.
.

sábado, 25 de agosto de 2012

Chamados por Deus, não reconhecidos


No meio cristão dá-se uma grande importância à formação teológica dos que Deus vem levantando para O servirem a tempo integral. 
Nalguns casos, não se reconhecem aqueles que foram ungidos pelo Espírito Santo para fazer a Sua obra. 








O nosso Senhor Jesus Cristo não deixou nenhuma igreja constituída, como as conhecemos hoje, tão pouco, deixou escolas específicas para a formação de líderes. 
Os criadores das primeiras igrejas foram pessoas comuns, sem qualquer formação especial. 

Do mesmo modo que Deus chamou e ungiu homens simples naqueles tempos, também nos nossos dias, Deus continua a chamar e levantar muitos que não possuem qualquer formação teológica instituída por institutos e escolas Bíblicas, para a Sua obra. 

Os Apóstolos, que seguiram a Jesus, dedicavam-se a diversas profissões como a pesca, medicina, finanças, entre outras. Eles não possuíam qualquer formação teológica superior, no entanto, foram escolhidos para acompanharem o Senhor. E através deles, Deus mostrou o Seu amor ao mundo! Foram instruídos por Jesus, a serem homens santos, puros e cheios de fé; a ponto de morrerem quando necessário, em defesa da Palavra de Deus, pela sua confiança no seu Mestre Jesus e pela experiência de uma vida total e completamente entregue à vontade do Pai e de comunhão absoluta com o seu Senhor. 





A diferença entre nós, os que somos chamados de Deus, dos que se dizem chamados:

- colocamo-nos inteiramente nas mãos de Deus, para fazer toda a Sua vontade, seja ela qual for, por mais difícil ou "desafiadora" que possa parecer...



- consideramos Jesus como o centro da nossa vida, vivendo para Ele, por Ele, buscando agradar-lhe com o nosso viver, dedicando-nos a serví-l'O com todas as nossas forças e capacidades...

- sofremos dificuldades especialmente entre a igreja do Senhor; somos perseguidos, a nossa palavra é posta em causa e lutas sobrevêm sobre nós, pelos servos de satanás entre os escolhidos (o joio entre o trigo) e pelos que estando longe de Deus, mornos e adormecidos, deixam-se usar pelo inimigo...


- sentimos constantemente uma grande pressão, de forma a que desistamos da nossa decisão de seguir em frente na vontade de Deus, haja o que houver...


- sofremos por amor a Deus, não sendo aceites entre os nossos, sendo muitas vezes, contestada e posta em causa a nossa chamada, pelos líderes da igreja...


- somos chamados à santificação, pois Deus exige que seus servos sejam santos...

Lv 11.45; 20.7; Ef 5.8; Cl 3.12 e Rm 12.1

- estamos mortos para o mundo, para seus apelos e buscamos em primeiro lugar a vontade do Eterno para a vida...

Mt 6.33; Lc 12.31 

-  é o Espírito de Deus quem nos capacita a fazermos a obra, porque o Espírito Santo nos ensinará, na hora certa, as coisas que deveremos dizer. 

Lc 12.12, At 16.6,7; Gl 5.16   

- Deus age através de nós levando a que a obra aconteça, grandes coisas possam surgir e confundir os nossos inimigos...



 






Deus chama a quem Ele entende. Apenas Ele é soberano e conhecedor dos corações dos homens.

A Bíblia mostra-nos que todos os grandes líderes levantados por Deus eram pessoas comuns que foram chamados e capacitados para fazerem a Sua obra. 
Eles foram líderes que levavam os outros a desejar cumprir a vontade de Deus, dando em humildade, o exemplo, sendo-lhes reconhecida autoridade da parte de Deus; e nunca chefes, tiranos e arrogantes, que precisam impôr-se pelo meio da força para levar os outros a fazerem a sua vontade. 



Eis alguns exemplos de líderes, improváveis aos nossos olhos, mas levantados e capacidados por Deus para fazer a Sua gloriosa obra: 


Abraão – Era filho de uma família pagã, idólatra. Foi chamado e instruído por Deus na solidão do deserto. Tornou-se o "pai da fé".

Moisés – Foi instruído em todas as leis egípcias. Quando chamado por Deus, abriu mão de tudo e deixou-se encher pelo Espírito Santo. Suas obras são conhecidas por todos.
 
David – Era um simples pastor de ovelhas. Ungido rei, foi um homem segundo o coração de Deus. 

Paulo - Era um grande conhecedor da Lei. Abriu mão de todos os seus conhecimentos teológicos, destituiu-se da sua oratória, considerou tudo o que aprendera como sendo esterco. Afirmou que toda a sua pregação foi feita na sua fraqueza, em grande temor para com Deus. Foi um homem cheio do poder de Deus e da manifestação do Espírito Santo.
 




Quando nos entregamos nas mãos de Deus totalmente e nos santificamos totalmente ao Senhor, precisamos viver preparados para os constantes embates das força do mal. 

Quando nos tornamos um farol no meio das trevas, podendo ser vistos a grandes distâncias pelo mundo, o diabo incita os que estão longe de Deus a agirem com grande furor contra nós. 
Mas não temeremos o que o homem nos poderá fazer, nem o que o inimigo intenta contra nós, pois se Deus é por nós quem será contra nós?

"Sujeitai-vos, portanto, a Deus; mas resisti ao diabo, e ele fugirá de vós." 
Tiago 4:7 

"...os que esperam no Senhor renovam as suas forças, sobem com asas como águias, correm e não se cansam, caminham e não se fatigam." 
Isaías 40:31
 


Precisamos agarrar-nos ao Senhor com todas as nossas forças, não desfalecendo na aflição das provas e lutas de cada dia. Confiemos em Deus, pois é Ele quem luta nas nossas batalhas e Quem nos concede a total vitória sobre o inimigo!
Vamos depositar todos os teus anseios e mais profundos desejos nas mãos do nosso Eterno Pai de amor, consagremo-nos a Ele e veremos que o Espírito Santo nos ungirá, no tempo oportuno, para desempenharmos a Sua obra.
"Mas o SENHOR está comigo como um valente terrível; por isso tropeçarão os meus perseguidores, e não prevalecerão; ficarão muito confundidos; porque não se houveram prudentemente, terão uma confusão perpétua que nunca será esquecida."
Jeremias 20:11 



A esperança do crente não está em escaparemos da angústia ou do perigo, da fome ou de um massacre, mas está na certeza de que o Deus Todo-Poderoso transformará cada uma de nossas agonias num instrumento da Sua misericórdia, para o nosso bem. 

"Vocês planearam o mal contra mim", disse José aos seus irmãos porquanto o tinham vendido como escravo. Mas Deus usou todas as situações, as más circunstâncias, para o preparar e fazê-lo crescer, tornando toda a dor que sofreu, em alegria. 
É assim também com tudo o que acontece àqueles que amam a Deus. Deus torna o mal em bem.


"Quem nos separará do amor de Cristo? Será tribulação, ou angústia, ou perseguição, ou fome, ou nudez, ou perigo, ou espada? Como está escrito: Por amor de ti enfrentamos a morte todos os dias; somos considerados como ovelhas destinadas ao matadouro."
Romanos 8:35-6




A nossa chamada não é algo vacilante e incerto, mas um firme comprometimento com Deus.  

A nossa confiança de que todas as amarguras na nossa vida nos farão ser mais como Jesus, nos aperfeiçoarão e levarão ao nosso crescimento e maior conhecimento de Deus.

Todas as coisas cooperam para o bem dos que amam a Deus, daqueles que são chamados segundo seu propósito. 








Sejamos nós aqueles a quem Deus possa usar para falar a Sua Palavra, fazer a Sua vontade, agir seguindo o Seu querer, tocar os corações dos que estão famintos por Deus, levar a mensagem da salvação aos que ainda não conhecem Deus e, trazer despertamento à igreja adormecida, ousadia e ânimo aos que Deus está tocando, transformando e levantando para fazer a Sua vontade. 


Voltemos costas ao mundo. Troquemos o conforto da passividade e aceitemos a dor da rejeição, de forma a que sejamos realmente as mãos do Deus Todo-poderoso, nesta terra...




Deus vos abençoe.

0 comentários:

Enviar um comentário

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...