.
.

terça-feira, 21 de fevereiro de 2017

Amar Deus por Quem É, não pelo que dá

"Onde estavas tu, quando eu fundava a terra? Faze-mo saber, se tens inteligência. Quem lhe pôs as medidas, se é que o sabes? Ou quem estendeu sobre ela o cordelSobre que estão fundadas as suas bases, ou quem assentou a sua pedra de esquina, Quando as estrelas da alva juntas alegremente cantavam, e todos os filhos de Deus jubilavam? Ou quem encerrou o mar com portas, quando este rompeu e saiu da madre; Quando eu pus as nuvens por sua vestidura, e a escuridão por faixa? Quando eu lhe tracei limites, e lhe pus portas e ferrolhos, E disse: Até aqui virás, e não mais adiante, e aqui se parará o orgulho das tuas ondas? Ou desde os teus dias deste ordem à madrugada, ou mostraste à alva o seu lugar;" 
Jó 38:4-12 



Deus criou todo o universo e tudo o que nele há. Deus fê-lo tão imensamente grande que nos é impossível imaginar o seu tamanho, em toda a sua extensão. No entanto, Deus é infinitamente maior que todo o universo e tudo o que nele Ele formou.
Mas Deus é bem maior que tudo o que Ele criou: o universo, com todas as galáxias, planetas, estrelas, a Terra com os seus animais e plantas, e a nós - o homem. Ele é soberano, está presente, controla e segura todas as coisas, intervindo sobre elas quando bem entender. 


"Quem mediu na concha da sua mão as águas, e tomou a medida dos céus aos palmos, e recolheu numa medida o pó da terra e pesou os montes com peso e os outeiros em balanças? Quem guiou o Espírito do Senhor, ou como seu conselheiro o ensinou? Com quem tomou ele conselho, que lhe desse entendimento, e lhe ensinasse o caminho do juízo, e lhe ensinasse conhecimento, e lhe mostrasse o caminho do entendimento?" 
Isaías 40:12-14 

"Quem numerará as nuvens com sabedoria? Ou os odres dos céus, quem os esvaziará, Quando se funde o pó numa massa, e se apegam os torrões uns aos outros? Porventura caçarás tu presa para a leoa, ou saciarás a fome dos filhos dos leões, Quando se agacham nos covis, e estão à espreita nas covas? Quem prepara aos corvos o seu alimento, quando os seus filhotes gritam a Deus e andam vagueando, por não terem o que comer?" 
Jó 38:37-41 



Deus mantém e sustém tudo quanto existe, mas também permite que a "normalidade" das coisas seja abalada, para que assim possa agir sobre a vida dos crentes e dos descrentes, dos que crêem n'Ele, mas também dos que não O amam.

"E ouvirão a tua voz; e irás, tu com os anciãos de Israel, ao rei do Egito, e dir-lhe-eis: O Senhor Deus dos hebreus nos encontrou. Agora, pois, deixa-nos ir caminho de três dias para o deserto, para que sacrifiquemos ao Senhor nosso Deus. Eu sei, porém, que o rei do Egito não vos deixará ir, nem ainda por uma mão forte. Porque eu estenderei a minha mão, e ferirei ao Egito com todas as minhas maravilhas que farei no meio dele; depois vos deixará ir. E eu darei graça a este povo aos olhos dos egípcios; e acontecerá que, quando sairdes, não saireis vazios..." 
Êxodo 3:18-21 



Conhecendo de antemão que o faraó não deixaria o Seu povo sair para O adorar, aquando do seu cativeiro no Egipto, Deus endureceu o coração do faraó para que assim pudesse mostrar O Seu poder perante todos e O Seu nome fosse conhecido e temido pelas nações.


Sabemos que à Sua ordem:

- A água do rio Nilo, dos canais e reservatórios transforma-se em sangue - os peixes morrem, o rio cheira mal e não podiam beber água dele. Fizeram então covas nas margens do rio para puderem beber.

- Do rio saem rãs que cobrem toda a terra do Egito de forma que nas suas casas, até os fornos e as bacias de amassar o pão, ficam completamente inundados de rãs.

- O pó da terra do Egito transforma-se em piolhos que cobrem tanto as pessoas, como os animais.

- Surgem enxames de moscas que enchem o palácio do rei, as casas dos seus funcionários e o povo egípcio, causando grande estrago por todo o Egipto.

- Os animais dos egípcios adoecem e morrem.

- Tumores que rebentavam em úlceras na pele dos egípcios e seus animais.

- Uma chuva de pedra mata todos os animais e pessoas que não estivessem abrigados em casa.

- De noite, o vento de leste traz quantidades enormes de gafanhotos que consomem toda a vegetação e frutos nas árvores restantes.

- Uma escuridão tão densa que luz alguma se fazia ver, cai durante três dias sobre a terra do Egipto.

- À meia-noite, o anjo do Senhor matou todos os primogénitos dos egípcios e dos seus animais.


Deus castigou muito os egípcios para que O Seu nome fosse exaltado, engrandecido e colocado acima de todos os falsos deuses que estes adoravam. Ele fê-lo também para que respeitassem o povo de Israel, o deixassem ir e o abençoassem com muitas riquezas materiais.


Mas Deus não intervém apenas sobre os ímpios. Ele também permite que o Seu povo seja corrigido e provado para que se arrependam dos seus maus caminhos e se voltem para Ele.

"E te lembrarás de todo o caminho, pelo qual o Senhor teu Deus te guiou no deserto estes quarenta anos, para te humilhar, e te provar, para saber o que estava no teu coração, se guardarias os seus mandamentos, ou não." 
Deuteronómio 8:2 




Deus permite também que o crente fiel seja provado, não para nos castigar, mas para que, através do nosso sofrimento, possamos exercitar a nossa fé, e possamos aprender a confiar e a depender inteiramente de Deus, trazendo honra e glória ao Seu bendito Nome.


O Senhor permitiu que Jó fosse fustigado de imprevisto, pois sabia que era um homem íntegro, reto e temente a Deus, como outro não se achava em toda a Terra.



Ele permitiu esta longa e dolorosa provação repentina, para que:


- Jó ainda O conhecesse melhor e se aproximasse mais ainda d'Ele.

- Mas também, para que a sua esposa e os seus amigos compreendessem verdadeiramente o carácter de Deus.

- E ainda, para provar ao próprio diabo que é possível a Deus encontrar um homem que O ame mais que às riquezas materiais, mais que aos seus filhos, à sua esposa, e mesmo, mais até que à sua própria saúde e vida.


Os amigos de Jó logo foram visitá-lo com o propósito de consolá-lo e realmente ficaram condoídos por ele quando levantando de longe os olhos nem o conseguirem reconhecer, então ergueram a voz e choraram por ele. Ficaram juntos com Jó em silêncio por sete longos dias, mas depois em vez de o consolar, condenaram-no. Jó estava sozinho, até a sua mulher se tinha voltado contra ele. 

Jó disse estar inocente diante de Deus, e os seus amigos julgaram-no erradamente e condenaram-no cruelmente, dizendo-lhe que ele era:


- Tolo - pois não temia ao Senhor
Jó 28:28

- Mau - pois Deus castigava apenas os maus
Jó 27:13-26

- Pecador - pois a doença era consequência do pecado
Jó 34:6-7

- Merecedor - pois o mal que recebera era consequência dos seus actos
Jó 34:11/36:17

- Falso - pois fingia ser justo, mas zombava de Deus
Jó 34:37/36:21

- Ladrão - perdeu tudo porque roubava das viúvas
(Jó 34:25-26/35:15/36:7-9)

- Incompassivo - perdeu os filhos porque desprezava os pobres e os órfãos
(Jó 20:19)

- Orgulhoso - pois não admitia o seu pecado, logo era arrogante
Jó 35:12/36:13



Na teologia legalista dos amigos de Jó, o crente:

- não sofre perdas, - pois Deus protege os seus ungidos
- é próspero financeiramente, - pois Deus abençoa os justos
- não adoece, - pois temos vitória sobre as doenças
- é considerado, - pois tem uma condição social elevada
- tem uma boa vida, - pois vive em festa e felicidade
- tem fartura de tudo, - pois nunca sofre privações
- é exaltado, - pois todos o têm em honra 


Mediante tanto sofrimento Jó questionou Deus a razão pela qual estava passando por tão grande provação, sendo ele íntegro e justo diante d'Ele. Ele chegou mesmo a desejar morrer ou nunca sequer ter nascido...
Mas Deus respondeu a Jó:

Onde estavas tu, quando eu fundava a terra? Faze-mo saber, se tens inteligência. Quem lhe pôs as medidas, se é que o sabes? Ou quem estendeu sobre ela o cordelSobre que estão fundadas as suas bases, ou quem assentou a sua pedra de esquina, Quando as estrelas da alva juntas alegremente cantavam, e todos os filhos de Deus jubilavam? Ou quem encerrou o mar com portas, quando este rompeu e saiu da madre; Quando eu pus as nuvens por sua vestidura, e a escuridão por faixa? Quando eu lhe tracei limites, e lhe pus portas e ferrolhos, E disse: Até aqui virás, e não mais adiante, e aqui se parará o orgulho das tuas ondas? Ou desde os teus dias deste ordem à madrugada, ou mostraste à alva o seu lugar;" 
Jó 38:4-12 


"Então respondeu Jó ao SENHOR, dizendo: Bem sei eu que tudo podes, e que nenhum dos teus propósitos pode ser impedido. Quem é este, que sem conhecimento encobre o conselho? Por isso relatei o que não entendia; coisas que para mim eram inescrutáveis, e que eu não entendia. Escuta-me, pois, e eu falarei; eu te perguntarei, e tu me ensinarás. Com o ouvir dos meus ouvidos ouvi, mas agora te vêem os meus olhos. Por isso me abomino e me arrependo no pó e na cinza." 
Jó 42:1-6 


Jó agora entendeu:

- que nada podemos exigir de Deus, nem o bem-estar, saúde, prosperidade ou proteção,

- que aqui na Terra teremos aflições, ainda que sejamos fiéis ao Senhor,

- nada nos acontece sem que Deus o permita, pois tudo está nas Suas poderosas mãos,

- que tudo o que aqui ajuntamos e desfrutamos é apenas pela Sua misericórdia e graça, e não porque o mereçamos.



Jó agora compreendeu que Deus é realmente Todo-poderoso, que mesmo nada lh'E é impossível!
Que tudo Ele pode fazer! Que Ele é Deus que tira e torna a dar, que abate e que exalta!
E que os Seus planos e pensamentos são bem mais altos do que o homem poderá jamais alcançar!


Ele agora entendeu o quão tolo foi ao pôr em causa os planos de Deus, questionando a sabedoria do Senhor, por tê-lo afligido daquele modo.

Ele agora entendeu que o homem é ignorante acerca de Deus e que não conseguimos alcançar os Seus pensamentos, nem compreender o Seu modo de agir, mas que Deus em tudo Ele é perfeito e tudo faz com uma razão de ser e com um propósito mais elevado.

Ele agora entendeu que há momentos em que nos devemos calar, mesmo sem entender, não reclamar, mas esperar em Deus, até que possamos ouvir a Sua voz que vem nos consolar e ver a operação das Suas mãos, em nosso favor.



"Sucedeu que, acabando o Senhor de falar a Jó aquelas palavras, o Senhor disse a Elifaz, o temanita: A minha ira se acendeu contra ti, e contra os teus dois amigos, porque não falastes de mim o que era reto, como o meu servo Jó. Tomai, pois, sete bezerros e sete carneiros, e ide ao meu servo Jó, e oferecei holocaustos por vós, e o meu servo Jó orará por vós; porque deveras a ele aceitarei, para que eu não vos trate conforme a vossa loucura; porque vós não falastes de mim o que era reto como o meu servo Jó. Então foram Elifaz, o temanita, e Bildade, o suíta, e Zofar, o naamatita, e fizeram como o Senhor lhes dissera; e o Senhor aceitou a face de Jó. E o Senhor virou o cativeiro de Jó, quando orava pelos seus amigos; e o Senhor acrescentou, em dobro, a tudo quanto Jó antes possuía." 
Jó 42:7-10 

Os amigos de Jó tiveram de reconhecer que Jó estava inocente diante de Deus, tiveram de arrepender-se de o terem julgado erradamente perante Deus e, esperar que Jó orasse intercedendo por eles, para que não fossem castigados pelo seus actos. 

A sua teologia mudou. Agora, eles entenderam que a felicidade, prosperidade, saúde e o bem-estar não são a razão pela qual seguimos ao Senhor, mas porque Ele é Deus e, apenas Ele é merecedor de toda a nossa gratidão e adoração.



"Então vieram a ele todos os seus irmãos, e todas as suas irmãs, e todos quantos dantes o conheceram, e comeram com ele pão em sua casa, e se condoeram dele, e o consolaram acerca de todo o mal que o Senhor lhe havia enviado; e cada um deles lhe deu uma peça de dinheiro, e um pendente de ouro. E assim abençoou o Senhor o último estado de Jó, mais do que o primeiro; pois teve catorze mil ovelhas, e seis mil camelos, e mil juntas de bois, e mil jumentas." 
Jó 42:11-12

"E depois disto viveu Jó cento e quarenta anos; e viu a seus filhos, e aos filhos de seus filhos, até à quarta geração. Então morreu Jó, velho e farto de dias." 
Jó 42:16-17 


Deus honrou o Seu servo Jó pela sua fidelidade e retidão, por ter preferido Deus às riquezas materiais, à sua condição social, aos seus filhos, à sua mulher, ao seu bem-estar, à sua saúde e, até mesmo, à sua própria vida, dando-lhe:

- a consideração e o consolo da sua família e amigos,

- prosperidade material em dobro,

- mais filhos e as filhas mais belas que alguma vez já tinham nascido e

- restaurando-lhe a saúde e dando-lhe uma vida muito longa e feliz.




Nada deste mundo é realmente digno do nosso esforço, apenas Deus é merecedor da nossa total entrega. Não busquemos os tesouros terrenos, mas os do Céu! 

"Eis que fizeste os meus dias como a palmos; o tempo da minha vida é como nada diante de ti; na verdade, todo homem, por mais firme que esteja, é totalmente vaidade. (Selá.) Na verdade, todo homem anda numa vã aparência; na verdade, em vão se inquietam; amontoam riquezas, e não sabem quem as levará. Agora, pois, Senhor, que espero eu? A minha esperança está em ti.
Salmos 39:5-7 



Mesmo na mais difícil situação vamos continuar a desejar estar na Sua presença, buscando a Sua face, para que, esperando em Deus, não desanimemos mas confiemos n'Aquele que tudo criou, que nos formou, que nos salvou e nos mantêm! 

"Assim como o cervo brama pelas correntes das águas, assim suspira a minha alma por ti, ó Deus!
A
minha alma tem sede de Deus, do Deus vivo; quando entrarei e me apresentarei ante a face de Deus? As minhas lágrimas servem-me de mantimento de dia e de noite, enquanto me dizem constantemente: Onde está o teu Deus? Quando me lembro disto, dentro de mim derramo a minha alma; pois eu havia ido com a multidão. Fui com eles à casa de Deus, com voz de alegria e louvor, com a multidão que festejava. Por que estás abatida, ó minha alma, e por que te perturbas em mim? Espera em Deus, pois ainda o louvarei pela salvação da sua face." 

Salmos 42:1-5 



Será que a nossa felicidade, a nossa prosperidade material, a nossa saúde e o nosso bem-estar são a prioridade na nossa vida? Será que se assim Deus não agir conosco, não O vamos amar

Como nos negaremos a nós mesmos, consideraremos os outros superiores a nós e sentiremos compaixão pelos perdidos e pelos que sofrem...  se o nosso bem-estar é a prioridade na nossa vida?

Não podemos esquecer o principal mandamento de Deus!

"E Jesus respondeu-lhe: O primeiro de todos os mandamentos é: Ouve, Israel, o Senhor nosso Deus é o único Senhor. Amarás, pois, ao Senhor teu Deus de todo o teu coração, e de toda a tua alma, e de todo o teu entendimento, e de todas as tuas forças; este é o primeiro mandamento. E o segundo, semelhante a este, é: Amarás o teu próximo como a ti mesmo. Não há outro mandamento maior do que estes." 
Marcos 12:29-31 



Vamos buscar a Sua face, ler a Sua Palavra e orar pelo Seu povo, para que sejamos úteis ao nosso Deus e, antes que seja tarde, muitos ainda sejam salvos. 

"
Do SENHOR é a terra e a sua plenitude, o mundo e aqueles que nele habitam. Porque ele a fundou sobre os mares, e a firmou sobre os rios. Quem subirá ao monte do Senhor, ou quem estará no seu lugar santo? Aquele que é limpo de mãos e puro de coração, que não entrega a sua alma à vaidade, nem jura enganosamente. Este receberá a bênção do Senhor e a justiça do Deus da sua salvação. Esta é a geração daqueles que buscam, daqueles que buscam a tua face, ó Deus de Jacó. (Selá.) Levantai, ó portas, as vossas cabeças; levantai-vos, ó entradas eternas, e entrará o Rei da Glória. Quem é este Rei da Glória? O Senhor forte e poderoso, o Senhor poderoso na guerra." 

Salmos 24:1-8 



Quão maravilhoso e poderoso é O nosso Deus! Somente Ele merece toda a honra. Vamos entregar toda a nossa vida a Ele!

"
Ó profundidade das riquezas, tanto da sabedoria, como da ciência de DeusQuão insondáveis são os seus juízos, e quão inescrutáveis os seus caminhos! Por que quem compreendeu a mente do Senhor? ou quem foi seu conselheiro? Ou quem lhe deu primeiro a ele, para que lhe seja recompensado? Porque dele e por ele, e para ele, são todas as coisasglória, pois, a ele eternamente. Amém." 

Romanos 11:33-36 





Deus continua procurando aqueles que O adoram em Espírito e em Verdade. Os que o amam acima da sua própria vida e tudo o que no mundo há. Que nós possamos ser encontrados por Deus agindo assim. 

"...os verdadeiros adoradores adorarão o Pai em espírito e em verdade; porque o Pai procura a tais que assim o adorem." 
João 4:23 




Deus vos abençoe. 

0 comentários:

Enviar um comentário

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...