.
.

sábado, 27 de agosto de 2011

Servir, mas na vontade de Deus

"Porque a palavra da cruz é loucura para os que perecem; mas para nós, que somos salvos, é o poder de Deus. Porque está escrito: Destruirei a sabedoria dos sábios, E aniquilarei a inteligência dos inteligentes. Onde está o sábio? Onde está o escriba? Onde está o inquiridor deste século? Porventura não tornou Deus louca a sabedoria deste mundo? Visto como na sabedoria de Deus o mundo não conheceu a Deus pela sua sabedoria, aprouve a Deus salvar os crentes pela loucura da pregação. Porque os judeus pedem sinal, e os gregos buscam sabedoria; Mas nós pregamos a Cristo crucificado, que é escândalo para os judeus, e loucura para os gregos. Mas para os que são chamados, tanto judeus como gregos, lhes pregamos a Cristo, poder de Deus, e sabedoria de Deus. Porque a loucura de Deus é mais sábia do que os homens; e a fraqueza de Deus é mais forte do que os homens."
1Coríntios 1: 18-25




É loucura para os homens depender, total e exclusivamente, da vontade do nosso Deus: 

- depender, a cada dia do nosso viver, da Sua provisão e sustento,
- buscar, unicamente, a Sua direcção em tudo o que fizermos,
- desejar viver totalmente para O servir e fazer tudo quanto Ele ordenar,
- estar aos Seus pés, constantemente, de forma a que seja O Seu Espírito a operar em nós e atravez de nós, 
- não depender das nossas capacidades e forças, mas do Seu Poder, vivendo na Glória da Sua presença,
- fazer unicamente o que Deus mandar, trabalhar na Sua visão, cumprir os Seus planos, fazendo tudo da forma como Ele deseja e quer, para cada lugar...



Parte da dificuldade dos servos a "tempo integral" (algo que todos devemos ser, trabalhando ou não exclusivamente na Sua obra) é a necessidade de obter resultados, procurando mostrar serviço à igreja e assim mostrar merecer o devido salário.

O perigo espreita quando de forma a conseguir resultados, propositadamente ou não, se usa de formas e meios diferentes dos que Deus quer (para cada lugar), permitindo que as nossas capacidades falem mais alto que a voz de Deus, afrouxando as amarras contra o mundo, de forma a atrair "mais facilmente" os que estão longe de Deus (mas pelos motivos errados) e, faz-se uso da emoção para influenciar outros a "tomarem" uma decisão (que pode ser baseada apenas em sentimentos)... 


Mas não precisamos ser emocionalistas, nem usar truques psicológicos para levar o homem sem Deus a converter-se dos seus maus caminhos...


A verdadeira conversão é espiritual, autêntica é bem mais profunda: 

- é acompanhada por uma alegria e uma paz que excedem o entendimento e que não são apenas temporárias,
- dá lugar à mansidão, à fome e sede de justiça,
- à humildade e a todos os frutos do Espírito...


Precisamos pregar o Verdadeiro evangelho de Cristo, que mostra Deus como O Senhor absoluto e, nunca apresentar pessoas como servos absolutos, pois sempre poderão cair e falhar, apenas Deus não. 
Apenas necessitamos do poder da Palavra de Deus, pois é apenas o Espírito de Deus Quem pode convencer o mais incrédulo dos homens e quebrar o coração, por mais duro que seja.

Que o nosso propósito não seja apenas buscar que todos se convertam (das suas más obras, aceitem a Salvação e sejam transformados por Deus), mas seja também acompanhá-los, ensiná-los e ajudá-los.

É imperativo compartilhar as nossas experiências, testemunhar a libertação que Deus nos deu, a transformação que fez em nós e as maravilhas que Deus tem feito na nossa vida e, na de outros, atravez de nós.
Precisamos ser um exemplo para os novos convertidos. 
Que os nossos actos, nossas atitudes e decisões possam honrar sempre ao nosso Deus e ensinar a confiar n'Ele, a todos quantos nos rodeiam.
A nossa responsabilidade é grande!

"Ai de vós, escribas e fariseus, hipócritas! porque percorreis o mar e a terra para fazer um prosélito; e, depois de o terdes feito, o tornais duas vezes mais filho do inferno do que vós."
Mateus 23:15



Que os motivos que nos levam a trabalhar em prol dos perdidos não sejam apenas comprovar algo, nem para mostrar resultados necessários, mas que sejam:

- o sincero interesse pelo nosso próximo,
- o amor de Cristo que nos constrange,
- o anseio pela manifestação da glória de Deus,
- o desejo de fazer a vontade de Deus,
- a responsabilidade em partilhar o evangelho da Salvação...


Não basta ser sincero, há que buscar e depender do poder do Espírito Santo.
Devemos realmente buscar a direcção de Deus para a nossa vida, através da oração.
Apenas debaixo da visão de Deus, segundo a Sua vontade e soberania, quando falarmos em nome de Jesus aos pecadores, ouvindo eles, serão tocados e convencidos pelo próprio Espírito Santo de Deus.



Acima de tudo, temos de reconhecer que apenas seremos servos úteis e valorosos para Deus se, reconhecermos que precisamos:

- buscar a santificação (separação do pecado),
- reconhecer que Deus tem todo o Poder (até sobre as trevas e todos os males),
- saber que Deus julgará a todos segundo as suas obras,
- aprofundar o nosso conhecimento bíblico, ler a Palavra de Deus e pedir a Sua revelação,
- confessar que Jesus é o Filho de Deus, Deus connosco,
- ser moldados e transformados, para que Deus possa agir melhor atravez de nós...




"Porque não me envergonho do evangelho de Cristo, pois é o poder de Deus para salvação de todo aquele que crê; primeiro do judeu, e também do grego. Porque nele se descobre a justiça de Deus de fé em fé, como está escrito: Mas o justo viverá da fé. Porque do céu se manifesta a ira de Deus sobre toda a impiedade e injustiça dos homens, que detêm a verdade em injustiça. Porquanto o que de Deus se pode conhecer neles se manifesta, porque Deus lho manifestou."
Romanos 1:16-19




Os dois vídeos que se seguem mostram duas pregações bastante marcantes e verdadeiras.

O primeiro fala acerca dos sonhos que o mundo nos vende atravez da sociedade e que somos levados a procurar com afinco, mas que nada mais são que ilusão e falsa segurança.

No segundo, o pregador mostra o quão mais importante é viver aquilo que Deus tem para a nossa vida, do que apenas saber, ter muito conhecimento, mas nunca o pôr em prática e experimentar.
Só experimentando a vontade de Deus para a nossa vida, aceitando os desafios que Ele coloca à nossa frente e, praticando e vivendo aquilo que conhecemos e sabemos ser Verdade que, poderemos falar aos que nos rodeiam, atravez do nosso testemunho, do nosso modo de viver e depender de Deus e, partilhar todas as maravilhas e grandiosas experiências que Deus nos tem feito alcançar...











Deus vos abençoe.

0 comentários:

Enviar um comentário

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...