.
.

sábado, 14 de janeiro de 2012

Quando a nossa fé é provada...

"Disse Jesus: Não te disse eu que se creres verás a glória de Deus?" 
João 11:40



Assim como a aflição que Marta e Maria sentiram, quando Jesus estava longe e o irmão delas, Lázaro, adoeceu gravemente, por vezes também nós nos sentimos perto do desespero e longe de Deus...

"Mandaram-lhe, pois, suas irmãs dizer: Senhor, eis que está enfermo aquele que tu amas." 
João 11:3 


Quando "tudo" à nossa volta parece estar ruindo...
Quando nada podemos fazer para melhorar e impedir as coisas de piorar...
Quando clamamos por ajuda e Deus parece estar distante...

...muitas vezes perdemos as forças, até não conseguirmos mais buscar a Deus e, por não compreendermos, começamos pondo em causa se estamos realmente na Sua vontade.



Jesus tardou em voltar a Betânia e quando chegou à casa de Lázaro, este já estava morto e enterrado, havia quase quatro dias.

"Chegando, pois, Jesus, achou que já havia quatro dias que estava na sepultura."
João 11:17
João 11:17


As suas irmãs estavam inconsoláveis e apenas choravam. Elas (e certamente os vizinhos mais chegados) não conseguiam entender o atraso de Jesus.

"E muitos dos judeus tinham ido consolar a Marta e a Maria, acerca de seu irmão."
João 11:19

"Ouvindo, pois... que Jesus vinha... Maria, porém, ficou assentada em casa."
E muitos dos judeus tinham ido consolar a Marta e a Maria, acerca de seu irmão.

Ouvindo, pois, Marta que Jesus vinha, saiu-lhe ao encontro; Maria, porém, ficou assentada em casa.
João 11:19-20
E muitos dos judeus tinham ido consolar a Marta e a Maria, acerca de seu irmão.

Ouvindo, pois, Marta que Jesus vinha, saiu-lhe ao encontro; Maria, porém, ficou assentada em casa.
João 11:19-20
João 11:20

"Disse, pois, Marta a Jesus: Senhor, se tu estivesses aqui, meu irmão não teria morrido." 
João 11:21



Quando sabemos que estamos na vontade de Deus e passamos pela provação, às vezes tão difícil que, não entendemos por que demora Ele tanto para agir em nosso favor.

Como pôde Jesus deixar morrer aquele a quem Ele tanto amava? Como pode Deus permitir que a dor e o sofrimento invadam a nossa vida, quando uma palavra apenas da Sua boca poderia ter impedido tudo isso de acontecer?

Ainda que já tenhamos passado por várias provas, aprendido a confiar em Deus e a depender, em tudo, do Seu querer... ainda assim, em algumas circunstâncias da nossa vida poderemos um dia voltar a dizer, como Marta deu a entender a Jesus:
"Porque não vieste antes? Agora já é tarde, já está morto e nada mais há a fazer..."


Mas Jesus tem, tão somente, o maior coração que podemos imaginar, o maior amor que jamais experimentamos. Ainda que precisemos negar a nossa lógica humana, o que os factos claramente apontam, o que os especialistas possam afirmar, mesmo que não consiguemos entender, temos de crer n'Ele, que no tempo certo nos livrará, que a Sua Palavra para SEMPRE é verdadeira e que se crermos, VEREMOS A GLÓRIA DE DEUS!



Muitos são os casos em que DEUS pôs à prova a fé dos seus filhos, como podemos ver nas Sagradas Escrituras:


- Ainda que não conseguisse entender, Abraão obedeceu quando Deus lhe pediu em sacrifício o seu precioso filho Isaque, e confiou que veria a glória de Deus, quando Ele lhe restituísse o seu filho.

- Ainda que não conseguisse entender, Moisés obedeceu quando Deus o chamou para tirar a Israel da escravidão do Egipto e confiou que veria a glória de Deus, pois seria com Ele.

- Ainda que não conseguisse entender, José sofreu a crueldade de seus irmãos, a infâmia de se tornar escravo, a calúnia de uma mulher falsa e má, a vergonha de ser condenado e preso por longos anos, mas confiou que veria a glória de Deus, pois Deus sempre estaria com Ele em todas as situações.

- Ainda que não conseguisse entender, Jacó sofreu a dor terrível da perda do seu amado filho José e sem entender a razão porque Deus o arrancara dos seus braços, confiou que veria a Glória de Deus quando o visse no porvir.



Mas Deus é Maravilhoso e Bom, Ele honra a fidelidade dos que O amam:


. Abraão viu a glória de Deus quando Deus poupou o seu filho amado e providenciou um cordeiro puro para o sacrifício.

. Moisés viu a glória de Deus quando Deus o usou para mostrar o Seu tremendo poder ao Egipto e ao mundo, através das pragas, da abertura do Mar Vermelho, das águas que brotaram da rocha, do maná do céu, dos Dez mandamentos e de tantas outras maravilhas.

. José viu a glória de Deus quando Ele o livrou da morte pelos seus irmãos, quando o poupou de ser torturado e elevou-o a administrador da casa do seu senhor Putifar, quando o livrou de cair em tentação, cometer adultério e de ser condenado à morte pelas falsas acusações da sua senhora, quando na prisão foi honrado com um cargo de chefia e gerência, quando foi usado para interpretar os sonhos do padeiro e copeiro do faraó, quando ele apenas recebeu de Deus a interpretação o estranho sonho do faraó, quando foi feito o governador do Egipto e chamado de Salvador, quando reencontrou os seus irmãos e quando viu o seu pai novamente, pois Deus o conservara em vida.



Ainda que não entendamos os caminhos "tortuosos" pelos quais o Senhor nos faz passar e, porque parecem as bênçãos de Deus tardar em chegar, precisamos entender que tudo o que Ele permite que aconteça em nossa vida é para o nosso bem, para nosso crescimento espiritual, maior fé e dependência n'Ele.

E, de processo de refinação em processo de refinação, é quando as arestas e as falhas que Deus nos estiver tirando se alisam, que vemos nós também, uma vez mais, a glória de Deus na nossa vida.


Vamos crer somente e confiar, pois iremos ver A GLÓRIA DE DEUS se manifestar...
Pois grande é Sua fidelidade!!



Este é um excerto de uma pregação acerca da fidelidade de Deus, do poder da oração e da necessidade de, por vezes, passarmos por duras provações...






Deus vos abençoe.

0 comentários:

Enviar um comentário

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...