.
.

sábado, 25 de fevereiro de 2012

O valor que damos à oração...

Aprendemos na Bíblia que orar é falar com Deus, compartilhar sentimentos e emoções com o nosso Pai do Céu, mostrar gratidão, clamar, pedir, agradecer ou, mais simplemente, falar com Deus.



Como discípulos de Jesus, seguidores dos Seus ensinamentos, precisamos ter uma relação íntima com Ele. Não há como seguir os seus ensinos e não partilhar tudo com Ele.



Em relação à oração, muitas são as opiniões...
Alguns acham que basta pensar em Deus constantemente. Outros, preferem cumprir os seus rituais criteriosamente, às horas certas. Uns oram em pensamento, de pé, deitados ou sentados e outros de joelhos.
Mas tenho vindo a aprender que para além de orar constantemente aos pés do Pai, precisamos levar a vida num constante espírito de oração, dependência e humildade perante Ele.



Qual é a importância que damos à oração?

É aquele momento de reclusão do mundo e total ligação com O Pai?
O momento que ansiamos ter para abrir o nosso coração, partilhar a nossa vida e receber consolo de Deus?
Uma necessidade que nos pesa na mente, um desejo profundo de estar aos Seus pés?
O momento em que nos esvaziamos de nós mesmos, do peso do mundo, choramos pelas dificuldades e recarregamos "energias"?



Mas será que se, de repente, no nosso país surgisse uma perseguição aos seguidores de Jesus e fosse proibido orar ou invocar o nosso de Deus, conseguiríamos ser como Daniel e manter o nosso tempo devocional com Deus, sem medo de abrir as nossas janelas?

Será que para nós o valor da oração é superior ao valor da nossa própria vida?



Para Daniel, não só o tempo a sós com Deus era mais importante que a sua vida, como não lhe bastava apenas orar uma única vez por dia. Ele orava três vezes por dia, mesmo ameaçado de morte.

"Todos os presidentes do reino, os capitães e príncipes, conselheiros e governadores, concordaram em promulgar um edito real e confirmar a proibição que qualquer que, por espaço de trinta dias, fizer uma petição a qualquer deus, ou a qualquer homem, e não a ti, ó rei, seja lançado na cova dos leões.
Agora, pois, ó rei, confirma a proibição, e assina o edito, para que não seja mudado, conforme a lei dos medos e dos persas, que não se pode revogar. Por esta razão o rei Dario assinou o edito e a proibição. Daniel, pois, quando soube que o edito estava assinado, entrou em sua casa (ora havia no seu quarto janelas abertas do lado de Jerusalém), e três vezes no dia se punha de joelhos, e orava, e dava graças diante do seu Deus, como também antes costumava fazer."
Daniel 6:7-10



O mundo é contrário a Deus. Sempre haveremos de encontrar dificuldades contra a nossa fé.
Não importa as circunstâncias, devemos sempre orar regularmente e manter a comunhão com Deus, pois a "cova dos leões" estará sempre lá.
É a oração que nos mantém ligados a Deus e seguros em Suas mãos, ainda que estejamos passando pela prova...

"Então responderam ao rei, dizendo-lhe: Daniel, que é dos filhos dos cativos de Judá, não tem feito caso de ti, ó rei, nem do edito que assinaste, antes três vezes por dia faz a sua oração."
Daniel 6:13 



Através da oração nos faz crescer em confiança com Deus e também ajuda outros a crescerem também, através do nosso testemunho perante eles.

"E, falando o rei, disse a Daniel: O teu Deus, a quem tu continuamente serves, ele te livrará." 
"...e disse o rei a Daniel: Daniel, servo do Deus vivo, dar-se-ia o caso que o teu Deus, a quem tu continuamente serves, tenha podido livrar-te dos leões? Então Daniel falou ao rei: O rei, vive para sempre! O meu Deus enviou o seu anjo, e fechou a boca dos leões, para que não me fizessem dano, porque foi achada em mim inocência diante dele; e também contra ti, ó rei, não tenho cometido delito algum."
"Então o rei muito se alegrou em si mesmo, e mandou tirar a Daniel da cova. Assim foi tirado Daniel da cova, e nenhum dano se achou nele, porque crera no seu Deus."  
"Então o rei Dario escreveu a todos os povos, nações e línguas que moram em toda a terra: A paz vos seja multiplicada. Da minha parte é feito um decreto, pelo qual em todo o domínio do meu reino os homens tremam e temam perante o Deus de Daniel; porque ele é o Deus vivo e que permanece para sempre, e o seu reino não se pode destruir, e o seu domínio durará até o fim. Ele salva, livra, e opera sinais e maravilhas no céu e na terra; ele salvou e livrou Daniel do poder dos leões."
Daniel 6:16/20-23/25-27



Não desfaleçamos na oração! É fundamental para a vida do cristão fiel orar com diligencia e determinação. Ainda que atravessando circunstâncias difíceis, há que orar de todo o nosso coração e derramar-nos perante Deus.

Muitos poderão ser tocados por Deus através da nossa vida de oração.



Esta pregação mostra a necessidade da oração na vida do crente fiel, de forma a que seja Deus a guiar e dirigir a nossa vida e a nossa igreja, a nos levar onde fazemos falta, a tocar com a nossa vida nos que nos rodeiam e a fazermos, não a nossa, não a dos líderes, mas a vontade de Deus, em tudo.




Deus vos abençoe.

0 comentários:

Enviar um comentário

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...