.
.

sábado, 21 de janeiro de 2012

Vamos deixar Deus transformar-nos...

Por vezes questionamos Deus pela razão de, apesar de sermos Seus filhos, vivermos para O servir e andarmos nos Seus caminhos, sofrermos sistematicamente devido às nossas fraquezas, às constantes dificuldades e à falta de estabilidade circunstancial...

Será que nunca iremos entender?




Ouvi uma ilustração que demonstra perfeitamente a razão pela qual Deus permite que soframos com situações difíceis, padeçamos com as nossas próprias incapacidades, passemos por apertos financeiros, momentos que põem à prova a nossa fé e confiança n'Ele...


O milho de pipocas é apenas um grão, duro e difícil de roer, longe de mostrar todo o seu potencial.
Ele apenas poderá ser aquilo para que foi criado se se deixar rebentar.
Mas a transformação só acontece pelo poder do fogo. Se nunca passar pelo fogo jamais será outra coisa senão milho, para sempre. O milho de pipoca "nem imagina" aquilo de que é capaz. 

Quando o milho é submetida ao calor extremo, ele não sabe a transformação que está para passar, apenas sente a opressão do fogo abrasador. 

Mesmo passando pelo fogo, ainda assim, há alguns grãos que se fecham sobre si mesmo, na sua casca rija e endurecida, e não permitem que o fogo os liberte e revele aquilo que estava preparado para eles.


Assim como o milho de pipocas, também nós jamais seremos aquilo que Deus planeou para a nossa vida, se não passarmos pelo fogo. 
É no calor extremo das lutas e dificuldades que deixamos para trás a nossa arrogância, o nosso orgulho, a nossa auto-suficiência e nos agarramos à nossa Rocha eterna. É aí que aprendemos a confiar e a entregar tudo nas mãos do nosso Deus. Aprendemos a viver para O servir, e não aos nossos próprios deleites. Aprendemos a buscar a Sua direção em tudo, e não a viver segundo a nossa vontade e desejos. 
As grandes transformações apenas tomam lugar em nós, quando passamos pelo fogo. Quem não passa por ele permanece fechado, adormecido e conformado, a vida inteira.

Da mesma forma, apenas o fogo do Espírito Santo pode revelar todo o potencial que Deus colocou em cada um de nós, quando nos formou. Até que Ele nos encha e nos dê a tão necessária ousadia, não teremos a força necessária para ir em nome de Jesus, falarmos acerca d'Ele e sermos usados para tocar, curar e libertar das trevas muitos, em Seu nome.

Mas também podemos ser como certos grãos de milho que nem o fogo os consegue fazer "rebentar". Duros de coração, endurecidos pela religião e costumes, podemos permanecer na impassividade e mornidão, resistindo ao fogo...
A transformação do milho duro em pipoca macia é uma imagem da grande transformação por que todos nós passamos, durante a nossa vida, até que venhamos a ser aquilo que Deus preparou para nós.

Qual milho de pipocas, dentro de uma panela cada vez mais quente, pensando que não consegue aguentar mais a pressão e que irá sucumbir, somos nós muitas vezes.
Quando as situações levam-nos até perto do nosso limite, achamos não aguentar mais e, é então que Deus manifesta-se e algo completamente diferente e milagroso, acontece novamente. 
Junto com o escape que nos dá o Senhor, há mais um pouco de nós que é transformado, quebrado e polido, amolecido e preparado... 

Não vamos ser como o milho que se recusa a mudar. O seu fim é acabar queimado, sem nunca ter experimentado as maravilhas de ser transformado. 
Sabemos que tudo o que Deus permite que venha à nossa vida é para o nosso bem.

E sabemos que todas as coisas contribuem juntamente para o bem daqueles que amam a Deus, daqueles que são chamados segundo o seu propósito.
Romanos 8:28
"Vamos buscar a Deus, desejar ser usados por Ele e deixar-nos ser transformados.

"Que diremos, pois, a estas coisas? Se Deus é por nós, quem será contra nós? Aquele que nem mesmo a seu próprio Filho poupou, antes o entregou por todos nós, como nos não dará também com ele todas as coisas?"
"Quem nos separará do amor de Cristo? A tribulação, ou a angústia, ou a perseguição, ou a fome, ou a nudez, ou o perigo, ou a espada? Como está escrito: Por amor de ti somos entregues à morte todo o dia; Somos reputados como ovelhas para o matadouro. Mas em todas estas coisas somos mais do que vencedores, por aquele que nos amou. Porque estou certo de que, nem a morte, nem a vida, nem os anjos, nem os principados, nem as potestades, nem o presente, nem o porvir, Nem a altura, nem a profundidade, nem alguma outra criatura nos poderá separar do amor de Deus, que está em Cristo Jesus nosso Senhor."
Que diremos, pois, a estas coisas? Se Deus é por nós, quem será contra nós?

Aquele que nem mesmo a seu próprio Filho poupou, antes o entregou por todos nós, como nos não dará também com ele todas as coisas?
Romanos 8:31-32
Que diremos, pois, a estas coisas? Se Deus é por nós, quem será contra nós?

Aquele que nem mesmo a seu próprio Filho poupou, antes o entregou por todos nós, como nos não dará também com ele todas as coisas?
Romanos 8:31-32
Romanos 8:28/31-32/35-39

Baseado num texto de Rubem Alves "Milho de pipoca" 

Vamos confiar em Deus, onfiar de coração e veremos Ele levantar-se em nosso favor. Deus é FIEL! 

Deus vos abençoe.

0 comentários:

Enviar um comentário

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...