.
.

sábado, 16 de junho de 2012

Quando o escape vem do fogo

Precisamos ser humildes de coração e entregarmos o rumo da nossa vida ao nosso Senhor e Salvador.








Deus dá valor aos que, estando numa posição de poder, são humildes perante Ele e reconhecem a sua fragilidade e impotência perante aquilo que só Deus pode fazer.

O centurião romano que foi ao encontro de Jesus e lhe pediu que curasse o seu servo, muito amado, que se encontrava bastante doente, disse a Jesus que uma só palavra Sua bastaria para que ele fosse curado, pois não se achava digno de O receber em sua casa.
Ele demonstrou grande humildade perante Jesus e uma fé tão grande no Seu poder que Jesus a reconheceu e exaltou perante todos. Este é um grande exemplo para todos nós.



Pois, é quando as dificuldades se agravam e tudo à nossa volta parece cada vez mais negro e assustador que a nossa fé é provada. E por vezes, o escape de Deus vem do próprio fogo que nos quer consumir (como com Sedraque, Mesaque e Abedenego), das águas que nos querem afogar (Moisés) ou, dos inimigos que nos querem destruir (Moisés, Hamã)...


"Então ordenou Faraó a todo o seu povo, dizendo: A todos os filhos que nascerem lançareis no rio, mas a todas as filhas guardareis com vida."
Êxodo 1:22

"E foi um homem da casa de Levi e casou com uma filha de Levi. E a mulher concebeu e deu à luz um filho; e, vendo que ele era formoso, escondeu-o três meses. Não podendo, porém, mais escondê-lo, tomou uma arca de juncos, e a revestiu com barro e betume; e, pondo nela o menino, a pôs nos juncos à margem do rio. E sua irmã postou-se de longe, para saber o que lhe havia de acontecer. E a filha de Faraó desceu a lavar-se no rio, e as suas donzelas passeavam, pela margem do rio; e ela viu a arca no meio dos juncos, e enviou a sua criada, que a tomou. E abrindo-a, viu ao menino e eis que o menino chorava; e moveu-se de compaixão dele, e disse: Dos meninos dos hebreus é este. Então disse sua irmã à filha de Faraó: Irei chamar uma ama das hebréias, que crie este menino para ti? E a filha de Faraó disse-lhe: Vai. Foi, pois, a moça, e chamou a mãe do menino. Então lhe disse a filha de Faraó: Leva este menino, e cria-mo; eu te darei teu salário. E a mulher tomou o menino, e criou-o. E, quando o menino já era grande, ela o trouxe à filha de Faraó, a qual o adotou; e chamou-lhe Moisés, e disse: Porque das águas o tenho tirado."
Êxodo 2:1-10


Moisés nasceu numa altura de grande repressão. O povo de Israel vivia cativo, sofria abusos, sendo subjugado a um povo estranho que servia a falsos deuses.
Filho de escravos, logo nascido escravo também, esperava-lhe a dor, o sofrimento e a morte por édipo do faraó, o governador do Egito.

O cenário não podia ser mais negro. Parecia não haver nada a fazer...
Mas a mãe de Moisés não desistiu. Orando e confiando em Deus, buscou salvar o seu filho da morte e foi perseverante até ao fim.
Deus mostrou-lhe o que fazer, apesar de parecer o oposto ao que seria esperado. Para o livrar da morte, Deus mandou atirá-lo ao rio numa cesta, enfrentando as correntes das águas, arriscando a ser visto pelos guardas do faraó e passando pelos crocodilos ávidos de carne, que abundavam por ali.




Nos dias de hoje, todos nós sofremos as dificuldades económicas, sociais e a crise de valores do homem, na nossa pele. Vivemos debaixo da ditadura do sistema que rege este mundo, subjugados (e, às vezes, até escravizados) pela necessidade de recorrer ao crédito para manter uma casa, um carro e mesmo, por vezes, os alimentos para comer. O cenário é de desemprego e de crise na maior parte dos países. Ninguém tem grandes esperanças para o futuro...
Mas Deus mostra-nos o que fazer, ainda que, por vezes, isso signifique que tenhamos de enfrentar as águas agitadas das dificuldades, a aflição do peso das circunstâncias e o perigo dos falsos amigos que, usados nas mãos do inimigo, buscam a nossa humilhação e morte espiritual.


Até na adversidade, Deus usa-nos a nós, Seus filhos, àqueles que confiam e dependem totalmente d'Ele, para que através de duras provações e apertos que trás à nossa vida, consiga tocar o coração daqueles que nos conhecem, nos observam e vêm o nosso testemunho, diariamente...

Precisamos ser gratos a Deus por tudo, até mesmo pelos momentos difíceis de suportar, pois é quando sentimos a nossa fragilidade e impotência para com situações na nossa vida, ou na dos nossos entes e amigos queridos, que Deus consegue mudar o nosso coração, dobrar o nosso ego e orgulho, e transformar o nosso interior.




Ainda que as lutas venham, no amor do nosso bom Senhor estamos protegidos da destruição, do desânimo e de tudo o que nos tenta levar a desistir...
Nada se compara ao amor do nosso Deus! A Sua graça, misericórdia e amor são imensos e eternamente inesgotáveis.
Obrigado por me amares, ainda que nada mereça, nem seja digno do Teu amor...

Obrigado!!





Deus vos abençoe.


0 comentários:

Enviar um comentário

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...