.
.

sábado, 15 de outubro de 2011

Vencendo desafios nas forças de Deus








Sabendo que tudo o que vem à vida do crente fiel serve para o nosso bem, precisamos discernir os ataques do nosso inimigo, contra a nossa mente e a nossa confiança, para que possamos viver uma vida cristã abençoada.
Por vezes Deus permite que atravessemos situações difíceis, que nos tentam pôr em causa a Sua Palavra, mas Deus é poderoso para nos fazer resistir e vencer.

"...Deus resiste aos soberbos, mas dá graça aos humildes. Sujeitai-vos, pois, a Deus, resisti ao diabo, e ele fugirá de vós. Chegai-vos a Deus, e ele se chegará a vós. Alimpai as mãos, pecadores; e, vós de duplo ânimo, purificai os corações. Senti as vossas misérias, e lamentai e chorai; converta-se o vosso riso em pranto, e o vosso gozo em tristeza. Humilhai-vos perante o Senhor, e ele vos exaltará."
Tiago 4:6-10



Os grandes desafios de Daniel, Misael, Ananias, Azarias:


"No ano terceiro do reinado de Jeoiaquim, rei de Judá, veio Nabucodonosor, rei de babilónia, a Jerusalém, e a sitiou. E o Senhor entregou nas suas mãos a Jeoiaquim, rei de Judá, e uma parte dos utensílios da casa de Deus, e ele os levou para a terra de Sinar, para a casa do seu deus, e pôs os utensílios na casa do tesouro do seu deus. E disse o rei a Aspenaz, chefe dos seus eunucos, que trouxesse alguns dos filhos de Israel, e da linhagem real e dos príncipes, Jovens em quem não houvesse defeito algum, de boa aparência, e instruídos em toda a sabedoria, e doutos em ciência, e entendidos no conhecimento, e que tivessem habilidade para assistirem no palácio do rei, e que lhes ensinassem as letras e a língua dos caldeus."
"E entre eles se achavam, dos filhos de Judá, Daniel, Hananias, Misael e Azarias;"
Daniel 1:1-5



Embora fiéis ao Senhor, Deus permitiu estes jovens fossem levados cativos para a Babilónia.
Mesmo no meio das dificuldades, Deus sempre esteve com eles, fazendo-os sobressair pelas suas qualidades, capacidades, sabedoria, conhecimento e postura, entre tantos jovens levados perante o rei.

Mas a confiança que tinham em Deus foi posta à prova quando vários obstáculos se levantaram contra eles...


- Na tentativa de talvez os demover da sua fé, o chefe dos eunucos deu-lhes novos nomes, de acordo com as suas religiões pagãs:

"E o chefe dos eunucos lhes pós outros nomes, a saber: a Daniel pôs o de Beltessazar, e a Hananias o de Sadraque, e a Misael o de Mesaque, e a Azarias o de Abednego."
Daniel 1:7

A Daniel, cujo significado do seu nome é "Deus é meu juiz" foi dado o nome de Beltessazar, significando "Príncipe de Bel (ou Baal)"
A Misael, que significa "Quem é como Deus?" foi dado o nome de Mesaque, significando "Quem é como Akur?" (deus babilónico da lua).
A Ananias, de significado "Jeová é misericordioso" foi dado Sadraque, ou "O amigo do rei".
A Azarias, "Jeová é o meu socorro", Abedenego, ou "Servo de nego" (mercúrio - deus gapão).

"E o rei lhes determinou a porção diária, das iguarias do rei, e do vinho que ele bebia, e que assim fossem mantidos por três anos, para que no fim destes pudessem estar diante do rei. E entre eles se achavam, dos filhos de Judá, Daniel, Hananias, Misael e Azarias;"
Daniel 1:6

Assim como os restantes cativos, deviam ingerir parte da porção do manjar do rei, o que significava contaminar-se com as comidas consagradas aos ídolos...


- Daniel e os seus amigos decidiram não comer nenhuma das iguarias do rei, de forma a não se contaminarem com aquilo que era imundo.

"E Daniel propôs no seu coração não se contaminar com a porção das iguarias do rei, nem com o vinho que ele bebia; portanto pediu ao chefe dos eunucos que lhe permitisse não se contaminar." Daniel 1:8


Ao invés de desanimar e renderem-se perante o poder do rei dominador, creram no poder e proteção de Deus sobre as suas vidas...

Pela suas atitudes perante as provas, sua fidelidade e perserverança, fé e confiança, ousadia e coragem:

- Deus honrou-os.

"Ora, Deus fez com que Daniel achasse graça e misericórdia diante do chefe dos eunucos." "Assim o despenseiro tirou-lhes a porção das iguarias, e o vinho de que deviam beber, e lhes dava legumes."
Daniel 1:9/16

- Deus recompensou-os pela sua fidelidade.

"Quanto a estes quatro jovens, Deus lhes deu o conhecimento e a inteligência em todas as letras, e sabedoria; mas a Daniel deu entendimento em toda a visão e sonhos."
Daniel 1:17

- Deus levantou-os com autoridade e exaltou-os entre os babilónicos.

"E o rei falou com eles; e entre todos eles não foram achados outros tais como Daniel, Hananias, Misael e Azarias; portanto ficaram {assistindo}) diante do rei. E em toda a matéria de sabedoria e de discernimento, sobre o que o rei lhes perguntou, os achou dez vezes mais doutos do que todos os magos astrólogos que havia em todo o seu reino."
Daniel 1:19-20



Assim como Daniel, e muitos outros, cujos feitos estão relatados na Bíblia precisamos estar de tal forma em comunhão com o nosso Deus e Pai que:

- ainda que nos pareça impossível, aos nossos olhos, resistir às adversidades...
- ainda que pareça loucura fazer a vontade de Deus...
- ainda que, para os que nos rodeiam, Deus tem-nos desamparado...

...prossigamos em confiança, ousadia e fé no Senhor nosso Deus, agindo no Seu nome, não temendo aquilo que o homem nos pode fazer, nem o que inimigo poderá tentar levantar contra nós, pois estamos descansados, em paz, nas mãos do nosso Pai querido, que nos ama de uma forma incalculável...

"Pareceu bem ao Espírito Santo e a nós não impor a vocês nada além das seguintes exigências necessárias: Abster-se de comida sacrificada aos ídolos, do sangue, da carne de animais estrangulados e da imoralidade sexual. Vocês farão bem em evitar essas coisas. Que tudo lhes vá bem."
Atos 15:28-29

"Após o SENHOR vosso Deus andareis, e a ele temereis, e os seus mandamentos guardareis, e a sua voz ouvireis, e a ele servireis, e a ele vos achegareis."
Deuteronômio 13:4

"...tendo os olhos fitos em Jesus, autor e consumador da nossa fé. Ele, pela alegria que lhe fora proposta, suportou a cruz, desprezando a vergonha, e assentou-se à direita do trono de Deus. Pensem bem naquele que suportou tal oposição dos pecadores contra si mesmo, para que vocês não se cansem nem se desanimem."
Hebreus 12:2-3



Assim como nos diz este hino, a nossa vida está nas mãos de Deus, vamos confiar e descansar n'Ele...



Deus vos abençoe.

0 comentários:

Enviar um comentário

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...