.
.

quinta-feira, 12 de setembro de 2024

A religião evangélica dos nossos dias


Quando analisamos a pregação dos púlpitos actuais, somos confrontados com a esta infeliz realidade: a exegese não é a de Jesus. 

O novo cristianismo já não é ortodoxo, mas sincrético. Uma assustadora mistura do autêntico com o falso. 

O perigo desta religião é afirmar ser cristianismo, mas fundamentar-se na constante deturpação da Palavra do Senhor, retirando a divindade de Deus dos versículos bíblicos e colocando-a em nós próprios.


Concluímos que o objectivo dos pastores já não é a salvação das almas perdidas e muito menos a manutenção dos salvos para a glória. Quem hoje apascenta a igreja não são os bons pastores de outros tempos que, tal como Jesus, davam a vida pelas ovelhas, mas lobos devoradores que, com os seus falsos ensinamentos e encantamentos demoníacos, adormecem os santos tornando-os zombies. O objetivo é atrair bodes que são mantidos de coração incircunciso, entretendo-os com divertimentos mundanos, shows de luzes e música contemporânea.


Para além das já tão bem conhecidas más influências que gradualmente foram sendo acrescentadas à pregação evangélica, o chamado “cristianismo metafísico” tem vindo cada vez mais a crescer e a dominar a igreja, especialmente as mais direcionadas para jovens. Estas igrejas, em grande parte compostas por novos aderentes, caracterizam-se por crenças oriundas do movimento conhecido por “nova-era” (misto de espiritismo, bruxaria e satanismo, envolto em roupagens contemporâneas), das quais destacamos as mais perigosas:


Controlando Vibrações e Frequências, controlamos a nossa vida (Seja feita a minha vontade)


* Ensinam que devemos ajustar (alinhar) as nossas vibrações às frequências do que nós ambicionamos ter. Esta é a chamada “lei da atração”, pois supostamente podemos atrair tudo o que o nosso coração desejar. (Posso todas as coisas em mim próprio)

Mas a Bíblia diz: 

“Não digo isto como por necessidade, porque já aprendi a contentar-me com o que tenho. Sei estar abatido, e sei também ter abundância; em toda a maneira, e em todas as coisas estou instruído, tanto a ter fartura, como a ter fome; tanto a ter abundância, como a padecer necessidade. Posso todas as coisas em Cristo que me fortalece. Filipenses 4: 11b -13


* Ensinam que toda a ação origina uma reação, a chamada “lei da ação - reação”. Através da projeção, usando o suposto poder dos pensamentos,  podemos criar a nossa realidade. Afirmam que fazendo afirmações positivas em repetições constantes (mantras), iremos atrair e manifestar tudo o que queremos em nós próprios. (Sei o que é melhor para mim)

Mas a Bíblia diz: 

“Mas tu, quando orares, entra no teu aposento e, fechando a tua porta, ora a teu Pai que está em secreto; e teu Pai, que vê em secreto, te recompensará publicamente. E, orando, não useis de vãs repetições, como os gentios, que pensam que por muito falarem serão ouvidos. Não vos assemelheis, pois, a eles; porque vosso Pai sabe o que vos é necessário, antes de vós lho pedirdes.” Mateus 6: 6-8


* Da mesma forma, afirmam que que as orações que são respondidas, são o mero resultado do nosso próprio esforço. A nossa vibração alinhada com a frequência das respostas resultará em concretização. Com isto, retiram todo o poder, controlo e honra devida a Deus e colocam-no no próprio homem. Ensinam que afirmar “eu sou…” tudo o que for positivo, é comandar a realidade da nossa vida. (Sou eu quem faz acontecer o que desejo.)

Mas a Bíblia diz: 

“O SENHOR fez todas as coisas para atender aos seus próprios desígnios, até o ímpio para o dia do mal. Abominação é ao SENHOR todo o altivo de coração; não ficará impune mesmo de mãos postas. Há um caminho que parece direito ao homem, mas o seu fim são os caminhos da morte.” Provérbios 16: 4-5/25


* Ensinam que não precisamos buscar a Deus, pois ele é parte de nós. Dizem que somos compostos por duas partes, como o símbolo oriental “yin yang”, uma parte é o nosso “ser verdadeiro” e totalmente “divino” e que atrai o bem (pois somos um deus), e outra parte é o nosso “falso ser”, que é físico e atrai o mal (o nosso corpo humano). Ensinam que também devemos rodear-nos apenas daqueles que concordam connosco no que acreditamos e afastar-nos totalmente dos que não concordam connosco porque são nocivos, “atraem” maus sentimentos fazendo o nosso “falso ser” sobressair. (Eu decido o que é o bem e o mal para mim)

Mas a Bíblia diz: 

Ninguém pode servir a dois senhores; porque ou há de odiar um e amar o outro, ou se dedicará a um e desprezará o outro. Não podeis servir a Deus e a Mamom.” Mateus 6: 24


A nossa intuição é a voz de Deus, (“deus” está em nós, a minha mente é divina)


* Ensinam que a “força universal da vida” está sempre em nós. (Eu posso criar ou trazer à existência tudo o que desejar.)

Mas a Bíblia diz: 

O SENHOR é o que tira a vida e a dá; faz descer à sepultura e faz tornar a subir dela. O SENHOR empobrece e enriquece; abaixa e também exalta.” 1 Samuel 2: 6-7


* Ensinam que Deus não é “externo”, mas interno a cada um. Não vive apenas em nós, como somos nós também um “pequeno deus”. (Eu sou divino.)

Mas a Bíblia diz: 

Não há santo como o SENHOR; porque não há outro fora de ti; e rocha nenhuma há como o nosso Deus. Não multipliqueis palavras de altivez, nem saiam coisas arrogantes da vossa boca; porque o SENHOR é o Deus de conhecimento, e por ele são as obras pesadas na balança.” “Os pés dos seus santos guardará, porém os ímpios ficarão mudos nas trevas; porque o homem não prevalecerá pela força. 1 Samuel 2: 2-3/9


Todos podemos atingir a “consciência de “cristo” (podemos ser elevados a deus “como Jesus foi”)


* Afirmam que Jesus foi quase perfeito mas falhou quando foi egocêntrico pois afirmou ser “O único Caminho”. Ensinam que o derradeiro alvo é ser-se tolerante e “vencer o nosso ego”. (Eu melhoro-me a mim mesmo.)

Mas a Bíblia diz: 

“Os passos do homem são dirigidos pelo SENHOR; como, pois, entenderá o homem o seu caminho? Laço é para o homem apropriar-se do que é santo, e só refletir depois de feitos os votos.” Provérbios 20: 24-25


* Ensinam que a verdade é aquilo com que concordamos e que aceitamos como verdade. Desse modo, tudo o que concorda connosco é do bem, e tudo o que nos contradiz é do mal. (Eu sou perfeito no meu julgamento.)

Mas a Bíblia diz: 

“Pois, quem sabe o que é bom nesta vida para o homem, por todos os dias da sua vida de vaidade, os quais gasta como sombra? Quem declarará ao homem o que será depois dele debaixo do sol?” Eclesiastes 6: 12


* Afirmam ser “cristãos”, mas são cada vez mais progressistas e afirmam que há salvação em todas as religiões, desde que sejamos sinceros de coração. Logo, segundo eles, há milhões de caminhos para aquilo que a Bíblia chama de “Deus”. (Cada um é o seu próprio deus.)

Mas a Bíblia diz: 

Todos os caminhos do homem são puros aos seus olhos, mas o SENHOR pesa o espírito. 3. Confia ao SENHOR as tuas obras, e teus pensamentos serão estabelecidos.” Provérbios 16: 2-3


Uso de leis da física e leis matemáticas (pensamentos atraentes, aparentemente científicos)


* Intelectualmente parecem mais alinhados com os tempos modernos e com a ciência. Questionam a literalidade da Palavra deDeus. (A Bíblia é um livro ultrapasssado e meramente simbólico.)

Mas a Bíblia diz: 

“Porque a palavra de Deus é viva e eficaz, e mais penetrante do que espada alguma de dois gumes, e penetra até à divisão da alma e do espírito, e das juntas e medulas, e é apta para discernir os pensamentos e intenções do coração.” Hebreus 4: 12



Conclusão 


Seguir estes ensinamentos adormece e afasta os cristãos de Deus, levando os bodes incircuncisos, meros aderentes, a continuarem a reger a sua vida como antes de congregarem numa igreja, vivendo em função do que ambicionam ter, da posição que anseiam obter, e do destaque e poder que desejam conseguir.


Estas são as consequências:

- Acreditam que somos nós que controlamos a nossa própria vida e o rumo dela.

- Como os fariseus, pensam ser boas pessoas, fazedores de boas obras e que, como tal, aos seus olhos não precisam de um Salvador. 

- Tornam-se “o caminho, a verdade e a vida” deles próprios.

- A prosperidade que parecem atrair e desfrutar é apenas uma ilusão, pois são impelidos a acreditar e a viver demonstrando o que não são, mostrando o que não têm e parecendo realizados e felizes.

- Confiam no pragmatismo, pois se algo parece funcionar com eles, então deverá ser bom…

- Não aceitam a dor da perda ou as dificuldades da vida, desse modo não aceitam Deus como seu Senhor, por permitir que aconteçam. Como tal, preferem acreditar numa deturpação da Bíblia que lhes dê uma falsa sensação de controlo sobre a sua vida.



Para o verdadeiro cristão


O maior prazer é escolher O caminho estreito e descansar n’Ele, no nosso grandioso Salvador e Redentor Jesus Cristo. A maior segurança na nossa vida é ter Deus connosco e dar-lh’E o controlo absoluto da nossa vida, para que Ele nos guie a cada dia, perdoe as nossas faltas, sofra connosco as dificuldades, livre-nos dos perigos e da adversidade, cure as nossas maleitas e salve-nos da perdição eterna que nos estava guardada.

“Porque ainda que a figueira não floresça, nem haja fruto na vide; ainda que decepcione o produto da oliveira, e os campos não produzam mantimento; ainda que as ovelhas da malhada sejam arrebatadas, e nos currais não haja gado; Todavia eu me alegrarei no SENHOR; exultarei no Deus da minha salvação. O SENHOR Deus é a minha força, e fará os meus pés como os das cervas, e me fará andar sobre as minhas alturas.”

Habacuque 3: 17-19


Deus vos abençoe.

0 comentários:

Enviar um comentário

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...