.
.

terça-feira, 31 de janeiro de 2012

Fugindo da tentação do mal...

É melhor desviar-nos do mal. 




"Porque, se pela ofensa de um só, a morte reinou por esse, muito mais os que recebem a abundância da graça, e do dom da justiça, reinarão em vida por um só, Jesus Cristo. Pois assim como por uma só ofensa veio o juízo sobre todos os homens para condenação, assim também por um só ato de justiça veio a graça sobre todos os homens para justificação de vida. Porque, como pela desobediência de um só homem, muitos foram feitos pecadores, assim pela obediência de um muitos serão feitos justos. Veio, porém, a lei para que a ofensa abundasse; mas, onde o pecado abundou, superabundou a graça; Para que, assim como o pecado reinou na morte, também a graça reinasse pela justiça para a vida eterna, por Jesus Cristo nosso Senhor." 
Romanos 5:17-21


Por causa de um só homem, por meio da sua desobediência, o pecado dominou toda a humanidade.
Mas por um só homem, Jesus Cristo, todos nós temos agora acesso ao Pai Celestial. Se aceitarmos Jesus e O recebermos como o nosso único e suficiente Salvador, reconhecendo ser pecadores, na sua imensa graça, Ele nos perdoa de todos os pecados, nos guarda, ajuda e nos levará para o céu.



Para que possamos ter conhecimento, a Bíblia relata-nos dois diferentes casos de tentações, a de Adão e Eva, e a de Jesus:

- A tentação do primeiro Adão, no jardim do Éden, levou à sua derrota, caindo e levando a que toda a sua humanidade nascesse sob o domínio do pecado.

- A tentação de Jesus, O "segundo Adão", levou a que Satanás fosse derrotado, vencendo a carne e levando a cabo o Seu ministério até morrer em nosso lugar e ressuscitar, para que a humanidade tivesse livre acesso a Deus, por meio do Seu sacrifício na cruz.


Ainda que estejamos ligados a Cristo, por vezes, todos nós padecemos tentações. Na rua, em casa ou no trabalho, várias são as situações que põem à prova a nossa confiança em Deus.

Satanás lança a dúvida sobre aquilo que Deus instituiu e gera rebelião.
Tenta o mundo "oferecendo" sucesso, fama, dinheiro e prazer imediatos .

"E disse a mulher à serpente: Do fruto das árvores do jardim comeremos, Mas do fruto da árvore que está no meio do jardim, disse Deus: Não comereis dele, nem nele tocareis para que não morrais."

"Então a serpente disse à mulher: Certamente não morrereis. Porque Deus sabe que no dia em que dele comerdes se abrirão os vossos olhos, e sereis como Deus, sabendo o bem e o mal."
Gênesis 3:2-5


Mas na realidade traz, como consequência, escravidão, dependência, desânimo e auto-destruição aos que aceitam os seus presentes estragados e tornam-se seus servos.

 "...temi, porque estava nu, e escondi-me."
Gênesis 3:10

"...com dor darás à luz filhos; e o teu desejo será para o teu marido, e ele te dominará."
"...maldita é a terra por causa de ti; com dor comerás dela todos os dias da tua vida. Espinhos, e cardos também, te produzirá; e comerás a erva do campo. No suor do teu rosto comerás o teu pão, até que te tornes à terra; porque dela foste tomado; porquanto és pó e em pó te tornarás."
Gênesis 3:16-19


Deus dá-nos tudo aquilo que precisamos, e que é melhor para nós, na altura certa, no momento devido. E, embora tenhamos de passar por dificuldades, lutas e provações, para que possamos ser moldados e possamos crescer, as consequências de O seguirmos e sermos fiéis são paz real, gozo, felicidade verdadeira, confiança e segurança em Deus.



Todo o pecado tem a sua consequência.
O inimigo sussurra:
"Podes tornar-te o que desejas agora!" "Podes ter tudo o que quiseres!" "Podes ser famoso e adorado!"
Mas o preço a pagar é demasiado alto... é preciso curvar-se diante dele.

"...o transportou o diabo a um monte muito alto; e mostrou-lhe todos os reinos do mundo, e a glória deles. E disse-lhe: Tudo isto te darei se, prostrado, me adorares." 
Mateus 4:8-9



Mas até nas tentações que temos de enfrentar, Deus cumpre a Sua promessa e não deixa que sejam tão grandes que não consigamos suportar.
Sabemos que quando formos tentados, Deus nos dará forças para que possamos suportar e vencer.

Não veio sobre vós tentação, senão humana; mas fiel é Deus, que não vos deixará tentar acima do que podeis, antes com a tentação dará também o escape, para que a possais suportar.
1 Coríntios 10:13
"Não veio sobre vós tentação, senão humana; mas fiel é Deus, que não vos deixará tentar acima do que podeis, antes com a tentação dará também o escape, para que a possais suportar."
1Coríntios 10:13


Somos fortes em Jesus, mas se nos afastar-nos de Deus, facilmente cairemos. 
Mais vale fugir das fontes de tentações do mal...


Há que fazer, dia a dia, a nossa parte. É imperativo vivermos...

- amando Deus acima de todas as coisas, 
- submetendo a nossa vida à vontade do Senhor, 
- não desejando o que o mundo tem para oferecer, 
- vivendo para louvar e servir ao nossos Deus, 


Se nos afastarmos do mal, seremos poupados a muitas ciladas do inimigo e, fortalecidos pelo Espírito Santo, poderemos enfrentar e resistir às tentações.



"E disse ao homem: Eis que o temor do Senhor é a sabedoria, e apartar-se do mal é a inteligência."
Jó 28:28


"Contendas de homens corruptos de entendimento, e privados da verdade, cuidando que a piedade seja causa de ganho; aparta-te dos tais."
"Mas os que querem ser ricos caem em tentação, e em laço, e em muitas concupiscências loucas e nocivas, que submergem os homens na perdição e ruína. Porque o amor ao dinheiro é a raiz de toda a espécie de males; e nessa cobiça alguns se desviaram da fé, e se trespassaram a si mesmos com muitas dores. Mas tu, ó homem de Deus, foge destas coisas, e segue a justiça, a piedade, a fé, o amor, a paciência, a mansidão."
"Milita a boa milícia da fé, toma posse da vida eterna, para a qual também foste chamado, tendo já feito boa confissão diante de muitas testemunhas. Que guardes este mandamento sem mácula e repreensão, até à aparição de nosso Senhor Jesus Cristo; A qual a seu tempo mostrará o bem-aventurado, e único poderoso Senhor, Rei dos reis e Senhor dos senhores;"
Todos os servos que estão debaixo do jugo estimem a seus senhores por dignos de toda a honra, para que o nome de Deus e a doutrina não sejam blasfemados.

E os que têm senhores crentes não os desprezem, por serem irmãos; antes os sirvam melhor, porque eles, que participam do benefício, são crentes e amados. Isto ensina e exorta.

Se alguém ensina alguma outra doutrina, e se não conforma com as sãs palavras de nosso Senhor Jesus Cristo, e com a doutrina que é segundo a piedade,

É soberbo, e nada sabe, mas delira acerca de questões e contendas de palavras, das quais nascem invejas, porfias, blasfêmias, ruins suspeitas,

Contendas de homens corruptos de entendimento, e privados da verdade, cuidando que a piedade seja causa de ganho; aparta-te dos tais.

Mas é grande ganho a piedade com contentamento.

Porque nada trouxemos para este mundo, e manifesto é que nada podemos levar dele.

Tendo, porém, sustento, e com que nos cobrirmos, estejamos com isso contentes.

Mas os que querem ser ricos caem em tentação, e em laço, e em muitas concupiscências loucas e nocivas, que submergem os homens na perdição e ruína.

Porque o amor ao dinheiro é a raiz de toda a espécie de males; e nessa cobiça alguns se desviaram da fé, e se traspassaram a si mesmos com muitas dores.

Mas tu, ó homem de Deus, foge destas coisas, e segue a justiça, a piedade, a fé, o amor, a paciência, a mansidão.

Milita a boa milícia da fé, toma posse da vida eterna, para a qual também foste chamado, tendo já feito boa confissão diante de muitas testemunhas.

Mando-te diante de Deus, que todas as coisas vivifica, e de Cristo Jesus, que diante de Pôncio Pilatos deu o testemunho de boa confissão,

Que guardes este mandamento sem mácula e repreensão, até à aparição de nosso Senhor Jesus Cristo;

A qual a seu tempo mostrará o bem-aventurado, e único poderoso Senhor, Rei dos reis e Senhor dos senhores;

Aquele que tem, ele só, a imortalidade, e habita na luz inacessível; a quem nenhum dos homens viu nem pode ver, ao qual seja honra e poder sempiterno. Amém.

Manda aos ricos deste mundo que não sejam altivos, nem ponham a esperança na incerteza das riquezas, mas em Deus, que abundantemente nos dá todas as coisas para delas gozarmos;

Que façam bem, enriqueçam em boas obras, repartam de boa mente, e sejam comunicáveis;

Que entesourem para si mesmos um bom fundamento para o futuro, para que possam alcançar a vida eterna.

O Timóteo, guarda o depósito que te foi confiado, tendo horror aos clamores vãos e profanos e ás oposições da falsamente chamada ciência,

A qual, professando-a alguns, se desviaram da fé. A graça seja contigo. Amém.
1 Timóteo 6:1-21
1Timóteo 6:5/9-15

"Os retos fazem o seu caminho desviar-se do mal; o que guarda o seu caminho preserva a sua alma." Provérbios 16:17




Deus ama-nos como ninguém! 

Deus ama-nos ao ponto de, se necessário, nos fazer atravessar o deserto da morte e experimentar a dor da consequência do pecado, para que possamos despertar do nosso adormecimento e voltemos para os Seus braços abertos, dispostos a nos levantar, abençoar e fazer de nós vasos valorosos para o Seu reino!!!

Não há como o nosso glorioso e bendito Deus!



Assista ao testemunho do conhecido cantor evangélico Michael W. Smith, em que ele conta o quanto Deus permitiu que ele caísse e experimentasse a consequência do seu afastamento e pecado, para então o levantar e usar em Suas mãos.
Impressionante...


 


Deus vos abençoe.

0 comentários:

Enviar um comentário

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...