.
.

sexta-feira, 22 de abril de 2016

O vinho velho é bom...

Nos nossos dias, ser mais velho deixou de ser sinal de experiência e sabedoria, deixou de ser motivo de honra e respeito, para passar a ser apenas sinónimo de inatividade e inutilidade, não mais contribuindo para a sociedade... mas não é assim perante Deus. 






1 - Ser mais velho significa ter consciência de que somos fracos em nós mesmos

Reconhecer a nossa fraqueza física é resultado do surgir de doenças e outros problemas de saúde que vêm normalmente com o passar dos anos. Mas ter vivido mais anos, e logo, ter errado mais vezes durante a nossa vida, também significa ter uma maior consciência de que somos pecadores, pelas nossas fraquezas interiores e falhas constantes. 

"...disseram-lhe: Mestre, esta mulher foi apanhada em flagrante adultério. Ora, Moisés nos ordena na lei que as tais sejam apedrejadas. Tu, pois, que dizes? Isto diziam eles, tentando-o, para terem de que o acusar. Jesus, porém, inclinando-se, começou a escrever no chão com o dedo. Mas, como insistissem em perguntar-lhe, ergueu-se e disse- lhes: Aquele dentre vós que está sem pecado seja o primeiro que lhe atire uma pedra. E, tornando a inclinar-se, escrevia na terra. Quando ouviram isto foram saindo um a um, a começar pelos mais velhos, até os últimos; ficou só Jesus, e a mulher ali em pé."
João 8:4-9
 

2- Ser mais velho significa ser mais experiente 

Alguém mais velho é, geralmente, mais maduro e mais conhecedor, com mais entendimento. 
Quão grande é o prazer de ouvir certos irmãos partilhando a Palavra de Deus, quando eles nos contam as suas experiências, o testemunho das suas vidas, os tempos de dificuldade e os livramentos que Deus lhes deu, os milagres que receberam e que viram acontecer... 

"Propôs-lhes também uma parábola: Ninguém tira um pedaço de um vestido novo para o coser em vestido velho; do contrário, não somente rasgará o novo, mas também o pedaço do novo não condirá com o velho. E ninguém deita vinho novo em odres velhos; do contrário, o vinho novo romperá os odres e se derramará, e os odres se perderão; mas vinho novo deve ser deitado em odres novos. E ninguém, tendo bebido o velho, quer o novo; porque diz: O velho é bom."
Lucas 5:36-39

Questionado acerca do modo como Jesus ensinava os seus discípulos, Jesus respondeu de uma forma sábia, honrando aos que há mais tempo cumpriam o seu ministério para Deus, como João Batista e os seus discípulos, mas ao mesmo tempo mostrando que os seus métodos eram corretos e adequados. 

- Um pano novo, após algumas lavagens iria encolher. Se cozido para remendar uma roupa mais velha, ao encolher, aumentaria ainda mais o buraco da roupa. Um novo convertido, no seu primeiro amor, na sua confiança e ousadia em Deus, revelaria ainda mais as falhas e os vícios dos que há mais anos servem a Cristo. 

- Um odre velho, já esticado devido à fermentação do vinho no seu interior, torna-se mais fino e menos resistente. Se colocássemos vinho novo num odre velho, este poderia rasgar, perdendo-se tanto o vinho como o odre. Os odres novos certamente lembram-nos o novo convertido, ainda inexperiente e sem grande conhecimento da Palavra de Deus, pois a sua jornada com Deus apenas está começando. A Palavra de Deus irá fermentar no Seu coração e irá amadurecê-lo, de forma a que Ela fique cada vez mais forte no seu coração, e ele, cada vez menos resistente à ação de Deus na sua vida, e mais dilatado ao Seu querer. 

Deus faz-nos prosseguir no conhecimento da Sua Palavra, e de como Ele é, durante toda a nossa vida. Após a nossa conversão, Deus submete-nos, pacientemente, a provações e provas que servem para nossa santificação e purificação da nossa alma, e uma dependência maior d'Ele. 
Jesus não iria impor que os seus discípulos fizessem jejuns severos, enquanto Ele ainda estivesse com eles. Mas após a Sua ressurreição, mesmo após a chegada do Espírito Santo, certamente foi-lhes necessário jejuar e buscar a Deus intensamente. 

O modo do servo experimentado entender Deus é mais profundo, mas a sua capacidade de se adaptar a novos desafios com as novas gerações, é mais diminuta. 
Mas ninguém, ouvindo um pregador experimentado e usado por Deus, ungindo em seu falar, prefere um recém convertido, ainda que esteja cheio de entusiasmo e do primeiro amor, pois falta-lhe o conhecimento e a experiência com o Senhor. 


3 - Ser mais velho significa ser mais sábio 

Ser mais sábio perante Deus significa temer ao Senhor e amá-l'O acima de todas as coisas. Dos nossos anos de experiência com Deus vem um conhecimento de Quem Ele é que nos impele a esperar e confiar n'Ele embora tudo à nossa volta esteja desmoronando.

"Confia no Senhor de todo o teu coração, e não te estribes no teu próprio entendimento. Reconhece-o em todos os teus caminhos, e ele endireitará as tuas veredas. Não sejas sábio a teus próprios olhos; teme ao Senhor e aparta-te do mal. Isso será saúde para a tua carne; e refrigério para os teus ossos. Honra ao Senhor com os teus bens, e com as primícias de toda a tua renda;"
Provérbios 3:5-9 
"O temor do Senhor é o princípio do conhecimento; mas os insensatos desprezam a sabedoria e a instrução."
Provérbios 1:7

"Os jovens se cansarão e se fadigarão, e os mancebos cairão, mas os que esperam no Senhor renovarão as suas forças; subirão com asas como águias; correrão, e não se cansarão; andarão, e não se fatigarão."
Isaías 40:30-31
"A glória dos jovens é a sua força; e a beleza dos velhos são as cãs."
Provérbios 20:29 

4 - Ser mais velho significa ser útil para Deus 

Ainda que as forças físicas nos comecem faltando, limitações nos impeçam de fazer o que os mais jovens conseguem, seremos úteis enquanto estivermos nas mãos de Deus, plantados no rio da Sua bendita Palavra bendita e, separados do mundo para O servir.

"Os justos florescerão como a palmeira, crescerão como o cedro no Líbano. 13. Estão plantados na casa do Senhor, florescerão nos átrios do nosso Deus. 14. Na velhice ainda darão frutos, serão viçosos e florescentes, 15. para proclamarem que o Senhor é reto. Ele é a minha rocha, e nele não há injustiça."
Salmos 92:12-15

"Ora, numa grande casa, não somente há vasos de ouro e de prata, mas também de madeira e de barro; e uns, na verdade, para uso honroso, outros, porém, para uso desonroso. Se, pois, alguém se purificar destas coisas, será vaso para honra, santificado e útil ao Senhor, preparado para toda boa obra. Foge também das paixões da mocidade, e segue a justiça, a fé, o amor, a paz com os que, de coração puro, invocam o Senhor."
2 Timóteo 2:20-22


5 - Ser mais velho significa confiar e esperar em Deus 

Quando aprendemos a confiar e esperar em Deus, não olhando às adversidades e circunstâncias que nos rodeiam, somos um exemplo para os nossos irmãos na fé. As promessas de Deus irão cumprir-se, todas elas, pois Deus vela pela Sua palavra. Por muito que pareçam tardar, irão concretizar-se e nem uma falhará.

"Mas isto é o que foi dito pelo profeta Joel: E acontecerá nos últimos dias, diz o Senhor, que derramarei do meu Espírito sobre toda a carne; e os vossos filhos e as vossas filhas profetizarão, os vossos mancebos terão visões, os vossos anciãos terão sonhos; e sobre os meus servos e sobre as minhas servas derramarei do meu Espírito naqueles dias, e eles profetizarão. E mostrarei prodígios em cima no céu; e sinais embaixo na terra, sangue, fogo e vapor de fumaça. O sol se converterá em trevas, e a lua em sangue, antes que venha o grande e glorioso dia do Senhor;  e acontecerá que todo aquele que invocar o nome do Senhor será salvo."
Atos 2:16-21
"Acontecerá depois que derramarei o meu Espírito sobre toda a carne; vossos filhos e vossas filhas profetizarão, os vossos anciãos terão sonhos, os vossos mancebos terão visões; e também sobre os servos e sobre as servas naqueles dias derramarei o meu Espírito. E mostrarei prodígios no céu e na terra, sangue e fogo, e colunas de fumaça. O sol se converterá em trevas, e a lua em sangue, antes que venha o grande e terrível dia do Senhor. E há de ser que todo aquele que invocar o nome do Senhor será salvo; pois no monte Sião e em Jerusalém estarão os que escaparem, como disse o Senhor, e entre os sobreviventes aqueles que o Senhor chamar."
Joel 2:28-32


6 - Ser mais velho significa ser digno de responsabilidade 

Deus dá-nos responsabilidades e ministérios, à medida que O vamos seguindo e obedecendo fielmente. Se formos fiéis no pouco, sobre muito nos colocará Deus.


"Ora, são estas as palavras da carta que Jeremias, o profeta, enviou de Jerusalém, aos que restavam dos anciãos do cativeiro, como também aos sacerdotes, e aos profetas, e a todo o povo, que Nabucodonozor levara cativos de Jerusalém para Babilónia,"
"Pois eu bem sei os planos que estou projetando para vós, diz o Senhor; planos de paz, e não de mal, para vos dar um futuro e uma esperança. Então me invocareis, e ireis e orareis a mim, e eu vos ouvirei. Buscar-me-eis, e me achareis, quando me buscardes de todo o vosso coração."
Jeremias 29:1/1-12

"Por esta razão dobro os meus joelhos perante o Pai, do qual toda família nos céus e na terra toma o nome, para que, segundo as riquezas da sua glória, vos conceda que sejais robustecidos com poder pelo seu Espírito no homem interior; que Cristo habite pela fé nos vossos corações, a fim de que, estando arraigados e fundados em amor, possais compreender, com todos os santos, qual seja a largura, e o comprimento, e a altura, e a profundidade, e conhecer o amor de Cristo, que excede todo o entendimento, para que sejais cheios até a inteira plenitude de Deus. Ora, àquele que é poderoso para fazer tudo muito mais abundantemente além daquilo que pedimos ou pensamos, segundo o poder que em nós opera, a esse seja glória na igreja e em Cristo Jesus, por todas as gerações, para todo o sempre. Amém."
Efésios 3:14-21

7 - Ser mais velho significa crer e ser intercessor perante o Senhor 

Será a principal e a mais importante das nossas tarefas para com Deus e a Sua obra - o ministério de intercessão pela igreja. Sabemos que em vão trabalha o obreiro se Deus não estiver na obra. Quando a obra está na vontade de  Deus, Jesus é glorificado, o Espírito Santo move-se entre o povo de Deus e almas são salvas, pecadores são libertos e milagres acontecem.
Precisamos orar e interceder para que Deus dirija o Seu povo, na Sua vontade, nos livre das más influências, dos falsos mestres, dos ventos de outras doutrinas que estão constantemente surgindo, e leve os líderes e pastores a se consagrarem a buscar a Deus, a estudar a Sua Palavra e a ensiná-la, pura e integralmente a todos nós. Por eles, que estão na frente da batalha, e debaixo da constante mira do inimigo, temos a responsabilidade de continuamente interceder e clamar por eles, aos pés do nosso maravilhoso e eterno Senhor, nosso Deus.

"Então Pedro, lembrando-se, disse-lhe: Olha, Mestre, secou-se a figueira que amaldiçoaste. 
Respondeu-lhes Jesus: Tende fé em Deus. Em verdade vos digo que qualquer que disser a este monte: Ergue-te e lança-te no mar; e não duvidar em seu coração, mas crer que se fará aquilo que diz, assim lhe será feito. Por isso vos digo: que tudo o que pedirdes em oração, crede que o recebereis, e tê-lo-eis."
Marcos 11:21-24
"Assim Salomão acabou a casa do Senhor e a casa do rei; tudo quanto Salomão intentara fazer na casa do Senhor e na sua própria casa, ele o realizou com êxito. E o Senhor apareceu de noite a Salomão e lhe disse: Eu ouvi a tua oração e escolhi para mim este lugar para casa de sacrifício.  Se eu cerrar o céu de modo que não haja chuva, ou se ordenar aos gafanhotos que consumam a terra, ou se enviar a peste entre o meu povo; e se o meu povo, que se chama pelo meu nome, se humilhar, e orar, e buscar a minha face, e se converter dos seus maus caminhos, então eu ouvirei do céu, e perdoarei os seus pecados, e sararei a sua terra. Agora estarão abertos os meus olhos e atentos os meus ouvidos à oração que se fizer neste lugar. Pois agora escolhi e consagrei esta casa, para que nela esteja o meu nome para sempre; e nela estarão fixos os meus olhos e o meu coração perpetuamente. E, quanto a ti, se andares diante de mim como andou Davi, teu pai, fazendo conforme tudo o que te ordenei, guardando os meus estatutos e as minhas ordenanças,"
2 Crónicas 7:11-17


Não nos podemos esquecer que para Deus seremos sempre vasos que, se separados para Ele, podemos ser usados para O seu querer...
O apóstolo João tinha mais de 90 anos quando recebeu a revelação do Apocalipse, aquando do seu exílio na ilha de Patmos.
Abraão tinha 100 anos quando foi pai com a sua mulher Sarah. 
Daniel mostrou ser fiel a Deus e foi à cova dos leões com cerca de 85 anos. 

Pela oração de um justo, que pode muito em seus efeitos, Deus poupou a família de Ló da destruição eminente. 
Assim como Arão e Ur foram as colunas que suportavam os braços de Moisés para que Ele continuasse orando pelo povo e alcançando a vitória de Deus para o Seu povo. 


Jesus é a cabeça da igreja, mas as colunas que suportam as paredes e o telhado são todos aqueles que têm consciência de que são fracos, têm uma vida cheia de experiências com Deus, são sábios no conhecimento da Palavra de Deus, úteis para toda a boa obra, crêem e esperam em Deus, são dignos de responsabilidade e intercedem pelo povo de Deus perante O Senhor, nosso Deus! 

Sejamos essas colunas! 

Que Deus nos dê o peso pela igreja que está mergulhando na apostasia e por todos os que ainda não foram salvos. Assim como o saudoso Pr. David Wilkerson, que ainda na sua velhice, foi tremendamente usado por Deus, sejamos nós também tocados por Deus, para que sintamos esta angústia e gastemo-nos em oração e intercessão aos pés do nosso bom Senhor.









Deus vos abençoe. 

0 comentários:

Enviar um comentário

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...