.
.

sábado, 15 de junho de 2013

Conhecendo a nossa identidade

"Mas, se não te ouvir, leva ainda contigo um ou dois, para que pela boca de duas ou três testemunhas toda a palavra seja confirmada." 
Mateus 18:16 


O nosso insucesso prende-se na nossa falta de identidade - quem somos nós.


"...Quem é esse filisteu incircunciso para desafiar os exércitos do Deus vivo?" 
1 Samuel 17:26 (b)


Davi tinha consciência de quem era - ele sabia que pertencia a Deus. 
Davi dizia para que não temessem o gigante, mostrando-lhes que tinham vantagem sobre aquele filisteu pagão. 

Por estarmos firmes na Rocha que é Deus, podemos estar certos e confiantes que Deus nos protegerá e salvará do mal. 


Por mais que os gigantes se levantem à nossa frente, sejam eles grandes ou terríveis, Deus dar-nos-á a vitoria. 


"Respondeu Saul: "Você não tem condições de lutar contra este filisteu; você é apenas um rapaz, e ele é um guerreiro desde a mocidade". Davi, entretanto, disse a Saul: "Teu servo toma conta das ovelhas de seu pai. Quando aparece um leão ou um urso e leva uma ovelha do rebanho,
eu vou atrás dele, atinjo-o com golpes e livro a ovelha de sua boca. Quando se vira contra mim, eu o pego pela juba, atinjo-o com golpes até matá-lo. Teu servo é capaz de matar tanto um leão quanto um urso; esse filisteu incircunciso será como um deles, pois desafiou os exércitos do Deus vivo. O Senhor que me livrou das garras do leão e das garras do urso me livrará das mãos desse filisteu". Diante disso Saul disse a Davi: "Vá, e que o Senhor esteja com você." 
1 Samuel 17:33-37 


Samuel sabia a sua identidade, mantinha a intimidade e vivia constantes experiências com Deus.
A sua perspectiva era a mesma de Deus, mas a de Saul era a humana, olhando para as proporções físicas apenas. 


Sem sabermos quem somos, sem termos a perspectiva de Deus, sem confiarmos totalmente n'Ele e sem termos a coragem suficiente para avançar, não podemos fazer a obra de Deus - chegar até aos que precisam de ouvir a Palavra e de uma mão amiga para os ajudar a levantar. 


Davi ficou espantado ao chegar ao arraial do exercito do povo de Deus, quando o gigante estava desafiando o povo para lutar e todos temiam-no de morte! 
Davi foi o único sem medo e com coragem suficiente para o enfrentar. 


"E eu lhe digo que você é Pedro, e sobre esta pedra edificarei a minha igreja, e as portas do Hades não poderão vencê-la." 
Mateus 16:18 


À medida que o povo de Deus avança no Seu nome, os portões do inferno cairão por terra e os cativos serão libertados!


"E, estando eles falando ao povo, sobrevieram os sacerdotes, e o capitão do templo, e os saduceus,
Doendo-se muito de que ensinassem o povo, e anunciassem em Jesus a ressurreição dentre os mortos. E lançaram mão deles, e os encerraram na prisão até ao dia seguinte, pois já era tarde. Muitos, porém, dos que ouviram a palavra creram, e chegou o número desses homens a quase cinco mil. E aconteceu, no dia seguinte, reunirem-se em Jerusalém os seus principais, os anciãos, os escribas, E Anás, o sumo sacerdote, e Caifás, e João, e Alexandre, e todos quantos havia da linhagem do sumo sacerdote. E, pondo-os no meio, perguntaram: Com que poder ou em nome de quem fizestes isto? Então Pedro, cheio do Espírito Santo, lhes disse: Principais do povo, e vós, anciãos de Israel, Visto que hoje somos interrogados acerca do benefício feito a um homem enfermo, e do modo como foi curado, Seja conhecido de vós todos, e de todo o povo de Israel, que em nome de Jesus Cristo, o Nazareno, aquele a quem vós crucificastes e a quem Deus ressuscitou dentre os mortos, em nome desse é que este está são diante de vós. Ele é a pedra que foi rejeitada por vós, os edificadores, a qual foi posta por cabeça de esquina. E em nenhum outro há salvação, porque também debaixo do céu nenhum outro nome há, dado entre os homens, pelo qual devamos ser salvos. Então eles, vendo a ousadia de Pedro e João, e informados de que eram homens sem letras e indoutos, maravilharam-se e reconheceram que eles haviam estado com Jesus." 
Atos 4:1-13 


Deus dá a coragem necessária para dizer e afirmar que Jesus cura, transforma e apenas Ele dá salvação.
Párias, rejeitados pela sociedade, pobres, simples e sem educação académica, nem status social, Deus chamou e chama, transforma e usa para enfrentar as trevas com ousadia.
Ainda que não concordem connosco, nem queiram receber a Deus, possam reconhecer que somos d'Ele e somos usados põe Ele.


Não podemos dar aquilo que não temos. Não podemos obrigar os outros a "comer" aquilo que nós não temos para lhes dar, assim como uma criança que tenta dar a papa ao bebé sem que a colher leve alguma comida).

As nossas próprias vidas são testemunhos de Deus...





Deus vos abençoe. 

0 comentários:

Enviar um comentário

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...