.
.

quinta-feira, 2 de fevereiro de 2012

Deixando o julgamento para Deus...

Há dois tempos de sabedoria: a de Deus e a humana.



Ao falarmos de sabedoria, um dos exemplos que nos vem à mente é o relato da Bíblia, acerca da vida de Jó.

Na dor extrema da sua doença e na ungústia da incompreensão, quando Jó recebeu a visita dos seus amigos sentiu, para além da tristeza da sua situação, a dor de ser julgado pela sabedoria humana e a dura condenação dos que deveriam consolá-lo e amá-lo.


"Se você for justo, o que lhe dará? Ou o que ele receberá de sua mão? A sua impiedade só afeta aos homens, seus semelhantes, e a sua justiça, aos filhos dos homens. "Os homens se lamentam sob fardos de opressão; imploram que os libertem do braço dos poderosos. Mas não há quem pergunte: ‘Onde está Deus, o meu Criador, que de noite faz surgirem cânticos, que nos ensina mais que aos animais da terra e nos faz mais sábios que as aves dos céus? ’ Quando clamam, ele não responde por causa da arrogância dos ímpios. Aliás, Deus não escuta a vã súplica que fazem; o Todo-poderoso não lhe dá atenção. Pois muito menos escutará quando você disser que não o vê, que a sua causa está diante dele e que você tem que esperar por ele."
Jó 35:7-14



Quando nos achamos muito sábios pelo nosso conhecimento teológico e secular, o nosso ego e orgulho podem cegar-nos o entendimento. 
Eliú, amigo de Jó, gabando-se de toda a sabedoria que Deus lhe dera, não conseguia aceitar que alguém que não houvesse pecado gravemente, estivesse em paz e permanecesse em comunhão com Deus, pudesse padecer tão grande provação.

"Disse mais Eliú:" 
"Vem de longe o meu conhecimento; atribuirei justiça ao meu Criador. Não tenha dúvida de que as minhas palavras não são falsas; quem está com você é a perfeição no conhecimento." 
"Deus é poderoso, mas não despreza os homens; é poderoso e firme em seu propósito. Não tira os seus olhos do justo; ele o coloca nos tronos com os reis e o exalta para sempre. Não poupa a vida dos ímpios, mas garante os direitos dos aflitos."
"Mas, se os homens forem acorrentados, presos firmemente com as cordas da aflição,

e lhes dirá o que fizeram, que pecaram com arrogância. Ele os fará ouvir a correção e lhes ordenará que se arrependam do mal que praticaram."
Jó 36:1/3-6-10 



Apenas  Deus pode julgar justamente cada um de nós pois Ele conhece tudo o que acontece na nossa vida, tudo o que fazemos e o verdadeiro intento do nosso coração, em tudo o que fazemos,  pois está no controlo de tudo. Deus é soberano!
Ele não mostra preferência pelas pessoas que estão no poder, pelos que têm grandes conhecimentos acerca da Sua Palavra, pelos que se julgam mais importantes ou que são mais prósperos materialmente.

"Depois que o Senhor disse essas palavras a Jó, disse também ao Elifaz, de Temã: "Estou indignado com você e com os seus dois amigos, pois vocês não falaram o que é certo a meu respeito, como fez meu servo Jó." 
Jó 42:7


"Ó casa de Davi, assim diz o SENHOR: Julgai pela manhã justamente, e livrai o espoliado da mão do opressor; para que não saia o meu furor como fogo, e se acenda, sem que haja quem o apague, por causa da maldade de vossas ações."
"Eu vos castigarei segundo o fruto das vossas ações, diz o SENHOR;"
Jeremias 21:12/14



Ainda que tenha permitido que Jó passasse pela dor da perda, da imjúria e da injustiça, Deus fez justiça ao Seu servo, honrando-o e exaltando-o sobre aqueles que, julgando erradamente, o magoaram.


"Vão agora até meu servo Jó, levem sete novilhos e sete carneiros, e com eles apresentem holocaustos em favor de vocês mesmos. Meu servo Jó orará por vocês; eu aceitarei a oração dele e não farei com vocês o que vocês merecem pela loucura que cometeram. Vocês não falaram o que é certo a meu respeito, como fez meu servo Jó". Então Elifaz, de Temã, Bildade, de Suá, e Zofar, de Naamate, fizeram o que o Senhor lhes ordenara; e o Senhor aceitou a oração de Jó. Depois que Jó orou por seus amigos, o Senhor o tornou novamente próspero e lhe deu em dobro tudo o que tinha antes."
Jó 42:8-10



Não desfaleçamos porque ainda que os nossos amigos, ou nossos próprios irmãos, nos possam magoar com suas palavras ou ações, e serem incapazes de aceitar que ainda que sejamos fiéis passemos por dificuldades, lutas e provações, Deus é fiel e justo e um dia se levantará em nosso favor e honrará a nossa dedicação e preserverança perante todos os que nos rodeiam.

"E sabemos que já o Filho de Deus é vindo, e nos deu entendimento para conhecermos o que é verdadeiro; e no que é verdadeiro estamos, isto é, em seu Filho Jesus Cristo. Este é o verdadeiro Deus e a vida eterna."
1João 5:20

"E não nos cansemos de fazer bem, porque a seu tempo ceifaremos, se não houvermos desfalecido." Gálatas 6:9



Jesus veio para os que precisavam d'Ele, para os que não tinham conhecimento de Deus. Ele nunca expulsou os pecadores, falando-lhes, revelando-lhes a Palavra e dando-lhes perdão. Mas confrontava os religiosos que julgavam aos outros, que tinham muito conhecimento e achavam-se muito melhores, mais justos e merecedores, pelas práticas que cumpriam.


"E disse também esta parábola a uns que confiavam em si mesmos, crendo que eram justos, e desprezavam os outros: Dois homens subiram ao templo, para orar; um, fariseu, e o outro, publicano.
O fariseu, estando em pé, orava consigo desta maneira: O Deus, graças te dou porque não sou como os demais homens, roubadores, injustos e adúlteros; nem ainda como este publicano. Jejuo duas vezes na semana, e dou os dízimos de tudo quanto possuo. O publicano, porém, estando em pé, de longe, nem ainda queria levantar os olhos ao céu, mas batia no peito, dizendo: O Deus, tem misericórdia de mim, pecador! Digo-vos que este desceu justificado para sua casa, e não aquele; porque qualquer que a si mesmo se exalta será humilhado, e qualquer que a si mesmo se humilha será exaltado." 
Lucas 18:9-14



Vamos ser humildes perante o Senhor e reconhecer que nada somos sem o Poder de Deus na nossa vida. 
Reconhecer perante Deus que nada conseguimos fazer sem a Sua ajuda e proteção sobre nós. 
Que apenas estamos nos Seus caminhos pela infinita misericórdia e amor de Deus, não por sermos melhores que os outros... 

"Mas agora, despojai-vos também de tudo: da ira, da cólera, da malícia, da maledicência, das palavras torpes da vossa boca. Não mintais uns aos outros, pois que já vos despistes do velho homem com os seus feitos, E vos vestistes do novo, que se renova para o conhecimento, segundo a imagem daquele que o criou; Onde não há grego, nem judeu, circuncisão, nem incircuncisão, bárbaro, cita, servo ou livre; mas Cristo é tudo em todos. Revesti-vos, pois, como eleitos de Deus, santos e amados, de entranhas de misericórdia, de benignidade, humildade, mansidão, longanimidade; Suportando-vos uns aos outros, e perdoando-vos uns aos outros, se alguém tiver queixa contra outro; assim como Cristo vos perdoou, assim fazei vós também. E, sobre tudo isto, revesti-vos de amor, que é o vínculo da perfeição. E a paz de Deus, para a qual também fostes chamados em um corpo, domine em vossos corações; e sede agradecidos."
Colossences 3:8-15 

"Não atente cada um para o que é propriamente seu, mas cada qual também para o que é dos outros.

De sorte que haja em vós o mesmo sentimento que houve também em Cristo Jesus, Que, sendo em forma de Deus, não teve por usurpação ser igual a Deus, Mas esvaziou-se a si mesmo, tomando a forma de servo, fazendo-se semelhante aos homens; E, achado na forma de homem, humilhou-se a si mesmo, sendo obediente até à morte, e morte de cruz. Por isso, também Deus o exaltou soberanamente, e lhe deu um nome que é sobre todo o nome;"
Filipenses 2:4-9 


0 comentários:

Enviar um comentário

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...