.
.

sábado, 9 de abril de 2011

Quando desejamos "carne" do Egipto.

Durante a nossa caminhada para Canaã, há momentos em que nos cansamos do "maná" que Deus nos dá diariamente, daquilo que é essencial e suficiente, da Sua provisão, e desejamos outras comidas, sonhando com as "iguarias" do Egipto...




Durante a travessia pelo deserto, o povo de Israel desejou comer carne. Não porque tivesse fome, nem por falta de comida, já que o maná que Deus enviava todas as madrugadas supria todas as suas necessidades, mas porque se lembraram da carne que comiam no Egipto...

"...os filhos de Israel tornaram a chorar, e disseram: Quem nos dará carne a comer? Lembramo-nos dos peixes que no Egipto comíamos de graça; e dos pepinos, e dos melões, e dos porros, e das cebolas, e dos alhos. Mas agora a nossa alma se seca; coisa nenhuma há senão este maná diante dos nossos olhos."
Números 11:4-6


Quando recordamos com saudade as "delícias" do Egipto estamos preferindo as coisas materiais, que o mundo nos "dá", ao livramento e Salvação que Deus nos deu.
Não reconhecer que Deus supre tudo o que nos precisamos, desejar mais riquezas e coisas que apenas nos satisfazem o ego e nos afastam de Deus, entristece profundamente ao nosso Senhor. Então, por vezes, o Deus da infinita misericórdia, decide dar-nos o que reclamamos, mas permite que soframos a Sua correcção, para que não nos esqueçamos d'Ele e percamos a nossa Salvação.

"...comereis carne; porquanto chorastes aos ouvidos do SENHOR, dizendo: Quem nos dará carne a comer? Pois íamos bem no Egipto; por isso o SENHOR vos dará carne, e comereis; Não comereis um dia, nem dois dias, nem cinco dias, nem dez dias, nem vinte dias; Mas um mês inteiro, até vos sair pelas narinas, até que vos enfastieis dela; porquanto rejeitastes ao SENHOR, que está no meio de vós, e chorastes diante dele, dizendo: Por que saímos do Egipto?"
"Então soprou um vento do SENHOR e trouxe codornizes do mar, e as espalhou pelo arraial quase caminho de um dia, de um lado e de outro lado, ao redor do arraial; quase dois côvados sobre a terra. Então o povo se levantou todo aquele dia e toda aquela noite, e todo o dia seguinte, e colheram as codornizes; o que menos tinha, colhera dez ômeres; e as estenderam para si ao redor do arraial. Quando a carne estava entre os seus dentes, antes que fosse mastigada, se acendeu a ira do SENHOR contra o povo, e feriu o SENHOR o povo com uma praga mui grande. Por isso o nome daquele lugar se chamou Quibrote-Ataavá, porquanto ali enterraram o povo que teve o desejo."
Números 11:18-20/ 31-34

Sejamos agradecidos a Deus pela maravilhosa Salvação da nossa alma, por tudo quanto Ele nos dá, pela provisão, suprimento de todas as nossas necessidades, protecção e comunhão connosco, lembrando-nos sempre que nada do que nos dá vem do nosso próprio mérito, capacidade ou merecimento, mas pelo imenso Amor e Misericórdia de Deus para connosco.
 
"Mas eu os poupei por amor do meu santo nome..."
"...Não é por respeito a vós que eu faço isto... mas pelo meu santo nome..."
"E livrar-vos-ei de todas as vossas imundícias; e chamarei o trigo, e o multiplicarei, e não trarei fome sobre vós. E multiplicarei o fruto das árvores, e a novidade do campo, para que nunca mais recebais o opróbrio da fome entre os gentios. Então vos lembrareis dos vossos maus caminhos, e dos vossos feitos, que não foram bons; e tereis nojo em vós mesmos das vossas iniquidades e das vossas abominações."
Ezequiel 36:21-22/29-31


Vivamos então em comunhão e dependência constantes de Deus, agradecidos, zelosos de fazer a Sua vontade, ávidos de estar na sua presença e de beber da Sua Palavra.
Falemos aos outros do Seu Amor sem igual e ajudemos os nossos irmãos na fé, dando testemunho dos milagres que Deus tem feito para connosco, para que tenhamos ânimo e confiança no nosso Senhor e sejamos um corpo, uma verdadeira família, vasos usados nas mãos de Deus, prontos a servir e a cumprir o propósito pelo qual fomos libertos e salvos, para conduzir outros aos braços de Cristo.


"Porque apregoarei o nome do SENHOR; engrandecei a nosso Deus."
Deuteronômio 32:3

"Falando entre vós em salmos, e hinos, e cânticos espirituais; cantando e salmodiando ao Senhor no vosso coração; Dando sempre graças por tudo a nosso Deus e Pai, em nome de nosso Senhor Jesus Cristo;"
Efésios 5:19-20


Lembra-nos, Senhor, aquilo que Tu és para nós.
Faz-nos recordar as Tuas maravilhas e os milagres que tens feito em nós.
Dá-nos o desejo constante de viver inteiramente para Ti...




Deus vos abençoe.

1 comentários:

Esterr disse...

Deus é tão maravilhoso e nos tem dado tanto, especialmente a salvação da nossa alma. Que possamos agradecer-lhe de todo o nosso coração,a sua provisão diária, seu cuidado , protecção e misericórdia.

Enviar um comentário

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...