.
.

quarta-feira, 20 de abril de 2016

A imprescindível presença de Deus

"E Moisés disse ao Senhor: Eis que tu me dizes: Faze subir a este povo; porém não me fazes saber a quem hás de enviar comigo. Disseste também: Conheço-te por teu nome, e achaste graça aos meus olhos. Se eu, pois, tenho achado graça aos teus olhos, rogo-te que agora me mostres os teus caminhos, para que eu te conheça, a fim de que ache graça aos teus olhos; e considera que esta nação é teu povo. Respondeu-lhe o Senhor: Eu mesmo irei contigo, e eu te darei descanso. Então Moisés lhe disse: Se tu mesmo não fores conosco, não nos faças subir daqui. Como, pois, se saberá agora que tenho achado graça aos teus olhos, eu e o teu povo? acaso não é por andares tu conosco, de modo a sermos separados, eu e o teu povo, de todos os povos que há sobre a face da terra;" 
Êxodo 33:12-16 

A presença de Deus entre nós é imprescindível para que possamos continuar no nosso caminho para o Céu. Por muito que possamos desejar fazer, é a Sua presença em nós, e entre nós, que convencerá ao mundo da existência de Deus! 
Ao verem o amor entre os irmãos na igreja primitiva, muitos se juntavam a eles! Mais que a beneficência e sinais de Deus, é o amor do Senhor entre o Seu povo que mostra ao mundo que Ele está entre nós. 


"Mas o povo, vendo que Moisés tardava em descer do monte, acercou-se de Arão, e lhe disse: Levanta-te, faze-nos um deus que vá adiante de nós; porque, quanto a esse Moisés, o homem que nos tirou da terra do Egito, não sabemos o que lhe aconteceu. E Arão lhes disse: Tirai os pendentes de ouro que estão nas orelhas de vossas mulheres, de vossos filhos e de vossas filhas, e trazei-mos. Então todo o povo, tirando os pendentes de ouro que estavam nas suas orelhas, os trouxe a Arão; ele os recebeu de suas mãos, e com um buril deu forma ao ouro, e dele fez um bezerro de fundição. Então eles exclamaram: Eis aqui, ó Israel, o teu Deus, que te tirou da terra do Egito. E Arão, vendo isto, edificou um altar diante do bezerro e, fazendo uma proclamação, disse: Amanhã haverá festa ao Senhor. No dia seguinte levantaram-se cedo, ofereceram holocaustos, e trouxeram ofertas pacíficas; e o povo sentou-se a comer e a beber; depois levantou-se para folgar. Então disse o Senhor a Moisés: Vai, desce; porque o teu povo, que fizeste subir da terra do Egito, se corrompeu; depressa se desviou do caminho que eu lhe ordenei; eles fizeram para si um bezerro de fundição, e adoraram-no, e lhe ofereceram sacrifícios, e disseram: Eis aqui, ó Israel, o teu deus, que te tirou da terra do Egito. Disse mais o Senhor a Moisés: Tenho observado este povo, e eis que é povo de dura cerviz. Agora, pois, deixa-me, para que a minha ira se acenda contra eles, e eu os consuma; e eu farei de ti uma grande nação." 
Êxodo 32:1-10 

É tão fácil fazermos a nossa vontade, tentando forçar Deus a aceitar o que lh'E estamos oferecendo... 
No deserto, o povo de Deus fez para si mesmo um ídolo de ouro pois, demorando-se Moisés a descer do monte, não souberam esperar e confiar em Deus, que os tinha libertado do Egito. 
Face ao deserto, à ausência da presença de Deus entre eles, eles apressaram-se a fazer aquilo que conseguiam fazer com as suas próprias mãos, aquilo que pensaram ser a solução para chegar a Deus e para que Ele os guiasse pelo deserto, agora que Moisés estaria morto


Por sermos filhos de Deus, pensamos que Deus estará connosco em todas as nossas escolhas, sejam elas da Sua vontade ou não. 
Quando arranjamos soluções rápidas para os nossos problemas, estão são geralmente desastrosas para a nossa vida: 

- Raquel não tendo filhos, entregou a sua serva a Jacob para que lhe desse descendência. 
- Os filhos mais velhos de Jacob, por não serem os favoritos do seu pai, livraram-se de José, vendendo-o como escravo.  
- Jonas, temendo pela sua vida, em vez de se dirigir ao povo de Ninive, como Deus lhe tinha ordenado, foi na direção oposta, tentando fugir da Sua presença.
- Abraão temendo pela sua vida, mentiu ao faraó dizendo que Sara, sua esposa, era apenas sua irmã. 
- Ló escolheu ficar com as campinas verdejantes de Sodoma e Gomorra, ao separar-se do seu tio, ainda que conhecesse a maldade dos habitantes daquelas cidades. 
- As filhas de Ló, temendo não ter com quem casar, embebedaram o seu pai para que se deitasse com elas e concebessem. 
- Sansão preferiu casar com uma mulher do povo inimigo de Deus, em vez de escolher uma do seu próprio povo. 

Todas estas soluções humanas não foram da vontade de Deus e deram origem a muita angústia, tristeza, dor, confusão, risco de morte, corrupção, cegueira, inimizades, ódio entre povos e mesmo em morte. 

Somos muitas vezes como o profeta Jonas quando apesar de estar agindo contra a vontade de Deus, achou-se seguro no meio do mar, dormindo profundamente enquanto o temporal se levantou e quase afundou o barco em que ele e todos os restantes estavam. 

Agindo contra a vontade de Deus, mesmo que "de coração", não alcançamos vitória. É necessário buscarmos a Sua vontade para a nossa vida. 
Deus não quer sacrifícios mas obediência à Sua Palavra! 
Fazer algo que Deus abomina, ainda que de coração sincero, nunca Lhe será agradável, nem trará benção à igreja. O povo de Deus continua perecendo por falta de conhecimento, por descurar a Verdade e descuidar a Santidade, sem a qual nenhum de nós verá a Deus. 


"Moisés, porém, suplicou ao Senhor seu Deus, e disse: ó Senhor, por que se acende a tua ira contra o teu povo, que tiraste da terra do Egito com grande força e com forte mão? Por que hão de falar os egípcios, dizendo: Para mal os tirou, para matá-los nos montes, e para destruí-los da face da terra?. Torna-te da tua ardente ira, e arrepende-te deste mal contra o teu povo. Lembra-te de Abraão, de Isaque, e de Israel, teus servos, aos quais por ti mesmo juraste, e lhes disseste: Multiplicarei os vossos descendentes como as estrelas do céu, e lhes darei toda esta terra de que tenho falado, e eles a possuirão por herança para sempre. Então o Senhor se arrependeu do mal que dissera que havia de fazer ao seu povo. E virou-se Moisés, e desceu do monte com as duas tábuas do testemunho na mão, tábuas escritas de ambos os lados; de um e de outro lado estavam escritas. E aquelas tábuas eram obra de Deus; também a escritura era a mesma escritura de Deus, esculpida nas tábuas. Ora, ouvindo Josué a voz do povo que jubilava, disse a Moisés: Alarido de guerra há no arraial. Respondeu-lhe Moisés: Não é alarido dos vitoriosos, nem alarido dos vencidos, mas é a voz dos que cantam que eu ouço. Chegando ele ao arraial e vendo o bezerro e as danças, acendeu-se-lhe a ira, e ele arremessou das mãos as tábuas, e as despedaçou ao pé do monte. Então tomou o bezerro que tinham feito, e queimou-o no fogo; e, moendo-o até que se tornou em pó, o espargiu sobre a água, e deu-o a beber aos filhos de Israel. E perguntou Moisés a Arão: Que te fez este povo, que sobre ele trouxeste tamanho pecado?. Ao que respondeu Arão: Não se acenda a ira do meu senhor; tu conheces o povo, como ele é inclinado ao mal. Pois eles me disseram: Faze-nos um deus que vá adiante de nós; porque, quanto a esse Moisés, o homem que nos tirou da terra do Egito, não sabemos o que lhe aconteceu. Então eu lhes disse: Quem tem ouro, arranque-o. Assim mo deram; e eu o lancei no fogo, e saiu este bezerro." 
Êxodo 32:11-24 


É tão importante intercedermos pelos que se estão afastando de Deus e colocarmos-nos na brecha pelo povo de Deus e seus líderes. Como com Abraão, Deus atenderá à oração de até um justo apenas, quando este clamar em angústia pelos filhos de Deus que estão perecendo no mundo, prestes a serem consumidos. Quantos líderes e igrejas se corromperam pelo pecado de idolatria e mundanismo... 

A igreja do Senhor não é uma democracia, mas uma teocracia. A razão não está com a maioria, mas sempre com o Senhor, O nosso Deus! 

Perante o silêncio de Deus (pela ausência de Moisés), ao povo pareceu bem que um novo ídolo se fizesse, para que se sentissem apoiados e guiados por ele. Então ele fizeram um deus segundo o mundo, que cultua a personalidade, vive para o seu próprio prazer e vontades. 

Ainda hoje, muitos dos nossos continuam levantando uma imagem de um "Jesus" que não é o Messias da Palavra de Deus, mas um "bezerro de ouro" que agrada as nossas concupiscências carnais e nos eleva acima da vontade do Verdadeiro Deus! 


"Quando, pois, Moisés viu que o povo estava desenfreado (porque Arão o havia desenfreado, para escárnio entre os seus inimigos), pôs-se em pé à entrada do arraial, e disse: Quem está ao lado do Senhor, venha a mim. Ao que se ajuntaram a ele todos os filhos de Levi. Então ele lhes disse: Assim diz o Senhor, o Deus de Israel: Cada um ponha a sua espada sobre a coxa; e passai e tornai pelo arraial de porta em porta, e mate cada um a seu irmão, e cada um a seu amigo, e cada um a seu vizinho. E os filhos de Levi fizeram conforme a palavra de Moisés; e caíram do povo naquele dia cerca de três mil homens. Porquanto Moisés tinha dito: Consagrai-vos hoje ao Senhor; porque cada um será contra o seu filho, e contra o seu irmão; para que o Senhor vos conceda hoje uma bênção. No dia seguinte disse Moisés ao povo Vós tendes cometido grande pecado; agora porém subirei ao Senhor; porventura farei expiação por vosso pecado. Assim tornou Moisés ao Senhor, e disse: Oh! este povo cometeu um grande pecado, fazendo para si um deus de ouro. Agora, pois, perdoa o seu pecado; ou se não, risca-me do teu livro, que tens escrito. Então disse o Senhor a Moisés: Aquele que tiver pecado contra mim, a este riscarei do meu livro. Vai pois agora, conduz este povo para o lugar de que te hei dito; eis que o meu anjo irá adiante de ti; porém no dia da minha visitação, sobre eles visitarei o seu pecado. Feriu, pois, o Senhor ao povo, por ter feito o bezerro que Arão formara." 
Êxodo 32:25-35 


Apesar de ser o Seu povo, Deus trouxe castigo sobre eles e muitos pereceram. Mas, por amor a Moisés, Deus ouviu a sua intercessão e continuou com aqueles que permaneceram

Hoje, muitos movimentos evangélicos estão servindo a um outro "Jesus" que eleva o prazer do homem acima da vontade do Verdadeiro e Supremo Deus, e que celebra o mundanismo e todos os prazeres do entretenimento, em detrimento da santidade e do poder da Palavra de Deus. 
É apenas pela misericórdia de Deus e pela intercessão da Sua igreja fiel e verdadeira que Ele tem poupado este povo, que se chama pelo Seu nome. 
Deus ouve quando os Seus filhos, aqueles que O amam e fazem a Sua vontade, clamam e intercedem.  
A falta de consagração a Deus e a ausência do desejo da busca de santidade e do seu ensino às novas gerações levou que movimentos atuais se tornassem fontes secas e misturadas, onde o mundo e os ensinos dos falsos mestres proliferam e dominam nas congregações. 
Não havendo pregação da Palavra de Deus, pura e eficaz, nem manifestação da presença de Deus com milagres, sinais e maravilhas, libertações e verdadeiras conversões, a igreja não tem poder, e então, muitos líderes viram-se para formas alternativas, para tentar atrair pessoas para o movimento.
A permanência destes movimentos entre nós, deve-se apenas à misericórdia maravilhosa e imerecida do Bom Deus a Quem servimos, que ama e é longânimo e usa até o mal para trabalhar entre nós e abençoar. 


"Disse mais o Senhor a Moisés: Vai, sobe daqui, tu e o povo que fizeste subir da terra do Egito, para a terra a respeito da qual jurei a Abraão, a Isaque, e a Jacó, dizendo: à tua descendência a darei. E enviarei um anjo adiante de ti (e lançarei fora os cananeus, e os amorreus, e os heteus, e os perizeus, e os heveus, e os jebuseus), para uma terra que mana leite e mel; porque eu não subirei no meio de ti, porquanto és povo de cerviz dura; para que não te consuma eu no caminho."

Deus tinha-se afastado do meio da congregação pelo pecado de idolatria do povo, contra Si. Mas, ainda assim, por amor ao Seu servo, continuou visitando Moisés, fazendo-o alcançar vitória sobre os seus inimigos, apesar de se retirar do meio deles, porque o povo era duro e teimoso, pecando constantemente contra Ele. 


"E quando o povo ouviu esta má notícia, pôs-se a prantear, e nenhum deles vestiu os seus atavios. Pois o Senhor tinha dito a Moisés: Dize aos filhos de Israel: És um povo de dura cerviz; se por um só momento eu subir no meio de ti, te consumirei; portanto agora despe os teus atavios, para que eu saiba o que te hei de fazer. Então os filhos de Israel se despojaram dos seus atavios, desde o monte Horebe em diante. Ora, Moisés costumava tomar a tenda e armá-la fora do arraial, bem longe do arraial; e chamou-lhe a tenda da revelação. E todo aquele que buscava ao Senhor saía à tenda da revelação, que estava fora do arraial. Quando Moisés saía à tenda, levantava-se todo o povo e ficava em pé cada um à porta da sua tenda, e olhava a Moisés pelas costas, até entrar ele na tenda. E quando Moisés entrava na tenda, a coluna de nuvem descia e ficava à porta da tenda; e o Senhor falava com Moisés. Assim via todo o povo a coluna de nuvem que estava à porta da tenda, e todo o povo, levantando-se, adorava, cada um à porta da sua tenda. E falava o Senhor a Moisés face a face, como qualquer fala com o seu amigo. Depois tornava Moisés ao arraial; mas o seu servidor, o mancebo Josué, filho de Num, não se apartava da tenda. E Moisés disse ao Senhor: Eis que tu me dizes: Faze subir a este povo; porém não me fazes saber a quem hás de enviar comigo. Disseste também: Conheço-te por teu nome, e achaste graça aos meus olhos. Se eu, pois, tenho achado graça aos teus olhos, rogo-te que agora me mostres os teus caminhos, para que eu te conheça, a fim de que ache graça aos teus olhos; e considera que esta nação é teu povo." 
Êxodo 33:1-13 

A intercessão de um só justo pode muito em seus efeitos! Moisés sempre intercedia pelo povo, ainda que magoado pelos gestos e atitudes que este tivera contra Deus e contra si mesmo. Ele continuava na "brecha" por aqueles que o magoaram... 

Difícil é permanecer em Deus, orando pelos que nos acusam de sermos murmuradores ou de não fazer nada. Ou quando todos se afastam de nós por passarmos por duras provas e dificuldades que vêm à nossa vida.
Paulo, após a sua conversão, estava fazendo a vontade de Deus mas, ainda assim, foi rejeitado pelos judeus, teve de fugir e descer por um cesto para não ser morto, sofreu naufrágios, foi perseguido da parte dos próprios judeus, picado por uma cobra venenosa, foi humilhado sendo negada a ajuda da parte da igreja, teve de trabalhar construindo tendas para sobreviver, foi acusado pelos gentios, Deus enviou-lhe um mal persistente - um espinho na carne, até que foi morto de uma forma terrível. Mas, em tudas estas duras provas, esteve sempre na vontade de Deus, acabou o bom combate e venceu a fé... 

"O Senhor desceu numa nuvem e, pondo-se ali junto a ele, proclamou o nome Jeová. Tendo o Senhor passado perante Moisés, proclamou: Jeová, Deus misericordioso e compassivo, tardio em irar-se e grande em beneficência e verdade; que usa de beneficência com milhares; que perdoa a iniquidade, a transgressão e o pecado; que de maneira alguma terá por inocente o culpado; que visita a iniquidade dos pais sobre os filhos e sobre os filhos dos filhos até a terceira e quarta geração. Então Moisés se apressou a inclinar-se à terra, e adorou, dizendo: Senhor, se agora tenho achado graça aos teus olhos, vá o Senhor no meio de nós; porque este é povo de dura cerviz:; e perdoa a nossa iniquidade e o nosso pecado, e toma-nos por tua herança. Então disse o Senhor: Eis que eu faço um pacto; farei diante de todo o teu povo maravilhas quais nunca foram feitas em toda a terra, nem dentro de nação alguma; e todo este povo, no meio do qual estás, verá a obra do Senhor; porque coisa terrível é o que faço contigo." 
Êxodo 34:5-10 


Ouvindo a intercessão de Moisés, Deus ouviu a Sua oração e mostrou, mais uma vez, que é Deus de misericórdia e de amor, voltando a fazer um pacto com Moisés e o Seu povo, abençoando e manifestando-se no meio deles com grande sinais e maravilhas, para que toda a terra conhecesse que Ele é o único e verdadeiro Deus, temível e terrível em Seus feitos, Aquele que livra e salva aos Seus e que derruba todo o inimigo. 
Bendito é o nome do Senhor! 

Do mesmo modo, quando temos consciência que é apenas pela misericórdia e Deus que nós ainda permanecemos de pé, a nossa atitude mudaria e, quebrantados, voltaríamos a buscar a vontade de Deus e não a nossa, a Sua visão e direção, e não imitando o mundo nem criando uma falsa imagem de Deus, para nós! 
Que Deus levante muitos "Moisés" para que permaneçam na presença de Deus, intercedendo pelo Seu povo, para que pela misericórdia e graça imerecida, sejamos despertados do nosso sono e, novamente, caiamos aos pés do Verdadeiro Deus, busquemos a Sua vontade e, deixando tudo o que é abominação a Deus, saiamos no Poder do Espírito Santo a pregar, libertar, curar e salvar os perdidos, no nome do nosso Salvador e Rei Jesus!! 

A Deus seja toda a Honra e Glória para todo o sempre!!!
Amén. 




Deus vos abençoe.


0 comentários:

Enviar um comentário

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...