.
.

sábado, 6 de julho de 2019

Cuidado com "super-homens" no púlpito

"Resta, irmãos meus, que vos regozijeis no Senhor. Não me aborreço de escrever-vos as mesmas coisas, e é segurança para vós.
Guardai-vos dos cães, guardai-vos dos maus obreiros, guardai-vos da circuncisão;
Porque a circuncisão somos nós, que servimos a Deus em espírito, e nos gloriamos em Jesus Cristo, e não confiamos na carne."

Filipenses 3:1-3



Quando foi a última vez que uma pregação rasgou o nosso coração?
Qual foi a última vez que de um púlpito, um servo cheio de unção proferiu palavras de ousadia, no poder de Deus, que nos fizeram arder por dentro, em convicção da presença de Deus, pelo mover do Espírito Santo em nós?

Cada vez mais levantam-se mestres que se exaltam acima dos "demais" cristãos. Enquanto a igreja tradicional está dando ouvidos aos movimentos humanistas e seguindo os seus exemplos, a neo-pentecostal está gerando "super-santos" que constantemente se afirmam preferidos e mais ungidos que todos nós.
Toda a igreja anda criando e seguindo "super-heróis".

Felizmente, pelo mundo inteiro, Deus ainda tem muitos filhos, obreiros valorosos, humildes, santos, cheios de temor e quebrantados pelo nosso bom Senhor. Quão bom é, ao abrirmos as Escrituras Sagradas, sentir o mover do Espírito Santo e ser abençoado com uma mensagem do coração de Deus para nós, com ensino, exortação, consolo e de ânimo!


Mas o que se passa com a maior parte dos pregadores dos movimentos evangélicos e pentecostais "tradicionais" e dos modernos inter-denominacionais ou não-denominacionais?
A oração e o estudo da Palavra de Deus está sendo substituída por palestras motivacionais.
A mensagem do coração de Deus que vem de acordo às nossas necessidades é cada vez mais rara, foi substituída pela partilha das suas opiniões pessoais e das dos seus gurus espirituais.
O único objectivo da pregação não é alimentar o povo pela Palavra, mas levantar a moral dos ouvintes, dando-lhes a falsa segurança de que tudo está bem com as suas vidas e que Deus abençoará tudo o que eles decidirem fazer.


Quando os apóstolos pregavam, não precisavam usar artimanhas ou técnicas de manipulação mental ou qualquer tipo de show para convencer as pessoas, pois o Espírito Santo movia-se e as multidões eram convictas do pecado e levadas ao arrependimento.
Acontecia o mesmo através de pregadores hoje chamados de conservadores e ultra-tradicionais de há séculos atrás, como por exemplo Charles Spurgeon, pois causavam o temor e a contrição a Deus no povo que os ouvia pregar.

Paulo era usado pelo Espírito Santo com muitos sinais e maravilhas e o seu conhecimento das Escrituras aliado ao poder do Espírito Santo para as discernir, tornaram-o o apóstolo dos gentios.
Mas Spurgeon, pregando numa época onde os sinais (milagres e maravilhas) não faziam parte do culto e, ainda assim, na sua entrega e dedicação a Deus e à Sua Palavra, era usado com poder e unção, de uma forma tal que todos os que o ouviam eram tomados de grande convicção e quebrantamento perante O Senhor!

Questionava-me, perante Deus, acerca da razão pela qual nos dias actuais, pregadores de movimentos tradicionais, mesmo alguns cessacionistas que, não acreditando que Deus faz ainda milagres e maravilhas visíveis no meio do Seu povo como quando Jesus e os Seus apóstolos andaram pelo mundo, são mais fiéis às Sagradas Escrituras e mais inspirados pelo Espírito Santo de Deus quando pregam, que muitos dos pastores de movimentos evangélicos, aos quais chamamos de pentecostais?

Ainda que saibamos que o plano de Deus para a humanidade não é primeiramente curar todas aqueles que se cheguem a Ele, mas sim salvar a todos os que, em humildade reconhecem o seu pecado e clamando por perdão, passam a seguir e a obedecer a Jesus Cristo, acredito que o tempo virá em que Deus se manifestará também entre eles com sinais e maravilhas entre estes nossos irmãos, pois também pertencem à igreja de Cristo e são preciosos membros do corpo da igreja.

Sei que é mais preocupante quando movimentos pregam e "vendem" supostos milagres, em vez de proclamarem a salvação pela maravilhosa e definitiva obra redentora realizada por Jesus no Calvário, em nosso lugar, o verdadeiro e derradeiro milagre.
É preocupante pois, os milagres e as manifestações são colocados em ênfase, colocados num lugar mais elevado, assim como também a riqueza e prosperidade material, a saúde e todo o bem estar físico em geral, em detrimento do que realmente importa e é verdadeiramente fundamental a nós - a Salvação da nossa alma!


"Saudai-vos uns aos outros com ósculo santo. Todas as igrejas de Cristo vos saúdam. Rogo-vos, irmãos, que noteis os que promovem dissensões e escândalos contra a doutrina que aprendestes; desviai-vos deles. Porque os tais não servem a Cristo nosso Senhor, mas ao seu ventre; e com palavras suaves e lisonjas enganam os corações dos inocentes. Pois a vossa obediência é conhecida de todos. Comprazo-me, portanto, em vós; e quero que sejais sábios para o bem, mas simples para o mal. E o Deus de paz em breve esmagará a Satanás debaixo dos vossos pés. A graça de nosso Senhor Jesus Cristo seja convosco. [A graça de nosso Senhor Jesus Cristo seja com todos vós. Amém.] Ora, àquele que é poderoso para vos confirmar, segundo o meu evangelho e a pregação de Jesus Cristo, conforme a revelação do mistério guardado em silêncio desde os tempos eternos, mas agora manifesto e, por meio das Escrituras proféticas, segundo o mandamento do Deus, eterno, dado a conhecer a todas as nações para obediência da fé; ao único Deus sábio seja dada glória por Jesus Cristo para todo o sempre. Amém." 
Romanos 16:16-27 

Assim como o diabo tentou Eva, com muita habilidade oratória, partindo sempre de uma base verdadeira para a enganar... ainda hoje assim acontece.
O diabo tentou o nosso Senhor Jesus Cristo, no deserto, usando a própria Palavra de Deus (da qual ele, depois do próprio Deus, é o maior conhecedor). Sendo mentiroso e manipulador, deturpa as Escrituras Sagradas e tenta usar-se delas contra nós, de forma a tentar enganar-nos e roubar a adoração que é devida ao Único e Verdadeiro Deus.

Sabemos que o inimigo não poderá jamais arrebatar-nos da mão de Deus, mas somos nós mesmos quem podemos virar costas a Deus e perder a nossa Salvação se, amando o que é do mundo, dermos ouvidos ao "doce" falar da antiga serpente, o dragão astuto - o diabo.


Dos púlpitos da Assembleia de Deus de Portugal, minha igreja natal, ouvi pregadores que arrogantemente falaram que podemos tornar-mo-nos iguais a Deus! Na sua presunção afirmam que, após terem sido feitos filhos de Deus, cresceram em maturidade espiritual, e alcançaram o estado "adulto" ou "pleno", sendo agora já confiáveis aos olhos de Deus...  Agora, Deus já lhes confia a "chave do carro" das suas próprias vidas, colocando nas suas mãos de homem o poder de controlar a acção divina sobre o seu próprio ser e sobre os que estão ao seu redor. 

Mas o Verdadeiro Deus é Único e d'Ele apenas é Toda a Glória, para sempre e sempre.  Eternamente é O Grande Soberano Senhor que reina sobre tudo e todos. É Deus quem decide e quem tem em Suas mãos o controlo das nossas vidas e de toda a criação.


Colocar-nos no controlo das decisões divinas nunca foi o Seu propósito quando na eternidade, sabendo tudo o que aconteceria desde o início do tempo, decidiu resgatar-nos. Ter controlo e poder sobre os outros, também nunca será o nosso desejo, mas apenas obedecer a Deus, seguindo o exemplo do nosso Senhor Jesus, Aquele que morreu, verteu o Seu sangue na cruz em nosso lugar, venceu a morte, ressuscitou e está agora assentado à direita do Pai!

Nós que fomos verdadeiramente feitos Seus filhos, estamos salvos pela Graça de um Deus Forte, Justo, tremendo em Poder e ao mesmo tempo, cheio de Amor e de misericórdia para conosco, a Sua própria criatura.

É bom poder descansar em Deus, pois é Ele Quem está no controlo da vida daqueles que O amam!!
É bom seguir os mandamentos do Senhor, pois o Seu jugo é suave e o Seu cajado nos consola!
É bom amar a Sua lei, segui-la e desejar ser cada vez mais como Jesus, pois Ele, ainda que sendo totalmente Deus, também foi perfeitamente homem. E, como homem, foi e é o nosso exemplo em tudo: sendo servo serviu ao Pai e ao próximo, sendo amor suportou os que O magoavam, sendo intercessor mesmo na cruz clamou a Deus pelo povo, sendo misericórdia curava e restabelecia todos os que criam n'Ele como Senhor e Messias, sendo verdade ensinava nas sinagogas e nas casas de muitos a mensagem da salvação, sendo manso sempre obedeceu ao Pai e à Sua vontade, sendo zeloso pela casa de Deus expulsou os vendilhões do templo, sendo a ressurreição e a vida venceu a morte e abriu-nos o caminho para o Céu...


"E ele percorreu toda a circunvizinhança do Jordão, pregando o batismo de arrependimento para remissão de pecados; Produzi, pois, frutos dignos de arrependimento; e não comeceis a dizer em vós mesmos: Temos por pai a Abrão; porque eu vos digo que até destas pedras Deus pode suscitar filhos a Abrão. Também já está posto o machado à raiz das árvores; toda árvore, pois, que não produz bom fruto, é cortada e lançada no fogo. Ao que lhe perguntavam as multidões: Que faremos, pois? Respondia-lhes então: Aquele que tem duas túnicas, reparta com o que não tem nenhuma, e aquele que tem alimentos, faça o mesmo. Chegaram também uns publicanos para serem batizados, e perguntaram-lhe: Mestre, que havemos nós de fazer? Respondeu-lhes ele: Não cobreis além daquilo que vos foi prescrito. Interrogaram-no também uns soldados: E nós, que faremos? Disse-lhes: A ninguém queirais extorquir coisa alguma; nem deis denúncia falsa; e contentai-vos com o vosso soldo." 
Lucas 3:3/8-14 

"...e disse-lhes: Assim está escrito que o Cristo padecesse, e ao terceiro dia ressurgisse dentre os mortos; e que em seu nome se pregasse o arrependimento para remissão dos pecados, a todas as nações, começando por Jerusalém. Vós sois testemunhas destas coisas. E eis que sobre vós envio a promessa de meu Pai; ficai porém, na cidade, até que do alto sejais revestidos de poder. Então os levou fora, até Betânia; e levantando as mãos, os abençoou. E aconteceu que, enquanto os abençoava, apartou-se deles; e foi elevado ao céu. E, depois de o adorarem, voltaram com grande júbilo para Jerusalém; e estavam continuamente no templo, bendizendo a Deus." 
Lucas 24:46-52 

"O Deus de nossos pais ressuscitou a Jesus, ao qual vós matastes, suspendendo-o no madeiro; sim, Deus, com a sua destra, o elevou a Príncipe e Salvador, para dar a Israel o arrependimento e remissão de pecados. E nós somos testemunhas destas coisas, e bem assim o Espírito Santo, que Deus deu àqueles que lhe obedecem." 
Atos 5:30-32 

"Portanto, se Deus lhes deu o mesmo dom que dera também a nós, ao crermos no Senhor Jesus Cristo, quem era eu, para que pudesse resistir a Deus? 18. Ouvindo eles estas coisas, apaziguaram-se e glorificaram a Deus, dizendo: Assim, pois, Deus concedeu também aos gentios o arrependimento para a vida." 
Atos 11:17 

"Porquanto, ainda que vos contristei com a minha carta, não me arrependo; embora antes me tivesse arrependido (pois vejo que aquela carta vos contristou, ainda que por pouco tempo), agora folgo, não porque fostes contristados, mas porque o fostes para o arrependimento; pois segundo Deus fostes contristados, para que por nós não sofrêsseis dano em coisa alguma. Porque a tristeza segundo Deus opera arrependimento para a salvação, o qual não traz pesar; mas a tristeza do mundo opera a morte. Pois vêde quanto cuidado não produziu em vós isto mesmo, o serdes contristados segundo Deus! sim, que defesa própria, que indignação, que temor, que saudades, que zelo, que vingança! Em tudo provastes estar inocentes nesse negócio." 
2 Coríntios 7:8-11 


Não nos podemos esquecer que no tempo de Jesus e no início da igreja, a Bíblia ainda não estava completa como nos nossos dias, apenas existindo o Antigo Testamento, do qual faz parte a Lei, os livros de poesia, os dos profetas e os históricos. Assim sendo, sempre que Jesus fazia menção da Palavra, Ele referia-se a esses mesmos livros, agora chamados de Antigo ou Velho Testamento. Ele mesmo disse que não veio para abolir a Lei, mas para a cumprir.

"Assim resplandeça a vossa luz diante dos homens, para que vejam as vossas boas obras, e glorifiquem a vosso Pai, que está nos céus. Não penseis que vim destruir a lei ou os profetas; não vim destruir, mas cumprir. Porque em verdade vos digo que, até que o céu e a terra passem, de modo nenhum passará da lei um só jota ou um só til, até que tudo seja cumprido." 
Mateus 5:16-18 

"Então veio Jesus da Galiléia ter com João, junto do Jordão, para ser batizado por ele. 14. Mas João o impedia, dizendo: Eu é que preciso ser batizado por ti, e tu vens a mim? 15. Jesus, porém, lhe respondeu: Consente agora; porque assim nos convém cumprir toda a justiça. Então ele consentiu." 
Mateus 3:13-15 

"Tomando Jesus consigo os doze, disse-lhes: Eis que subimos a Jerusalém e se cumprirá no filho do homem tudo o que pelos profetas foi escrito;" 
Lucas 18:31 





Atentemos as seguintes frases questionáveis, ouvidas do púlpito da Assembleia de Deus em Portugal:


- "Santidade não é chupar limão azedo com sal. É expressar a nossa alegria!"

Nós salvos somos livres de desfrutar da alegria de viver, do prazer de estar na presença do Senhor e de nos deslumbrarmos pela beleza da criação de Deus. Nós temos a felicidade de sorrir alegres no meio da tristeza, de sentir paz no meio da tribulação, de nutrir amor pelos que nos oprimem, de sentir o amor do pai quando todos nos odeiam... Mas sabemos que, para seguir Jesus, precisamos ser filhos obedientes, cumprindo os Seus mandamentos, andando em santidade, não nos conformando com o pecado mas, separando-nos de toda a concupiscência do mundo, sendo sóbrios no nosso viver, esperando inteiramente na Graça, caminhando sempre em temor a Deus, todos os dias da nossa vida, até que cheguemos ao Céu.  
Entristece-me quando desprezamos a igreja dos tempos antigos, das eras em que a moral, a decência e o temor a Deus era normal entre até mesmo os descrentes. 
A santidade não é fazer cara sérias, mas é levar muito a sério o pecado e ter um profundo temor e quebrantamento perante Deus!

"Portanto, cingindo os lombos do vosso entendimento, sede sóbrios, e esperai inteiramente na graça que se vos ofereceu na revelação de Jesus Cristo; Como filhos obedientes, não vos conformando com as concupiscências que antes havia em vossa ignorância; Mas, como é santo aquele que vos chamou, sede vós também santos em toda a vossa maneira de viver; Porquanto está escrito: Sede santos, porque eu sou santo. E, se invocais por Pai aquele que, sem acepção de pessoas, julga segundo a obra de cada um, andai em temor, durante o tempo da vossa peregrinação, Sabendo que não foi com coisas corruptíveis, como prata ou ouro, que fostes resgatados da vossa vã maneira de viver que por tradição recebestes dos vossos pais, Mas com o precioso sangue de Cristo, como de um cordeiro imaculado e incontaminado," 
1 Pedro 1:14-19 



- "Esqueçam a Tora, já não precisam dela. Se estiverem dois ou três reunidos em meu nome eu estarei entre eles (esta foi uma ideia que Jesus foi buscar à antiga crença dos judeus de que, ao lerem a tora juntos, Deus estava realmente entre eles)." 

Ainda que a igreja tenha apenas começado após a morte e ressurreição de Jesus, como já acima mencionado, o Antigo Testamento já fazia menção da futura libertação da escravidão do pecado. 

"Estabelecerei minha habitação no meio de vós e não vos rejeitarei jamais. Estarei no meio de vós, serei o vosso Deus e vós sereis o meu povo. Pois Eu Sou o Senhor vosso Deus, que vos fiz sair livres da terra do Egipto para que não mais os servissem como escravos. Eu os livrei da escravidão e os fiz andar de cabeça erguida." 
Levítico 26:11-13 

"E que acordo pode existir entre o templo de Deus e os ídolos? Porquanto somos santuário do Deus vivo. Como declarou o próprio Senhor: “Habitarei neles e entre eles caminharei; serei o seu Deus, e eles serão meu povo!”
2 Coríntios 6:16



- "A salvação é uma dívida de Deus, que nós (não) poderemos jamais pagar senão servindo com alegria e motivação." 

Deus não nos deve nada, mas por amor e misericórdia sem igual, enviou o Seu próprio filho a morrer em nosso lugar. Deste modo, o pecado – que era contra nós – foi cravado na cruz. Esse relato é simbolizado por uma nota promissória que Jesus pagou, de modo que não mais estamos em débito para com Deus e Sua santa Lei. E, assim, aceitando a salvação por meio de Jesus, não estamos mais destinados à morte eterna – demanda legal para todo o pecador (Romanos 6:23).

"Havendo riscado a cédula que era contra nós nas suas ordenanças, a qual de alguma maneira nos era contrária, e a tirou do meio de nós, cravando-a na cruz."Colossenses 2:14


- "Nós ouvimos a Deus, não por medo do castigo, mas pelo prazer que temos descoberto de um viver tão bom que temos no Senhor." 

Obedecemos por amor a Deus, por gratidão pelo Seu grande amor e sua Salvação. Mas não obedecemos pelas bençãos que Ele nos dá, mas pela oportunidade de sermos chamado filhos de Deus e de, um dia, estarmos com Cristo na Glória.

 
- "Quem tem a certeza que tu és cordeiro de Deus em Cristo Jesus? Quem é que tem a certeza que foi chamado a correr a carreira pelo evangelho?"

O Cordeiro de Deus é um título unicamente dado a Jesus, já que nós, os salvos, somos comparados às ovelhas e os rebeldes aos bodes: 

“No dia seguinte, viu João (Baptista) a Jesus, que vinha para ele, e disse: Eis o Cordeiro de Deus, que tira o pecado do mundo!” 
João 1:29


Cordeiro de Deus é uma designação que Jesus recebeu pois foi o Cordeiro dado pelo próprio Deus, perfeito, vindo para substituir definitivamente os pecadores que estavam destinados à condenação. No Antigo Testamento, todos os anos os homens tinham de levar o seu cordeiro ao sacerdote, sendo um sacrifício repetitivo e imperfeito. Jesus porém, foi o perfeito e suficiente sacrifício por nós.

“Por isso, quem crê no Filho tem a vida eterna; o que, todavia, se mantém rebelde contra o Filho não verá a vida, mas sobre ele permanece a ira de Deus.”
João 3:36 

"E a glória do Senhor se manifestará, e toda a carne juntamente a verá, pois a boca do Senhor o disse." 
Isaías 40:5

"Tendo iluminados os olhos do vosso entendimento, para que saibais qual seja a esperança da sua vocação, e quais as riquezas da glória da sua herança nos santos;" 
Efésios 1:18 


"Assim, pois, a palavra do Senhor lhes será mandamento sobre mandamento, mandamento sobre mandamento, regra sobre regra, regra sobre regra, um pouco aqui, um pouco ali; para que vão, e caiam para trás, e se quebrantem e se enlacem, e sejam presos.
Ouvi, pois, a palavra do Senhor, homens escarnecedores, que dominais este povo que está em Jerusalém.
Porquanto dizeis: Fizemos aliança com a morte, e com o inferno fizemos acordo; quando passar o dilúvio do açoite, não chegará a nós, porque pusemos a mentira por nosso refúgio, e debaixo da falsidade nos escondemos.
Portanto assim diz o Senhor DEUS: Eis que eu assentei em Sião uma pedra, uma pedra já provada, pedra preciosa de esquina, que está bem firme e fundada; aquele que crer não se apresse.
E regrarei o juízo pela linha, e a justiça pelo prumo, e a saraiva varrerá o refúgio da mentira, e as águas cobrirão o esconderijo.
E a vossa aliança com a morte se anulará; e o vosso acordo com o inferno não subsistirá; e, quando o dilúvio do açoite passar, então sereis por ele pisados.
Desde que comece a passar, vos arrebatará, porque manhã após manhã passará, de dia e de noite; e será que somente o ouvir tal notícia causará grande turbação.
Porque a cama será tão curta que ninguém se poderá estender nela; e o cobertor tão estreito que ninguém se poderá cobrir com ele.
Porque o Senhor se levantará como no monte Perazim, e se irará, como no vale de Gibeão, para fazer a sua obra, a sua estranha obra, e para executar o seu ato, o seu estranho ato.
Agora, pois, não mais escarneçais, para que vossos grilhões não se façam mais fortes; porque já ao Senhor DEUS dos Exércitos ouvi falar de uma destruição, e essa já está determinada sobre toda a terra."

Isaías 28:13-22 


Neste vídeo, o pastor fala sobre os satanistas que são líderes de movimentos, pregam dos púlpitos das igrejas, ensinam os jovens cristãos e que escrevem livros "evangélicos" que ensinando a fazer a igreja "crescer".

E esta é a pura das verdades. Sei porque vivi com a minha família e com alguns poucos fiéis, a perseguição dentro da igreja, após Deus nos revelar os estavam em liderança naquele lugar e eram filhos do diabo.






Arrependam-se os que amam mais a este mundo que a Deus, os que se venderam ao diabo pelas riquezas e poder, pois Deus é misericordioso e compassivo, perdoa os que se arrependem.


"E rasgai o vosso coração, e não as vossas vestes, e convertei-vos ao Senhor vosso Deus; porque ele é misericordioso, e compassivo, e tardio em irar-se, e grande em benignidade, e se arrepende do mal." 
Joel 2:13 


Deus vos abençoe.

1 comentários:

Lucinalva disse...

Boa tarde, Samuel
Ótima reflexão. Precisamos de pregadores que falem a genuína mensagem de Jesus. Abraços.

Enviar um comentário

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...