.
.

sábado, 21 de julho de 2012

Quando a nossa pedra erra o alvo

Muitos são os gigantes com que nos deparamos durante a nossa caminhada. Assim como Davi enfrentou e venceu o gigante, fomos levados a acreditar que Deus sempre será conosco e o gigante cairá. Mas quando a pedra erra o alvo? 
Este é o perigo real para todos aqueles que tendo ouvido a opiniões de homens e às suas interpretações tendenciosas, acreditam que podemos realmente decidir enfrentar e fazer alguma coisa por nós próprios.




Assim como Davi, se levarmos uma vida de entrega, reverência e total submissão à vontade de Deus, quando agindo segundo o Seu comando, pelas Suas forças, confiando e entregando tudo nas Suas mãos, Ele usa-nos para fazer coisas maravilhosas, vencer gigantes enormes e operar milagres na nossa e nas vidas dos que nos rodeiam, trazendo honra e glória ao nome do nosso bendito e sublime Senhor e temor e reverência dos nossos irmãos para com Deus!




Mas quando os pregadores da prosperidade, que cada vez em maior número vêm surgindo no nosso meio evangélico, mostrando-se mais como "gurus" motivacionais do que ungidos do Senhor, dissimuladamente usando-se dos textos bíblicos dum modo parcial,  com objetivos materialistas, sonhos carnais, humanistas e com desejo de auto-promoção, passam a mensagem de que nós (o Homem) temos poder em nós mesmos para vencer gigantes sempre que o quisermos, desde que apliquemos determinadas regras e façamos aquilo que nos é exigido, leva-nos a acreditar que a decisão depende apenas de nós e que seremos sempre vencedores.


Não ensinam assim também as outras religiões, os "novos" pensamentos e filosofias da nova era, revisitadas do Oriente? Esses pensamentos pretendem ensinar que somos deuses e temos poder dentro de nós mesmos para fazer grandes coisas. 
Nós não somos Deus, e o nosso propósito não deve ser satisfazer-nos a nós próprios, buscarmos reconhecimento, fama e dinheiro. Não vamos nos prostituir com pensamentos do inferno, mas viver para Deus, buscando a Sua vontade, despojando-nos de nós mesmos e, pelo nosso testemunho e exemplo, levando os outros aos pés de Cristo, ao arrependimento e à verdadeira Salvação!




Quando, por exemplo, alguém dá ênfase às pedras que Davi escolheu antes de enfrentar o gigante, exaltando o "poder" da pedra que "temos" nas nossas mãos (os nossos dons e capacidades), pretende elevar o nosso ego, levando-nos a crer que somos auto-suficientes e capazes de fazer grandes coisas por nós mesmos, não está centrando a glória, o poder e toda a honra àquele que age realmente contra os gigantes que surgem na nossa vida - Jesus Cristo, o nosso Salvador e Rei, logo está roubando o que é devido a Deus, colocando-se em terreno de areias movediças e elevando-nos a nós mesmos... 

"Mas tenho contra ti que toleras Jezabel, mulher que se diz profetisa, ensinar e enganar os meus servos, para que se prostituam e comam dos sacrifícios da idolatria. E dei-lhe tempo para que se arrependesse da sua prostituição; e não se arrependeu. Eis que a porei numa cama, e sobre os que adulteram com ela virá grande tribulação, se não se arrependerem das suas obras. E ferirei de morte a seus filhos, e todas as igrejas saberão que eu sou aquele que sonda os rins e os corações. E darei a cada um de vós segundo as vossas obras."
"Quem tem ouvidos, ouça o que o Espírito diz às igrejas."
Apocalipse 2:20-23/29



O perigo é real e existe quando, levados a acreditar que podemos tudo fazer e que tudo está realmente à mercê da nossa vontade, descurando o que é mais importante - a vontade de Deus, vamos a enfrentar os gigantes por nós mesmos e a nossa pedra erra o alvo! 
Então indignados dizemos:
"Mas eu fiz o que devia! Tenho cumprido os requesitos! Como posso ter falhado o alvo?" 
Logo vem o desânimo e a revolta, achando que Deus falhou para conosco e, desviamo-nos do caminho... 


A Bíblia mostra-nos atravez do povo de Israel que, quando não estamos, ou não vamos na vontade do Senhor, a nossa pedra não acerta o alvo e o resultado pode ser terrível...




Também o povo de Israel (símbolo da igreja), confiando mais nas pedras que tinha em suas mãos (a arca do triunfo) do que em Deus, viram os seus inimigos (qual gigante Golias) vencê-los.

"E os filisteus se dispuseram em ordem de batalha, para sair contra Israel; e, estendendo-se a peleja, Israel foi ferido diante dos filisteus, porque feriram na batalha, no campo, uns quatro mil homens. E voltando o povo ao arraial, disseram os anciãos de Israel: Por que nos feriu o SENHOR hoje diante dos filisteus? Tragamos de Siló a arca da aliança do SENHOR, e venha no meio de nós, para que nos livre da mão de nossos inimigos. Enviou, pois, o povo a Siló, e trouxeram de lá a arca da aliança do SENHOR dos Exércitos, que habita entre os querubins;"
"Então pelejaram os filisteus, e Israel foi ferido, fugindo cada um para a sua tenda; e foi tão grande o estrago, que caíram de Israel trinta mil homens de pé."
1Samuel 4:2-4/10




A nossa esperança não está colocada em coisas, em práticas, rituais ou interpretações, mas em Deus. É Ele quem age em nosso favor, quem guerreia por nós, quem nos faz justiça, protege-nos dos maus intentos do inimigo e dos seus obreiros e, guarda-nos de todo o mal.

O povo de Israel - uma figura da igreja, somos nós muitas vezes. 
Fracos, medrosos e temerosos pela visão aterradora do terrível gigante. 

O gigante - é o grande problema, impossível aos nossos olhos humanos, que se levanta à nossa frente. É o símbolo do pecado da humanidade.

Davi - é uma figura de Jesus. Ele, de uma só vez (com apenas uma pedra) vence de uma vez por todas, o nosso problema. 
Ele levou na cruz do Calvário o nosso pecado, num único e perfeito sacrifício aceite pelo Pai, vencendo a morte e ressuscitando vitorioso!



Eis que alguns se estão levantando, em nome de Deus, mostrando que as Sagradas escrituras não estão centradas em nós mesmos, mas na pessoa maravilhosa de Jesus Cristo. É Ele quem enfrenta os nossos gigantes! É Deus quem decide o que havemos de fazer e quando o devemos fazer. 
Deus tem um tempo determinado, um propósito específico e um modo perfeitos para tudo. 
  


Se agirmos na nossa própria vontade e força, ainda que aparentemente estejamos fazendo tudo certo, se essa não for a vontade de Deus para nós nesse momento, Ele não nos dará a vitória sobre os gigantes, para que aprendamos a depender d'Ele, a viver por e para Ele e a negarmos a nós próprios. 
Tudo o que importa é Cristo!

"Sonda-me, ó Deus, e conhece o meu coração; prova-me, e conhece os meus pensamentos. E vê se há em mim algum caminho mau, e guia-me pelo caminho eterno."
Salmos 139:23-24





Esta é uma pregação que nos faz pensar acerca do que Deus realmente pretende mostrar com a passagem acerca do confronto de Davi com Golias e a sua vitória sobre o gigante. 





Deus vos abençoe.

0 comentários:

Enviar um comentário

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...