"Mas o fruto do Espírito é: o amor, o gozo, a paz, a longanimidade, a benignidade, a bondade, a fidelidade, a mansidão, o domínio próprio; contra estas coisas não há lei. E os que são de Cristo Jesus crucificaram a carne com as suas paixões e concupiscência. Se vivemos pelo Espírito, andemos também pelo Espírito. Não nos tornemos vangloriosos, provocando-nos uns aos outros, invejando-nos uns aos outros."
Gálatas 5:22-26
"Digo, porém: Andai pelo Espírito, e não haveis de cumprir a cobiça da carne. Porque a carne luta contra o Espírito, e o Espírito contra a carne; e estes se opõem um ao outro, para que não façais o que quereis. Mas, se sois guiados pelo Espírito, não estais debaixo da lei. Ora, as obras da carne são manifestas, as quais são: a prostituição, a impureza, a lascívia, a idolatria, a feitiçaria, as inimizades, as contendas, os ciúmes, as iras, as facções, as dissensões, os partidos, as invejas, as bebedices, as orgias, e coisas semelhantes a estas, contra as quais vos previno, como já antes vos preveni, que os que tais coisas praticam não herdarão o reino de Deus."
Gálatas 5:16-21
Quando vivemos em temor e reverência a Deus, não há lugar em nosso coração para o que no mundo há. Mas quando nos afastamos de Deus, começamos a sentir de novo uma forte atracção pelas coisas do mundo. Se dermos lugar ao velho homem, voltamos à prática das obras da carne.
Tudo o que vem da carne é mau e de origem maligna:
- pecados "sexuais" como prostituição, impureza e lascívia
- pecados "espirituais" como a idolatria e a feitiçaria
- pecados "de divisão" como as inimizades, invejas, contendas, ciúmes, irás, facções e dissensões
- pecados "de excessos" como orgias, glutonarias e bebedices
Mas, tudo o que vem do Espírito Santo de Deus é bom:
- Das partes do fruto do Espírito, o amor é de todas a mais importante.
"Ainda que eu falasse as línguas dos homens e dos anjos, e não tivesse amor, seria como o metal que soa ou como o címbalo que retine. E ainda que tivesse o dom de profecia, e conhecesse todos os mistérios e toda a ciência, e ainda que tivesse toda fé, de maneira tal que transportasse os montes, e não tivesse amor, nada seria. E ainda que distribuísse todos os meus bens para sustento dos pobres, e ainda que entregasse o meu corpo para ser queimado, e não tivesse amor, nada disso me aproveitaria. O amor é sofredor, é benigno; o amor não é invejoso; o amor não se vangloria, não se ensoberbece, não se porta inconvenientemente, não busca os seus próprios interesses, não se irrita, não suspeita mal; não se regozija com a injustiça, mas se regozija com a verdade; tudo sofre, tudo crê, tudo espera, tudo suporta. O amor jamais acaba; mas havendo profecias, serão aniquiladas; havendo línguas, cessarão; havendo ciência, desaparecerá; porque, em parte conhecemos, e em parte profetizamos; mas, quando vier o que é perfeito, então o que é em parte será aniquilado."
1 Coríntios 13:1-10
- A paz de Deus é parte do fruto que apenas Ele nos pode dar, dando-nos calma sobre os nossos próprios sentimentos.
"...e a paz de Deus, que excede todo o entendimento, guardará os vossos corações e os vossos pensamentos em Cristo Jesus."
Filipenses 4:7
- A longanimidade (paciência extrema sob injúrias e danos sofridos) e a bondade (benigeciencia ativa), são parte do fruto do Espírito que têm uma relação direta com o próximo.
"O homem iracundo suscita contendas, mas o longânimo apaziguará a luta."
Provérbios 15:18
"O homem iracundo suscita contendas, mas o longânimo apaziguará a luta."
Provérbios 15:18
- A benignidade (bondosa disposição para fazer o bem, suprindo as necessidades dos que nos rodeiam) é algo extremamente importante que apenas o Espírito de Deus nos pode dar.
"Jesus, prosseguindo, disse: Um homem descia de Jerusalém a Jericó, e caiu nas mãos de salteadores, os quais o despojaram e espancando-o, se retiraram, deixando-o meio morto. Casualmente, descia pelo mesmo caminho certo sacerdote; e vendo-o, passou de largo. De igual modo também um levita chegou àquele lugar, viu-o, e passou de largo. Mas um samaritano, que ia de viagem, chegou perto dele e, vendo-o, encheu-se de compaixão; e aproximando-se, atou-lhe as feridas, deitando nelas azeite e vinho; e pondo-o sobre a sua cavalgadura, levou-o para uma estalagem e cuidou dele."
Lucas 10:30-34
"...porque era homem de bem, e cheio do Espírito Santo e de fé. E muita gente se uniu ao Senhor."
Atos 11:24
- A fidelidade ou fé (ser-se fiel a Deus) é agradável a Deus e cresce à medida que aprendemos a confiar e a depender totalmente d'Ele.
"...e achaste o seu coração fiel perante ti, e fizeste com ele o pacto de que darias à sua descendência a terra dos cananeus, dos heteus, dos amorreus, dos perizeus, dos jebuseus e dos girgaseus; e tu cumpriste as tuas palavras, pois és justo."
Neemias 9:8
- Mansidão (moderação acompanhada de força e de coragem) é parte também do fruto do Espírito de Deus em nós, fluindo naturalmente de uma vida totalmente dedicada a Deus.
"Tomai sobre vós o meu jugo, e aprendei de mim, que sou manso e humilde de coração; e achareis descanso para as vossas almas."
Mateus 11:29
- O domínio próprio (dominar firmemente os nossos desejos e as nossas paixões) é algo que vem de Deus, mas temos de buscar diariamente.
"Se vivemos pelo Espírito, andemos também pelo Espírito."
Gálatas 5:25
Deus vos abençoe.
0 comentários:
Enviar um comentário