.
.

sábado, 20 de outubro de 2012

É impossível negar as escrituras

Enquando o homem tenta negar, a todo o custo, a veracidade das escrituras sagradas, provas arqueológicas surgem continuamente, comprovando os locais, os impérios esquecidos, as guerras e os acontecimentos relatados nas páginas da nossa maravilhosa Bíblia.









A cidade de onde Abraão se originou, Ur, uma poderosa cidade-estado do sul da Mesopotâmia, é mencionada quatro vezes no Antigo Testamento. Localizada no moderno Iraque, Ur tem sido escavada várias vezes desde o século XIX e tem revelado uma riqueza de informações sobre a cultura pagã do tempo de Abraão. Em Gênesis 11:31, o pai de Abraão, Terá, mudou-se para Harã, uma cidade antiga que existe na Turquia atual. Também encontradas na mesma área da Turquia são aldeias que ainda têm os nomes do avô e bisavô de Abraão, Serugue e Naor (Gênesis 11:22). 

A Arqueologia Bíblica inclui as capitais dos grandes impérios primitivos. Por exemplo, a civilização hitita é mencionada em todo o Antigo Testamento como reinando na área da atual Turquia, Síria e Líbano; mesmo assim nada se sabia sobre esses povos fora da Bíblia. Cerca de 100 anos atrás, a antiga cidade de Boghazkoy foi descoberta a leste de Ancara, na Turquia, revelando-se como a capital expansiva do Império Hitita. Desde então, os arqueólogos têm descoberto uma riqueza de informações sobre a história, língua e cultura de um povo considerado "imaginário" por muitos estudiosos antes dessa época.

Babilônia, a antiga capital do Império Babilônico, abrange quase 3.000 hectares cerca de 55 milhas ao sul da atual Bagdá, Iraque. As ruínas incluem a famosa estrutura de zigurate (por exemplo, a Torre de Babel), o Palácio do rei Nabucodonosor e as enormes muralhas que mediam cerca de 25 metros de espessura (largas o suficiente para permitir que uma carruagem de quatro cavalos desse a volta). A Bíblia nos diz que Nabucodonosor destruiu Jerusalém em 586 aC e exilou os judeus à Babilônia por 70 anos. Os filisteus eram conhecidos como um dos "Povos do Mar" que constantemente guerreavam contra os israelitas para obter o controle da Canaã primitiva. Mencionados mais de 200 vezes no Antigo Testamento, os filisteus tinham um importante porto fortificado emAshkelon, no Mar Mediterrâneo, o qual foi descoberto ao norte da atual cidade de Gaza. Nabucodonosor destruiu Ashkelon em 604 aC, como previsto por Jeremias e outros profetas. 



A arqueologia Bíblica encontra o seu grande significado nas cidades do antigo Israel. Mencionada mais de 50 vezes na Bíblia, Jericó foi o ponto de entrada inicial à Terra Prometida para o povo israelita (Josué 6). A arqueologia já confirmou a localização desta cidade fortificada de muros e torres que guardava a entrada à terra de Canaã do lado oriental. Siquém foi uma cidade importante em todo o Antigo Testamento. Na verdade, Jeroboão fez dela a capital do reino do norte de Israel no século 10 aC (1 Reis 12:25). As escavações descobriram muros enormes e um sistema de portão fortificado que contêm certos achados importantes, tais como o templo de Baal da história de Abimeleque (Juízes 9:46). As escavações no norte do país também revelaram a cidade de Dã, uma fortaleza cananeia conquistada por Israel (mais especificamente, a tribo de Dã) em torno de 1150 aC (Juízes 18). A cidade reconstruída, a qual se tornou a fronteira do norte de Israel, tem revelado uma grande quantidade de artefatos de importância bíblica. A fronteira ao sul de Israel foi Berseba, uma cidade fortificada durante o período do rei Salomão (1 Reis 4:25).

Escavações entre 1969 e 1976 têm revelado enormes paredes, portões, poços e depósitos consistentes com os relatos bíblicos. A cidade antiga de Jerusalém, que remonta à época da conquista inicial do rei Davi, foi descoberta e escavada entre 1978 e 1985. Antes dessa época, não havia nenhuma outra fonte extra-bíblica sobre a Jerusalém do Rei Davi, a qual desde então tem revelado um palácio, torres e a famosa fonte de Siloé (2 Samuel e 1 Crônicas). As ruínas antigas de Gibeá foram descobertas cerca de três quilômetros ao norte de Jerusalém. Gibeá foi a morada de Saul e da tribo de Benjamim, e mais tarde tornou-se a cidade capital do rei Saul (Juízes 19 e 1 Samuel 10-15). As escavações têm revelado o palácio-fortaleza de Saul de cerca de 1100 aC. Megido era uma cidade cananeia conquistada por Israel, no norte. Era uma fortaleza murada que se localizava em uma colina perto de uma extensa planície que testemunhou muitas batalhas de significado histórico. No século X bC, o Rei Salomão fortificou a cidade (1 Reis 4:12) e mais tarde, no século VII bC, o rei Josias perdeu uma batalha para os egípcios lá. De acordo com Apocalipse 16:16, Megido (também conhecida como Armagedom) é o local da batalha final mundial, onde Jesus Cristo vai derrotar as forças de Satanás e estabelecer o Seu reino glorioso de todos os tempos.  

http://www.allaboutarchaeology.org 



Após a descoberta de vestígios que comprovou que outrora existiu o império Hitita que a Bíblia tanto menciona, da descoberta da verdadeira arca de Nóe que está ainda sobre o gelado monte Ararat, pela primeira vez é encontrada uma prova da existência do Templo de Salomão em Jerusalém


O Livro dos Reis, do Velho Testamento, faz parte dos chamados "livros históricos" porque seus relatos se confundem com a história documentada dos reis fundadores de Israel. São ao mesmo tempo assunto de fé e de arqueologia. Por esse motivo, a descoberta de geólogos israelenses anunciada na semana passada despertou enorme interesse. Os cientistas certificaram a autenticidade de um bloco de pedra com inscrições em fenício, onde se lê que o rei israelita Joás instruiu os sacerdotes a recolher dinheiro para pagar as reformas do Primeiro Templo de Jerusalém, construído por Salomão. O texto na pedra é similar a descrições do mesmo fato no Segundo Livro dos Reis. Essa lasca de pedra do tamanho de um caderno escolar pode ser considerada a mais antiga prova de um relato bíblico já encontrada. "Se a inscrição passar por todos os testes de autenticidade, será o artefato mais importante da arqueologia israelense", diz o arqueólogo Gabriel Barkai, da Universidade Bar-Ilan.

O Instituto Geológico de Israel, que divulgou a descoberta, não revelou as circunstâncias do achado. O dono, um colecionador anônimo, levou a peça para ser examinada um ano atrás. Os testes mostraram que a inscrição datava do século IX a.C., o que coincidiria com o reinado de Joás. Os exames também indicaram a presença de salpicos de ouro fundido na superfície da pedra, que poderiam ter sido causados por um incêndio, como o que destruiu o Templo de Salomão, em 586 a.C. Segundo a Bíblia, Salomão, filho do rei Davi, viveu há 3.000 anos, no auge do Reino de Israel. A Bíblia conta que nobres e plebeus vinham consultá-lo por sua sabedoria. Faz parte da cultura universal a decisão de Salomão no caso das duas mulheres que disputavam a maternidade de um bebê. O rei mandou cortar a criança em duas metades com o fio da espada e descobriu a mãe verdadeira pelos protestos desesperados de uma delas para que deixasse a criança viver. Mas as provas históricas da existência de Salomão são escassas. Evidências de seu famoso templo nunca tinham sido encontradas, e muitas das construções atribuídas a ele foram erguidas por reis posteriores.

Num país em conflito, até mesmo uma descoberta histórica perde a neutralidade científica. A pedra pode ter sido descoberta durante escavações no Monte do Templo, controlado pelos muçulmanos em Jerusalém, e dali entrado no mercado negro de antiguidades. Se essa versão se confirmar, o bloco de pedra pode reforçar a reivindicação judaica ao Monte do Templo, sagrado para ambos os lados, e inflamar ainda mais os ânimos. O tema da posse do Monte do Templo é tão delicado que um passeio do primeiro-ministro Ariel Sharon pelas mesquitas do local em 2000 foi o estopim para a atual rebelião palestina, que já matou 2.400 pessoas. Um triste legado para um grande rei.

A pedra tem o tamanho de um caderno escolar e é originária da região do Mar Morto. As quinze linhas descrevem, em primeira pessoa, os planos do rei Joás para a reforma do Templo de Salomão. O episódio é narrado no capítulo 12 do Segundo Livro dos Reis, da Bíblia.

http://veja.abril.com.br/220103/p_063.html 



Sabemos que por mais provas irrefutáveis que possam surgir acerca da veracidade das escrituras, nunca serão suficientes para levar os ateus a crer em Deus. Do mesmo modo, nós que temos sido feitos filhos de Deus, experimentado a salvação das nossas almas e que mantemos a nossa comunhão com Deus, ainda que nada do que está escrito pudesse ser confirmado pela arqueologia, jamais duvidaríamos da veracidade e da infalibilidade da Bíblia.

"...(a Escritura não pode ser anulada)." 
João 10:35 



"Porque em verdade vos digo: Até que o céu e a terra passem, nem um i ou um til jamais passará da lei, até que tudo se cumpra..." 
Mateus 5:18 


As Escrituras têm ainda a autoridade final, sendo a última palavra acerca de tudo que ela aborda. 
Jesus valeu-se da Palavra das Escrituras para resistir ao tentador (Mateus 4:4,7,10); para resolver discussões doutrinárias (Mateus 21:42); e para sustentar a sua autoridade (Marcos 11:17). 

Tudo o que alguma vez possamos precisar, tudo o que Deus nos precisa falar, tudo o que queremos e devemos saber, encontramos nas páginas da Bíblia Sagrada, a Palavra do Deus vivo e verdadeiro, todo-poderoso e cheio de um maravilhoso amor (como só Ele pode ter) por nós. 





Interessante, este documentário que nos mostra do ponto de vista arqueológico e histórico, a forma como Deus fez as coisas acontecerem, comprovando que tudo o que está escrito nos livros históricos da Bíblia é realmente verdade.






Neste podemos ver a descoberta da arca de Noé e todas os testes que comprovaram a sua verdadeira identidade.





Deus vos abençoe.

0 comentários:

Enviar um comentário

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...