.
.

sábado, 29 de janeiro de 2011

Encontrando refúgio no Egipto...

O Egipto, segundo a Bíblia, é símbolo do mundo e de tudo quanto há de mau nele (idolatria, arrogância, desprezo pelo semelhante, escravidão... entre muito mais).

Mas, por várias vezes, foi no Egipto que os filhos de Deus encontraram refúgio, tornando-se lugar de bênção e prosperidade, para os que O servem e são fiéis.

Quando o nosso próprio povo nos persegue, Deus até faz do Egipto, um lugar seguro. Ele garante a nossa protecção mesmo entre os iníquos e os pecadores impenitentes.

Quantos de nós não se sentiram já magoados e de coração partido, devido às acções daqueles que deviam ser os nossos melhores amigos, os nossos irmãos na fé? 
E quantos não tiveram já a experiência de receber palavras de conforto e ânimo, daqueles que nem em Deus acreditam, mas naqueles momentos em que precisámos mesmo de carinho e de um incentivo para prosseguir olhando para Jesus, foram usados por Ele...?

É realmente impressionante. Deus é tão maravilhoso e tão superior, que não tem em conta todas as nossas fraquezas, "mesquinhices" e "guerrinhas", preocupando-se apenas em manter-nos no bom caminho e a manter-nos perto de Si. E para que isso aconteça, por Sua imensa Graça, até as pedras falam ao nosso coração...


Foi no Egipto que José, vendido como escravo pelos seus irmãos, encontrou (depois de muitas provas e lições de vida, dificuldades, injustiças e sofrimento) paz e prosperidade.
A sua fidelidade ao Senhor levava a que tudo o que ele fizesse recebesse a bênção de Deus e frutificasse.
Deus honrou a sua fidelidade, cumprindo aquilo que em sonhos lhe revelara muitos anos antes.
Foi abençoado com uma esposa, filhos, e teve a felicidade de livrar da fome (e da morte) todos os que habitavam no Egipto e terras circundantes. Pôde reencontrar-se com os seus irmãos e com o seu muito amado pai, antes da sua morte, garantindo que se instalavam confortavelmente nas terras do Egipto, onde podia proteger-lhes e dar-lhes tudo o que necessitavam.
Foi, a seguir ao faraó, o homem mais importante de todo o império, tendo sido chamado pelo próprio faraó de "O Salvador".


Foi também para o Egipto que, obedecendo à ordem de Deus, José e Maria tiveram de fugir, levando Jesus, ainda criança, de forma a escapar da ira do rei Herodes que procurava matá-l'O a todo o custo.
O Egipto, na altura em que o rei do povo de Israel procurava matá-l'O, foi também lugar de refúgio e protecção para o nosso Salvador.


No meio do deserto, Deus faz brotar manânciais de águas vivas...
Das dificuldades extremas, Deus faz as maiores bênçãos...
Apenas Deus transforma o ódio em amor incondicional...
Só Ele cria vida, onde apenas havia morte e sofrimento...


"Não peço que os tires do mundo, mas que os livres do mal. Não são do mundo, como eu do mundo não sou. Santifica-os na tua verdade; a tua palavra é a verdade."
João 17:15-17

"E eu dei-lhes a glória que a mim me deste, para que sejam um, como nós somos um."
João 17:22
 
 
Deus vos abençoe.

1 comentários:

Esterr disse...

Independentemente do sítio onde estivermos, o nosso verdadeiro refúgio é Jesus.

Enviar um comentário

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...