.
.

segunda-feira, 2 de fevereiro de 2015

O verdadeiro Amigo

O meu primeiro trabalho foi num Hotel. Eu era "polivalente" e, como tal, tinha várias funções.
Uma das minhas tarefas era fazer o serviço noturno na recepção, duas vezes por semana.

Um dos meus colegas, que vivia num apartamento anexo ao hotel, ficava mais um pouquinho na recepção e fazia-me sempre companhia. Tornamo-nos bons amigos.

Mas esse rapaz, talvez por viver sozinho, tinha problemas com a sua higiéne. Os outros colegas da recepção, riam-se dele nas suas costas e isso entristecia-me. 
Como seu bom amigo, decidido a ajudar-lhe, enchi-me de coragem e falei-lhe, cuidadosamente, acerca do seu problema. Queria que ele nunca mais fosse motivo de troça. E ele pareceu aceitar bem.

Mas esse foi o último dia que ele me falou. Nunca mais olhou para mim sequer. 
Aqueles colegas que antes riam nas suas costas, agora estavam "com ele" contra mim. Ele preferiu acreditar nas suas mentiras e repudiar a minha ajuda sincera de verdadeiro amigo. 
Fiquei muito triste... 


Neste mundo, todos nós temos um Amigo verdadeiro que se preocupa realmente conosco. 
Ele vê a nossa condição e aflige-se grandemente pelo destino da nossa alma. 
Com amor, tenta confrontar-nos com a nossa real situação, de forma a tirar-nos do "charco de lodo" de pecado onde vivemos, de forma a salvar-nos da condenação eminente que pende sobre as nossas cabeças. 

Mas também há falsos amigos. Eles tentam, a todo o custo, esconder de nós a verdade. Ainda que conheçam qual é a nossa condição, preferem iludir-nos com mentiras reconfortantes. Estes não nos amam nem se preocupam conosco, apenas com eles próprios. 

Da mesma forma, os líderes que procuram a auto-promoção, por já perderam o temor a Deus, omitem parte do evangelho ao povo, para que sejam amados e exaltados por ele. Esses substituem o verdadeiro evangelho da Salvação por falsas doutrinas de lisonjas, de auto-motivação e auto-redenção humanas várias, em troca de glória, prosperidade material e popularidade. 


Deus ama-nos e preocupa-se conosco. Precisamos aceitar o ensino de Deus e a Sua exortação à nossa vida. É da maior importância conhecer a Palavra de Deus profundamente, para que não sejamos enganados por falsos ensinos. 


"O que ama a instrução ama o conhecimento, mas o que odeia a repreensão é estúpido." 
Provérbios 12:1 

"Ouve o conselho, e recebe a correção, para que no fim sejas sábio." 
Provérbios 19:20 

"Eis que bem-aventurado é o homem a quem Deus repreende; não desprezes, pois, a correção do Todo-Poderoso."  
Jó 5:17 

"E ele deu uns como apóstolos, e outros como profetas, e outros como evangelistas, e outros como pastores e mestres, tendo em vista o aperfeiçoamento dos santos, para a obra do ministério, para edificação do corpo de Cristo; até que todos cheguemos à unidade da fé e do pleno conhecimento do Filho de Deus, ao estado de homem feito, à medida da estatura da plenitude de Cristo; para que não mais sejamos meninos, inconstantes, levados ao redor por todo vento de doutrina, pela fraudulência dos homens, pela astúcia tendente à maquinação do erro; antes, seguindo a verdade em amor, cresçamos em tudo naquele que é a cabeça, Cristo, do qual o corpo inteiro bem ajustado, e ligado pelo auxílio de todas as juntas, segundo a justa operação de cada parte, efetua o seu crescimento para edificação de si mesmo em amor."

Efésios 4:11-16 


Agora que somos novas criaturas em Deus, já não vivemos como o mundo, nem buscamos os mesmos interesses de outrora. Agora não vivemos mais para nós mesmos, mas para servir, amar e agradar ao nosso bom Senhor. 
Não podemos viver adormecidos e desinteressadamente apenas seguir a "corrente", mas ler e meditar na Palavra de Deus, filtrando pelas escrituras sagradas tudo o que ouvimos, de forma a não sermos enganados pela astúcia dos que são usados pelo inimigo. 

"Portanto digo isto, e testifico no Senhor, para que não mais andeis como andam os gentios, na vaidade da sua mente, entenebrecidos no entendimento, separados da vida de Deus pela ignorância que há neles, pela dureza do seu coração; os quais, tendo-se tornado insensíveis, entregaram-se à lascívia para cometerem com avidez toda sorte de impureza. Mas vós não aprendestes assim a Cristo. Se é que o ouvistes, e nele fostes instruídos, conforme é a verdade em Jesus, a despojar-vos, quanto ao procedimento anterior, do velho homem, que se corrompe pelas concupiscências do engano; a vos renovar no espírito da vossa mente; e a vos revestir do novo homem, que segundo Deus foi criado em verdadeira justiça e santidade. Pelo que deixai a mentira, e falai a verdade cada um com o seu próximo, pois somos membros uns dos outros."

Efésios 4:17-25 


A única forma de nos mantermos firmes é guardar o nosso coração e manter  a fé no nosso Senhor, crescendo no conhecimento da Palavra de Deus e dos Seus ensinamentos. 


"Ninguém vos engane com palavras vãs; porque por estas coisas vem a ira de Deus sobre os filhos da desobediência. Portanto não sejais participantes com eles; pois outrora éreis trevas, mas agora sois luz no Senhor; andai como filhos da luz (pois o fruto da luz está em toda a bondade, e justiça e verdade), provando o que é agradável ao Senhor; e não vos associeis às obras infrutuosas das trevas, antes, porém, condenai-as; porque as coisas feitas por eles em oculto, até o dizê-las é vergonhoso. Mas todas estas coisas, sendo condenadas, se manifestam pela luz, pois tudo o que se manifesta é luz. Pelo que diz: Desperta, tu que dormes, e levanta-te dentre os mortos, e Cristo te iluminará. Portanto, vede diligentemente como andais, não como néscios, mas como sábios, usando bem cada oportunidade, porquanto os dias são maus. Por isso, não sejais insensatos, mas entendei qual seja a vontade do Senhor." 
"Vós, maridos, amai a vossas mulheres, como também Cristo amou a igreja, e a si mesmo se entregou por ela, a fim de a santificar, tendo-a purificado com a lavagem da água, pela palavra, para apresentá-la a si mesmo igreja gloriosa, sem mácula, nem ruga, nem qualquer coisa semelhante, mas santa e irrepreensível." 
Efésios 5:6-17/25-27 


Cristo, em nós, leva-nos a direcionar tudo o que fazemos para O adorar, agradar e exaltar. 
A Sua exortação é a prova do Seu amor constante, pois leva-nos a voltar à simplicidade de coração, à total dependência da Sua vontade, consagração ao Seu serviço e busca de santidade (separação do mundo). 






Deus vos abençoe.

0 comentários:

Enviar um comentário

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...