.
.

segunda-feira, 30 de março de 2020

Amamos Deus ou uma religião?


"E, tendo dito isso, clamou em alta voz: Lázaro, vem para fora! Saiu o que estivera morto, ligados os pés e as mãos com faixas, e o seu rosto envolto num lenço. Disse-lhes Jesus: Desligai-o e deixai-o ir. Muitos, pois, dentre os judeus que tinham vindo visitar Maria, e que tinham visto o que Jesus fizera, creram nele. Mas alguns deles foram ter com os fariseus e disseram-lhes o que Jesus tinha feito. 
Então os principais sacerdotes e os fariseus reuniram o sinédrio e diziam: Que faremos? porquanto este homem vem operando muitos sinais. Se o deixarmos assim, todos crerão nele, e virão os romanos, e nos tirarão tanto o nosso lugar como a nossa nação."


"Desde aquele dia, pois, tomavam conselho para o matarem. De sorte que Jesus já não andava manifestamente entre os judeus, mas retirou-se dali para a região vizinha ao deserto, a uma cidade chamada Efraim; e ali demorou com os seus discípulos."
"Ora, os principais sacerdotes e os fariseus tinham dado ordem que, se alguém soubesse onde ele estava, o denunciasse, para que o prendessem."
João 11:43-48/53-54/57


"Veio, pois, Jesus seis dias antes da páscoa, a Betânia, onde estava Lázaro, a quem ele ressuscitara dentre os mortos. Deram-lhe ali uma ceia; Marta servia, e Lázaro era um dos que estavam à mesa com ele. Então Maria, tomando uma libra de bálsamo de nardo puro, de grande preço, ungiu os pés de Jesus, e os enxugou com os seus cabelos; e encheu-se a casa do cheiro do bálsamo." 
"E grande número dos judeus chegou a saber que ele estava ali: e afluiram, não só por causa de Jesus mas também para verem a Lázaro, a quem ele ressuscitara dentre os mortos. Mas os principais sacerdotes deliberaram matar também a Lázaro; porque muitos, por causa dele, deixavam os judeus e criam em Jesus. No dia seguinte, as grandes multidões que tinham vindo à festa, ouvindo dizer que Jesus vinha a Jerusalém, tomaram ramos de palmeiras, e saíram-lhe ao encontro, e clamavam: Hosana! Bendito o que vem em nome do Senhor! Bendito o rei de Israel! E achou Jesus um jumentinho e montou nele, conforme está escrito: Não temas, ó filha de Sião; eis que vem teu Rei, montado sobre o filho de uma jumenta. Os seus discípulos, porém, a princípio não entenderam isto; mas quando Jesus foi glorificado, então eles se lembraram de que estas coisas estavam escritas a respeito dele, e de que assim lhe fizeram. Dava-lhe, pois, testemunho a multidão que estava com ele quando chamara a Lázaro da sepultura e o ressuscitara dentre os mortos; e foi por isso que a multidão lhe saiu ao encontro, por ter ouvido que ele fizera este sinal. De sorte que os fariseus disseram entre si: Vedes que nada aproveitais? eis que o mundo inteiro vai após ele." 
João 12:1-3/9-19



Existe uma grande diferença em ir a uma igreja, ser membro de uma denominação, ser crente de culto... e em ser um verdadeiro cristão, filho de Deus.

No momento em que Jesus começou o seu ministério, logo os milagres foram acontecendo e as vidas dos que ouviam as Suas palavras eram tocados pelo seu amor e eram transformadas.

Desde que Jesus se fez notar, os religiosos tentaram derrubá-lo em frente às multidões que O seguiam, com seus truques de engano. Usando a Palavra de Deus, tentavam com ciladas, envergonhá-l'O publicamente. Mas nunca conseguiram.

Foi a partir do momento em que Jesus, diante de todos os que lá se encontravam, ressuscitou o seu bom amigo Lázaro, já morto de dias, ligado e fechado numa tumba, que o ódio dos principais sacerdotes e fariseus, dos religiosos hipócritas, aumentou incrivelmente.
Agora eles procuravam apenas uma boa ocasião para matá-l'O.



Nós perguntamo-nos, como pode ser? Como pode que aqueles que guardavam a Lei, que a estudavam e a ensinavam, os doutores do conhecimento das Escrituras estarem absolutamente cegos pelo desejo de "...manter o seu lugar..." de poder e influência sobre o povo?



Na igreja, muitos dos crentes têm um coração de fariseu. 

- Procuram estar sempre em destaque, adoram o protagonismo e vivem badalando os líderes e pastores para que não lhes tirem o seu lugar, o seu pedestal erigido por eles mesmos.
- Não têm verdadeiramente amor algum pelos outros.
- Não repartem a sua fazenda com os necessitados.
- São amantes de si mesmos e o seu deus é o seu próprio ventre, afirmando serem "merecedores"!



Quando Deus levanta alguém para despertar a Sua igreja, logo estes fariseus vêem o seu lugar ameaçado e, assim como fizeram com Jesus, lançam falsos testemunhos para tentar destruir a reputação.
Se Deus continua a usá-los e grandes coisas acontecem, desesperadamente tentam aniquilá-los definitivamente.

Mas Deus vela pelos seus filhos e protege-os de todo o mal. Nada os tocará enquanto debaixo da proteção do Senhor Jesus.

Será o próprio Senhor a humilhar aqueles que a si próprios se exaltam:"...qualquer que a si mesmo se exalta será humilhado, e qualquer que a si mesmo se humilha será exaltado."



O orgulho faz-nos sentir superiores aos demais.

- Quando nos tornamos religiosos, cumprimos todos os "preceitos" da religião evangélica, achamo-nos mais importantes para Deus que os outros. Pensamos ter benefícios especiais e merecer ser colocado em lugar de destaque diante de todos.


"O fariseu, estando em pé, orava consigo desta maneira: Ó Deus, graças te dou porque não sou como os demais homens, roubadores, injustos e adúlterosnem ainda como este publicano. Jejuo duas vezes na semana, e dou os dízimos de tudo quanto possuo. O publicano, porém, estando em pé, de longe, nem ainda queria levantar os olhos ao céu, mas batia no peito, dizendo: Ó Deus, tem misericórdia de mim, pecador!"
"Digo-vos que este desceu justificado para sua casa, e não aquele; porque qualquer que a si mesmo se exalta será humilhado, e qualquer que a si mesmo se humilha será exaltado."

Lucas 18:11-14



Em Deus apenas podemos confiar totalmente, pois é Ele quem cuida de nós. Apenas Deus consegue ver os corações e as verdadeiras intenções dos homens.

- Não coloquemos a nossa confiança em homens, sejam eles "doutores da Lei", auto-proclamados "profetas", "apóstolos" ou em qualquer outro tipo de pastor. Os falsos mestres são aparentemente mais ousados e espirituais que os outros.
  Seja Deus a nos revelar as intenções dos que nos querem liderar e dos que nos rodeiam.

- Não confiemos em títulos, em riquezas ou em posições. Muitos são os "pastores" que ambicionam as riquezas e o poder. Mas nada neste mundo é permanente, nem nada é garantido.
  É Deus quem tem a nossa vida em Suas mãos. É Ele quem nos guarda.



"Assim diz o Senhor: Maldito o homem que confia no homem, e faz da carne o seu braço, e aparta o seu coração do Senhor! Porque será como a tamargueira no deserto, e não verá quando vem o bem; antes morará nos lugares secos do deserto, na terra salgada e inabitável. Bendito o homem que confia no Senhor, e cuja confiança é o Senhor. Porque será como a árvore plantada junto às águas, que estende as suas raízes para o ribeiro, e não receia quando vem o calor, mas a sua folha fica verde; e no ano de sequidão não se afadiga, nem deixa de dar fruto. Enganoso é o coração, mais do que todas as coisas, e perverso; quem o conhecerá? Eu, o Senhor, esquadrinho o coração e provo os rins; e isto para dar a cada um segundo os seus caminhos e segundo o fruto das suas ações."
Jeremias 17:5-10



Quando a igreja está cega e não tem o amor de Deus em si: "Quantas pessoas há por aí que nós olhamos e dizemos: É um miserável..., mas Deus diz: É um projecto de vida!!"

Para (re)ver e ouvir com atenção.






Deus vos abençoe.

0 comentários:

Enviar um comentário

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...