.
.

sábado, 18 de maio de 2013

Deus é O nosso Bom Pastor

"Por causa da multidão dos pecados da meretriz mui graciosa, da mestra das feitiçarias, que vendeu as nações com as suas fornicações, e as famílias pelas suas feitiçarias." 
Naum 3:4 


"Julga-me, SENHOR, pois tenho andado em minha sinceridade; tenho confiado também no SENHOR; não vacilarei. Examina-me, SENHOR, e prova-me; esquadrinha os meus rins e o meu coração. Porque a tua benignidade está diante dos meus olhos; e tenho andado na tua verdade. Não me tenho assentado com homens vãos, nem converso com os homens dissimulados. Tenho odiado a congregação de malfeitores; nem me ajunto com os ímpios. Lavo as minhas mãos na inocência; e assim andarei, SENHOR, ao redor do teu altar." 
Salmo 23:1-6 


Precisamos ter consciência que Deus (o nosso bom Pastor) está presente na nossa vida. 

Davi era um bom pastor, enfrentando grandes perigos de modo a proteger e salvar as suas ovelhas. Ainda que por vezes o esquecesse (aquando da visita do profeta Samuel), o seu pai confiava a ele o seu rebanho. 



Ao termos Deus como nosso pastor da nossa vida, estas três coisas estão sempre presentes, a cada dia: 

- provisão (Deus certifica-se que temos o necessário para sobrevivermos e trabalharmos para Ele - nós e a nossa família) 

- proteção (Deus garante que nada, nem ninguém nos possa tocar, a menos que Ele permita que sejamos provados para que possamos crescer e receber ainda maiores dádivas e bênçãos) 

- direcção (Deus guia-nos pelas Suas veredas, orientando-nos a cada momento de viragem, a cada cruzamento, em todas as decisões difíceis)




Mas para que Deus seja o verdadeiro dono e Pastor da nossa vida, várias coisas precisam acontecer:


1 - Antes de mais devemos reconhecer quem é Deus para nós - Ele é o nosso Pastor.
Precisamos estar conscientes que a nossa relação pessoal com Deus é necessária e benéfica. 


2 - Deus dá-nos uma paz sem igual - porque temos finalmente paz com Deus. Não estamos mais dependentes das circunstâncias para sentirmos paz no nosso íntimo.

"A minha paz vos dou..."


3 - Ainda que às vezes as águas da nossa vida fiquem agitadas, Deus leva-nos até águas tranquilas, com imenso cuidado e amor. 

"Buscai primeiro o reino de Deus..."


4 - Muitas vezes sofremos por antecipação, sem necessidade. Mas Deus providencia alívio nas dificuldades e problemas. Ele guia-nos por caminhos de rectidão, não por caminhos tortos, nem que nos ponham em perigo de cair. 

"...a cada dia o seu mal..."
"... As misericórdias de Deus se renovam a cada dia..."

"Naquele dia levantei a minha mão para eles, para os tirar da terra do Egito, para uma terra que já tinha previsto para eles, a qual mana leite e mel, e é a glória de todas as terras." 
Ezequiel 20:6 

Deus guia-nos ao melhor destino - ao nosso verdadeiro lugar.


4 - A morte é assustadora e é algo iminente a todos nós. Sentimo-nos incapazes para a enfrentar. A presença de Deus é a chave para a nossa segurança. O mistério da morte, o nosso desconhecimento sobre como irá acontecer e, não termos sido criados para morrer, faz-nos sofrer. Mas Deus - próximo e grandioso- socorre-nos e dá-nos a força suficiente para avançarmos, em Seu nome. 


5 - Deus protege-nos como um anfitrião que recebe os seus convidados.

"E chamaram a Ló, e disseram-lhe: Onde estão os homens que a ti vieram nesta noite? Traze-os fora a nós, para que os conheçamos. Então saiu Ló a eles à porta, e fechou a porta atrás de si, E disse: Meus irmãos, rogo-vos que não façais mal; Eis aqui, duas filhas tenho, que ainda não conheceram homens; fora vo-las trarei, e fareis delas como bom for aos vossos olhos; somente nada façais a estes homens, porque por isso vieram à sombra do meu telhado." 
Gênesis 19:5-8 


6 - Podemos contar com a graça e misericórdia de Deus para conosco, sempre, até que subamos ao céu.
Deus não obriga ninguém mas deseja que estejamos sempre com Ele.




Será Deus verdadeiramente o nosso Pastor?
Para isso devemos realmente amar a Deus, pondo a Sua Palavra em prática e mantendo sempre uma comunhão constante através da oração...




Deus vos abençoe.

0 comentários:

Enviar um comentário

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...