.
.

sábado, 17 de maio de 2014

Dos fracos suscita Deus força

"Mas o Senhor disse a Samuel: Não atentes para a sua aparência, nem para a grandeza da sua estatura, porque eu o rejeitei; porque o Senhor não vê como vê o homem, pois o homem olha para o que está diante dos olhos, porém o Senhor olha para o coração."
1 Samuel 16:7

"Depois Davi, retirando-se desse lugar, escapou para a caverna de Adulão. Quando os seus irmãos e toda a casa de seu pai souberam disso, desceram ali para ter com ele. Ajuntaram-se a ele todos os que se achavam em aperto, todos os endividados, e todos os amargurados de espírito; e ele se fez chefe deles; havia com ele cerca de quatrocentos homens. Dali passou Davi para Mizpe de Moabe; e disse ao rei de Moabe: Deixa, peço-te, que meu pai e minha mãe fiquem convosco, até que eu saiba o que Deus há de fazer de mim. E os deixou com o rei de Moabe; e ficaram com ele por todo o tempo que Davi esteve no lugar forte. Disse o profeta Gade a Davi: Não fiques no lugar forte; sai, e entra na terra de Judá. Então Davi saiu, e foi para o bosque de Herete."
1 Samuel 22:1-5


Davi fez-se chefe de pessoas com dificuldades, incapacitadas e deprimidas e fez delas um poderoso exército. Deus quer fazer conosco a mesma coisa. 

Somos como barro com impurezas que nas mãos de Deus, que Ele vai purificando. 
Aqui, no mundo, não há condições perfeitas, mas sim um Deus perfeito.


"Ora, vede, irmãos, a vossa vocação, que não são muitos os sábios segundo a carne, nem muitos os poderosos. nem muitos os nobres que são chamados. Pelo contrário, Deus escolheu as coisas loucas do mundo para confundir os sábios; e Deus escolheu as coisas fracas do mundo para confundir as fortes; e Deus escolheu as coisas ignóbeis do mundo, e as desprezadas, e as que não são, para reduzir a nada as que são; para que nenhum mortal se glorie na presença de Deus."
1 Coríntios 1:26-29 


Deus tem prazer em confundir os que se acham sábios e justos aos seus próprios olhos, usando os fracos, incapacitados e humildes para fazerem grandes coisas no meio do Seu povo.


Num momento de dificuldade, Davi aceitou aqueles homens e tornou-os nos "valentes de Davi".


"São estes os nomes dos valentes de Davi: Josebe-Bassebete, o taquemonita; era este principal dos três; foi ele que, com a lança, matou oitocentos de uma vez. Depois dele Eleazar, filho de Dodó, filho de Aoí, um dos três valentes que estavam com Davi, quando desafiaram os filisteus que se haviam reunido para a peleja, enquanto os homens de Israel se retiravam. Este se levantou, e feriu os filisteus, até lhe cansar a mão e ficar pegada à espada; e naquele dia o Senhor operou um grande livramento; e o povo voltou para junto de Eleazar, somente para tomar o despojo. Depois dele era Samá, filho de Agé, o hararita. Os filisteus se haviam ajuntado em Leí, onde havia um terreno cheio de lentilhas; e o povo fugiu de diante dos filisteus. Samá, porém, pondo-se no meio daquele terreno, defendeu-o e matou os filisteus, e o Senhor efetuou um grande livramento."
2 Samuel 23:8-12 


Deus deu livramento a estes homens feitos guerreiros, porque agora eles tinha uma "causa" maior pela qual viver e lutar. 
Hoje temos a causa mais excelente ao nosso alcance: espalhar a mensagem da Salvação pelos que estão ao nosso redor. 

O nosso pensamento deve estar no nosso próximo.



 "Também três dos trinta cabeças desceram, no tempo da sega, e foram ter com Davi, à caverna de Adulão; e a tropa dos filisteus acampara no vale de Refaim. Davi estava então no lugar forte, e a guarnição dos filisteus estava em Belém. E Davi, com saudade, exclamou: Quem me dera beber da água da cisterna que está junto a porta de Belém! Então aqueles três valentes romperam pelo arraial dos filisteus, tiraram água da cisterna que está junto a porta de Belém, e a trouxeram a Davi; porém ele não quis bebê-la, mas derramou-a perante o Senhor; e disse: Longe de mim, ó Senhor, que eu tal faça! Beberia eu o sangue dos homens que foram com risco das suas vidas? De maneira que não a quis beber. Isto fizeram aqueles três valentes."
2 Samuel 23:13-17 


O nosso prazer deve ser satisfazer toda a vontade e desejos de Deus. Assim como estes homens devemos ter a mesma sensibilidade de coração e procurar agradar a Deus em tudo o que fizermos. 



"Porque ele é o nosso Deus, e nós povo do seu pasto e ovelhas que ele conduz. Oxalá que hoje ouvísseis a sua voz: Não endureçais o vosso coração como em Meribá, como no dia de Massá no deserto," 
Salmos 95:7-8 


Deus olha para o nosso coração e não para a nossa aparência exterior. 


"Ora, Abisai, irmão de Joabe, filho de Zeruia, era chefe dos trinta; e este alçou a sua lança contra trezentos, e os matou, e tinha nome entre os três. Porventura não era este o mais nobre dentre os trinta? portanto se tornou o chefe deles; porém aos primeiros três não chegou. Também Benaías, filho de Jeoiada, filho dum homem de Cabzeel, valoroso e de grandes feitos, matou os dois filhos de Ariel de Moabe; depois desceu, e matou um leão dentro duma cova, no tempo da neve. Matou também um egípcio, homem de temível aspecto; tinha este uma lança na mão, mas Benaías desceu a ele com um cajado, arrancou-lhe da mão a lança, e com ela o matou. Estas coisas fez Benaías, filho de Jeoiada, pelo que teve nome entre os três valentes. Dentre os trinta ele era o mais afamado, porém aos três primeiros não chegou. Mas Davi o pôs sobre os seus guardas."
2 Samuel 23:18-23 



Estes homens estavam cheios de coragem pela inspiração que Davi lhes dava, ao viver de e para Deus, recebendo alento e ânimo para seguir avante. 


"De modo que com plena confiança digamos: O Senhor é quem me ajuda, não temerei; que me fará o homem?"
Hebreus 13:6 




Em tudo o que fizermos, vamos primeiro buscar a Deus e depois fazer a nossa parte...




Deus vos abençoe.

0 comentários:

Enviar um comentário

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...