.
.

sábado, 15 de setembro de 2012

Intercedendo pelos outros em oração


Nos dias de Abraão, a divisão do rebanho e a separação do seu sobrinho Ló causou-lhe uma preocupação constante. A escolha de Ló em morar nas planícies férteis e verdes de Sodoma e Gomorra baseou-se no que agradou os seus olhos físicos, no materialismo, mas levou-o a viver perto de povos terríveis, imorais e lascivos, inimigos de Deus, de práticas e costumes maus, sem temor algum.


"E levantou Ló os seus olhos, e viu toda a campina do Jordão, que era toda bem regada, antes do SENHOR ter destruído Sodoma e Gomorra, e era como o jardim do SENHOR, como a terra do Egito, quando se entra em Zoar.
Então Ló escolheu para si toda a campina do Jordão, e partiu Ló para o oriente, e apartaram-se um do outro.
Habitou Abrão na terra de Canaã e Ló habitou nas cidades da campina, e armou as suas tendas até Sodoma."  

Gênesis 13:10-12


Algum tempo após a sua mudança, ao conviver com os habitantes das cidades, Ló começa, aos poucos, a esquecer alguns dos princípios de Deus e a habituar-se com os terríveis costumes e práticas daqueles povos.

Ló viveu fora da cidade, afastado dos maus costumes dos seus habitantes, entrando apenas para comprar e vender os seus produtos. Mas quando a sua ligação a este mundo levou a que o Seu relacionamento com Deus esfriasse, ele tornou-se indiferente com as trevas que cobriam aquele lugar, a pontos de deixar de estar às portas da cidade para passar a viver dentro da mesma.




O muito longânimo Deus estava cansado de sofrer ao ver a maldade do coração daqueles povos, a sua arrogância em persistir na depravação e lascívia.
Sabemos que foi pela intercessão de Abraão que Ló foi salvo da ira divina que estava iminente em cair sobre aquele lugar. A ligação de Ló ao mundo era tão forte que não queria deixar o seu lugar de conforto, ao qual já estava tão acomodado. Deus apenas conveceu-o a sair daquele lugar com a ajuda de dois anjos que o levaram a perceber onde estava e a apressar-se a sair daquele lugar.

Então, tendo saído Ló e a sua família de lá, a fúria de Deus caiu naquele lugar e o Seu fogo consumiu ambas as cidades e todos os seus habitantes.

Várias civilizações foram destruídas ao longo dos tempos devido à sua total depravação moral e à ausência de temor a Deus. Temos como exemplo o império babilónico, romano, o império grego entre outros. Quando a depravação atinge níveis tais, a pontos de se aceitar a existência de diferentes orientações sexuais, tendo a homo/bi/transsexualidade, a pedofilia, o incesto, a bigamia, o swing e toda a prostituição como algo normal e desejável, a paciência do Bom Deus começa ficando no limite...



Nos nossos dias, nós (a igreja) estamos vivendo às portas deste mundo imoral e corrompido, de onde fomos resgatados.
Muitos, assim como Ló, esmorecendo na sua fé e perdendo a sua intimidade com Deus, têm-se conformado com o mundo e as suas práticas pagãs. Têm preferido entrar na cidade de forma a facilitar a sua vida, deixando de ser peregrinos e assentando estacas entre os ímpios.
Mas Jesus, assim como Abraão, intercede para com Deus em nosso favor, pedindo novas oportunidades para que nos voltemos para Ele, clamando e rogando por nós, a cada dia do nosso viver.
Assim como aqueles anjos que Deus enviou a Ló, Deus envia o Seu Santo Espírito a contender connosco, usando todo os que estão disponíveis, tanto seus servos fiéis, quanto “pedras do caminho” que se deixam usar para nos falar quando estamos distantes de Deus.


"Quem é que condena? Pois é Cristo quem morreu, ou antes quem ressuscitou dentre os mortos, o qual está à direita de Deus, e também intercede por nós." Romanos 8:34
"E aquele que examina os corações sabe qual é a intenção do Espírito; e é ele que segundo Deus intercede pelos santos." Romanos 8:27


Deus nos ajude a nos mantermos perto de Deus e, apesar de vivermos às portas do mundo, não possamos assentar morada entre os ímpios tornando-nos de novo assim, mas possamos manter-nos junto a Deus (ainda que estejamos no mundo), de modo a reflectirmos a Sua luz e fazermos a diferença entre eles. Sejamos os que Deus usa em Suas mãos, os que oram e intercedem pelos outros. 

A oração tem poder!!






Deus vos abençoe.

0 comentários:

Enviar um comentário

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...