.
.

sábado, 8 de outubro de 2011

Esquecer o passado e fazer a obra

Josias guardou tudo o que aprendera acerca do Senhor Deus, mantendo-se fiel a Ele e, desejando honrá-l'O em tudo o que fazia.

"Tinha Josias oito anos de idade quando começou a reinar..."
"E fez o que era reto aos olhos do SENHOR; e andou em todo o caminho de Davi, seu pai, e não se apartou dele nem para a direita nem para a esquerda."
2Reis 22:1-2


Ao tomar conhecimento que Deus exigia ter toda a adoração unicamente para Ele, que abominava o culto aos deuses estranhos e que iría trazer juízo sobre eles, Josias humilhou-se de coração quebrantado diante do Senhor.

"Então disse o sumo sacerdote... : Achei o livro da lei na casa do SENHOR..."
"E Safã o leu diante do rei. Sucedeu, pois, que, ouvindo o rei as palavras do livro da lei, rasgou as suas vestes."
2Reis 22:8/10-11


Josias temeu ao grandioso Deus e muito se afligiu por saber que o povo estava longe da Sua vontade e que tudo o que estava escrito sobre Jerusalém, aconteceria.

"...consultai o SENHOR por mim... acerca das palavras deste livro que se achou; porque grande é o furor do SENHOR, que se acendeu contra nós; porquanto nossos pais não deram ouvidos às palavras deste livro, para fazerem conforme tudo quanto acerca de nós está escrito."
2Reis 22:13


 Josias não mais poderia ficar indiferente ao que estava em eminência de acontecer, mas antes precisava ter a confirmação, da parte de Deus, acerca do livro e do que nele estava escrito.

"Então foi o sacerdote... à profetiza Hulda...(e ela habitava em Jerusalém...), e lhe falaram. E ela lhes disse: Assim diz o SENHOR Deus de Israel..."
"...Eis que trarei mal sobre este lugar, e sobre os seus moradores, a saber: todas as palavras do livro que leu o rei de Judá. Porquanto me deixaram, e queimaram incenso a outros deuses..."
"Porquanto o teu coração se enterneceu, e te humilhaste perante o SENHOR, quando ouviste o que falei contra este lugar, e contra os seus moradores, que seria para assolação e para maldição, e que rasgaste as tuas vestes, e choraste perante mim, também eu te ouvi, diz o SENHOR."
2Reis 22:13-19


Ao ouvir o recado de Deus para ele, Josias congregou todos para ouvirem o livro da lei e para deixarem os seus maus caminhos, fazendo uma aliança com Ele.

"Então o rei ordenou, e todos os anciãos de Judá e de Jerusalém se reuniram a ele. O rei subiu à casa do SENHOR, e com ele todos os homens de Judá, e todos os moradores de Jerusalém, os sacerdotes, os profetas e todo o povo, desde o menor até ao maior; e leu aos ouvidos deles todas as palavras do livro da aliança, que se achou na casa do SENHOR. E o rei se pôs em pé junto à coluna, e fez a aliança perante o SENHOR, para seguirem o SENHOR, e guardarem os seus mandamentos, os seus testemunhos e os seus estatutos, com todo o coração e com toda a alma, confirmando as palavras desta aliança, que estavam escritas naquele livro; e todo o povo apoiou esta aliança."
2Reis 23:1-3


Agora que tinha conhecimento da Verdade, Josias não mais iría permitir que se mantivesse a terrível idolatria que proliferava por todo Jerusalém e Judá, e então, trabalhou arduamente até que tudo o que fazia parte dos cultos pagãos fosse destruído.

"E o rei mandou... que tirassem do templo do SENHOR todos os vasos que se tinham feito para Baal, para o bosque e para todo o exército dos céus e os queimou fora de Jerusalém..."
"Também destituiu os sacerdotes que os reis de Judá estabeleceram para incensarem sobre os altos nas cidades de Judá e ao redor de Jerusalém, como também os que queimavam incenso a Baal, ao sol, à lua, e aos planetas, e a todo o exército dos céus. Também tirou da casa do SENHOR o ídolo do bosque levando-o para fora de Jerusalém... e o queimou..."
"Também derrubou as casas dos sodomitas (que se prostituiam em honra aos falsos deuses) que estavam na casa do SENHOR, em que as mulheres teciam casinhas para o ídolo do bosque."
"...e profanou os altos em que os sacerdotes queimavam incenso... e derrubou os altos que estavam às portas, junto à entrada..."
"Também profanou a Tofete... para que ninguém fizesse passar a seu filho, ou sua filha, pelo fogo a Moloque."
"...tirou os cavalos que os reis de Judá tinham dedicado ao sol, à entrada da casa do SENHOR... e os carros do sol queimou a fogo."
"...derrubou os altares que estavam sobre o terraço do cenáculo de Acaz, os quais os reis de Judá tinham feito, como também o rei derrubou os altares que fizera Manassés nos dois átrios da casa do SENHOR..."
"...profanou também os altos que estavam defronte de Jerusalém... os quais edificara Salomão, rei de Israel, a Astarote, a abominação dos sidônios, e a Quemós, a abominação dos moabitas, e a Milcom, a abominação dos filhos de Amom."
"...quebrou as estátuas, cortou os bosques e encheu o seu lugar com ossos de homens. E também o altar que estava em Betel, e o alto que fez Jeroboão, filho de Nebate, com que tinha feito Israel pecar, esse altar derrubou juntamente com o alto; queimando o alto, em pó o esmiuçou, e queimou o ídolo do bosque."
"...mandou tirar os ossos das sepulturas, e os queimou sobre aquele altar, e assim o profanou, conforme a palavra do SENHOR, que profetizara o homem de Deus..."
"...Josias tirou todas as casas dos altos que havia nas cidades de Samaria, e que os reis de Israel tinham feito para provocarem à ira o SENHOR; e lhes fez conforme todos os atos que tinha feito em Betel..."
"O rei deu ordem a todo o povo, dizendo: Celebrai a páscoa ao SENHOR vosso Deus, como está escrito no livro da aliança."
"E também os adivinhos, os feiticeiros, os terafins, os ídolos, e todas as abominações que se viam na terra de Judá e em Jerusalém, os extirpou Josias, para confirmar as palavras da lei, que estavam escritas no livro..."
"E antes dele não houve rei semelhante, que se convertesse ao SENHOR com todo o seu coração, com toda a sua alma e com todas as suas forças, conforme toda a lei de Moisés; e depois dele nunca se levantou outro tal."
2Reis 23:4-25





Ainda há rugas na igreja, sinais de que algo não está realmente bem.
Temos nascido no erro, vivendo e praticando coisas que muito desagradam a Deus, por não conhecermos.


"E seja o vosso coração inteiro para com o SENHOR nosso Deus, para andardes nos seus estatutos, e guardardes os seus mandamentos como hoje."
1Reis 8:61


"Porque, onde estiver o vosso tesouro, ali estará também o vosso coração."
Lucas 12:34 


"Porque o amor ao dinheiro é a raiz de toda a espécie de males; e nessa cobiça alguns se desviaram da fé, e se traspassaram a si mesmos com muitas dores."
1Timóteo 6:10 


Hoje em dia, quem não gostaria de ser prospero?
Quem dirá que o seu sonho é dar a sua vida pelo reino de Deus, viver entre os excluídos, passar provações ou, afastar-se de tudo o que o mundo ama...?

Fomos lentamente corrompidos, e hoje em dia, o pensamento cristão está mais preocupado em conseguir bençãos sem medida, em ter uma boa posição social e em ter dinheiro, do que em fazer a vontade de Deus, aquilo que Ele deseja para a nossa vida...

Muitas vezes prega-se que, por sermos filhos do Rei, não podemos ter problemas de saúde, familiares e muito menos financeiros.
Mas Jesus disse exatamente o oposto quando afirmou:

"Não cuideis que vim trazer a paz à terra; não vim trazer paz, mas espada; Porque eu vim pôr em dissensão o homem contra seu pai, e a filha contra sua mãe, e a nora contra sua sogra; E assim os inimigos do homem serão os seus familiares. Quem ama o pai ou a mãe mais do que a mim não é digno de mim; e quem ama o filho ou a filha mais do que a mim não é digno de mim.
E quem não toma a sua cruz, e não segue após mim, não é digno de mim. Quem achar a sua vida perdê-la-á; e quem perder a sua vida, por amor de mim, achá-la-á..." 
Mateus 10:34-39


Estamos rodeados por doutrinas (de demónios), que tentam enganam e toldar a mente dos fiéis crentes em Jesus que, na nossa ignorância, nos levaram a aceitar "falsos deuses" e que, com nossa atitudes e práticas, nos levaram a glorificar o inimigo das nossas almas.

Há que amar mais o evangelho e agir, falando do amor de Jesus ao mundo.
Não competindo entre si, sem a ambição de elevar os nossos nomes, sem outras pretensões, sem ter em mente os resultados obtidos, nem apenas mostrar obras, mas apenas em amor a Deus e aos perdidos.
Que o nome de Jesus não seja apenas um pretexto para a nossa auto-glorificação.

Agora que Deus tem falado ao nosso coração, a Sua Verdade tem sido revelada e temos pleno conhecimento da Sua vontade, mudemos o nosso viver, deixando para trás o passado e todas as nossas práticas erradas, do tempo da nossa ignorância.

"Mas o Espírito expressamente diz que nos últimos tempos apostatarão alguns da fé, dando ouvidos a espíritos enganadores, e a doutrinas de demónios; pela hipocrisia de homens que falam mentiras, tendo cauterizada a sua própria consciência;"
1Timóteo 4.1-2

"Porventura não fizeste isto a ti mesmo, deixando o SENHOR teu Deus, no tempo em que ele te guiava pelo caminho?"
Jeremias 2:17

"Aquele que crê no Filho tem a vida eterna; mas aquele que não crê no Filho não verá a vida, mas a ira de Deus sobre ele permanece."
João 3:36 


No seguimento do que estamos falando (temer a Deus, deixando os erros do passado desde o momento em que Deus nos revela a Sua vontade) este vídeo enumera dez acusações contra as igrejas modernas, dos nossos dias, por Pr. paul Washer:




Deus vos abençoe.

0 comentários:

Enviar um comentário

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...