.
.

sábado, 8 de setembro de 2012

Deus ama os humildes


"A todos os que são chamados pelo meu nome e os que criei para a minha glória, os formei, e também os fiz." 

Isaías 43:7 









Deus criou-nos com amor, com dedicação e com o objetivo de mostrar-mos a Sua grandeza, para o honrar-mos e o glorificar-mos.
Fomos feitos especiais, moldados pelas suas próprias mãos e recebemos em seu próprio fôlego de vida.

Ainda que ao levar a cruz não víssemos nele beleza alguma, ele viu em nós, ainda que sujos do pecado, vidas preciosas para Ele.
Ele sempre dá o melhor para nós.
Adão e Eva nunca comeram à mesa com Deus mas, um dia, nós comeremos com Ele.

O diabo tentou destruir toda a linhagem que iria dar origem a Jesus, pensou que o tinha destruído na cruz do calvário. Mas para além de ressuscitar, Ele está no nosso coração...



Deus gosta de usar as coisas simples para envergonhar as grandes, usar os pequeninos e os fraquinhos, para confundir os sábios e entendidos, os seguros de si próprios:

- Deus usou o pó da terra para nos formar com as Suas próprias mãos

- Usou Abrão na sua velhice para o fazer pai de uma grande nação

- Usou Moisés depois de ser sido exilado e procurado, tendo dificuldade em falar e insegurança

- Escolheu Davi, o mais pequeno da sua casa para vencer um gigante e levar o seu povo até si

- Chamou Gideão, o menor da sua tribo, malhando o trigo escondido, para levar o seu povo a vencer os midianitas

- Usou Ester, órfã de pais, vivendo num país estranho, para salvar o seu povo do extermínio planeado por Hamã



O sábio tem a sua sabedoria para lhe consolar.
O forte tem a sua força para lhe consolar.
O rico tem a sua riqueza para lhe consolar.


"Mas (é) Deus, que consola os abatidos..."
2 Coríntios 7:6


"Deus resiste aos soberbos, mas dá graça aos humildes." 
Tiago 4:6 



Deus ampara os desamparados e os humildes. Os que se julgam auto-suficiente, não procuram Deus.
Deus dá ajuda em tempo oportuno aos humildes. Os que se julgam poderosos, zombam de Deus.


"E Jesus, tendo ouvido isto, disse-lhes: Os sãos não necessitam de médico, mas, sim, os que estão doentes; eu não vim chamar os justos, mas, sim, os pecadores ao arrependimento." 
Marcos 2:17 


Os que se julgam perfeitos não precisam de misericórdia.

Jesus Cristo está pronto para salvar todos aqueles que estão conscientes da sua fraqueza.
Quando nós chegamos à conclusão que estamos "nús" diante de Deus, assim como Adão e Eva se sentiram ao pecar, podemos finalmente chegar ao trono da graça para obter a misericórdia divina. Reconhecer a nossa necessidade espiritual é aceitar esta dádiva de Deus e abrirmos o nosso coração para que Ele nos perdoe, limpe e transforme conforme o Seu querer.


Depois de sua conversão a Cristo, Paulo despiu-se de todo orgulho da sua posição e de tudo o que aprendera durante a sua vida religiosa. Antes de aceitar Cristo, Paulo usufruía de muitas vantagens e prestígio.

"Mas o que para mim era ganho reputei-o perda por Cristo. E, na verdade, tenho também por perda todas as coisas, pela excelência do conhecimento de Cristo Jesus, meu Senhor; pelo qual sofri a perda de todas estas coisas, e as considero como escória, para que possa ganhar a Cristo, E seja achado nele, não tendo a minha justiça que vem da lei, mas a que vem pela fé em Cristo, a saber, a justiça que vem de Deus pela fé..." 
Gálatas 3:7-9 



Depois de convertido, Paulo enfrentou provações e sofrimentos que nunca antes experimentara. Deus fê-lo sentir as dificuldades de um discípulo sincero, para que ele sentisse as suas fraquezas e se refugiasse e dependesse ainda mais d'Ele.

"São ministros de Cristo? (falo como fora de mim) eu ainda mais: em trabalhos, muito mais; em açoites, mais do que eles; em prisões, muito mais; em perigo de morte, muitas vezes. Recebi dos judeus cinco quarentenas de açoites menos um. Três vezes fui açoitado com varas, uma vez fui apedrejado, três vezes sofri naufrágio, uma noite e um dia passei no abismo; Em viagens muitas vezes, em perigos de rios, em perigos de salteadores, em perigos dos da minha nação, em perigos dos gentios, em perigos na cidade, em perigos no deserto, em perigos no mar, em perigos entre os falsos irmãos; Em trabalhos e fadiga, em vigílias muitas vezes, em fome e sede, em jejum muitas vezes, em frio e nudez. Além das coisas exteriores, me oprime cada dia o cuidado de todas as igrejas. Quem enfraquece, que eu também não enfraqueça? Quem se escandaliza, que eu me não abrase? Se convém gloriar-me, gloriar-me-ei no que diz respeito à minha fraqueza." 
2 Coríntios 11:23-30





Jesus deu-nos o exemplo de humildade, logo desde o seu nascimento...


"...sou manso e humilde de coração..."
Mateus 11: 29 

"Porque foi subindo como renovo perante ele, e como raiz de uma terra seca; não tinha beleza nem formosura e, olhando nós para ele, não havia boa aparência nele, para que o desejássemos.

Era desprezado, e o mais rejeitado entre os homens, homem de dores, e experimentado nos trabalhos; e, como um de quem os homens escondiam o rosto, era desprezado, e não fizemos dele caso algum."
Isaías 53:2-3 

"Depôs dos tronos os poderosos, E elevou os humildes"

Lucas 1 :52 

"Porque, vede, irmãos, a vossa vocação, que não são muitos os sábios segundo a carne, nem muitos os poderosos, nem muitos os nobres que são chamadosMas Deus escolheu as coisas loucas deste mundo para confundir as sábias; e Deus escolheu as coisas fracas deste mundo para confundir as fortesE Deus escolheu as coisas vis deste mundo, e as desprezíveis, e as que não são, para aniquilar as que sãoPara que nenhuma carne se glorie perante ele.

1 Coríntios 1:26-29 



Sejamos sempre sinceros diante de Deus, busquemos viver sempre em constante comunhão com o nosso Senhor e Ele nos levará a viver em humildade, a enfrentar as provas do amanhã e a desfrutar do Seu imenso amor!


Deus vos abençoe.

0 comentários:

Enviar um comentário

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...