.
.

sábado, 6 de abril de 2013

Obedecer mesmo quando é difícil

Esta Páscoa atravessei, mais uma vez, um problema nas minhas costas que me impediam de respirar fundo e de cantar sem esforço... Cheguei a pensar mesmo em sair nos ensaios para o culto de celebração da Páscoa e ir até ao hospital. Mas, pela graça de Deus, no dia seguinte já estava bem, sem dores e com energia suficiente para cantar!

Muitas são as vezes em que a nossa carne não quer fazer a vontade de Deus - por estarmos cansados, doentes ou simplesmente, por estarmos demasiado ocupados com outras coisas...


O apóstolo Paulo, grande exemplo para todos nós, já dizia -  nós fazemos o que não queríamos fazer, e o que queríamos não fazemos.

"Sei que nada de bom habita em mim, isto é, em minha carne. Porque tenho o desejo de fazer o que é bom, mas não consigo realizá-lo. Pois o que faço não é o bem que desejo, mas o mal que não quero fazer, esse eu continuo fazendo. Ora, se faço o que não quero, já não sou eu quem o faz, mas o pecado que habita em mim. "
Romanos 7:18-20 

A nossa luta contra a carne não e fácil, os impulsos e desejos humanos são muito fortes, mas devemos sempre ter em mente que: 

"...se, porém, andamos na luz, como ele está na luz, temos comunhão uns com os outros, e o sangue de Jesus, seu Filho, nos purifica de todo pecado."
1 João 1:17 




Devemos obedecer a Deus, ainda que seja difícil?


Abraão tinha obedecido a Deus muitas vezes em sua caminhada com Ele, mas nenhuma prova poderia ter sido mais difícil que esta: 


“Toma agora o teu filho, o teu único filho, Isaque, a quem amas, e vai-te à terra de Moriá, e oferece-o ali em holocausto sobre uma das montanhas, que eu te direi.” 

Génesis 22:2 


Isaque era o seu filho da promessa de Deus para com Abraão. Como poderia Deus pedí-lo agora em sacrifício? 

Mas na manhã seguinte, Abraão começou a sua jornada com dois servos, um jumento, o seu amado filho Isaque e com a lenha para o holocausto. A inquestionável obediência à difícil ordem de Deus demonstrou a confiança e a fé que Abraão tinha em Deus. 
Quando obedecemos da mesma forma que Abraão, confiando que o plano de Deus é perfeito e mais elevado que a nossa própria percepção da realidade, nós elevamos o Seu nome. 
Devido a esta atitude para com Deus, Abraão é visto como um dos heróis da fé. 


"Pela fé Abraão, sendo chamado, obedeceu, indo para um lugar que havia de receber por herança; e saiu, sem saber para onde ia. Pela fé habitou na terra da promessa, como em terra alheia, morando em cabanas com Isaque e Jacó, herdeiros com ele da mesma promessa. Porque esperava a cidade que tem fundamentos, da qual o artífice e construtor é Deus. Pela fé também a mesma Sara recebeu a virtude de conceber, e deu à luz já fora da idade; porquanto teve por fiel aquele que lho tinha prometido. Por isso também de um, e esse já amortecido, descenderam tantos, em multidão, como as estrelas do céu, e como a areia inumerável que está na praia do mar. Todos estes morreram na fé, sem terem recebido as promessas; mas vendo-as de longe, e crendo-as e abraçando-as, confessaram que eram estrangeiros e peregrinos na terra. Porque, os que isto dizem, claramente mostram que buscam uma pátria. E se, na verdade, se lembrassem daquela de onde haviam saído, teriam oportunidade de tornar. Mas agora desejam uma melhor, isto é, a celestial. Por isso também Deus não se envergonha deles, de se chamar seu Deus, porque já lhes preparou uma cidade. Pela fé ofereceu Abraão a Isaque, quando foi provado; sim, aquele que recebera as promessas ofereceu o seu unigênito. Sendo-lhe dito: Em Isaque será chamada a tua descendência, considerou que Deus era poderoso para até dentre os mortos o ressuscitar; E daí também em figura ele o recobrou." 

Hebreus 11:8-19 


Deus usou a fé de Abraão como um exemplo de que fé é o único caminho para chegar até Si. 


“...creu ele no SENHOR, e imputou-lhe isto por justiça.” 

Génesis 15:6


Também é pela fé que nós aceitamos o sacrifício que Deus providenciou pelos nossos pecados – a morte de Jesus Cristo na cruz . 


“Aquele que não conheceu pecado, o fez pecado por nós; para que nele fôssemos feitos justiça de Deus.” 

2 Coríntios 5:21 



A história do Velho Testamento sobre Abraão é a base do ensino do Novo Testamento sobre a Expiação, a oferta do sacrifício do Senhor Jesus na cruz pelo pecado da humanidade. 

Jesus disse, muitos séculos depois: 

“Abraão, vosso pai, exultou por ver o meu dia, e viu-o, e alegrou-se.” 

João 8:56 




Podemos ver o paralelismo entre Jacó e Isaque e, Deus Pai e Jesus: 



. O unigénito

“Toma agora o teu filho, o teu único filho, Isaque...” 

Génesis 22:2 

“Porque Deus amou o mundo de tal maneira que deu o seu Filho unigénito...” 

João 3:16 


. O local

“…vai-te à terra de Moriá, e oferece-o ali…” 

Génesis 22:2 

"E por isso também Jesus, para santificar o povo pelo seu próprio sangue, padeceu fora da porta (crê-se que era em Moriá)." 

Hebreus 13:12 


. O sacrifício

“...oferece-o ali em holocausto...” 

Génesis 22:2 

“Cristo morreu por nossos pecados, segundo as Escrituras.” 

1 Coríntios 15:3 

. A submissão

“E tomou Abraão a lenha do holocausto, e pô-la sobre Isaque seu filho...” 

Génesis 22:6 

“E, levando ele (Jesus) às costas a sua cruz...” 
João 19:17 


. O cordeiro

“... mas onde está o cordeiro para o holocausto?” 

Génesis 22:7 

“Eis o Cordeiro de Deus, que tira o pecado do mundo...” 

João 1:29 


. A obediência
 

"E chegaram ao lugar que Deus lhe dissera, e edificou Abraão ali um altar e pôs em ordem a lenha, e amarrou a Isaque seu filho, e deitou-o sobre o altar em cima da lenha." 

Génesis 22:9 

"Pai meu, se este cálice não pode passar de mim sem eu o beber, faça-se a tua vontade...”  Mateus 26:37 



. A ressurreição

“Pela fé ofereceu Abraão a Isaque, quando foi provado; sim, aquele que recebera as promessas ofereceu o seu unigênito. Sendo-lhe dito: Em Isaque será chamada a tua descendência, considerou que Deus era poderoso para até dentre os mortos o ressuscitar; daí também em figura ele o recobrou...” 

Hebreus 11:17-19 

“E que foi sepultado, e que ressuscitou ao terceiro dia, segundo as Escrituras...” 

1 Coríntios 15:4 



É difícil ser como Abraão e confiar no meio das duras provas e, ser como Isaque e deitarmo-nos sobre as pedras do altar. 







Deus vos abençoe. 


0 comentários:

Enviar um comentário

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...