.
.

sábado, 25 de fevereiro de 2012

O valor que damos à oração...

Aprendemos na Bíblia que orar é falar com Deus, compartilhar sentimentos e emoções com o nosso Pai do Céu, mostrar gratidão, clamar, pedir, agradecer ou, mais simplemente, falar com Deus.



Como discípulos de Jesus, seguidores dos Seus ensinamentos, precisamos ter uma relação íntima com Ele. Não há como seguir os seus ensinos e não partilhar tudo com Ele.



Em relação à oração, muitas são as opiniões...
Alguns acham que basta pensar em Deus constantemente. Outros, preferem cumprir os seus rituais criteriosamente, às horas certas. Uns oram em pensamento, de pé, deitados ou sentados e outros de joelhos.
Mas tenho vindo a aprender que para além de orar constantemente aos pés do Pai, precisamos levar a vida num constante espírito de oração, dependência e humildade perante Ele.



Qual é a importância que damos à oração?

É aquele momento de reclusão do mundo e total ligação com O Pai?
O momento que ansiamos ter para abrir o nosso coração, partilhar a nossa vida e receber consolo de Deus?
Uma necessidade que nos pesa na mente, um desejo profundo de estar aos Seus pés?
O momento em que nos esvaziamos de nós mesmos, do peso do mundo, choramos pelas dificuldades e recarregamos "energias"?



Mas será que se, de repente, no nosso país surgisse uma perseguição aos seguidores de Jesus e fosse proibido orar ou invocar o nosso de Deus, conseguiríamos ser como Daniel e manter o nosso tempo devocional com Deus, sem medo de abrir as nossas janelas?

Será que para nós o valor da oração é superior ao valor da nossa própria vida?



Para Daniel, não só o tempo a sós com Deus era mais importante que a sua vida, como não lhe bastava apenas orar uma única vez por dia. Ele orava três vezes por dia, mesmo ameaçado de morte.

"Todos os presidentes do reino, os capitães e príncipes, conselheiros e governadores, concordaram em promulgar um edito real e confirmar a proibição que qualquer que, por espaço de trinta dias, fizer uma petição a qualquer deus, ou a qualquer homem, e não a ti, ó rei, seja lançado na cova dos leões.
Agora, pois, ó rei, confirma a proibição, e assina o edito, para que não seja mudado, conforme a lei dos medos e dos persas, que não se pode revogar. Por esta razão o rei Dario assinou o edito e a proibição. Daniel, pois, quando soube que o edito estava assinado, entrou em sua casa (ora havia no seu quarto janelas abertas do lado de Jerusalém), e três vezes no dia se punha de joelhos, e orava, e dava graças diante do seu Deus, como também antes costumava fazer."
Daniel 6:7-10



O mundo é contrário a Deus. Sempre haveremos de encontrar dificuldades contra a nossa fé.
Não importa as circunstâncias, devemos sempre orar regularmente e manter a comunhão com Deus, pois a "cova dos leões" estará sempre lá.
É a oração que nos mantém ligados a Deus e seguros em Suas mãos, ainda que estejamos passando pela prova...

"Então responderam ao rei, dizendo-lhe: Daniel, que é dos filhos dos cativos de Judá, não tem feito caso de ti, ó rei, nem do edito que assinaste, antes três vezes por dia faz a sua oração."
Daniel 6:13 



Através da oração nos faz crescer em confiança com Deus e também ajuda outros a crescerem também, através do nosso testemunho perante eles.

"E, falando o rei, disse a Daniel: O teu Deus, a quem tu continuamente serves, ele te livrará." 
"...e disse o rei a Daniel: Daniel, servo do Deus vivo, dar-se-ia o caso que o teu Deus, a quem tu continuamente serves, tenha podido livrar-te dos leões? Então Daniel falou ao rei: O rei, vive para sempre! O meu Deus enviou o seu anjo, e fechou a boca dos leões, para que não me fizessem dano, porque foi achada em mim inocência diante dele; e também contra ti, ó rei, não tenho cometido delito algum."
"Então o rei muito se alegrou em si mesmo, e mandou tirar a Daniel da cova. Assim foi tirado Daniel da cova, e nenhum dano se achou nele, porque crera no seu Deus."  
"Então o rei Dario escreveu a todos os povos, nações e línguas que moram em toda a terra: A paz vos seja multiplicada. Da minha parte é feito um decreto, pelo qual em todo o domínio do meu reino os homens tremam e temam perante o Deus de Daniel; porque ele é o Deus vivo e que permanece para sempre, e o seu reino não se pode destruir, e o seu domínio durará até o fim. Ele salva, livra, e opera sinais e maravilhas no céu e na terra; ele salvou e livrou Daniel do poder dos leões."
Daniel 6:16/20-23/25-27



Não desfaleçamos na oração! É fundamental para a vida do cristão fiel orar com diligencia e determinação. Ainda que atravessando circunstâncias difíceis, há que orar de todo o nosso coração e derramar-nos perante Deus.

Muitos poderão ser tocados por Deus através da nossa vida de oração.



Esta pregação mostra a necessidade da oração na vida do crente fiel, de forma a que seja Deus a guiar e dirigir a nossa vida e a nossa igreja, a nos levar onde fazemos falta, a tocar com a nossa vida nos que nos rodeiam e a fazermos, não a nossa, não a dos líderes, mas a vontade de Deus, em tudo.




Deus vos abençoe.

sábado, 18 de fevereiro de 2012

Irmãos na fé ou apenas de aparência?


Pela imensa misericordia de Deus fomos feitos seus filhos, perdoados dos nossos pecados e purificados pelo precioso sangue que O nosso Salvador Jesus verteu na cruz. 
Mas enquanto aqui estivermos, temos um longo trajeto pela frente, num processo de transformação e santificação contínuas, estando ainda longe de ser perfeitos. 

Longe vão os tempos da igreja primitiva em que todos partilhavam tudo uns com os outros. Homens da alta sociedade, servos, escravos e trabalhadores livres, lado a lado, serviam ao Senhor com tudo o que tinham, partilhando entre todos as suas posses, ajudando-se e levando as cargas uns dos outros. 
Nos dias de hoje, não mais nos sentirmos encorajados a partilhar toda a nossa vida, as nossas lutas, as derrotas, mas também as vitórias que Deus nos dá sobre o mal, com todos, na igreja. Perante a atitude de alguns, sentimo-nos pressionandos a esconder as nossas dificuldades e parecer "perfeitos", para que não sejamos descriminados, afastados ou julgados. Então com medo de expor a nossa vida, acabamos escondendo as nossas fraquezas e os problemas por que estamos passando, dos que deveriam levar a carga conosco. 

Com Deus não há como camuflar a realidade com falsas aparências. Mesmo que usemos palavras polidas e rebuscadas, pareçamos em tudo ser "irrepreensíveis" perante a igreja, nunca nos mostremos derrotados, tristes ou desanimados, Deus vê o nosso coração, os nossos verdadeiros sentimentos, as nossas falhas, inseguranças e fraquezas, e também as nossas reais intenções no que fazemos, a nossa humildade ou arrogância. 

O mundo não entende Deus, o Seu modo de agir e a Sua grandiosa longaminidade. É comum ouvir-se acusações contra Deus, por permitir a destruição e a morte, a pobreza e todo o tipo de maldades e doenças. Mas pode-se exigir o bem a quem O tem esquecido e magoado? 

"Todavia os filhos do teu povo dizem: Não é justo o caminho do Senhor; mas o próprio caminho deles é que não é justo." 
Ezequiel 33:17 

Mas nós, que O temos conhecido, experimentado o Seu amor e vivido numa relação de intimidade e proximidade com Deus, sabemos que Deus é maravilhoso e cheio de amor, aguardando pacientemente que todos venham ao conhecimento da Sua Palavra, se arrependam dos seus pecados e, em gratidão pelo sacrifício de Jesus, O aceitem como seu Salvador.
"Se confessarmos os nossos pecados, ele é fiel e justo para nos perdoar os pecados, e nos purificar de toda a injustiça."
1João 1:9



Pontos fundamentais para mantermos um bom relacionamento entre irmãos, que deverão surgir naturalmente, pela ação do Santo Espírito de Deus, em cada um de nós:




- Falar a verdade
 
"Por isso deixai a mentira, e falai a verdade cada um com o seu próximo; porque somos membros uns dos outros. Irai-vos, e não pequeis; não se ponha o sol sobre a vossa ira.
Não deis lugar ao diabo."
Efésios 4:25-27 

"Ora, se teu irmão pecar contra ti, vai, e repreende-o entre ti e ele só; se te ouvir, ganhaste a teu irmão; Mas, se não te ouvir, leva ainda contigo um ou dois, para que pela boca de duas ou três testemunhas toda a palavra seja confirmada. E, se não as escutar, dize-o à igreja; e, se também não escutar a igreja, considera-o como um gentio e publicano."
Mateus 18:15-17



- Não falar mal do outros 
"Não saia da vossa boca nenhuma palavra torpe, mas só a que for boa para promover a edificação, para que dê graça aos que a ouvem."
Efésios 4:29

- Suportar uns aos outros 
 
"Suportando-vos uns aos outros, e perdoando-vos uns aos outros, se alguém tiver queixa contra outro; assim como Cristo vos perdoou, assim fazei vós também."
Colossenses 3:13

"Se for possível, quanto estiver em vós, tende paz com todos os homens."
Romanos 12:18 


- Perdoar 
 
"Suportando-vos uns aos outros, e perdoando-vos uns aos outros, se alguém tiver queixa contra outro; assim como Cristo vos perdoou, assim fazei vós também."
Colossenses 3:13

"Porque, se perdoardes aos homens as suas ofensas, também vosso Pai celestial vos perdoará a vós; Se, porém, não perdoardes aos homens as suas ofensas, também vosso Pai vos não perdoará as vossas ofensas."
Mateus 6:14-15
"Então Pedro, aproximando-se dele, disse: Senhor, até quantas vezes pecará meu irmão contra mim, e eu lhe perdoarei? Até sete? Jesus lhe disse: Não te digo que até sete; mas, até setenta vezes sete." Mateus 18:21-22 


- Amar uns aos outros

"E, sobre tudo isto, revesti-vos de amor, que é o vínculo da perfeição."
Colocensses 3:14 
"O ódio excita contendas, mas o amor cobre todos os pecados."
Provérbios 10:12 
"Mas, sobretudo, tende ardente amor uns para com os outros; porque o amor cobrirá a multidão de pecados." 
1Pedro 4:8 
"A ninguém devais coisa alguma, a não ser o amor com que vos ameis uns aos outros; porque quem ama aos outros cumpriu a lei. Com efeito: Não adulterarás, não matarás, não furtarás, não darás falso testemunho, não cobiçarás; e se há algum outro mandamento, tudo nesta palavra se resume: Amarás ao teu próximo como a ti mesmo. O amor não faz mal ao próximo. De sorte que o cumprimento da lei é o amor."
Romanos 13:8-10 


- Ter Igualdade 
 
"Sede unânimes entre vós; não ambicioneis coisas altas, mas acomodai-vos às humildes; não sejais sábios em vós mesmos;"
Romanos 12:16

"Porventura não fizestes distinção entre vós mesmos, e não vos fizestes juízes de maus pensamentos?"
Tiago 2:-4


- Honrar 
 

"Nada façais por contenda ou por vanglória, mas por humildade; cada um considere os outros superiores a si mesmo." 
Filipensses 2:3


- Tolerar os fracos na fé

"Ora, quanto ao que está enfermo na fé, recebei-o, não em contendas sobre dúvidas. Porque um crê que de tudo se pode comer, e outro, que é fraco, come legumes. O que come não despreze o que não come; e o que não come, não julgue o que come; porque Deus o recebeu por seu. Quem és tu, que julgas o servo alheio? Para seu próprio senhor ele está em pé ou cai. Mas estará firme, porque poderoso é Deus para o firmar. Um faz diferença entre dia e dia, mas outro julga iguais todos os dias. Cada um esteja inteiramente seguro em sua própria mente. Aquele que faz caso do dia, para o Senhor o faz e o que não faz caso do dia para o Senhor o não faz. O que come, para o Senhor come, porque dá graças a Deus; e o que não come, para o Senhor não come, e dá graças a Deus.""Porque o reino de Deus não é comida nem bebida, mas justiça, e paz, e alegria no Espírito Santo."
Romanos 14.1-6/17




Mais do que manter aparências, não sofrer discriminação ou receber honras, a nossa preocupação deve ser manter a gratidão para com Deus pela Sua imensa misericórdia e ser-lh'E fiel, a cada dia. O orgulho e a arrogância distanciam-nos do nosso Criador e Salvador...

"Não mintais uns aos outros, pois que já vos despistes do velho homem com os seus feitos, E vos vestistes do novo, que se renova para o conhecimento, segundo a imagem daquele que o criou; Onde não há grego, nem judeu, circuncisão, nem incircuncisão, bárbaro, cita, servo ou livre; mas Cristo é tudo em todos. Revesti-vos, pois, como eleitos de Deus, santos e amados, de entranhas de misericórdia, de benignidade, humildade, mansidão, longanimidade; Suportando-vos uns aos outros, e perdoando-vos uns aos outros, se alguém tiver queixa contra outro; assim como Cristo vos perdoou, assim fazei vós também. E, sobre tudo isto, revesti-vos de amor, que é o vínculo da perfeição. E a paz de Deus, para a qual também fostes chamados em um corpo, domine em vossos corações; e sede agradecidos. A palavra de Cristo habite em vós abundantemente, em toda a sabedoria, ensinando-vos e admoestando-vos uns aos outros, com salmos, hinos e cânticos espirituais, cantando ao Senhor com graça em vosso coração. E, quanto fizerdes por palavras ou por obras, fazei tudo em nome do Senhor Jesus, dando por ele graças a Deus Pai."
Colossenses 3:9-17
 

"Porque, quem te faz diferente? E que tens tu que não tenhas recebido? E, se o recebeste, por que te glorias, como se não o houveras recebido?"
"Já estais fartos! já estais ricos!"
"Somos injuriados, e bendizemos; somos perseguidos, e sofremos;"
"Somos blasfemados, e rogamos; até ao presente temos chegado a ser como o lixo deste mundo, e como a escória de todos."
"Porque o reino de Deus não consiste em palavras, mas em poder." 
1Coríntios 4:7-8/12-13/20



Uma pregação que nos faz pensar na forma como nós vemos os nossos irmãos, o nosso lugar e a própria igreja de Deus...



Deus vos abençoe.

sábado, 11 de fevereiro de 2012

Deus está sempre conosco...





"E Acabe fez saber a Jezabel tudo quanto Elias havia feito, e como totalmente matara todos os profetas à espada. Então Jezabel mandou um mensageiro a Elias, a dizer-lhe: Assim me façam os deuses, e outro tanto, se de certo amanhã a estas horas não puser a tua vida como a de um deles.
O que vendo ele, se levantou e, para escapar com vida, se foi, e chegando a Berseba, que é de Judá, deixou ali o seu servo. Ele, porém, foi ao deserto, caminho de um dia, e foi sentar-se debaixo de um zimbro; e pediu para si a morte, e disse: Já basta, ó SENHOR; toma agora a minha vida, pois não sou melhor do que meus pais."
1Reis 19:1-4

Elias, grande homem nas mãos de Deus, foi usado para realizar muitos milagres, mas também enfrentou muitas provações. Após a tremenda vitória que Deus operou através dele, sobre os profetas de Baal, encontramo-lo agora cansado, sentado debaixo de um zimbro pedindo a morte a Deus, por temer a vingança de uma mulher terrível. 
Ainda que sejamos usados nas mãos do nosso bom Senhor e tenhamos experimentado muitas e grandes coisas de Deus em nossa vida, ainda há momentos em que o cansaço nos leva a questionar as circunstâncias, e o desespero nos tenta abalar e derrubar... 
 
 
Por vezes, uma pequena provação quase nos leva a desistir. 
Elias havia enfrentado grandes provações e, guardado a fé.
Quando Deus cerrou os céus e não mais choveu, Deus o fez ir até um ribeiro onde tinha água e comida que os corvos lhe traziam.
Quando o ribeiro de onde bebia, secou, Ele esperou em Deus e Ele o guiou. 
Quando Deus o mandou enfrentar os profetas de Baal, ele confiou que Ele enviaria fogo do céu que consumiria o seu holocausto, ainda que molhado.
O inimigo das nossas almas sabe quais são as pequenas provações que nos levam a pensar desistir. 
 
Às vezes bastam umas raposinhas para destruir as nossas vinhas, que estão em flor. Mas Deus está esperando ouvir a nossa voz, na aflição e na dor, quando a angústia e a aparente confusão nos fazem temer...
 
"Pomba minha, que andas pelas fendas das penhas, no oculto das ladeiras, mostra-me a tua face, faze-me ouvir a tua voz, porque a tua voz é doce, e a tua face graciosa. Apanhai-nos... as raposinhas, que fazem mal às vinhas, porque as nossas vinhas estão em flor."
Cânticos 2:15 
 
 
Quando Elias começou pensando mais no que lhe iria acontecer, que em fazer a vontade de Deus, que o desalento veio sobre ele.
As circunstâncias da vida afetam-nos, perturbam a nossa mente, tiram-nos a vontade de adorar e o ânimo para continuar a fazer a vontade de Deus e esperar n'Ele.

Mas Ele ajuda-nos a ver para além das nossas limitações...

"Não temas, porque eu sou contigo; não te assombres, porque eu sou o teu Deus; eu te fortaleço, e te ajudo, e te sustento com a minha destra fiel." 
Isaías 41:10  
 
Quando nada parece dar certo, tudo se encaminha para um fim, as certezas acabam, todos se afastam e apenas ficamos nós em solidão, Deus diz-nos para olharmos para o alto e O buscarmos, para que possamos enfrentar e ultrapassar o desafio que colocou à nossa frente:
"Levanta-te, come."
"Levanta-te e come, porque te será muito longo o caminho."
1Reis 19:5/7


Por vezes não entendemos o porquê de uma difícil situação...

"Mas Gideão lhe respondeu: Ai, Senhor meu, se o SENHOR é conosco, por que tudo isto nos sobreveio? E que é feito de todas as suas maravilhas que nossos pais nos contaram, dizendo: Não nos fez o SENHOR subir do Egito? Porém agora o SENHOR nos desamparou, e nos deu nas mãos dos midianitas."
Juízes 6:13 



Mas Jesus diz-nos que nada acontece por acaso na vida de um filho de Deus, mas por desígnio do soberano e omnisciente Deus...


"Em verdade vos digo que muitas viúvas existiam em Israel nos dias de Elias, quando o céu se cerrou por três anos e seis meses, de sorte que em toda a terra houve grande fome; E a nenhuma delas foi enviado Elias, senão a Sarepta de Sidom, a uma mulher viúva. E muitos leprosos havia em Israel no tempo do profeta Eliseu, e nenhum deles foi purificado, senão Naamã, o siro."
Lucas 4:25-27

E a nenhuma delas foi enviado Elias, senão a Sarepta de Sidom, a uma mulher viúva.

E muitos leprosos havia em Israel no tempo do profeta Eliseu, e nenhum deles foi purificado, senão Naamã, o siro.
Lucas 4:25-27


É Deus quem guia a nossa vida, seja de dia (quando tudo corre bem), ou de noite (quando passamos pelos apertos), para que consigamos continuar seguros n'Ele em todas as situações, não desfaleçamos, nem desistamos devido às adversidades da vida, e continuemos...

"E o SENHOR ia adiante deles, de dia numa coluna de nuvem para os guiar pelo caminho, e de noite numa coluna de fogo para os iluminar, para que caminhassem de dia e de noite."
Êxodo 13:21 


Vamos confiar totalmente no nosso Senhor, depender d'Ele, esperar pela escape que nos dá na tribulação e pela maravilhosa bonança que segue às mais terríveis tempestades. 
Deus é fiel e maravilhoso. Nunca nos abandona, nem nos deixa por nossa própria conta, ainda que esteja em silêncio...

"E esta é a mensagem que dele ouvimos, e vos anunciamos: que Deus é luz, e não há nele trevas nenhumas."
1João 1:5 

"Por isso não sejais insensatos, mas entendei qual seja a vontade do Senhor."
Efésios 5:17 




Esta é uma letra lindíssima e, mais importante ainda, verdadeira. Deus está conosco a cada situação.
Controversas à parte, podemos sentir no canto deste jovem um desejo em louvar Deus com todas as suas forças. 
Possamos nós confiar e esperar em Deus assim nós também... 







Deus vos abençoe.

quinta-feira, 2 de fevereiro de 2012

Deixando o julgamento para Deus...

Há dois tempos de sabedoria: a de Deus e a humana.



Ao falarmos de sabedoria, um dos exemplos que nos vem à mente é o relato da Bíblia, acerca da vida de Jó.

Na dor extrema da sua doença e na ungústia da incompreensão, quando Jó recebeu a visita dos seus amigos sentiu, para além da tristeza da sua situação, a dor de ser julgado pela sabedoria humana e a dura condenação dos que deveriam consolá-lo e amá-lo.


"Se você for justo, o que lhe dará? Ou o que ele receberá de sua mão? A sua impiedade só afeta aos homens, seus semelhantes, e a sua justiça, aos filhos dos homens. "Os homens se lamentam sob fardos de opressão; imploram que os libertem do braço dos poderosos. Mas não há quem pergunte: ‘Onde está Deus, o meu Criador, que de noite faz surgirem cânticos, que nos ensina mais que aos animais da terra e nos faz mais sábios que as aves dos céus? ’ Quando clamam, ele não responde por causa da arrogância dos ímpios. Aliás, Deus não escuta a vã súplica que fazem; o Todo-poderoso não lhe dá atenção. Pois muito menos escutará quando você disser que não o vê, que a sua causa está diante dele e que você tem que esperar por ele."
Jó 35:7-14



Quando nos achamos muito sábios pelo nosso conhecimento teológico e secular, o nosso ego e orgulho podem cegar-nos o entendimento. 
Eliú, amigo de Jó, gabando-se de toda a sabedoria que Deus lhe dera, não conseguia aceitar que alguém que não houvesse pecado gravemente, estivesse em paz e permanecesse em comunhão com Deus, pudesse padecer tão grande provação.

"Disse mais Eliú:" 
"Vem de longe o meu conhecimento; atribuirei justiça ao meu Criador. Não tenha dúvida de que as minhas palavras não são falsas; quem está com você é a perfeição no conhecimento." 
"Deus é poderoso, mas não despreza os homens; é poderoso e firme em seu propósito. Não tira os seus olhos do justo; ele o coloca nos tronos com os reis e o exalta para sempre. Não poupa a vida dos ímpios, mas garante os direitos dos aflitos."
"Mas, se os homens forem acorrentados, presos firmemente com as cordas da aflição,

e lhes dirá o que fizeram, que pecaram com arrogância. Ele os fará ouvir a correção e lhes ordenará que se arrependam do mal que praticaram."
Jó 36:1/3-6-10 



Apenas  Deus pode julgar justamente cada um de nós pois Ele conhece tudo o que acontece na nossa vida, tudo o que fazemos e o verdadeiro intento do nosso coração, em tudo o que fazemos,  pois está no controlo de tudo. Deus é soberano!
Ele não mostra preferência pelas pessoas que estão no poder, pelos que têm grandes conhecimentos acerca da Sua Palavra, pelos que se julgam mais importantes ou que são mais prósperos materialmente.

"Depois que o Senhor disse essas palavras a Jó, disse também ao Elifaz, de Temã: "Estou indignado com você e com os seus dois amigos, pois vocês não falaram o que é certo a meu respeito, como fez meu servo Jó." 
Jó 42:7


"Ó casa de Davi, assim diz o SENHOR: Julgai pela manhã justamente, e livrai o espoliado da mão do opressor; para que não saia o meu furor como fogo, e se acenda, sem que haja quem o apague, por causa da maldade de vossas ações."
"Eu vos castigarei segundo o fruto das vossas ações, diz o SENHOR;"
Jeremias 21:12/14



Ainda que tenha permitido que Jó passasse pela dor da perda, da imjúria e da injustiça, Deus fez justiça ao Seu servo, honrando-o e exaltando-o sobre aqueles que, julgando erradamente, o magoaram.


"Vão agora até meu servo Jó, levem sete novilhos e sete carneiros, e com eles apresentem holocaustos em favor de vocês mesmos. Meu servo Jó orará por vocês; eu aceitarei a oração dele e não farei com vocês o que vocês merecem pela loucura que cometeram. Vocês não falaram o que é certo a meu respeito, como fez meu servo Jó". Então Elifaz, de Temã, Bildade, de Suá, e Zofar, de Naamate, fizeram o que o Senhor lhes ordenara; e o Senhor aceitou a oração de Jó. Depois que Jó orou por seus amigos, o Senhor o tornou novamente próspero e lhe deu em dobro tudo o que tinha antes."
Jó 42:8-10



Não desfaleçamos porque ainda que os nossos amigos, ou nossos próprios irmãos, nos possam magoar com suas palavras ou ações, e serem incapazes de aceitar que ainda que sejamos fiéis passemos por dificuldades, lutas e provações, Deus é fiel e justo e um dia se levantará em nosso favor e honrará a nossa dedicação e preserverança perante todos os que nos rodeiam.

"E sabemos que já o Filho de Deus é vindo, e nos deu entendimento para conhecermos o que é verdadeiro; e no que é verdadeiro estamos, isto é, em seu Filho Jesus Cristo. Este é o verdadeiro Deus e a vida eterna."
1João 5:20

"E não nos cansemos de fazer bem, porque a seu tempo ceifaremos, se não houvermos desfalecido." Gálatas 6:9



Jesus veio para os que precisavam d'Ele, para os que não tinham conhecimento de Deus. Ele nunca expulsou os pecadores, falando-lhes, revelando-lhes a Palavra e dando-lhes perdão. Mas confrontava os religiosos que julgavam aos outros, que tinham muito conhecimento e achavam-se muito melhores, mais justos e merecedores, pelas práticas que cumpriam.


"E disse também esta parábola a uns que confiavam em si mesmos, crendo que eram justos, e desprezavam os outros: Dois homens subiram ao templo, para orar; um, fariseu, e o outro, publicano.
O fariseu, estando em pé, orava consigo desta maneira: O Deus, graças te dou porque não sou como os demais homens, roubadores, injustos e adúlteros; nem ainda como este publicano. Jejuo duas vezes na semana, e dou os dízimos de tudo quanto possuo. O publicano, porém, estando em pé, de longe, nem ainda queria levantar os olhos ao céu, mas batia no peito, dizendo: O Deus, tem misericórdia de mim, pecador! Digo-vos que este desceu justificado para sua casa, e não aquele; porque qualquer que a si mesmo se exalta será humilhado, e qualquer que a si mesmo se humilha será exaltado." 
Lucas 18:9-14



Vamos ser humildes perante o Senhor e reconhecer que nada somos sem o Poder de Deus na nossa vida. 
Reconhecer perante Deus que nada conseguimos fazer sem a Sua ajuda e proteção sobre nós. 
Que apenas estamos nos Seus caminhos pela infinita misericórdia e amor de Deus, não por sermos melhores que os outros... 

"Mas agora, despojai-vos também de tudo: da ira, da cólera, da malícia, da maledicência, das palavras torpes da vossa boca. Não mintais uns aos outros, pois que já vos despistes do velho homem com os seus feitos, E vos vestistes do novo, que se renova para o conhecimento, segundo a imagem daquele que o criou; Onde não há grego, nem judeu, circuncisão, nem incircuncisão, bárbaro, cita, servo ou livre; mas Cristo é tudo em todos. Revesti-vos, pois, como eleitos de Deus, santos e amados, de entranhas de misericórdia, de benignidade, humildade, mansidão, longanimidade; Suportando-vos uns aos outros, e perdoando-vos uns aos outros, se alguém tiver queixa contra outro; assim como Cristo vos perdoou, assim fazei vós também. E, sobre tudo isto, revesti-vos de amor, que é o vínculo da perfeição. E a paz de Deus, para a qual também fostes chamados em um corpo, domine em vossos corações; e sede agradecidos."
Colossences 3:8-15 

"Não atente cada um para o que é propriamente seu, mas cada qual também para o que é dos outros.

De sorte que haja em vós o mesmo sentimento que houve também em Cristo Jesus, Que, sendo em forma de Deus, não teve por usurpação ser igual a Deus, Mas esvaziou-se a si mesmo, tomando a forma de servo, fazendo-se semelhante aos homens; E, achado na forma de homem, humilhou-se a si mesmo, sendo obediente até à morte, e morte de cruz. Por isso, também Deus o exaltou soberanamente, e lhe deu um nome que é sobre todo o nome;"
Filipenses 2:4-9 


Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...