.
.

terça-feira, 21 de abril de 2020

"Todos vós vos escandalizareis..."

"Disse-lhes então Jesus: Todos vós vos escandalizareis; porque escrito está: Ferirei o pastor, e as ovelhas se dispersarão. Todavia, depois que eu ressurgir, irei adiante de vós para a Galiléia. Ao que Pedro lhe disse: Ainda que todos se escandalizem, nunca, porém, eu. Replicou-lhe Jesus: Em verdade te digo que hoje, nesta noite, antes que o galo cante duas vezes, três vezes tu me negarás. Mas ele repetia com veemência: Ainda que me seja necessário morrer contigo, de modo nenhum te negarei. Assim também diziam todos." 
Marcos 14:27-31 


Foi num ambiente de comunhão que Jesus falou acerca da traição de um dos seus discípulos. 

Jesus avisou-os, citando uma profecia, pois sabia que não estavam preparados para o que se avizinhava nessa mesma noite. 

"...escrito está: Ferirei o pastor, e as ovelhas se dispersarão." 
Marcos 14-27(b) 

"Todavia, depois que eu ressurgir, irei adiante de vós para a Galiléia." 
Marcos 14:28 


Jesus sabia que, devido ao que aconteceria, todos iriam perder a fé n'Ele, mas acalmou-os dizendo que ressuscitaria e iria com eles até a Galiléia. 

Se temos comunhão com Deus, devemos estar gratos pela entrega total do nosso Salvador e Senhor, Jesus Cristo, por todos nós.


Vários são os exemplos de homens de Deus que se escandalizaram n'Ele e O deixaram, permanentemente ou por momentos na sua vida.


Há momentos de provação e luta, que testam a nossa confiança em Deus e na Sua proteção e cuidado por nós. 
Fácil é louvar e agradecer ao Senhor quando tudo corre bem na nossa vida, mas quando permanecemos fiéis a Ele e tudo parece desabar sobre nós, tentando-nos destruir, quando os nossos próprios irmãos na fé julgam-nos erradamente, com base na aparência, e afastam-se de nós, quando em vez de amor no corpo do Senhor vemos facções e jogos de interesses, quase questionamos Deus...

Jesus foi vitima de falsos testemunhos dos que O invejavam, dos que temiam perder o seu estatuto, cargo e posição no templo. Jesus foi perseguido. Procuraram apanhá-lo em falso para destruir a Sua reputação. Jesus sabia que seria traído pelo que estava perto d'Ele, um dos seus próprios discípulos.


Quando as nossas bases são abaladas, a nossa segurança vacila. Mas a quem Deus chama para o Seu serviço, Ele permite que sejamos provados até ao ponto de nos escandalizar-mos nele e desistirmos da fé... 
Para que entendamos em Quem confiamos, percebamos que Ele sempre sabe o melhor para nós, que nos entende melhor que ninguém e que, tem controlo sobre todas as coisas, Deus vai permitir que em vários momentos da nossa vida sintamos a agonia da ingratidão, da injustiça dos que deveriam ser nossos irmãos na fé, dos que amávamos e estavam connosco, bem ao nosso lado. 


Asa, rei de Judá, foi perfeito em seu coração em tudo, agradando profundamente a Deus que era com Ele e o fazia prosperar em abundância e paz. Mas quando foi provado por Deus, as suas bases vacilaram e escandalizou-se d'Ele, indignando-se ao ponto de O abandonar, trocando-O pela aliança com os seus inimigos e morrendo gravemente doente, sem nunca mais O buscar novamente. 

 Já com Jó, homem fiel a quem Deus abençoava grandemente, quando passou pela fornalha da provação de Deus, sentindo as acusações dos seus amigos e irmãos na fé, a raiva da sua mulher, as dificuldades económicas, a perda dos seus entes queridos, ainda assim não perdeu a sua fé e confiança em Deus, ainda que não entendesse e já desejasse morrer, questionando Deus, nunca se indignou nem se escandalizou, aceitando que de nada era digno e que de Deus era a total soberania. 


Não temos em nós mesmos a capacidade de lutar contra todos os ataques do inimigo. Não nos renovarmos e mudamos por nós mesmos, essa renovação dá-se apenas pela acção do Espírito Santo em nós. 


É Deus quem nos fere, quem nos quebra, nos volta a moldar e reconstruir pois Ele é O dono da vida e domina sobre tudo e todos, assim mesmo sobre as hostes do mal!


Se formos injustiçados, lembrem-nos de Jesus que por amor a nós, tanto sofreu, sendo inocente e puro.
Se estávamos cegos, se Deus nos abrir os olhos, reconheçamos a verdade da Bíblia, afastando-nos do mal e buscando fazer a Sua vontade de então por diante.


Josias não se escandalizou com a verdade de Deus, mas deixou que os seus olhos fossem abertos pela leitura do livro da lei, encontrado no templo do Senhor. Ele arrependeu-se, levou o povo ao arrependimento e destruiu todas as obras de idolatria que o seu avô e pai tinham erigido por toda a terra e nos corações do povo. 



A chave está sempre em arrependermo-nos dos nossos maus caminhos e confiarmos totalmente em Deus, seja por que vale estivermos andando.





Deus vos abençoe.

0 comentários:

Enviar um comentário

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...