrependimento."
Mateus 9:12-13 

- Uma congregação que não ouve, chora, admoesta, ora junto, se alegra e leva as cargas uns dos outros, não é uma verdadeira família espiritual.

"Bem-aventurados os que choram, porque eles serão consolados;" 
Mateus 5:4

- Uma congregação que não faz frente às heresias, às falsas doutrinas, às "novidades" dos tempos, mas aceita e vive conforme elas, está sendo usada para levar muitos à condenação eterna.

"Entrai pela porta estreita; porque larga é a porta, e espaçoso o caminho que conduz à perdição, e muitos são os que entram por ela; E porque estreita é a porta, e apertado o caminho que leva à vida, e poucos há que a encontrem."
Mateus 7:13-14

"Não cuideis que vim destruir a lei ou os profetas: não vim abrogar, mas cumprir. Porque em verdade vos digo que, até que o céu e a terra passem, nem um jota ou um til jamais passará da lei, sem que tudo seja cumprido."
Mateus 5:17-18 

- Uma congregação cujos líderes não são "boca" de Deus mas seguem a homens, a presença de Deus é limitada e a Sua acção é severamente diminuída.

"Qualquer, pois, que violar um destes mandamentos, por menor que seja, e assim ensinar aos homens, será chamado o menor no reino dos céus; aquele, porém, que os cumprir e ensinar será chamado grande no reino dos céus." 
Mateus 5:19

- Uma congregação que não se levanta contra o inimigo, nem faz frente às trevas, é dominada por ele. 

"Acautelai-vos, porém, dos falsos profetas, que vêm até vós vestidos como ovelhas, mas, interiormente, são lobos devoradores. Por seus frutos os conhecereis."
Mateus 7:15-16(a)




Quando somos verdadeiramente Igreja de Deus temos o poder de:


- amar os perdidos incondicionalmente (não os julgando pela vida de pecado que levaram, mas demonstrando grande amor e perdão para com todos),

"Vinde a mim, todos os que estais cansados e oprimidos, e eu vos aliviarei.
Mateus 11:28

"Bem-aventurados os misericordiosos, porque eles alcançarão misericórdia;"
Mateus 5:7

- suportar as afrontas e as investidas constantes do inimigo (sendo perseguido especialmente pelos falsos crentes que são usados pelo espírito de satanás),

"Bem-aventurados sois vós, quando vos injuriarem e perseguirem e, mentindo, disserem todo o mal contra vós por minha causa.
Mateus 5:11

- clamar, chorar e interceder pelos que nos maltratam (levantando falsos testemunhos e conspirando contra nós),

"Eu, porém, vos digo: Amai a vossos inimigos, bendizei os que vos maldizem, fazei bem aos que vos odeiam, e orai pelos que vos maltratam e vos perseguem; para que sejais filhos do vosso Pai que está nos céus;" 
Mateus 5:44

- colocar a vida e o bem-estar dos outros acima de nós mesmos (sendo magoado constantemente e suportando por amor a Deus e ao próximo), 

"Eis que vos envio como ovelhas ao meio de lobos; portanto, sede prudentes como as serpentes e inofensivos como as pombas. Acautelai-vos, porém, dos homens; porque eles vos entregarão aos sinédrio, e vos açoitarão nas suas sinagogas; E sereis até conduzidos à presença dos governadores, e dos reis, por causa de mim, para lhes servir de testemunho a eles, e aos gentios."
Mateus 10:16-18

- ouvir a voz de Deus e ter grande intimidade com Ele (para que sejamos guiados, consolados, levantados e usados nas Suas mãos), 


"Mas, quando vos entregarem, não vos dê cuidado como, ou o que haveis de falar, porque naquela mesma hora vos será ministrado o que haveis de dizer. Porque não sois vós quem falará, mas o Espírito de vosso Pai é que fala em vós."
Mateus 10:19-20

- ter o privilégio de testemunhar milagres e maravilhas do próprio Deus na nossa vida (escapes tremendos, protecção maravilhosa, redireccionamento estrondoso da nossa situação, conhecimento de eventos futuros de antemão e tudo aquilo que O grandioso Deus tiver para nos revelar),
  
"Senhor, salva-nos! que perecemos."
"...Então, levantando-se, repreendeu os ventos e o mar, e seguiu-se uma grande bonança."
Mateus 8:25(b)-26(b) 

...de forma que, sendo verdadeiramente Igreja, possamos atrair os perdidos a Deus, ajudando-os até à Salvação e continuar intercedendo por todos, enquanto estivermos neste mundo, para que a obra do Senhor cresça e se fortaleça. 



Quando não somos verdadeiramente Igreja de Deus temos o poder de: 


- mostrar indiferença pelo próximo (não demonstrando amor, nem compaixão),

"E, Jesus, saindo, viu uma grande multidão, e possuído de íntima compaixão para com ela, curou os seus enfermos.
Mateus 14:14

- ser usado pelo espírito do inimigo para perseguir a verdadeira igreja do Senhor (levantando falsos testemunhos, mentindo e traindo aqueles que chamamos de irmãos), 

"...o joio são os filhos do maligno; O inimigo, que o semeou, é o diabo;..."
"Mandará o Filho do homem os seus anjos, e eles colherão do seu reino tudo o que causa escândalo, e os que cometem iniquidade. E lançá-los-ão na fornalha de fogo; ali haverá pranto e ranger de dentes. Então os justos resplandecerão como o sol, no reino de seu Pai."
Mateus 13:38(b)-39(a),41-43(a) 

- pisar nos nossos irmãos para atingirmos os nossos objectivos de protagonismo (usando de lisonja com os líderes e de artimanhas),

"Guardai-vos de fazer a vossa esmola diante dos homens, para serdes vistos por eles; aliás, não tereis galardão junto de vosso Pai, que está nos céus. Quando, pois, deres esmola, não faças tocar trombeta diante de ti, como fazem os hipócritas nas sinagogas e nas ruas, para serem glorificados pelos homens."
Mateus 6:1-2(a)

Guardai-vos de fazer a vossa esmola diante dos homens, para serdes vistos por eles; aliás, não tereis galardão junto de vosso Pai, que está nos céus.
Mateus 6:1
- colocar-mo-nos acima de todos os outros (olhando primeiro para o nosso próprio benefício em detrimento de o dos demais), 

"Basta ao discípulo ser como seu mestre, e ao servo como seu senhor." 
Mateus 10:25(a) 

- ouvir a voz dos falsos mestres e do nosso próprio coração enganador e impenitente (não tendo verdadeira comunhão com Deus nem discernimento da Palavra de Deus que nos leva a seguir todo o vento de falsa doutrina), 

"Mas, o que sai da boca, procede do coração, e isso contamina o homem. Porque do coração procedem os maus pensamentos, mortes, adultérios, fornicação, furtos, falsos testemunhos e blasfémias."
Mateus 15:18,19 

- ser espiritualista e não espiritual (demonstrando uma falsa espiritualidade que não vem de Deus mas apenas de sentimentos e desejos do nosso próprio coração egoísta), 

"E quem não toma a sua cruz, e não segue após mim, não é digno de mim.
Mateus 10:38

...de forma que, se não formos verdadeira Igreja, seremos usados pelo inimigo para afastar aqueles que, estando cansados e oprimidos, vêm em busca de Deus, mas agindo nós de forma a que se escandalizem, afastam-se do caminho da Salvação, o que leva a que a congregação jamais cresça ou amadureça em Deus. 



Vamos voltar à Palavra de Deus, buscando aos pés do Senhor a unção e a direcção para as nossas vidas. Possamos nós aprender com o Bom Mestre que a todos nós tanto ama!
 
"Tomai sobre vós o meu jugo, e aprendei de mim, que sou manso e humilde de coração; e encontrareis descanso para as vossas almas." 
Mateus 11:29 





Deus vos abençoe.

0 comentários:

Enviar um comentário

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...