.
.

sábado, 5 de abril de 2014

Profetas para os nossos dias

"Entretanto, o menino Samuel servia ao Senhor perante Eli. E a palavra de Senhor era muito rara naqueles dias; as visões não eram frequentes. Sucedeu naquele tempo que, estando Eli deitado ne seu lugar (ora, os seus olhos começavam já a escurecer, de modo que não podia ver), e ainda não se havendo apagado a lâmpada de Deus, e estando Samuel também deitado no templo do Senhor, onde estava a arca de Deus, o Senhor chamou: Samuel! Samuel! Ele respondeu: Eis-me aqui. E correndo a Eli, disse-lhe: Eis-me aqui, porque tu me chamaste. Mas ele disse: Eu não te chamei; torna a deitar-te. E ele foi e se deitou. Tornou o Senhor a chamar: Samuel! E Samuel se levantou, foi a Eli e disse: Eis-me aqui, porque tu me chamaste. Mas ele disse: Eu não te chamei, filho meu; torna a deitar-te. Ora, Samuel ainda não conhecia ao Senhor, e a palavra de Senhor ainda não lhe tinha sido revelada. O Senhor, pois, tornou a chamar a Samuel pela terceira vez. E ele, levantando-se, foi a Eli e disse: Eis-me aqui, porque tu me chamaste. Então entendeu Eli que o Senhor chamava o menino. Pelo que Eli disse a Samuel: Vai deitar-te, e há de ser que, se te chamar, dirás: Fala, Senhor, porque o teu servo ouve. Foi, pois, Samuel e deitou-se no seu lugar. Depois veio o Senhor, parou e chamou como das outras vezes: Samuel! Samuel! Ao que respondeu Samuel: Fala, porque o teu servo ouve. Então disse o Senhor a Samuel: Eis que vou fazer uma coisa em Israel, a qual fará tinir ambos os ouvidos a todo o que a ouvir. Naquele mesmo dia cumprirei contra Eli, de princípio a fim, tudo quanto tenho falado a respeito da sua casa."
1 Samuel 3:1-12 


Filho de Ana, uma mulher estéril, foi entregue ao serviço de Deus, pelo milagre que a sua mãe recebera. Ficou aos cuidados de Eli para servir no templo e aprender sobre Deus. 

Samuel viveu numa época de crise espiritual e moral.
Eli já era muito velho e não tinha mão sobre os seus filhos, que deveriam ser os herdeiros naturais da profissão do pai, mas que andavam em pecado constante e em grande rebelião contra Deus. 

Deus chamou a quem O servia - Samuel, ainda que pequenino, e não aos que eram uma pedra de tropeço para o povo de Deus, e que viviam em escândalos e imoralidades - os filhos de Eli (Ofni e Fineias - "pugilista" e "boca de bronze").


"Portanto, diz o Senhor Deus de Israel: Na verdade eu tinha dito que a tua casa e a casa de teu pai andariam diante de mim perpetuamente. Mas agora o Senhor diz: Longe de mim tal coisa, porque honrarei aos que me honram, mas os que me desprezam serão desprezados."
1 Samuel 2:30 


Deus é aquele que conhece os corações e que decide a quem chamar e a quem usar. 

Naquele tempo, a Palavra de Deus era rara e as visões também o eram, porque toda aquela geração estava corrompida. Então Deus procurou a quem estava perto de Si e levantou, de uma nova geração, alguém para ser o seu servo.


"Ora, na igreja em Antioquia havia profetas e mestres, a saber: Barnabé, Simeão, chamado Níger, Lúcio de Cirene, Manaém, colaço de Herodes o tetrarca, e Saulo. Enquanto eles ministravam perante o Senhor e jejuavam, disse o Espírito Santo: Separai-me a Barnabé e a Saulo para a obra a que os tenho chamado."
Atos 13:1 


A Palavra de Deus, a orientação e a provisão do nosso Senhor estava simbolizada na arca da aliança, onde estavam as tábuas da Lei, o cajado de Arão que floresceu e o maná que Deus enviou no deserto.

Antes que a lâmpada do templo se apagasse, Deus chamou a Samuel por três vezes.
Hoje, antes que tudo esteja em trevas completas sobre a terra, Deus levantará uma nova geração para falar ao Seu povo.


Para castigar o Seu povo pela desobediência, Israel perdeu uma batalha contra os filisteus. Os dois filhos de Eli morreram nessa batalha. E ao contarem a notícia das suas mortes a Eli, este caiu da cadeira e morreu também. 

Também a arca da aliança foi levada pelos filisteus e colocada em frente a dagon, o tenebroso ídolo deste povo pagão, como oferenda pela vitória que tiveram. Mas no dia seguinte, a estátua estava caída na frente da arca, partida e com a cabeça separada. E Deus fez isto uma e outra vez. Deus também mandou chagas sobre aquele povo, de modo que eles reconheceram o poder de Deus sobre todas as coisas e mandaram a "arca da aliança" de volta para Israel. 
Para testar ainda o poder de Deus, colocaram-na sobre um carro de vacas que tinham bezerros e, mantendo-os com eles, puderam ver que, ainda assim, elas foram em direção a Israel, berrando e alertando a todos que o Deus altíssimo devolvera a arca ao Seu povo.


Deus está chamando os que estão perto d'Ele para os usar. Deus irá levantar uma nova geração que esteja empenhada em buscar a Sua face e comprometida com Deus.

Possamos nós fazer parte daqueles que Deus está chamando.



Ainda que tenhamos vivido longe de Deus, em pecado e iniquidade, Deus pode perdoar-nos e tudo transformar. Mas o temor a Deus e a contrição pelo nosso pecado é necessária para que Deus nos possa limpar, separar para Ele e usar-nos em todo o Seu querer.

Possamos nós sentir o peso do pecado dos nossos irmãos e sofrer, chorar e interceder pela igreja de Deus, pelos que se chamam de filhos de Deus, mas vivem como o que são do mundo, que amam o pecado e a imoralidade e que vivem seguindo os seus ídolos carnais.






Deus vos abençoe.

0 comentários:

Enviar um comentário

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...