.
.

sábado, 6 de outubro de 2012

As três partes do verdadeiro Amor



Há poucos dias falava à minha turma de Moral Evangélica dos segundo e terceiro ciclos acerca do verdadeiro amor e de como o podíamos distinguir. Chegamos então à conclusão que o verdadeiro amor é sempre composto por 3 "partes de amor" diferentes:





  • o amor fraternal - a amizade 
  • o amor fiel - o comprometimento 
  • o amor íntimo - o relacionamento 




Assim como o verdadeiro amor entre duas pessoas precisa estar assente sobre uma amizade sólida, precisa também estar ligado a um comprometimento de ambos em serem fiéis e viverem um para o outro, precisa ainda que ambos mantenham um relacionamento saudável e íntimo, assim também um casamento saudável precisa que Deus esteja entre o casal, de forma a que o seu amor se mantenha saudável e sólido.

É incrível a forma como Deus preparou todas as coisas. Ele deu-nos a capacidade de amar, de nos relacionarmos com outros e de nos ligarmos a uma outra pessoa e tornar-mo-nos como um só.
Do mesmo modo, quando estamos ligados a Ele que nós a igreja somos parte do corpo com Ele...

"Assim nós, que somos muitos, somos um só corpo em Cristo, mas individualmente somos membros uns dos outros." 

Romanos 12:5 

"E eu dei-lhes a glória que a mim me deste, para que sejam um, como nós somos um." 

João 17:22 



No casamento existe uma aliança, um elo, um compromisso, uma cumplicidade que envolve amor, companheirismo, dedicação, prazer sexual, lealdade, honestidade, fidelidade e amizade. São duas vidas que se fundem numa só, numa só carne. 
Dois são melhor do que um porque irão resistir mais facilmente às tormentas da vida e irão compartilhar melhor as alegrias e as tristezas, sendo mais fortes e provando das bênção de Deus sobre as suas vidas por fazerem o que Ele instituiu

Nos relacionamentos ocasionais, ou mesmo nas uniões de facto, isto simplesmente não acontece. Pode haver amizade e até um relacionamento íntimo, mas não existindo um compromisso real, assim que a haja algum atrito entre os dois, simplesmente separam-se. 

Há uma necessidade de partilha de propósitos e de alvos definidos no casal. O casal precisa ser unido de facto, mas também de verdade. 


Assim como precisamos deixar a velha vida quando casamos com alguém, da mesma forma também o precisamos de fazer em relação ao nosso relacionamento com Deus. Não podemos querer voltar à velha vida, ou tentar mantê-la em conjunto com a nova.  Se o fizermos, esta atitude trará um abalo na nossa relação, terríveis terremotos acontecerão e, se assim continuarmos, poderá acontecer uma possível separação. 


"Melhor é serem dois do que um, porque têm melhor paga do seu trabalho. Porque se um cair, o outro levanta o seu companheiro; mas ai do que estiver só; pois, caindo, não haverá outro que o levante. Também, se dois dormirem juntos, eles se aquentarão; mas um só, como se aquentará? E, se alguém prevalecer contra um, os dois lhe resistirão; e o cordão de três dobras não se quebra tão depressa." 
Eclesiastes 4:9-12 




Salomão faz referencia ao cordão de três dobras que não se parte, nem se arrebenta facilmente. Esta terceira dobra facto, que é a presença de Deus na vida dos dois, é a dobra mais importante que solidifica a relação e a mantém. 


Um lar onde Jesus é Senhor não se desfaz facilmente, nem é destruído por qualquer tempestade. Ao sofrermos uma luta, padecemos juntos em união com Deus, não nos separamos culpando o outro, mas suportamos as cargas mútuas como se nossas fossem, porque agora somos apenas um. 

relacionamento
Jesus é o elo maior, é a dobra maior que segura os relacionamentos mais difíceis e complicados. 

O cordão de três dobras é feito de um material resistente. Não é feito de qualquer linha ou fibra, mas um cordão feito com fios resistentes, até mesmo à prova do tempo. 

Neste cordão, o Poder de Jesus está presente. O Sangue do Cordeiro de Deus corre sobre este cordão todos os dias e, por essa razão, o inimigo nada poderá fazer contra nós, casais fiéis a Deus. 


Enquanto estivermos ligados a Ele, jamais poderão destruir a nossa união. 


Mas ainda há solução para lares caídos... Deus pode levantá-los de novo! 










Deus vos abençoe.

0 comentários:

Enviar um comentário

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...