.
.

sábado, 3 de maio de 2014

Deixar para trás ou ser deixado

"Depois lhe disse Noemi, sua sogra: Minha filha, não te hei de buscar descanso, para que fiques bem? Ora pois, não é Boaz, com cujas moças estiveste, de nossa parentela. Eis que esta noite ele vai joeirar a cevada na eira. Lava-te pois, unge-te, veste os teus melhores vestidos, e desce à eira; porém não te dês a conhecer ao homem, até que tenha acabado de comer e beber. E quando ele se deitar, notarás o lugar em que se deita; então entrarás, descobrir-lhe-ás os pés e te deitarás, e ele te dirá o que deves fazer. Respondeu-lhe Rute: Tudo quanto me disseres, farei. Então desceu à eira, e fez conforme tudo o que sua sogra lhe tinha ordenado. Havendo, pois, Boaz comido e bebido, e estando já o seu coração alegre, veio deitar-se ao pé de uma meda; e vindo ela de mansinho, descobriu-lhe os pés, e se deitou."
Rute 3:1-7 


A determinação foi a prova da verdadeira conversão de Rute.
Ela estava disposta a deixar tudo para trás, pagar o preço para seguir ao Deus da sua sogra, que agora também era o seu.
Noemi era uma mulher sábia e experiente, íntima de Deus, confiando n'Ele quer na alegria, quer nas dificuldades da sua vida. 

A chegada de Rute com a sua sogra à cidade de Belém, tocou profundamente o coração de todos os seus habitantes. Ela deixara tudo para trás, virara as costas ao seu próprio povo, aos ídolos dos seus pais e a um possível novo casamento com outro homem, para não abandonar a sua sogra e ao seu Deus. 

O sacrifício de amor, de Rute, não passou despercebido também a Deus. Deus encaminhou a sua vida para um remidor, que a salvou da pobreza, deu-lhe segurança, abundância de bens e um novo amor, honesto e verdadeiro. 


Noemi, a sua sogra, aconselhou-a e Rute ouviu e obedeceu:

- lava-te  (ser santificado - sem pecado) 
  Para nos aproximarmos de Deus.

- unge-te (viver debaixo da unção - bom cheiro de Cristo)
  Para que o mal e o pecado não tenha poder sobre nós e para agradar a Deus.

- veste-te (melhorar a sua aparência - afastarmo-nos do que é indigno do nosso remidor)
Para que estejamos dignos de estar na presença de Deus.

- desce (humilharmos-nos diante do Salvador - descer da nssa arrogância e ego)
Para que Deus nos possa abençoar maravilhosamente.

- deita-te aos pés do remidor (busca a Deus)
Para reconhecer que apenas Ele é o nosso Salvador.



"E tais fostes alguns de vós; mas fostes lavados, mas fostes santificados, mas fostes justificados em nome do Senhor Jesus Cristo e no Espírito do nosso Deus."
1 Coríntios 6:11

"Digo-vos que este desceu justificado para sua casa, e não aquele; porque todo o que a si mesmo se exaltar será humilhado; mas o que a si mesmo se humilhar será exaltado."
Lucas 18:14 



Sejamos nós como Rute, deixando tudo o que é da nossa velha vida para trás, para seguirmos a Deus somente, de todo o nosso coração e com todas as nossas forças.
Assim também Deus não nos deixará para trás e nos abençoará, livrando-nos da vergonha e da miséria.
Também não nos deixará para trás quando nos vier buscar. E estaremos sempre com Ele.



Possamos amar realmente a Deus, acima do nosso cansaço, das nossas ocupações, da nossa imagem na sociedade e viver somente para Ele.





Deus vos abençoe.

0 comentários:

Enviar um comentário

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...