.
.

sábado, 19 de abril de 2014

Necessidade da presença do Consolador

"E eu, irmãos, quando fui ter convosco, anunciando-vos o testemunho de Deus, não fui com sublimidade de palavras ou de sabedoria. Porque nada me propus saber entre vós, senão a Jesus Cristo, e este crucificado. E eu estive convosco em fraqueza, e em temor, e em grande tremor. A minha linguagem e a minha pregação não consistiram em palavras persuasivas de sabedoria, mas em demonstração do Espírito de poder; para que a vossa fé não se apoiasse na sabedoria dos homens, mas no poder de Deus. Na verdade, entre os perfeitos falamos sabedoria, não porém a sabedoria deste mundo, nem dos príncipes deste mundo, que estão sendo reduzidos a nada; mas falamos a sabedoria de Deus em mistério, que esteve oculta, a qual Deus preordenou antes dos séculos para nossa glória; a qual nenhum dos príncipes deste mundo compreendeu; porque se a tivessem compreendido, não teriam crucificado o Senhor da glória. Mas, como está escrito: As coisas que olhos não viram, nem ouvidos ouviram, nem penetraram o coração do homem, são as que Deus preparou para os que o amam. Porque Deus no-las revelou pelo seu Espírito; pois o Espírito esquadrinha todas as coisas, mesmos as profundezas de Deus. Pois, qual dos homens entende as coisas do homem, senão o espírito do homem que nele está? assim também as coisas de Deus, ninguém as compreendeu, senão o Espírito de Deus. Ora, nós não temos recebido o espírito do mundo, mas sim o Espírito que provém de Deus, a fim de compreendermos as coisas que nos foram dadas gratuitamente por Deus; as quais também falamos, não com palavras ensinadas pela sabedoria humana, mas com palavras ensinadas pelo Espírito Santo, comparando coisas espirituais com espirituais. Ora, o homem natural não aceita as coisas do Espírito de Deus, porque para ele são loucura; e não pode entendê-las, porque elas se discernem espiritualmente. Mas o que é espiritual discerne bem tudo, enquanto ele por ninguém é discernido. Pois, quem jamais conheceu a mente do Senhor, para que possa instruí-lo? Mas nós temos a mente de Cristo."
1 Coríntios 2:1-16 


A diferença do mundo e da igreja, povo de Deus, é notória pela presença do Espírito de Deus em nós e entre nós. É Ele quem nos revela as coisas de Deus.
Mais do que ter conhecimento acerca da Sua Palavra, precisamos conhece-l'O mais intimamente. E isso apenas é possível através de uma vida de intimidade com Deus, pois é pelo Seu Espírito, ao ler e meditar na Sua Palavra. 
Tudo o que fazemos deve ser para agradar e glorificar ao nosso Deus, e nunca aos homens. O muito serviço na igreja não é sinónimo de grande proximidade do Pai. 



Apenas quando mantemos uma vida de intimidade com o Espírito Santo temos uma verdadeira consciência da nossa humanidade, fragilidade e total dependência de Deus. É Ele quem sonda o nosso coração e nos mostra os nossos erros. 


"Porque Deus no-las revelou pelo seu Espírito; pois o Espírito esquadrinha todas as coisas, mesmos as profundezas de Deus."
1 Coríntios 2:10 

"Julga-me, ó Senhor, pois tenho andado na minha integridade; no Senhor tenho confiado sem vacilar. Examina-me, Senhor, e prova-me; esquadrinha o meu coração e a minha mente."
Salmos 26:1-2


O Espírito Santo mostra-nos quem Deus é. Ele faz-nos reconhecer que Jesus é Deus. 

"...sendo ele o resplendor da sua glória e a expressa imagem do seu Ser, e sustentando todas as coisas pela palavra do seu poder, havendo ele mesmo feito a purificação dos pecados, assentou-se à direita da Majestade nas alturas..."
Hebreus 1:3 

"Pois, qual dos homens entende as coisas do homem, senão o espírito do homem que nele está? assim também as coisas de Deus, ninguém as compreendeu, senão o Espírito de Deus."
1 Coríntios 2:11 


"Respondeu-lhes Jesus: Em verdade, em verdade vos digo que antes que Abraão existisse, eu sou." João 8:58 


A Graça de Deus é bem mais que "apenas" a nossa salvação imerecida. Quando, por amor ao Seu nome, deixamos tudo para O servir, receberemos ainda aqui, bem mais do que deixamos. 

"Ora, nós não temos recebido o espírito do mundo, mas sim o Espírito que provém de Deus, a fim de compreendermos as coisas que nos foram dadas gratuitamente por Deus;"
1 Coríntios 2:12 


Como que usando as "coisas loucas" deste mundo, Jesus escolheu discípulos aparentemente fracos, a maioria com poucos conhecimentos académicos e sem grandes capacidades oratórias para levar a mensagem do evangelho ao mundo. É Deus quem escolhe os que usa, confundindo os que os rodeiam, pois é Ele quem os capacita e usa para o engrandecimento e crescimento do Seu reino. 

"...as quais também falamos, não com palavras ensinadas pela sabedoria humana, mas com palavras ensinadas pelo Espírito Santo, comparando coisas espirituais com espirituais. Ora, o homem natural não aceita as coisas do Espírito de Deus, porque para ele são loucura; e não pode entendê-las, porque elas se discernem espiritualmente."
1 Coríntios 2:13-14 


É Deus quem revela o que é espiritual ao nosso coração. O homem natural, sem Deus, nada entende do que é espiritual. 


"Então pegaram em pedras para lhe atirarem; mas Jesus ocultou-se, e saiu do templo."
João 8:59



É Deus quem nos levanta, nos ajuda, nos fortalece e dá ânimo para que, ainda quem dificuldades, doença, necessidades, fraqueza, apertos, ou outra qualquer situação difícil, possamos ainda animar os outros, falando-lhes do grande amor e poder do nosso Senhor e Salvador - Jesus. 

"Mas o que é espiritual discerne bem tudo, enquanto ele por ninguém é discernido."
1 Coríntios 2:15 



Precisamos da presença do Espírito Santo em nós e sempre no meio da igreja para que sejamos, verdadeiramente, o corpo de Cristo neste mundo em trevas.

Quando o Espírito de Deus não está com os líderes da igreja, a sabedoria humana vem e toma o lugar da presença e sabedoria divinas. As técnicas humanas, técnicas psicológicas e de origem pagã (de outras religiões) nunca nos levarão a Deus, mas buscam elevar-nos a nós mesmos - pura idolatria.

Intercedamos para que Deus tenha misericórdia da Sua igreja.




Deus vos abençoe.

0 comentários:

Enviar um comentário

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...