.
.

sábado, 18 de fevereiro de 2012

Irmãos na fé ou apenas de aparência?


Pela imensa misericordia de Deus fomos feitos seus filhos, perdoados dos nossos pecados e purificados pelo precioso sangue que O nosso Salvador Jesus verteu na cruz. 
Mas enquanto aqui estivermos, temos um longo trajeto pela frente, num processo de transformação e santificação contínuas, estando ainda longe de ser perfeitos. 

Longe vão os tempos da igreja primitiva em que todos partilhavam tudo uns com os outros. Homens da alta sociedade, servos, escravos e trabalhadores livres, lado a lado, serviam ao Senhor com tudo o que tinham, partilhando entre todos as suas posses, ajudando-se e levando as cargas uns dos outros. 
Nos dias de hoje, não mais nos sentirmos encorajados a partilhar toda a nossa vida, as nossas lutas, as derrotas, mas também as vitórias que Deus nos dá sobre o mal, com todos, na igreja. Perante a atitude de alguns, sentimo-nos pressionandos a esconder as nossas dificuldades e parecer "perfeitos", para que não sejamos descriminados, afastados ou julgados. Então com medo de expor a nossa vida, acabamos escondendo as nossas fraquezas e os problemas por que estamos passando, dos que deveriam levar a carga conosco. 

Com Deus não há como camuflar a realidade com falsas aparências. Mesmo que usemos palavras polidas e rebuscadas, pareçamos em tudo ser "irrepreensíveis" perante a igreja, nunca nos mostremos derrotados, tristes ou desanimados, Deus vê o nosso coração, os nossos verdadeiros sentimentos, as nossas falhas, inseguranças e fraquezas, e também as nossas reais intenções no que fazemos, a nossa humildade ou arrogância. 

O mundo não entende Deus, o Seu modo de agir e a Sua grandiosa longaminidade. É comum ouvir-se acusações contra Deus, por permitir a destruição e a morte, a pobreza e todo o tipo de maldades e doenças. Mas pode-se exigir o bem a quem O tem esquecido e magoado? 

"Todavia os filhos do teu povo dizem: Não é justo o caminho do Senhor; mas o próprio caminho deles é que não é justo." 
Ezequiel 33:17 

Mas nós, que O temos conhecido, experimentado o Seu amor e vivido numa relação de intimidade e proximidade com Deus, sabemos que Deus é maravilhoso e cheio de amor, aguardando pacientemente que todos venham ao conhecimento da Sua Palavra, se arrependam dos seus pecados e, em gratidão pelo sacrifício de Jesus, O aceitem como seu Salvador.
"Se confessarmos os nossos pecados, ele é fiel e justo para nos perdoar os pecados, e nos purificar de toda a injustiça."
1João 1:9



Pontos fundamentais para mantermos um bom relacionamento entre irmãos, que deverão surgir naturalmente, pela ação do Santo Espírito de Deus, em cada um de nós:




- Falar a verdade
 
"Por isso deixai a mentira, e falai a verdade cada um com o seu próximo; porque somos membros uns dos outros. Irai-vos, e não pequeis; não se ponha o sol sobre a vossa ira.
Não deis lugar ao diabo."
Efésios 4:25-27 

"Ora, se teu irmão pecar contra ti, vai, e repreende-o entre ti e ele só; se te ouvir, ganhaste a teu irmão; Mas, se não te ouvir, leva ainda contigo um ou dois, para que pela boca de duas ou três testemunhas toda a palavra seja confirmada. E, se não as escutar, dize-o à igreja; e, se também não escutar a igreja, considera-o como um gentio e publicano."
Mateus 18:15-17



- Não falar mal do outros 
"Não saia da vossa boca nenhuma palavra torpe, mas só a que for boa para promover a edificação, para que dê graça aos que a ouvem."
Efésios 4:29

- Suportar uns aos outros 
 
"Suportando-vos uns aos outros, e perdoando-vos uns aos outros, se alguém tiver queixa contra outro; assim como Cristo vos perdoou, assim fazei vós também."
Colossenses 3:13

"Se for possível, quanto estiver em vós, tende paz com todos os homens."
Romanos 12:18 


- Perdoar 
 
"Suportando-vos uns aos outros, e perdoando-vos uns aos outros, se alguém tiver queixa contra outro; assim como Cristo vos perdoou, assim fazei vós também."
Colossenses 3:13

"Porque, se perdoardes aos homens as suas ofensas, também vosso Pai celestial vos perdoará a vós; Se, porém, não perdoardes aos homens as suas ofensas, também vosso Pai vos não perdoará as vossas ofensas."
Mateus 6:14-15
"Então Pedro, aproximando-se dele, disse: Senhor, até quantas vezes pecará meu irmão contra mim, e eu lhe perdoarei? Até sete? Jesus lhe disse: Não te digo que até sete; mas, até setenta vezes sete." Mateus 18:21-22 


- Amar uns aos outros

"E, sobre tudo isto, revesti-vos de amor, que é o vínculo da perfeição."
Colocensses 3:14 
"O ódio excita contendas, mas o amor cobre todos os pecados."
Provérbios 10:12 
"Mas, sobretudo, tende ardente amor uns para com os outros; porque o amor cobrirá a multidão de pecados." 
1Pedro 4:8 
"A ninguém devais coisa alguma, a não ser o amor com que vos ameis uns aos outros; porque quem ama aos outros cumpriu a lei. Com efeito: Não adulterarás, não matarás, não furtarás, não darás falso testemunho, não cobiçarás; e se há algum outro mandamento, tudo nesta palavra se resume: Amarás ao teu próximo como a ti mesmo. O amor não faz mal ao próximo. De sorte que o cumprimento da lei é o amor."
Romanos 13:8-10 


- Ter Igualdade 
 
"Sede unânimes entre vós; não ambicioneis coisas altas, mas acomodai-vos às humildes; não sejais sábios em vós mesmos;"
Romanos 12:16

"Porventura não fizestes distinção entre vós mesmos, e não vos fizestes juízes de maus pensamentos?"
Tiago 2:-4


- Honrar 
 

"Nada façais por contenda ou por vanglória, mas por humildade; cada um considere os outros superiores a si mesmo." 
Filipensses 2:3


- Tolerar os fracos na fé

"Ora, quanto ao que está enfermo na fé, recebei-o, não em contendas sobre dúvidas. Porque um crê que de tudo se pode comer, e outro, que é fraco, come legumes. O que come não despreze o que não come; e o que não come, não julgue o que come; porque Deus o recebeu por seu. Quem és tu, que julgas o servo alheio? Para seu próprio senhor ele está em pé ou cai. Mas estará firme, porque poderoso é Deus para o firmar. Um faz diferença entre dia e dia, mas outro julga iguais todos os dias. Cada um esteja inteiramente seguro em sua própria mente. Aquele que faz caso do dia, para o Senhor o faz e o que não faz caso do dia para o Senhor o não faz. O que come, para o Senhor come, porque dá graças a Deus; e o que não come, para o Senhor não come, e dá graças a Deus.""Porque o reino de Deus não é comida nem bebida, mas justiça, e paz, e alegria no Espírito Santo."
Romanos 14.1-6/17




Mais do que manter aparências, não sofrer discriminação ou receber honras, a nossa preocupação deve ser manter a gratidão para com Deus pela Sua imensa misericórdia e ser-lh'E fiel, a cada dia. O orgulho e a arrogância distanciam-nos do nosso Criador e Salvador...

"Não mintais uns aos outros, pois que já vos despistes do velho homem com os seus feitos, E vos vestistes do novo, que se renova para o conhecimento, segundo a imagem daquele que o criou; Onde não há grego, nem judeu, circuncisão, nem incircuncisão, bárbaro, cita, servo ou livre; mas Cristo é tudo em todos. Revesti-vos, pois, como eleitos de Deus, santos e amados, de entranhas de misericórdia, de benignidade, humildade, mansidão, longanimidade; Suportando-vos uns aos outros, e perdoando-vos uns aos outros, se alguém tiver queixa contra outro; assim como Cristo vos perdoou, assim fazei vós também. E, sobre tudo isto, revesti-vos de amor, que é o vínculo da perfeição. E a paz de Deus, para a qual também fostes chamados em um corpo, domine em vossos corações; e sede agradecidos. A palavra de Cristo habite em vós abundantemente, em toda a sabedoria, ensinando-vos e admoestando-vos uns aos outros, com salmos, hinos e cânticos espirituais, cantando ao Senhor com graça em vosso coração. E, quanto fizerdes por palavras ou por obras, fazei tudo em nome do Senhor Jesus, dando por ele graças a Deus Pai."
Colossenses 3:9-17
 

"Porque, quem te faz diferente? E que tens tu que não tenhas recebido? E, se o recebeste, por que te glorias, como se não o houveras recebido?"
"Já estais fartos! já estais ricos!"
"Somos injuriados, e bendizemos; somos perseguidos, e sofremos;"
"Somos blasfemados, e rogamos; até ao presente temos chegado a ser como o lixo deste mundo, e como a escória de todos."
"Porque o reino de Deus não consiste em palavras, mas em poder." 
1Coríntios 4:7-8/12-13/20



Uma pregação que nos faz pensar na forma como nós vemos os nossos irmãos, o nosso lugar e a própria igreja de Deus...



Deus vos abençoe.

0 comentários:

Enviar um comentário

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...