.
.

sábado, 30 de junho de 2012

Quando servir é o mais importante


E Naamã, capitão do exército do rei da Síria, era um grande homem diante do seu SENHOR, e de muito respeito; porque por ele o SENHOR dera livramento aos sírios; e era este homem herói valoroso, porém leproso.

E saíram tropas da Síria, da terra de Israel, e levaram presa uma menina que ficou ao serviço da mulher de Naamã.

E disse esta à sua senhora: Antes o meu senhor estivesse diante do profeta que está em Samaria; ele o restauraria da sua lepra.

Então foi Naamã e notificou ao seu senhor, dizendo: Assim e assim falou a menina que é da terra de Israel.

Então disse o rei da Síria: Vai, anda, e enviarei uma carta ao rei de Israel. E foi, e tomou na sua mão dez talentos de prata, seis mil siclos de ouro e dez mudas de roupas.

E levou a carta ao rei de Israel, dizendo: Logo, em chegando a ti esta carta, saibas que eu te enviei Naamã, meu servo, para que o cures da sua lepra.

E sucedeu que, lendo o rei de Israel a carta, rasgou as suas vestes, e disse: Sou eu Deus, para matar e para vivificar, para que este envie a mim um homem, para que eu o cure da sua lepra? Pelo que deveras notai, peço-vos, e vede que busca ocasião contra mim.

Sucedeu, porém, que, ouvindo Eliseu, homem de Deus, que o rei de Israel rasgara as suas vestes, mandou dizer ao rei: Por que rasgaste as tuas vestes? Deixa-o vir a mim, e saberá que há profeta em Israel.

Veio, pois, Naamã com os seus cavalos, e com o seu carro, e parou à porta da casa de Eliseu.

Então Eliseu lhe mandou um mensageiro, dizendo: Vai, e lava-te sete vezes no Jordão, e a tua carne será curada e ficarás purificado.

Porém, Naamã muito se indignou, e se foi, dizendo: Eis que eu dizia comigo: Certamente ele sairá, por-se-á em pé, invocará o nome do SENHOR seu Deus, e passará a sua mão sobre o lugar, e restaurará o leproso.

Não são porventura Abana e Farpar, rios de Damasco, melhores do que todas as águas de Israel? Não me poderia eu lavar neles, e ficar purificado? E voltou-se, e se foi com indignação.

Então chegaram-se a ele os seus servos, e lhe falaram, e disseram: Meu pai, se o profeta te dissesse alguma grande coisa, porventura não a farias? Quanto mais, dizendo-te ele: Lava-te, e ficarás purificado.

Então desceu, e mergulhou no Jordão sete vezes, conforme a palavra do homem de Deus; e a sua carne tornou-se como a carne de um menino, e ficou purificado.
2 Reis 5:1-14

Naamã era um homem muito importante, um dos mais conhecidos da Síria. Mas toda a sua fama e poder não o podiam curar da lepra que consumia a sua pele.










"...Naamã, capitão do exército do rei da Síria, era um grande homem diante do seu SENHOR, e de muito respeito... e era este homem herói valoroso, porém leproso."
"...e levaram presa uma menina que ficou ao serviço da mulher de Naamã. E disse esta à sua senhora: Antes o meu senhor estivesse diante do profeta que está em Samaria; ele o restauraria da sua lepra." 
"...Naamã... notificou ao seu senhor, dizendo: Assim e assim falou a menina que é da terra de Israel. Então disse o rei da Síria: Vai, anda, e enviarei uma carta ao rei de Israel."
"...ouvindo Eliseu, homem de Deus..., mandou dizer ao rei: Por que rasgaste as tuas vestes? Deixa-o vir a mim, e saberá que há profeta em Israel." 
"Então Eliseu lhe mandou um mensageiro, dizendo: Vai, e lava-te sete vezes no Jordão, e a tua carne será curada e ficarás purificado. Porém, Naamã muito se indignou..." 
"E voltou-se, e se foi com indignação. Então chegaram-se a ele os seus servos, e lhe falaram, e disseram: Meu pai, se o profeta te dissesse alguma grande coisa, porventura não a farias?" 
"Então desceu, e mergulhou no Jordão sete vezes...; e a sua carne tornou-se como a carne de um menino..."
2Reis 5:1-14





Hoje, muitos doutores e engenheiros são reconhecidos por muitos, ricos, exaltados perante a sociedade, distinguidos pelos seus feitos ou capacidades, porém são pecadores.
Assim como a lepra é contagiosa, a influência dos grandes homens contagiam a forma de pensar e agir dos outros que os admiram...


Nem sempre nos damos valor. É impressionante como a Hamã, grande general, respeitadíssimo e distinguido por todos, bastou uma pequena menina testemunhar de quem ela conhecia.

Deus usa até os mais pequenos, ainda que estejam no cativeiro, entre deuses estranhos...
Um coração sincero e humilde diante de Deus tem muito valor.

Só alguém cheio de Deus pode falar a todos dos Seus grandes feitos.

Os missionários não precisam ser reconhecidos, ter títulos pomposos ou nomes grandiosos. Esta menina apenas era uma simples criada, feita órfã, escrava.

Só alguém cheio do poder de Deus pode afirmar-se como servo do Deus altíssimo, diante dos outros. Eliseu disse que Naamã saberia que ele era um homem de Deus.
Como somos nós conhecidos pelos outros?

Nós não precisamos dar a cara para sermos usados por Deus. Eliseu não se apresentou ao grande Naamã, mas mandou um mero mensageiro transmitir a mensagem.
É Deus quem manda e quem decide o modo como há de fazer.

Muitas vezes Deus confunde-nos com o Seu modo de agir. Muitos se indignam com Ele, e por isso, não recebem a vitória.

Naamã teve bons conselheiros, nas foi preciso ter persistência para ter sido curado.

Naamã quis pagar a sua cura mas, Eliseu disse que os dons de Deus e o ministério que Ele nos dá, não são para ganhar dinheiro, nem bens materiais, mas para estar em comunhão e agir na vontade de Deus.

Geasi, o moço que servia ao profeta Eliseu, correu atrás dos bens materiais. Por essa razão, mesmo com o bordão do profeta, indo no nome do profeta, invocando a Deus, o filho da sunamita não ressuscitou. Ele foi reprovado, não chamado por Deus, pois era medroso, mentiroso e tinha o seu coração no mundo. De tal forma estava distante de Deus que ficou leproso com a lepra de Haamã.


Não podemos esquecer que, por vezes, basta uma palavra nossa, de um filho de Deus, lavado e purificado no sangue do Cordeiro, para sarar a lepra dos que nos rodeiam e dar sentido à suas vidas.
Não vamos murmurar, mas obedecer. Vamos confiar em Deus e não no dinheiro.


"Em ti confiarão os que conhecem o teu nome; porque tu, SENHOR, nunca desamparaste os que te buscam."
Salmos 9:10




Nas Sagradas Escrituras podemos ler que, quando Deus chama alguém, Ele por vezes mudava o Seu nome, mas não apenas o nome, mas também o seu caráter, mudando o seu modo de viver e servir a Deus:


- A Jacó, "enganador", Deus mudou-lhe o nome para Israel, "príncipe de Deus" ou "campeão de Deus" ou mesmo "lutou com Deus", mas o seu encontro com o anjo deixou também uma marca no seu corpo, visível a todos.

- A Abrão, como resultante de uma aliança com Deus, pela sua fidelidade e obediência, Ele mudou para Abraão, "pai de muitos" ou "pai de uma nação".

- A Simão, Jesus mudou o seu nome para Pedro, "pedra", mudando-o de rude pescador para pescador de homens, chamando-o, tornando-o um líder entre os Seus discípulos e um dos principais missionários do evangelho da Salvação e defensor de Jesus.

- A Saulo, Jesus chamou do meio da cegueira espiritual, da religiosidade profunda e do ódio aos que seguiam Jesus, para se tornar Paulo, um servo totalmente dedicado a Deus, à Sua obra e a espalhar o evangelho entre os gentios.




Vamos não fazer, ou deixarmos de fazer, por obrigação e medo das consequências, mas dispormo-nos a fazer tudo aquilo em que Deus nos quiser usar.
Este vídeo mostra-nos a diferença entre a religião e o moralismo, e o servir de coração a Deus.






Deus vos abençoe.

0 comentários:

Enviar um comentário

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...