.
.

sábado, 30 de março de 2013

A importância da doutrina

A doutrina como o fundamento para as nossas escolhas diárias...



"Nem todo o que me diz: Senhor, Senhor! entrará no reino dos céus, mas aquele que faz a vontade de meu Pai, que está nos céus. Muitos me dirão naquele dia: Senhor, Senhor, não profetizamos nós em teu nome? e em teu nome não expulsamos demónios? e em teu nome não fizemos muitas maravilhas? E então lhes direi abertamente: Nunca vos conheci; apartai-vos de mim, vós que praticais a iniquidade. Todo aquele, pois, que escuta estas minhas palavras, e as pratica, assemelhá-lo-ei ao homem prudente, que edificou a sua casa sobre a rocha; E desceu a chuva, e correram rios, e assopraram ventos, e combateram aquela casa, e não caiu, porque estava edificada sobre a rocha. E aquele que ouve estas minhas palavras, e não as cumpre, compará-lo-ei ao homem insensato, que edificou a sua casa sobre a areia; E desceu a chuva, e correram rios, e assopraram ventos, e combateram aquela casa, e caiu, e foi grande a sua queda. E aconteceu que, concluindo Jesus este discurso, a multidão se admirou da sua doutrina; Porquanto os ensinava como tendo autoridade; e não como os escribas." 
Mateus 7:21-29 


Basear a vida cristã apenas na busca de experiências apenas, sem procurar realmente levar uma vida de intimidade, aprofundando o conhecimento de Deus pelas escrituras, não é bom.
Viver experiências e sensações não é uma prova de ser verdadeiros filhos de Deus.


"E por que me chamais, Senhor, Senhor, e não fazeis o que eu digo? Qualquer que vem a mim e ouve as minhas palavras, e as ob-serva, eu vos mostrarei a quem é semelhante: É semelhante ao homem que edificou uma casa, e cavou, e abriu bem fundo, e pôs os alicerces sobre a rocha; e, vindo a enchente, bateu com ímpeto a corrente naquela casa, e não a pôde abalar, porque estava fundada sobre a rocha. Mas o que ouve e não pratica é semelhante ao homem que edificou uma casa sobre terra, sem alicerces, na qual bateu com ímpeto a corrente, e logo caiu; e foi grande a ruína daquela casa." 
Lucas 6:46-49 


Não basta ter conhecimento da Palavra apenas, mas há também que pôr em pratica o que aprendemos, na nossa vida.


"E logo os irmãos enviaram de noite Paulo e Silas a Beréia; e eles, chegando lá, foram à sinagoga dos judeus.
Ora, estes foram mais nobres do que os que estavam em Tessalônica, porque de bom grado receberam a palavra, examinando cada dia nas Escrituras se estas coisas eram assim." 

Atos 17:10-11 


O conhecimento doutrinário leva a que não sejamos enganados.


"Se alguém entre vós cuida ser religioso, e não refreia a sua língua, antes engana o seu coração, a religião desse é vã. A religião pura e imaculada para com Deus, o Pai, é esta: Visitar os órfãos e as viúvas nas suas tribulações, e guardar-se da corrupção do mundo." 
Tiago 1:26-27 


A doutrina é a verdadeira espinha dorsal da fé, para que possamos saber como agir, em todas as situações da nossa vida.


"Finalmente, irmãos, vos rogamos e exortamos no Senhor Jesus, que assim como recebestes de nós, de que maneira convém andar e agradar a Deus, assim andai, para que possais progredir cada vez mais. Porque vós bem sabeis que mandamentos vos temos dado pelo Senhor Jesus. Porque esta é a vontade de Deus, a vossa santificação; que vos abstenhais da prostituição;" 
1 Tessalonicensses 4:1-3 


Mais do que apenas cumprirmos uma rotina religiosa, devemos viver completamente dedicados a Deus, assim como temos aprendido.


"Jesus, porém, respondendo, disse-lhes: Errais, não conhecendo as Escrituras, nem o poder de Deus." 
Mateus 22:29 


Foi por falta de verdadeira convicção e verdadeiro conhecimento das escrituras que os religiosos falharam redondamente em relação a Jesus.


"E, porque sois filhos, Deus enviou aos vossos corações o Espírito de seu Filho, que clama: Aba, Pai. Assim que já não és mais servo, mas filho; e, se és filho, és também herdeiro de Deus por Cristo. Mas, quando não conhecíeis a Deus, servíeis aos que por natureza não são deuses. Mas agora, conhecendo a Deus, ou, antes, sendo conhecidos por Deus, como tornais outra vez a esses rudimentos fracos e pobres, aos quais de novo quereis servir?" 
Gálatas 4:6-9


Se não tivermos verdadeiro conhecimento facilmente caímos no erro e seremos enganados.



Doutrina - ensino ou instrução

A sã doutrina são: as verdades fundamentais da Bíblia, as crenças fundamentais para o cristão, as verdades absolutas e imutáveis, a natureza de Deus que atua na criação do homem.



O valor e a necessidade da doutrina são essenciais para:


1 - O bom relacionamento entre os homens e Deus

2 - Pleno desenvolvimento do carácter cristão

3 - Definir quais são os limites da verdade e a ter uma declaração de autoridade do próprio Deus

4 - Separar a verdade da mera experiência, a fé do mero sentimento

5 - Mostrar os falsos caminhos que se usam de capas de santidade e de práticas

6 - Que não caiamos no erro

7 - Que possamos conhecimento doutrinário e capacidade para ensinar a Palavra de Deus




Pelo pecado, o homem colocou os dons e capacidades que Deus lhe deu, em práticas más:


- a botânica deu origem à feitiçaria,

- a astronomia deu origem à astrologia,

- a psicologia deu origem à para-psicologia




Acerca da confusão doutrinária, tão grande nos dias que correm... 






A ousadia e a coragem é necessária aos líderes para fazer frente àqueles que, usando-se da Palavra de Deus, disseminam falsas doutrinas, procurando apenas ganhar dinheiro, enganando os mais simples e, se possível, levando até os próprios salvos ao engano. 




Deus vos abençoe.

0 comentários:

Enviar um comentário

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...