.
.

sábado, 30 de junho de 2012

Quando servir é o mais importante


E Naamã, capitão do exército do rei da Síria, era um grande homem diante do seu SENHOR, e de muito respeito; porque por ele o SENHOR dera livramento aos sírios; e era este homem herói valoroso, porém leproso.

E saíram tropas da Síria, da terra de Israel, e levaram presa uma menina que ficou ao serviço da mulher de Naamã.

E disse esta à sua senhora: Antes o meu senhor estivesse diante do profeta que está em Samaria; ele o restauraria da sua lepra.

Então foi Naamã e notificou ao seu senhor, dizendo: Assim e assim falou a menina que é da terra de Israel.

Então disse o rei da Síria: Vai, anda, e enviarei uma carta ao rei de Israel. E foi, e tomou na sua mão dez talentos de prata, seis mil siclos de ouro e dez mudas de roupas.

E levou a carta ao rei de Israel, dizendo: Logo, em chegando a ti esta carta, saibas que eu te enviei Naamã, meu servo, para que o cures da sua lepra.

E sucedeu que, lendo o rei de Israel a carta, rasgou as suas vestes, e disse: Sou eu Deus, para matar e para vivificar, para que este envie a mim um homem, para que eu o cure da sua lepra? Pelo que deveras notai, peço-vos, e vede que busca ocasião contra mim.

Sucedeu, porém, que, ouvindo Eliseu, homem de Deus, que o rei de Israel rasgara as suas vestes, mandou dizer ao rei: Por que rasgaste as tuas vestes? Deixa-o vir a mim, e saberá que há profeta em Israel.

Veio, pois, Naamã com os seus cavalos, e com o seu carro, e parou à porta da casa de Eliseu.

Então Eliseu lhe mandou um mensageiro, dizendo: Vai, e lava-te sete vezes no Jordão, e a tua carne será curada e ficarás purificado.

Porém, Naamã muito se indignou, e se foi, dizendo: Eis que eu dizia comigo: Certamente ele sairá, por-se-á em pé, invocará o nome do SENHOR seu Deus, e passará a sua mão sobre o lugar, e restaurará o leproso.

Não são porventura Abana e Farpar, rios de Damasco, melhores do que todas as águas de Israel? Não me poderia eu lavar neles, e ficar purificado? E voltou-se, e se foi com indignação.

Então chegaram-se a ele os seus servos, e lhe falaram, e disseram: Meu pai, se o profeta te dissesse alguma grande coisa, porventura não a farias? Quanto mais, dizendo-te ele: Lava-te, e ficarás purificado.

Então desceu, e mergulhou no Jordão sete vezes, conforme a palavra do homem de Deus; e a sua carne tornou-se como a carne de um menino, e ficou purificado.
2 Reis 5:1-14

Naamã era um homem muito importante, um dos mais conhecidos da Síria. Mas toda a sua fama e poder não o podiam curar da lepra que consumia a sua pele.










"...Naamã, capitão do exército do rei da Síria, era um grande homem diante do seu SENHOR, e de muito respeito... e era este homem herói valoroso, porém leproso."
"...e levaram presa uma menina que ficou ao serviço da mulher de Naamã. E disse esta à sua senhora: Antes o meu senhor estivesse diante do profeta que está em Samaria; ele o restauraria da sua lepra." 
"...Naamã... notificou ao seu senhor, dizendo: Assim e assim falou a menina que é da terra de Israel. Então disse o rei da Síria: Vai, anda, e enviarei uma carta ao rei de Israel."
"...ouvindo Eliseu, homem de Deus..., mandou dizer ao rei: Por que rasgaste as tuas vestes? Deixa-o vir a mim, e saberá que há profeta em Israel." 
"Então Eliseu lhe mandou um mensageiro, dizendo: Vai, e lava-te sete vezes no Jordão, e a tua carne será curada e ficarás purificado. Porém, Naamã muito se indignou..." 
"E voltou-se, e se foi com indignação. Então chegaram-se a ele os seus servos, e lhe falaram, e disseram: Meu pai, se o profeta te dissesse alguma grande coisa, porventura não a farias?" 
"Então desceu, e mergulhou no Jordão sete vezes...; e a sua carne tornou-se como a carne de um menino..."
2Reis 5:1-14





Hoje, muitos doutores e engenheiros são reconhecidos por muitos, ricos, exaltados perante a sociedade, distinguidos pelos seus feitos ou capacidades, porém são pecadores.
Assim como a lepra é contagiosa, a influência dos grandes homens contagiam a forma de pensar e agir dos outros que os admiram...


Nem sempre nos damos valor. É impressionante como a Hamã, grande general, respeitadíssimo e distinguido por todos, bastou uma pequena menina testemunhar de quem ela conhecia.

Deus usa até os mais pequenos, ainda que estejam no cativeiro, entre deuses estranhos...
Um coração sincero e humilde diante de Deus tem muito valor.

Só alguém cheio de Deus pode falar a todos dos Seus grandes feitos.

Os missionários não precisam ser reconhecidos, ter títulos pomposos ou nomes grandiosos. Esta menina apenas era uma simples criada, feita órfã, escrava.

Só alguém cheio do poder de Deus pode afirmar-se como servo do Deus altíssimo, diante dos outros. Eliseu disse que Naamã saberia que ele era um homem de Deus.
Como somos nós conhecidos pelos outros?

Nós não precisamos dar a cara para sermos usados por Deus. Eliseu não se apresentou ao grande Naamã, mas mandou um mero mensageiro transmitir a mensagem.
É Deus quem manda e quem decide o modo como há de fazer.

Muitas vezes Deus confunde-nos com o Seu modo de agir. Muitos se indignam com Ele, e por isso, não recebem a vitória.

Naamã teve bons conselheiros, nas foi preciso ter persistência para ter sido curado.

Naamã quis pagar a sua cura mas, Eliseu disse que os dons de Deus e o ministério que Ele nos dá, não são para ganhar dinheiro, nem bens materiais, mas para estar em comunhão e agir na vontade de Deus.

Geasi, o moço que servia ao profeta Eliseu, correu atrás dos bens materiais. Por essa razão, mesmo com o bordão do profeta, indo no nome do profeta, invocando a Deus, o filho da sunamita não ressuscitou. Ele foi reprovado, não chamado por Deus, pois era medroso, mentiroso e tinha o seu coração no mundo. De tal forma estava distante de Deus que ficou leproso com a lepra de Haamã.


Não podemos esquecer que, por vezes, basta uma palavra nossa, de um filho de Deus, lavado e purificado no sangue do Cordeiro, para sarar a lepra dos que nos rodeiam e dar sentido à suas vidas.
Não vamos murmurar, mas obedecer. Vamos confiar em Deus e não no dinheiro.


"Em ti confiarão os que conhecem o teu nome; porque tu, SENHOR, nunca desamparaste os que te buscam."
Salmos 9:10




Nas Sagradas Escrituras podemos ler que, quando Deus chama alguém, Ele por vezes mudava o Seu nome, mas não apenas o nome, mas também o seu caráter, mudando o seu modo de viver e servir a Deus:


- A Jacó, "enganador", Deus mudou-lhe o nome para Israel, "príncipe de Deus" ou "campeão de Deus" ou mesmo "lutou com Deus", mas o seu encontro com o anjo deixou também uma marca no seu corpo, visível a todos.

- A Abrão, como resultante de uma aliança com Deus, pela sua fidelidade e obediência, Ele mudou para Abraão, "pai de muitos" ou "pai de uma nação".

- A Simão, Jesus mudou o seu nome para Pedro, "pedra", mudando-o de rude pescador para pescador de homens, chamando-o, tornando-o um líder entre os Seus discípulos e um dos principais missionários do evangelho da Salvação e defensor de Jesus.

- A Saulo, Jesus chamou do meio da cegueira espiritual, da religiosidade profunda e do ódio aos que seguiam Jesus, para se tornar Paulo, um servo totalmente dedicado a Deus, à Sua obra e a espalhar o evangelho entre os gentios.




Vamos não fazer, ou deixarmos de fazer, por obrigação e medo das consequências, mas dispormo-nos a fazer tudo aquilo em que Deus nos quiser usar.
Este vídeo mostra-nos a diferença entre a religião e o moralismo, e o servir de coração a Deus.






Deus vos abençoe.

sábado, 23 de junho de 2012

O mundo nos incomoda...ou não?

Durante esta última gravidez da minha esposa, fomos várias vezes ao Hospital, em consultas e "falsos alarmes". Numa das vezes, enquanto esperava no hospital, assisti a parte de uma novela sem som, da rede Globo, transmitida pela SIC (Portugal) e fiquei chocado...







Já havia algum tempo que não assistia a nenhuma novela, e foi com grande tristeza que constatei o quanto má em exemplos era. Desde traição no casamento, grande ênfase na idolatria, técnicas de mentira e extorsão, sensualidade exagerada das e dos personagens principais, promoção e defesa do homossexualismo e sexo "livre", aliciamento aos vários vícios, personagens vivendo constante insatisfação, ciúmes e ódios, exigindo dos outros o que não tinham para dar, vidas de trapaça e falsidades, ridicularização dos que se afirmam crentes em Deus, negação de todas as verdades bíblicas e, elevação de todos os valores imorais e dos que, na sociedade, os praticam.


Sabemos que o inimigo é astuto, e o principal modo como passava a sua mensagem maligna era através da dissimulação. Mas, nestes tempos conturbados em que vivemos, onde nunca antes as mentes estiveram tão toldadas e tão preparadas para a chegada do iníquo à Terra, o inimigo já nem se preocupa tanto em esconder a sua maldade...



A mente da sociedade tem vindo a ser programada, desde a infância, pelas séries na televisão, pela grande parte do cinema, entertenimento em geral, pelos ensinos nas escolas e afins... de tal forma que, o que antes era terrivelmente mau e perigoso, hoje é totalmente aceitável, desafiante e radical.

Nunca vimos tantas pessoas da alta sociedade e política, grandes influências para a sociedade, bruxas (e bruxos), seguidores de práticas do ocultismo, ou pior, assumirem-se diante de todos como tal.
Para a geração atual, ser homossexual já não é algo de que ter vergonha, mas é algo a experimentar e descobrir.
Já ninguém preza a sua virgindade, desejando pôr fim a essa "vergonha" assim que possível, de forma a serem aceites pelos seus grupos de amigos e a não serem gozados(as).


A iniquidade tem-se multiplicado diante dos nossos olhos e nós temos visto e sentido a diferença do mundo, especialmente nestas duas últíma décadas até, ao que hoje é, a situação atual.


Habacuque via o que se passava no seu tempo, também...
A influência do mal tinha corrompido o povo e o profeta clamava a Deus por libertação.

"O peso que viu o profeta Habacuque. Até quando, SENHOR, clamarei eu, e tu não me escutarás? Gritar-te-ei: Violência! e não salvarás? Por que razão me mostras a iniquidade, e me fazes ver a opressão? Pois que a destruição e a violência estão diante de mim, havendo também quem suscite a contenda e o litígio. Por esta causa a lei se afrouxa, e a justiça nunca se manifesta; porque o ímpio cerca o justo, e a justiça se manifesta distorcida." 
Habacuque 1:1-4


 Então Deus deu-lhe uma visão e a mandou escrever de forma bem visível, para que todos os que passassem, mesmo correndo, pudessem lê-la. A diferença não é grande, em relação aos nossos dias:

"Eis que a sua alma está orgulhosa, não é reta nele; mas o justo pela sua fé viverá. Tanto mais que, por ser dado ao vinho é desleal; homem soberbo que não permanecerá; que alarga como o inferno a sua alma; e é como a morte que não se farta, e ajunta a si todas as nações, e congrega a si todos os povos."
"...Ai daquele que multiplica o que não é seu! (até quando?) e daquele que carrega sobre si dívidas!" 
"...todos os demais povos te despojarão a ti, por causa do sangue dos homens, e da violência feita à terra, à cidade, e a todos os que nela habitam."
"Ai daquele que, para a sua casa, ajunta cobiçosamente bens mal adquiridos, para pôr o seu ninho no alto, a fim de se livrar do poder do mal! 
"Ai daquele que edifica a cidade com sangue, e que funda a cidade com iniquidade!"
"Ai daquele que dá de beber ao seu companheiro! Ai de ti, que adiciona à bebida o teu furor, e o embebedas para ver a sua nudez! Serás farto de ignomínia em lugar de honra; bebe tu também, e sê como um incircunciso; o cálice da mão direita do SENHOR voltará a ti, e ignomínia cairá sobre a tua glória."
"Que aproveita a imagem de escultura, depois que a esculpiu o seu artífice? Ela é máscara e ensina mentira, para que quem a formou confie na sua obra, fazendo ídolos mudos? Ai daquele que diz ao pau: Acorda! e à pedra muda: Desperta! Pode isso ensinar? Eis que está coberta de ouro e de prata, mas dentro dela não há espírito algum."
"Mas o SENHOR está no seu santo templo; cale-se diante dele toda a terra." 
Habacuque 2:4-6



Para que não restem dúvidas acerca de como o inimigo está usando o entertenimento para toldar as mentes, neste vídeo podemos assistir a apenas algumas introduções (genéricos) de várias novelas, algumas já muito antigas mas que foram novamente gravadas e estão, de novo, tendo grandes audiências.




Deus vos abençoe.

sábado, 16 de junho de 2012

Quando o escape vem do fogo

Precisamos ser humildes de coração e entregarmos o rumo da nossa vida ao nosso Senhor e Salvador.








Deus dá valor aos que, estando numa posição de poder, são humildes perante Ele e reconhecem a sua fragilidade e impotência perante aquilo que só Deus pode fazer.

O centurião romano que foi ao encontro de Jesus e lhe pediu que curasse o seu servo, muito amado, que se encontrava bastante doente, disse a Jesus que uma só palavra Sua bastaria para que ele fosse curado, pois não se achava digno de O receber em sua casa.
Ele demonstrou grande humildade perante Jesus e uma fé tão grande no Seu poder que Jesus a reconheceu e exaltou perante todos. Este é um grande exemplo para todos nós.



Pois, é quando as dificuldades se agravam e tudo à nossa volta parece cada vez mais negro e assustador que a nossa fé é provada. E por vezes, o escape de Deus vem do próprio fogo que nos quer consumir (como com Sedraque, Mesaque e Abedenego), das águas que nos querem afogar (Moisés) ou, dos inimigos que nos querem destruir (Moisés, Hamã)...


"Então ordenou Faraó a todo o seu povo, dizendo: A todos os filhos que nascerem lançareis no rio, mas a todas as filhas guardareis com vida."
Êxodo 1:22

"E foi um homem da casa de Levi e casou com uma filha de Levi. E a mulher concebeu e deu à luz um filho; e, vendo que ele era formoso, escondeu-o três meses. Não podendo, porém, mais escondê-lo, tomou uma arca de juncos, e a revestiu com barro e betume; e, pondo nela o menino, a pôs nos juncos à margem do rio. E sua irmã postou-se de longe, para saber o que lhe havia de acontecer. E a filha de Faraó desceu a lavar-se no rio, e as suas donzelas passeavam, pela margem do rio; e ela viu a arca no meio dos juncos, e enviou a sua criada, que a tomou. E abrindo-a, viu ao menino e eis que o menino chorava; e moveu-se de compaixão dele, e disse: Dos meninos dos hebreus é este. Então disse sua irmã à filha de Faraó: Irei chamar uma ama das hebréias, que crie este menino para ti? E a filha de Faraó disse-lhe: Vai. Foi, pois, a moça, e chamou a mãe do menino. Então lhe disse a filha de Faraó: Leva este menino, e cria-mo; eu te darei teu salário. E a mulher tomou o menino, e criou-o. E, quando o menino já era grande, ela o trouxe à filha de Faraó, a qual o adotou; e chamou-lhe Moisés, e disse: Porque das águas o tenho tirado."
Êxodo 2:1-10


Moisés nasceu numa altura de grande repressão. O povo de Israel vivia cativo, sofria abusos, sendo subjugado a um povo estranho que servia a falsos deuses.
Filho de escravos, logo nascido escravo também, esperava-lhe a dor, o sofrimento e a morte por édipo do faraó, o governador do Egito.

O cenário não podia ser mais negro. Parecia não haver nada a fazer...
Mas a mãe de Moisés não desistiu. Orando e confiando em Deus, buscou salvar o seu filho da morte e foi perseverante até ao fim.
Deus mostrou-lhe o que fazer, apesar de parecer o oposto ao que seria esperado. Para o livrar da morte, Deus mandou atirá-lo ao rio numa cesta, enfrentando as correntes das águas, arriscando a ser visto pelos guardas do faraó e passando pelos crocodilos ávidos de carne, que abundavam por ali.




Nos dias de hoje, todos nós sofremos as dificuldades económicas, sociais e a crise de valores do homem, na nossa pele. Vivemos debaixo da ditadura do sistema que rege este mundo, subjugados (e, às vezes, até escravizados) pela necessidade de recorrer ao crédito para manter uma casa, um carro e mesmo, por vezes, os alimentos para comer. O cenário é de desemprego e de crise na maior parte dos países. Ninguém tem grandes esperanças para o futuro...
Mas Deus mostra-nos o que fazer, ainda que, por vezes, isso signifique que tenhamos de enfrentar as águas agitadas das dificuldades, a aflição do peso das circunstâncias e o perigo dos falsos amigos que, usados nas mãos do inimigo, buscam a nossa humilhação e morte espiritual.


Até na adversidade, Deus usa-nos a nós, Seus filhos, àqueles que confiam e dependem totalmente d'Ele, para que através de duras provações e apertos que trás à nossa vida, consiga tocar o coração daqueles que nos conhecem, nos observam e vêm o nosso testemunho, diariamente...

Precisamos ser gratos a Deus por tudo, até mesmo pelos momentos difíceis de suportar, pois é quando sentimos a nossa fragilidade e impotência para com situações na nossa vida, ou na dos nossos entes e amigos queridos, que Deus consegue mudar o nosso coração, dobrar o nosso ego e orgulho, e transformar o nosso interior.




Ainda que as lutas venham, no amor do nosso bom Senhor estamos protegidos da destruição, do desânimo e de tudo o que nos tenta levar a desistir...
Nada se compara ao amor do nosso Deus! A Sua graça, misericórdia e amor são imensos e eternamente inesgotáveis.
Obrigado por me amares, ainda que nada mereça, nem seja digno do Teu amor...

Obrigado!!





Deus vos abençoe.


sábado, 9 de junho de 2012

Perseverança, a chave da benção

"Porque o SENHOR fará justiça ao seu povo, e se compadecerá de seus servos..."
Deuteronômio 32:36











A Bíblia fala de um juiz que não temia a Deus nem respeitava homem algum. Mas, um dia, a insistência de uma viúva levou-o a julgar a sua causa, de tanto que ela insistiu. Ela perseverou e perturbou-o, até que ele resolveu atendê-la.
Jesus afirma, com esta parábola, que Deus faz justiça aos Seus escolhidos, àqueles que O colocam em primeiro lugar em sua vida.


"E contou-lhes também uma parábola sobre o dever de orar sempre, e nunca desfalecer, Dizendo: Havia numa cidade um certo juiz, que nem a Deus temia, nem respeitava o homem. Havia também, naquela mesma cidade, uma certa viúva, que ia ter com ele, dizendo: Faze-me justiça contra o meu adversário. E por algum tempo não quis atendê-la; mas depois disse consigo: Ainda que não temo a Deus, nem respeito os homens, Todavia, como esta viúva me molesta, hei de fazer-lhe justiça, para que enfim não volte, e me importune muito." 
Lucas 18:1-5


Se um juiz iníquo resolveu o problema desta viúva, por ela perseverar, como não o fará Deus, que é Justiça e Graça?
Quando nos sentirmos injustiçados, apresentemos a Ele as nossas causas, crendo que Ele é o justo Juiz, nosso Pai.

Ainda que estejamos face a uma montanha e não consigamos encontrar saída, estejamos passando por situações impossíveis de serem resolvidas aos nossos olhos, saibamos que se depositarmos toda a nossa fé em Deus, esperarmos pacientemente e perseverarmos em oração, certamente o Justo Juiz fará mais um milagre no tempo devido. 

"E Deus não fará justiça aos seus escolhidos, que clamam a ele de dia e de noite, ainda que tardio para com eles?"
Lucas 18:7 


O "segredo" para uma vida plena em Deus e repleta de bençãos e manifestação do Seu poder é a perseverança, confiança na Palavra de Deus e viver em união com a Sua igreja, fazendo tudo para a honra e glória de Deus, sendo gratos por tudo o que Ele nos deu e concede a cada dia do nosso viver. 

"De sorte que foram batizados os que de bom grado receberam a sua palavra; e naquele dia agregaram-se quase três mil almas, E perseveravam na doutrina dos apóstolos, e na comunhão, e no partir do pão, e nas orações. E em toda a alma havia temor, e muitas maravilhas e sinais se faziam pelos apóstolos. E todos os que criam estavam juntos, e tinham tudo em comum. E vendiam suas propriedades e bens, e repartiam com todos, segundo cada um havia de mister. E, perseverando unânimes todos os dias no templo, e partindo o pão em casa, comiam juntos com alegria e singeleza de coração, Louvando a Deus, e caindo na graça de todo o povo. E todos os dias acrescentava o Senhor à igreja aqueles que se haviam de salvar." 
Atos 2:41-47 



E ainda que venham as tempestades, as perseguições e as dificuldades, quando cheios da unção de Deus, nada nos fará parar, nem calar a nossa boca. 

"E, estando eles falando ao povo, sobrevieram os sacerdotes, e o capitão do templo, e os saduceus,
Doendo-se muito de que ensinassem o povo, e anunciassem em Jesus a ressurreição dentre os mortos.
E lançaram mão deles, e os encerraram na prisão até ao dia seguinte, pois já era tarde. Muitos, porém, dos que ouviram a palavra creram, e chegou o número desses homens a quase cinco mil. E aconteceu, no dia seguinte, reunirem-se em Jerusalém os seus principais, os anciãos, os escribas, E Anás, o sumo sacerdote, e Caifás, e João, e Alexandre, e todos quantos havia da linhagem do sumo sacerdote. E, pondo-os no meio, perguntaram: Com que poder ou em nome de quem fizestes isto? Então Pedro, cheio do Espírito Santo, lhes disse: Principais do povo, e vós, anciãos de Israel, Visto que hoje somos interrogados acerca do benefício feito a um homem enfermo, e do modo como foi curado, Seja conhecido de vós todos, e de todo o povo de Israel, que em nome de Jesus Cristo, o Nazareno, aquele a quem vós crucificastes e a quem Deus ressuscitou dentre os mortos, em nome desse é que este está são diante de vós. Ele é a pedra que foi rejeitada por vós, os edificadores, a qual foi posta por cabeça de esquina. E em nenhum outro há salvação, porque também debaixo do céu nenhum outro nome há, dado entre os homens, pelo qual devamos ser salvos." 
Atos 4:1-12


É nos tempos de aperto e luta que Deus mais se manifesta no meio do Seu povo, enviando o Santo Espírito consolador que nos enche de ousadia e força para que prossigamos na Sua vontade. 

"Agora, pois, ó Senhor, olha para as suas ameaças, e concede aos teus servos que falem com toda a ousadia a tua palavra; Enquanto estendes a tua mão para curar, e para que se façam sinais e prodígios pelo nome de teu santo Filho Jesus. E, tendo orado, moveu-se o lugar em que estavam reunidos; e todos foram cheios do Espírito Santo, e anunciavam com ousadia a palavra de Deus. E era um o coração e a alma da multidão dos que criam, e ninguém dizia que coisa alguma do que possuía era sua própria, mas todas as coisas lhes eram comuns. E os apóstolos davam, com grande poder, testemunho da ressurreição do Senhor Jesus, e em todos eles havia abundante graça. Não havia, pois, entre eles necessitado algum; porque todos os que possuíam herdades ou casas, vendendo-as, traziam o preço do que fora vendido, e o depositavam aos pés dos apóstolos. E repartia-se a cada um, segundo a necessidade que cada um tinha." 
Atos 4:23-35





"Porque estás abatida, ó minha alma..." é o tema para este lindo hino de louvor que reflete perfeitamente o que nós sentimos ao passar pelo vale. Ainda que conheçamos e vivamos com o Deus  que tudo fez e omnipotentemente reina, inexplicavelmente, por vezes sentimo-nos sós...
Ele nos chama, nos quer levantar e fazer-nos descansar sobre os Seus braços.


Deus vos abençoe.

sábado, 2 de junho de 2012

A benção de Deus na adversidade

"E o povo falou contra Deus e contra Moisés: Por que nos fizestes subir do Egito para que morrêssemos neste deserto? Pois aqui nem pão nem água há; e a nossa alma tem fastio deste pão tão vil." 
Números 21:5 











O nosso Deus é aquele que supre todas as coisas na nossa vida.
Ele nos livra, nos protege, nos guia e nos mantém.


"...Eis que vos farei chover pão dos céus, e o povo sairá, e colherá diariamente a porção para cada dia, para que eu o prove se anda em minha lei ou não. E acontecerá, no sexto dia, que prepararão o que colherem; e será o dobro do que colhem cada dia." 
Êxodo 16:4-5


"E comeram os filhos de Israel maná quarenta anos, até que entraram em terra habitada; comeram maná até que chegaram aos termos da terra de Canaã." 
Êxodo 16:35



Quando experimentamos muito tempo de abundância e bençãos materiais, de fartura e abastança, é fácil tornarmo-nos arrogantes e vaidosos, passando de agradecidos a exigentes, reclamadores e bruscos...

"...Por que nos fizestes subir do Egito para que morrêssemos...?" 
Números 21:5





Durante a travessia pelo deserto, o povo de Israel esqueceu o grande livramento que Deus tinha dado e, deixou de lh'E ser grato pela Sua provisão e proteção, enfastiando-se do maravilhoso maná que Deus lhes enviava do céu, todas as manhãs.

Quando perdemos a humildade e a gratidão para com Deus e com aqueles que Ele usa, facilmente caímos nas ciladas que o inimigo coloca ao nosso redor e pecamos contra o Senhor, nosso Deus.



O povo de Israel passou de satisfeitos e saciados, a enjoados e angustiados.


" ...aqui nem pão nem água há..." 
"...a nossa alma tem fastio deste pão tão vil." 
Números 21:5 




Quando o povo estava murmurando contra Deus, referindo-se ao maná do céu como "...pão tão vil...", Deus enviou serpentes venenosas que levavam até à morte, os que eram picados.


"Então o SENHOR mandou entre o povo serpentes ardentes, que picaram o povo; e morreu muita gente em Israel." 
Números 21:6



Mas ao se arrependerem, Deus, na Sua infinita misericórdia, envia também o livramento.


"...Havemos pecado porquanto temos falado contra o SENHOR e contra ti; ora ao SENHOR..."
"Faze-te uma serpente ardente, e põe-na sobre uma haste; e será que viverá todo o que, tendo sido picado, olhar para ela. E Moisés fez uma serpente de metal, e pô-la sobre uma haste; e sucedia que, picando alguma serpente a alguém, quando esse olhava para a serpente de metal, vivia."
Números 21:7-9




Nunca desprezemos o cuidado, amor e proteção do nosso Deus.
Sejamos agradecidos em tudo, tanto no bem como no mal.
Que sempre possamos ser agradecidos a Deus, e esperemos n'Ele.




Vamos depender do nosso bom Senhor, a cada momento, a cada respirar, a cada anseio e dificuldade. E Ele se levantará para cumprir os Seus planos para a nossa vida...





 Deus vos abençoe.
Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...