.
.

sábado, 25 de maio de 2013

Até quando duvidaremos de Deus?

"E disse o SENHOR a Moisés: Até quando me provocará este povo? e até quando não crerá em mim, apesar de todos os sinais que fiz no meio dele?" 
Números 14:11







Deus lamentou-se a Moisés dizendo:
Até quando este povo me provocará este povo, até quando me irá rejeitar...?
Até quando me tratará com pouco caso? Até quando se recusará a crer em mim...? 

Ainda que tendo experimentado tantos milagres e maravilhas, o povo de Israel continuava a temer mais os homens e os seus falsos deuses, do que o seu próprio Deus, o verdadeiro e único Deus.

Cada vez que, à sua frente, aparecia um obstáculo, logo esqueciam todas as experiências passadas, todas as maravilhas que Deus realizou diante deles e colocavam em causa O Grande e Poderoso Deus, como se nada conhecessem... tornavam-se incrédulos, perdiam totalmente a fé e rebelavam-se contra Deus e os seus lideres. 



"Mas, como o meu servo Calebe tem outro espírito e me segue com integridade, eu o farei entrar na terra que foi observar, e seus descendentes a herdarão." 
Números 14:24 


Em Calebe houve uma outra atitude, confiando em Deus acima de todos os obstáculos, ainda que com limitações e fraquezas, ele não duvidou de Deus. Por isso ele e os seus descendentes herdaram a terra prometida ao povo de Israel. 

Quando Deus não age do modo como desejávamos ou quando as circunstancias da nossa vida não são as que queríamos, não nos rebelemos contra Ele, desprezando o seu grande amor e provisão, mas confiemos n'Ele de todo o coração, pois é Fiel e ama-nos.

Não são as dificuldades ou as más circunstancias que impediam Israel de entrar em Canaã, mas a sua incredulidade. A incredulidade privamos de ver e experimentar o que Deus tem preparado para nós. 
Mas, apesar da incredulidade do povo, isso não O impediu de fazê-los sair da terra do Egipto e de entrar na terra prometida (ainda que todos os que foram desobedientes tenham morrido no deserto, os seus descendentes entraram na terra de Canaã). 

Para nós, Ele tem preparado um lugar no céu, onde Deus Pai reina em poder e glória e deseja que todos nós não nos percamos e cheguemos ao fim da corrida. 
Nunca estamos sozinhos por nós mesmos. Apenas ficaremos para trás se O deixarmos e O negarmos
Deus cumpre sempre o que promete. Resta-nos confiar e segui-l'O de todo o nosso coração e com todas as nossas forças.

Caleb foi um exemplo de ousadia e confiança em Deus, pronto a dar a vida pela verdade de Deus.
O povo de Deus quando em rebeldia e incredulidade é um alvo fácil para o inimigo. O povo tentou matar Josué e Caleb, revoltado contra o que defendiam, mas Deus não consentiu que os ferissem. 

É difícil a nossa vida, por vezes, mas Deus é connosco!


"E, quando chegaram à multidão, aproximou-se-lhe um homem, pondo-se de joelhos diante dele, e dizendo: Senhor, tem misericórdia de meu filho, que é lunático e sofre muito; pois muitas vezes cai no fogo, e muitas vezes na água; E trouxe-o aos teus discípulos; e não puderam curá-lo.
E Jesus, respondendo, disse: Ó geração incrédula e perversa! até quando estarei eu convosco, e até quando vos sofrerei? Trazei-mo aqui. E, repreendeu Jesus o demónio, que saiu dele, e desde aquela hora o menino sarou. Então os discípulos, aproximando-se de Jesus em particular, disseram: Por que não pudemos nós expulsá-lo? E Jesus lhes disse: Por causa de vossa pouca fé; porque em verdade vos digo que, se tiverdes fé como um grão de mostarda, direis a este monte: Passa daqui para acolá, e há de passar; e nada vos será impossível. Mas esta casta de demónios não se expulsa senão pela oração e pelo jejum." 
Mateus 17:14-21 


Milagres acontecem em nome de Deus, pois o Seu poder é sublime e o Seu amor pelas pessoas não tem fim, mas é a nossa incredulidade que, muitas vezes, nos impede de sermos úteis em Suas mãos. 
O nome de Jesus tem poder sobre as trevas e potestades do mal e sobre tudo o que neste mundo existe. 


"Moisés disse ao Senhor: "Então os egípcios ouvirão que pelo teu poder fizeste este povo sair dentre eles, e falarão disso aos habitantes desta terra. Eles ouviram que tu, ó Senhor, estás com este povo e que te vêem face a face, Senhor, e que a tua nuvem paira sobre eles, e que vais adiante deles numa coluna de nuvem de dia e numa coluna de fogo de noite. Se exterminares este povo, as nações que ouvirem falar do que fizeste dirão: ‘O Senhor não conseguiu levar esse povo à terra que lhes prometeu em juramento; por isso os matou no deserto’. "Mas agora, que a força do Senhor se manifeste, segundo prometeste: ‘O Senhor é muito paciente e grande em fidelidade, e perdoa a iniquidade e a rebelião, se bem que não deixa o pecado sem punição, e castiga os filhos pela iniquidade dos pais até a terceira e quarta geração’. Segundo a tua grande fidelidade, perdoa a iniquidade deste povo, assim como a tens perdoado desde que saíram do Egipto até agora". O Senhor respondeu: "Eu os perdoei, conforme você pediu." 
Números 14:13-14 


Deus quis destruir o Seu povo rebelde, mas Moisés clamou a Ele pelo povo, usando-se de várias defesas como:

- a reputação de Deus ficaria perante os egípcios, para que não blasfemassem do Seu nome 
- a coerência do que Deus prometeu dar ao Seu povo ( a terra prometida ) 
- apelando à misericórdia e longanimidade de Deus, para que os perdoe 


Este é um grande exemplo para nós pela forma como Deus ouve aos que são fiéis a Si e muda o Seu plano, por amor aos que O amam. Devemos ser intercessores como Moisés, ou como Abraão que orou por Ló, para que Deus possa perdoar e poupar os que têm pecado, livrando-os e dando-lhes uma nova oportunidade de Salvação. 
Ainda assim, apesar de Deus não os ter destruído, Ele impediu de entrar na terra prometida todos aqueles que se rebelaram contra Ele, fazendo-os andar vagueando pelo deserto durante quarenta longos anos. 

Há sempre uma consequência para o nosso pecado.
Muitos saem do Egipto, mas não chegam a entrar em Canaã. Nós que somos salvos, queremos chegar ao céu e não vaguear durante toda a nossa vida e morrer espiritualmente pelo caminho... 


"Por isso, irmãos santos, participantes da vocação celestial, considerai a Jesus Cristo, apóstolo e sumo sacerdote da nossa confissão, sendo fiel ao que o constituiu, como também o foi Moisés em toda a sua casa. Porque ele é tido por digno de tanto maior glória do que Moisés, quanto maior honra do que a casa tem aquele que a edificou. Porque toda a casa é edificada por alguém, mas o que edificou todas as coisas é Deus. E, na verdade, Moisés foi fiel em toda a sua casa, como servo, para testemunho das coisas que se haviam de anunciar; Mas Cristo, como Filho, sobre a sua própria casa; a qual casa somos nós, se tão somente conservarmos firme a confiança e a glória da esperança até ao fim. Portanto, como diz o Espírito Santo: Se ouvirdes hoje a sua voz, não endureçais os vossos corações, Como na provocação, no dia da tentação no deserto. Onde vossos pais me tentaram, me provaram, E viram por quarenta anos as minhas obras. Por isso me indignei contra esta geração, E disse: Estes sempre erram em seu coração, E não conheceram os meus caminhos. Assim jurei na minha ira Que não entrarão no meu repouso. Vede, irmãos, que nunca haja em qualquer de vós um coração mau e infiel, para se apartar do Deus vivo." 
Hebreus 3:1-12 


Devemos experimentar o amor e a vida com Deus, sendo participantes de Cristo.
Não O provoquemos, nem sejamos rebeldes e desobedientes para que assim como Jesus venceu o mundo, também o possamos vencer o mundo, pelo poder de Deus, que na nossa fraqueza nos dá a Sua força e luta em nosso lugar.






Deus ama a todos e quer que todos se salvem, mas odeia e abomina o pecado e aqueles que o praticam com consciência do pecado.





Deus é maravilhoso e sem igual...
Vamos respeitá-l'O e amá-l'O como Ele merece!




Deus vos abençoe.


0 comentários:

Enviar um comentário

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...